Antigo 15-12-08, 2:49   #1
de_bone

sem_bone

Valuti: 0.0 [ Doar ]
Valuti no Banco: 2532.9

Outras Informações:

de_bone está offline
Tutorial de Pixel Art Isométrico

PixelArt

Essa texto trata sobre como fazer desenhos isométricos no computador. É um texto bem introdutório que só contém a base de isometria em pixel art. O texto ficou com muita teoria(bem mais que os outros tutoriais encontrados por aí).

Para esse tutorial vai ser usado o paint. Recomendo abrir o paint e ir seguindo o tuto.

O que é Pixel Art isométrico?

Pixel Art como muitos já sabem é a técnica utilizada para fazer desenhos no computador, pixel-a-pixel. Isometria já é um pouco mais complicado mas estamos aqui justamente pra isso.
Isometria nada mais é do que uma maneira de reproduzir imagens em 3 dimensões em ambientes de 2 dimensões onde os ângulos entre 2 eixos são iguais a 120º. Ok, eu falei que ia ser fácil hehehe, então aqui vai uma imagem pra ilustrar o que eu tô falando:

Ou seja, em uma imagem isométrica os 3 eixos são desenhados com os mesmos ângulos, por isso o nome isometria(iso de igual, metria de medida). Não se preocupe porque essa parte matemática de isometria é mais importante pra criaçao de construções diferentes, nesse texto eu vou me focar em falar da parte mais simples, sem a matemática toda, o que já é suficiente pra criação de imagens satisfatórias.
Notem na imagem, que quando uma linha sai da horizontal, ela vai subindo com 1 pixel na vertical e 2 na horizontal, dessa forma:

Em teoria, o angulo para uma isometria seria de 30º, mas se nós formos desenhar dessa maneira os pixels ficam quebrados e com uma aparência meio estranha, então adotou-se esse esquema de desenhar 2 pixels a cada subida na vertical que na verdade forma um ângulo de 26.565º. Resumindo tudo, pra desenhar um quadrado em pixel art nós podemos seguir os seguintes passos:

Começando a criar

Ok, agora você já sabe desenhar um quadrado, agora é só pintar dentro juntar e pronto! Você tem um lindo chão pra um cenário, mas como a vida não é bela e sempre aparece um problema, as coisas não são bem assim. Quem tentou desenhar coisas mais complexas no paint(ou o software que você preferir) enquanto lia o texto pode ter notado alguns problemas na hora de juntar os quadrados. Vou explicar aqui algumas maneiras para contornar isso.
Para quem não tentou desenhar, o problema é mais ou menos o seguinte:

Primeiro nós desenhamos três quadrados:

Depois nós tentamos juntar os três

Problema… As imagens simplesmente não juntam. Reparem que para corrigir isso nós simplesmente juntamos o contorno delas!

Pronto!

Abaixo um exemplo de transformação de uma imagem 2D em uma imagem isométrica:

Ainda falta um ponto de pixel art isométrico que existe. Para fazer as quinas é melhor desenhar elas com 3 pixels ao invés de 2 pra poder desenhar uma linha do meio sem que tenha problema de divisão:

Iluminação

Iluminaçáo é muito importante em representações visuais de um objeto 3D em algum plano 2D por vários motivos e um deles é que a iluminação dá a sensação de profundidade. Nos nossos pixels isométricos isso é mais do que válido, já que se não diferenciarmos pelo tom da cor aonde que uma fonte de luz vem, nós nunca saberemos o quão 3D aquilo é(sem contar que não parece real mesmo). Com um exemplo fica mais fácil de acompanhar:

Ou seja, a imagem fica sem uma profundidade aparente, e nós só achamos que ela pode ser 3D por causa da perspectiva usada com isometria. Mas se nós fossemos rotacionar o “cubo” para a direita ficaria algo assim:

Um plano! Tudo bem que eu forcei um pouco, mas a idéia é que se nós não sabemos se isso é 3d ou não, é como ver algo sem luz nenhuma! Nós só veriamos a silhueta em 2D já que a luz é que diferencia a pronfudidade algum objeto. Mas agora vamos ver como nós fazemos para que nosso cubo fique 3D.
Tudo depende de onde a luz está vindo. Geralmente em imagens isométricas que eu vejo pela internet as fontes de luz são muito simples e as pessoas geralmente variam com 3 tons de cor. Mas a ideia é mais ou menos a seguinte: Se a luz está vindo da direita, a direita será mais clara, se a luz está vindo da esquerda, a esquerda será mais clara.. e por aí vai.

Veja que a luz está vindo do canto superior esquerdo, então a parte de cima é mais clara e a parte da esquerda é um pouco mais escura(mas nem tanto) e a direita é a mais escura de todas já que a luz não atinge lá tanto quanto os outros 2 lados.
Você pode usar outras fontes de luz também e fontes de luz com outras cores, isso é um assunto meio avançado mas se você quiser saber mais sobre o assunto eu recomendo procurar na internet já que isso é o que diferencia uma imagem bem composta e complexa do que uma mais simples.

Outras formas geométricas

Bom, essa parte é importante já que eu creio que você não queira ficar fazendo imagens que pareçam cubos pintados, certo?
A idéia aqui é aprender a criar outras formas que não sejam o cubo e depois aprender a juntá-las.
Primeiro vamos ver rampas. Para se criar uma rampa primeiro faça um cubo, depois ligue a extremidade superior do cubo com a inferior, dependendo da distância que você deseja, exemplo:

Muito fácil né? Agora vamos as pirâmides! Elas são bem fáceis também, a idéia é que você tem um quadrado e tem que ligar as extremidades do quadrado no centro, assim:

Tenho uma observação quanto as pirâmides, observe bem que o quadrado que eu usei tem a quina de 3 pixels. Se eu não fizesse assim ficaria difícil achar o meio e a pirâmide iria sair irregular.
Agora vamos aos triângulos. Os triângulos são importantes já que qualquer telhado é basicamente um triangulo meio oco(entenderam? ), então se você quiser aprender a fazer casas siga o exemplo:

Essa imagem serve para mostrar que para se fazer um triângulo numa perspectiva isometrica é o mesmo processo de uma perspectiva normal, ou seja, faz uma linha na horizontal e a partir do meio puxa as 2 linhas da extremidade pra cima.

E por fim, os cilindros. Para se fazer cilindros se segue a mesma idéia dos triângulos, é como se fosse desenhando em uma perspectiva normal para depois passar pra uma perspectiva isométrica:

Tem também as esferas, mas como as esferas são uma figura que independente do ângulo são desenhadas da mesma maneira(um circulo!) eu não desenhei aqui, a única coisa a se prestar atenção na construção de uma esfera é aonde a fonte de luz está atingindo para colorir direito parecendo realmente uma esfera.

Como juntar as figuras geométricas é algo bastante simples e intuitivo. Basicamente é como se fosse brincar de lego ou aqueles brinquedos de criança que tem várias formas e simplesmente juntar! Aqui vão exemplos tirados de jogos e depois uma imagem equivalente só com os traços:

Não tem todos os contornos, mas dá pra ver que se a textura for tirada da imagem, o que sobra são as formas geométricas, tente observar quais são as formas geométricas dessa imagem aqui:

http://pixeljoint.com/pixelart/13806.htm

Observando e treinando bem, você pode criar coisas incríveis.
Agora vou deixar vocês liberarem sua criatividade.
Boa sorte

Tutorial retirado de PDJBlog
Adaptado por mim mesmo
Agora é sua vez

23:56
Responder com Quote
2 usuários agradeceram a de_bone por este post:
Dias Doido (18-06-09), Kaska. (20-03-09)

<a href="http://www.game-advertising-online.com/" target=_blank>Game Advertising Online</a><br> banner requires iframes
Antigo 15-12-08, 21:19   #2
lukinha017

hahaha?

Valuti no Banco: 2311.1

Outras Informações:

lukinha017 está offline
Que legal isso ai
Já até tentei fazer o meu (veja se ta certo):

Muito legal fazer isso, vicia ._.

Tem algum segredo para sombreamento, etc?

----- edit

Tentei fazer um O meio retangular e veja o que saiu:

O que preciso fazer para dar um tcham!

22:02
Responder com Quote

Antigo 15-12-08, 23:54   #3
de_bone

sem_bone

Valuti no Banco: 2532.9

Outras Informações:

de_bone está offline
Beeelo começo
Agora faiz uma porta, janelas, telhado e um jardim, pronto, uma casa =d
Responder com Quote

Antigo 18-12-08, 1:19   #4
alexzin

Espadachim

Valuti no Banco: 1097.6

Outras Informações:

alexzin está offline
nossa isso é muito chato kkkk

bom se o dotw5 vai ser isso então vo aprender ....
apropósito ótimo tuto!

-----------------------------------------------------------------------------------
Responder com Quote

Antigo 19-01-09, 18:13   #5
tokumoto.

Some Might Say

Valuti: 18.9 [ Doar ]
Valuti no Banco: 2510.7

Outras Informações:

tokumoto. está offline
nosss

tofudido....

mas bom tuto ein
de_bone! posta um job seu la na sessão de "seus trabalhos" =P

crowley fudido
Responder com Quote

Antigo 20-01-09, 19:04   #6
vergium

Estudante Elemental

Valuti: 1.5 [ Doar ]
Valuti no Banco: 26.2

Outras Informações:

vergium está offline
700x700 nisso a..meldels via dar trabalho mais vou tentar ganhar o próximo DOTW *0*
Responder com Quote

Antigo 20-01-09, 20:42   #7
DarkElf

»Ø ЄℓFø Ɖ@ ӣøłҬЄ«

Valuti no Banco: 1961.8

Outras Informações:

DarkElf está offline
vc poderia falar como faiz esferas e onde eu tenho mais dificuldade..

nao sei coloca a ilu direito

Responder com Quote

Antigo 20-01-09, 20:46   #8
Winstrol

ppL' ;*

Valuti: 988.8 [ Doar ]
Valuti no Banco: 0.0

Outras Informações:

Winstrol está offline
Bela aula de geometria IAUEHUIAHEUIAHEUIHAUI, obrigado isso deu uma força em umas dúvidas minhas aqui.

Forte abraço

Responder com Quote

Antigo 21-01-09, 9:25   #9
Ricardo Maceno

«Ðës¡gñë®»

Valuti: 1.7 [ Doar ]
Valuti no Banco: 9.8

Outras Informações:

Ricardo Maceno está offline
karakaaaa...ótimo tuto...mas mano paint n consigo usar nem a pau...deixa pra la :/ photoshop da pra fazer neh?

abraço, Maceno

My sign

In This World, Playing only the Brave xD.

--->Gift _NiKer_<---
Responder com Quote

Antigo 21-01-09, 12:05   #10
Spart

SOU LOKO POR OTPET

Valuti no Banco: 189.0

Outras Informações:

Spart está offline
Isso E Legal Eu Tenho Um Programa Q Faz Isso O Nome E :graphics Gale Free Edition Ajuda Muito Quen Quiser Pesquisa Na Net E Baxa E Muito Bom Mesmo

SOU VICIADO EM OTPET

P0R**!!

SOU IQUAL E ELE
Chuck Norris:

QUEN E MEU FAN USA MINHA FAN BAR PLZ :

Responder com Quote

Resposta
Opções do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts