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      Regras Notícias e Discussões   04/26/17

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Yamaken

Forma de construir NPCs

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augustomeneghetti    4
augustomeneghetti

Verdades foram ditas.

 

Tenho que admitir, se tem uma coisa que eu não gosto de fazer é NPC's, pois para fazer do zero dá muito trabalho, e se for pegar um NPC pronto para ir editando você passa mais tempo organizando do que editando em si

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Elwyn    106
Elwyn

Gostei muito da sua ideia de criar uma nova lib para NPC que facilita o trabalho de quem desenvolve conteúdo in-game. É realmente chato você ter várias idéias legais e nenhum meio de concretizar elas.

Se aceitar colaboração, estarei feliz en ajudar. :)

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Yamaken    41
Yamaken

É, mas infelismente não dá pra fazer magica. A pessoa que quer inserir conteudo in-game precisa aprender scripting. O que dá para fazer é facilitar a forma de criar NPCs( fazer de uma forma mais descritiva, mais organizada, mais clara ) e de criar quests. Sobre as quests, não falo em eliminar storages, mas sim em encapsular essa parte de uma forma mais inteligente. Toda quest é feita de missões e passos, dá para fazer uma biblioteca pra encapsular/abstrair isso. Questlog também. Atualmente tudo isso é feito usando puramente storages, ai fica aquela meleca, muitos codigos setando storages e lendo, muito codigo que não deixa as coisas claras.

 

O que você pode ajudar é me ajudar a achar uma forma clara de descrever npcs...

Do jeito que eu fiz ai no exemplo é bem simples e eu acredito que ele seja muito bom, você monta uma tabela com valores e inseri como topico, define qual é o proximo topico, qual é a funcionabilidade default( quando o player fala algo que não foi definido ), que pode ser falar algo e/ou simplesmente resetar a conversa.

Editado por Yamaken

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Killua    11
Killua

Legal Yamaken, eu estava com a ideia de montar uma lib nova pra NPCs tbm e até montar um outro sistema pra substituir o do Jiddo, pra facilitar e contornar algumas 'limitações'.

 

Parabéns pela iniciativa, tá ficando legal.

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Yamaken    41
Yamaken

O sistema geral do jiddo na minha opinião é otimo, com os callbacks etc. A parte ruim é relação aos topicos/falas, que em muitos servidores são feitos de formas ridiculas. Você tá falando com o npc sobre determinado assunto, ai você vai lá e fala "mission"  e o npc começa a falar da missão que é um outro assunto,é se atravessa naquela assunto que você estava. É ridiculo. O que eu estou em busca é um sistema e uma biblioteca que providencie que os NPCS funcionem de forma uniforme e coerente.

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Yamaken    41
Yamaken

Ai nesse codigo de um npc de templo do global, tem 2 codigos fazendo praticamente a mesma coisa, funcionando do mesmo jeito. O primeiro jeito é o jeito comum que todo mundo usa( usando o callback creatureSayCallback ), que na minha opinião não é tão legal.. o segundo jeito é o novo jeito que eu estou testando... um dos bonus é que fica bem facil dividir a parte de definição de topicos/keywords e a parte dos codigos que com funcionabilidades( healar o player, comprar blesses, etc )...

 

http://pastebin.com/s8LXbTMZ

Editado por Yamaken

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