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    • Majesty

      Regras Notícias e Discussões   04/26/17

      Regras da seção Notícias e Discussões Tópicos: Essa seção é destinada para tópicos relacionados a discussões sobre Tibia e OTServ; Tópicos com anúncios de servidores são proibidos, por isso devem ser postados na seção Divulgação de Servidores. Tópicos com pedido de ajuda serão fechados, pois existe a seção Suporte - Dúvidas, Bugs, Erros. É permitido postar teasers de OTServ desde que não tenham nenhum link de divulgação. Posts: Posts devem ser relacionados ao assunto do tópico. Os que forem irregulares terão seus autores punidos. Outros tipos de posts proibidos e passíveis de punição são os com intuito de avisar ilegalidade do tópico ou que está sendo denunciado. Para isso, existe a opção Denunciar post.
Yamaken

Uma nova Distro TFS 1.0

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Yamaken    41
Yamaken

Pessoal, estou pensando em dar manuntenção em uma distro fork do TFS 1.0 que hoje é feito pelo Mark( talaturen ). O TFS 1.0 é claro foi feito no intuito de meramente copiar o global. Não existe funcionabilidades para construir eventos e outros tipos de coisas que o global claro não tem. 

 

Gostaria de saber que tipo de funcionabilidades vocês sentem falta no tfs 1.0 e que vocês gostariam de ter em um distro fork.

 

Por exemplo:

 

Todos os eventos que tinha na 0.3.7

Mais opções de configuração no config.lua( hoje bastante configurações tem que ser editada na source )

Atributos customizados nos items

Storages podendo usar strings como chaves

 

É isso ai. Claro, existem outras coisas, mas essas são as que vem na minha mente. O Projeto é claro seria publico, hospedado do github e estaria aberto a quem quise-se contribuir.

 

Flws.

 

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Lordfire    110
Lordfire

Acho a ideia excelente, não gosto do caminho que o TFS tá trilhando e especialmente o fato de que tem cada vez mais código estático e menos código dinâmico, e não abraça as melhorias do PyOT.

 

Apesar de eu ser a favor de começar de novo, porque já tem problema demais, acho que isso demoraria muito. Melhor forkar e fazer aos poucos do que esperar até ter bastante tempo.

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Yamaken    41
Yamaken

Acho a ideia excelente, não gosto do caminho que o TFS tá trilhando e especialmente o fato de que tem cada vez mais código estático e menos código dinâmico, e não abraça as melhorias do PyOT.

 

Apesar de eu ser a favor de começar de novo, porque já tem problema demais, acho que isso demoraria muito. Melhor forkar e fazer aos poucos do que esperar até ter bastante tempo.

 

Demorar demais é relativo, o Stian sosinho fez tudo aquilo imagina um time capaz e dedicado...

 

Agora a questão é que o melhor servidor que pode ser usado em produção, em um servidor 10.41 é o TFS 1.0. Você quer fazer um global ou derivado, e quer estabilidade, não quer desenvolver uma engine do zero, tem como opção o TFS 1.0. Mas o TFS 1.0 não vai te dar muita liberdade para inovar e ai você vai ter que apelar para modificar as sources, se você não tem essa possibilidade, desiste ou fica limitado.

 

A questão dessa nova distro é pegar o que tá funcional e dar uma melhorada, amplicar algumas possibilidades dentro do possivel e sair da restrição tirana do repositorio oficial do TFS.

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Lordfire    110
Lordfire

Tem outro problema, a questão do licenciamento. Na prática a GPL não é aplicada, o ideal era mudar pra MIT que é bem mais interessante.

 

Fixei o tópico pra dar foco nessa discussão aqui.

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Yamaken    41
Yamaken

Eu ainda prefiro GPL. GPL dá a liberdade de você modificar e dá a liberdade de os outros também terem direito modificar e a redistribuir o codigo. GPL/Copy Left é bem comunista, no bom sentido.Outra licensa pra servidor é a Affero GPL, que obriga a você disponibilizar as sources a partir do momento que alguem pode se conectar ao software que está sobre essa licensa. Ela é otima, mas evita que pessoas contribuam para um projeto assim por que elas querem modificar o codigo do servidor para seus proprios interesses e não querem repassar essas modificações. Seria bom uma arquitetura que desse pra adicionar/substituir funcionabilidade como plugins, assim, só o coração principal seria licenciado e as pessoas seriam obrigadas a apenas disponibilizarem o coração, os seus plugins continuariam privados e exclusivos e os melhoramentos no coração, que seriam de interesse e direito de todos, seriam compartilhados.

Editado por Yamaken

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Elwyn    106
Elwyn

Eu acho uma ideia interessante. Estou disposto a ajudar qualquer coisa, atualmente estou atualizando o TFS 1.0 para 10.55

Se quiser posso relatar aqui alguns dos bugs que eu encontrei para você não acabar se batendo neles mais tarde. (:

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Yamaken    41
Yamaken

Eu acho uma ideia interessante. Estou disposto a ajudar qualquer coisa, atualmente estou atualizando o TFS 1.0 para 10.55

Se quiser posso relatar aqui alguns dos bugs que eu encontrei para você não acabar se batendo neles mais tarde. (:

Otimo, pois atualmente esse negocio do TFS 1.0 pra 10.5x tá virando exclusividade na mão de gente medíocre, apenas por que o Mark ainda não atualizou o TFS1.0 pro 10.5x. Acredito que ele ainda não atualizou pois como é bem sabido ele é dono do ShadowCores e o ShadowCores suporta da versão 10.21 até 10.41 do client da cipsoft, para isso eu imagino o OTB funciona com todas essas funções, mas para funcionar com 10.5x o OTB precisa ser atualizado caso não seja ocorrerão debugs, a não ser que ele tenha uma solução de ter um OTB pra cada versão que ele suporta, ele não deve estar atualizando o ShadowCores por causa disso.

Editado por Yamaken

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Elwyn    106
Elwyn

Otimo, pois atualmente esse negocio do TFS 1.0 pra 10.5x tá virando exclusividade na mão de gente medíocre, apenas por que o Mark ainda não atualizou o TFS1.0 pro 10.5x. Acredito que ele ainda não atualizou pois como é bem sabido ele é dono do ShadowCores e o ShadowCores suporta da versão 10.21 até 10.41 do client da cipsoft, para isso eu imagino o OTB funciona com todas essas funções, mas para funcionar com 10.5x o OTB precisa ser atualizado caso não seja ocorrerão debugs, a não ser que ele tenha uma solução de ter um OTB pra cada versão que ele suporta, ele não deve estar atualizando o ShadowCores por causa disso.

 

Existem outros motivos também. Além dos novos efeitos, monstros, quests, features algumas coisas de network message mudaram e precisam ser identificadas e alteradas de acordo. Mas acredito também que ele não queira atualizar porque o TFS 1.0 10.41 atualmente não suporta muitas features do 10.41, muitas mesmo. Inclusive eu estou tendo que refazer parte de como o servidor se comunica com o player em função da nova mecanica de pvp em que players em modo Dove vê fields e magicwall/wildgrowth de uma cor diferente caso ela não possa lhe causar dano.

 

Pelo jeito metódico que eu vejo que ele está fazendo as coisas, acredito que ele só vai começar a implementar novas versões quando ele trabalhar na atual, ou a gente.

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Yamaken    41
Yamaken

Existem outros motivos também. Além dos novos efeitos, monstros, quests, features algumas coisas de network message mudaram e precisam ser identificadas e alteradas de acordo. Mas acredito também que ele não queira atualizar porque o TFS 1.0 10.41 atualmente não suporta muitas features do 10.41, muitas mesmo. Inclusive eu estou tendo que refazer parte de como o servidor se comunica com o player em função da nova mecanica de pvp em que players em modo Dove vê fields e magicwall/wildgrowth de uma cor diferente caso ela não possa lhe causar dano.

 

Pelo jeito metódico que eu vejo que ele está fazendo as coisas, acredito que ele só vai começar a implementar novas versões quando ele trabalhar na atual, ou a gente.

Estranho, olhei na source do OTClient pra 10.50 e não tem nenhuma alteração no protocolo de comunicação( se é isso que tu quer dizer com "algumas coisas de network message mudaram" ). Talvez do 10.50 até o 10.55 tenha mudado algo... 

 

Minha opinião continua a mesma, acredito que não valha a pena implementar em otserver as frescuras do novo PVP da cipsoft, mas é minha opinião, se essas coisas forem implementadas de uma forma que o usuario possa desabilitar no config.lua se quer ou não x feature seria otimo e não me incomodaria em nada.

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Elwyn    106
Elwyn

Estranho, olhei na source do OTClient pra 10.50 e não tem nenhuma alteração no protocolo de comunicação( se é isso que tu quer dizer com "algumas coisas de network message mudaram" ). Talvez do 10.50 até o 10.55 tenha mudado algo... 

 

Minha opinião continua a mesma, acredito que não valha a pena implementar em otserver as frescuras do novo PVP da cipsoft, mas é minha opinião, se essas coisas forem implementadas de uma forma que o usuario possa desabilitar no config.lua se quer ou não x feature seria otimo e não me incomodaria em nada.

 

Não pense na frescura do pvp, pense em como ele funciona. Você poder fazer players diferentes visualizar itens diferentes é uma feature bem legal para se ter, assim como você poder marcar eles com um square de três cores diferentes. Isso na mão de pessoas criativas seria bem legal.

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Lordfire    110
Lordfire

Eu ainda prefiro GPL. GPL dá a liberdade de você modificar e dá a liberdade de os outros também terem direito modificar e a redistribuir o codigo. GPL/Copy Left é bem comunista, no bom sentido.Outra licensa pra servidor é a Affero GPL, que obriga a você disponibilizar as sources a partir do momento que alguem pode se conectar ao software que está sobre essa licensa. Ela é otima, mas evita que pessoas contribuam para um projeto assim por que elas querem modificar o codigo do servidor para seus proprios interesses e não querem repassar essas modificações. Seria bom uma arquitetura que desse pra adicionar/substituir funcionabilidade como plugins, assim, só o coração principal seria licenciado e as pessoas seriam obrigadas a apenas disponibilizarem o coração, os seus plugins continuariam privados e exclusivos e os melhoramentos no coração, que seriam de interesse e direito de todos, seriam compartilhados.

É, o ideal era tirar a maior parte do código pra scripts e aí a gente soluciona esse problema. Alterações no core seriam geralmente otimizações e atualizações, e não funções novas :P aí a GPL cai como uma luva.

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dalvorsn    46
dalvorsn

Eu não vejo problema nenhum em server de uso pessoal usar GPL, você só tem que disponibilizar as sources se distribuir o executavel. Um server de uso pessoal não vai ser distribuido, obviamente.

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Yamaken    41
Yamaken

Eu não vejo problema nenhum em server de uso pessoal usar GPL, você só tem que disponibilizar as sources se distribuir o executavel. Um server de uso pessoal não vai ser distribuido, obviamente.

Sim, essa é a falha da GPL no quesito do OpenTibia, que é um servidor. Se fosse um Client GPL seria outra historia, mas o EduBart e compania escolheram uma licensa onde tu pode fazer o que quiser com a source, o que é ruim na minha opinião pois permite que o PXG pegue o OTClient melhore o desempenho dele e não compartilhe com o resto sendo que eles pegaram o OTClient pronto.

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Lordfire    110
Lordfire

A Affero cai perfeitamente no caso :)

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Elwyn    106
Elwyn

Mas podemos dar fork no TFS 1.0 e mudar a licença que o fork é distribuído? A licença atual dele permite isso? Ou vamos fazer algo do "zero"?

 

Não sei se "vamos" é a palavra certa. Desculpa se parece pretensioso.

Editado por Inaluna

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Yamaken    41
Yamaken

Vamos ue, todos podem e seria ótimo que contribuam. O TFS é um fork do OpenTibia, OpenTibia é gpl v2, então se nós fizemos um fork( que é o que eu pretendo fazer ) temos que manter a mesma licensa, gpl v2, não podemos mudar a licensa. Criar uma engine é assunto pra depois, eu até animo, mas precisa ter planejamento, estudo, arquitetura, ideais e propósitos definidos, ir fazendo até ter algo funcional...Mas vamos focar agora nesse topico no fork do TFS 1.0.

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Convidado Avuenja   
Convidado Avuenja

Vamos ue, todos podem e seria ótimo que contribuam. O TFS é um fork do OpenTibia, OpenTibia é gpl v2, então se nós fizemos um fork( que é o que eu pretendo fazer ) temos que manter a mesma licensa, gpl v2, não podemos mudar a licensa. Criar uma engine é assunto pra depois, eu até animo, mas precisa ter planejamento, estudo, arquitetura, ideais e propósitos definidos, ir fazendo até ter algo funcional...Mas vamos focar agora nesse topico no fork do TFS 1.0.

Se tu puder descolar um repositório e repassar o link, ou se quiser utilizar a organização da OTBR entre em contato conosco... >.<

 

Eu acho uma ideia excelente, ainda mais a parte de módulos e etc...  

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Nully    1
Nully

Bom, acho que o pessoal nao aprendeu nada com tfs o 0.2+

 

Atualmente a comunidade de Open Tibia esta diminuindo, nao digo os jogadores, mas sim quem desenvolve... O pessoal precisa aprender uma coisa, o Mark nao esta querendo montar uma replica do Tibia como voce mesmo diz, ele pode ate ser sim um pouco cauteloso, mas isso tem justificativa, pois como voce deve saber o TFS 1.0 e usado por muitos servidores, inclusive ele mesmo, entao JAMAIS vai ser implementado qualquer codigo que possa quebrar a compatibilidade, acarretar futuro ou breves bugs, outra coisa que possa barrar muitos codigos e como foi a implementacao, o TFS 1.0 tem o intuito de ser leve e simples, nao cheio de gambiarras.

O pessoal precisa aprender que o Open Tibia e simples, nao precisamos dividir ele em diversos nucleos para diferentes propositos, o Mark percebeu isso com as versoes 0.2,0.3,0.4... Oque ele quer fazer e manter um codigo estavel, limpo e poderoso que possa servir tanto para um servidor replica de tibia, ou para alguem que queira algo diferente.

Se voce quer algo fora da realidade do Tibia, voce tem toda uma base estavel para trabalhar, essa e a intencao do Mark, o TFS 1.0 vai ser a base estavel para desenvolver suas proprias versoes e em retorno, contribuir para a manutencao do codigo.

A ideia do TFS 1.0 foi unir a comunidade em apenas um lugar, uma distro, nao cortar ela em pedacos de novo.

Editado por Nully

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Yamaken    41
Yamaken

Bom, acho que o pessoal nao aprendeu nada com tfs o 0.2+

 

Atualmente a comunidade de Open Tibia esta diminuindo, nao digo os jogadores, mas sim quem desenvolve... O pessoal precisa aprender uma coisa, o Mark nao esta querendo montar uma replica do Tibia como voce mesmo diz, ele pode ate ser sim um pouco cauteloso, mas isso tem justificativa, pois como voce deve saber o TFS 1.0 e usado por muitos servidores, inclusive ele mesmo, entao JAMAIS vai ser implementado qualquer codigo que possa quebrar a compatibilidade, acarretar futuro ou breves bugs, outra coisa que possa barrar muitos codigos e como foi a implementacao, o TFS 1.0 tem o intuito de ser leve e simples, nao cheio de gambiarras.

O pessoal precisa aprender que o Open Tibia e simples, nao precisamos dividir ele em diversos nucleos para diferentes propositos, o Mark percebeu isso com as versoes 0.2,0.3,0.4... Oque ele quer fazer e manter um codigo estavel, limpo e poderoso que possa servir tanto para um servidor replica de tibia, ou para alguem que queira algo diferente.

Se voce quer algo fora da realidade do Tibia, voce tem toda uma base estavel para trabalhar, essa e a intencao do Mark, o TFS 1.0 vai ser a base estavel para desenvolver suas proprias versoes e em retorno, contribuir para a manutencao do codigo.

A ideia do TFS 1.0 foi unir a comunidade em apenas um lugar, uma distro, nao cortar ela em pedacos de novo.

Eu até concordo contigo em relação a fragmentação do  TFS em varias versões e como ela é prejudicial ao OpenTibia. Eu deixo com o Mark a responsabilidade( como você bem citou ) de fazer um TFS estavel como base, agora, eu quero inovar, eu quero mais eventos, mais funcionabilidades que o Mark não aceita ou demoraria demais para ele aceitar. Quer dizer, vou ter que parar o meu projeto pro Mark aceitar ou não uma feature. Se eu quero compartilhar minhas modificações com a comunidade como algo completo e funcional, como que eu faço? Isso pra mim se chama falta de liberdade. Ue, quem quer usar o TFS 1.0 do mark usa, quem quiser usar essa distro que eu quero fazer usa, com seus beneficios e riscos.

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Killua    11
Killua

Eu poderia ajudar na parte de script lua na criação desse servidor base. Ficaria feliz em contribuir com a comunidade Open Tíbia :)

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