Ir para conteúdo

Como fazer uma pergunta ou o grande guia do usuário com dúvidas

Este anúncio não está mais ativo

Majesty

Em um fórum, o tipo de respostas que você receberá depende muito de como sua pergunta foi feita. Pensando nisso, resolvemos escrever este guia para facilitar a criação de perguntas e, assim, facilitar a criação das respostas.

 

Antes de tudo, você deve entender que todos nós somos voluntários. Nós, os solucionadores de dúvidas, tomamos tempo precioso de nossas vidas ocupadas para lhe ajudar. Por isso, é importante você apresentar bem sua dúvida, ou ninguém vai se dar ao trabalho de decifrar para ajudar. Se você nem ao menos tenta pensar ou procurar antes e durante sua dúvida, você não será respondido.

 

Antes de perguntar

Antes de fazer sua pergunta, siga os seguintes passos:

  • Procure a resposta nos manuais. Muitas coisas e o próprio Open Tibia tem documentações extensas e detalhadas que podem até incluir erros frequentes.
  • Procure a resposta no fórum. A ferramenta de busca é poderosa e pode ser sua melhor amiga nessas horas.

Feito isto, você pode encontrar algo parecido ou até uma solução diferente que você não tentou, além de nos ajudar a evitar manter conteúdo duplicado. Se você encontrou algo parecido, e conseguiu resolver, considere escrever um tutorial sobre, caso não seja uma solução trivial.

 

Quando elaborar sua dúvida, mostre que seguiu estes passos. Isso estabelece que você não é um preguiçoso e desperdiçador de tempo. Se possível, mostre o quanto aprendeu pesquisando, pois gostamos mais de responder perguntas quando as pessoas se mostram abertas a novo conhecimento e dispostas a tentar novas ideias :)

 

Sempre pense adiante. Mostre tudo que você já tentou fazer e os diferentes resultados de suas tentativas. Assim, evitamos respostas com "tente fazer X" quando você já fez X e sabe que não deu.

 

Evite fazer pedidos. Todos aqui começaram sem saber nada e, se hoje sabem muito, não foi pedindo. Tente fazer perguntas como "alguém pode me dar uma dica?", ou "o que está faltando no meu exemplo?", e até mesmo "como posso procurar uma solução?". Estas perguntas certamente vão ter respostas bem mais esclarecedoras do que "por favor, me mostre o que tenho que fazer" e "alguém pode me postar a resposta disso?".

 

Não assuma que terá uma resposta. Embora temos muitos problemas já solucionados, sempre surge algo novo. Se você seguir estes passos até aqui, já sabe como fazer para que sua resposta chegue mais facilmente. Pense que você está em uma comunidade, e para ela crescer, as pessoas devem agir em comunidade. Sua pergunta substancial, interessante, estimulante contribui mais para a comunidade do que apenas extrair o conhecimento dos outros.

 

Elaborando sua pergunta

Escreva em uma linguagem clara, em bom português. Não confunda "mais" e "mas", evite "pq" e "vc". Se este tópico estivesse escrito com um monte de abreviações e descuidos na linguagem, dificilmente você teria chegado tão longe. Não seja preguiçoso e escreva em um português polido, além de ajudar com boa vontade, também facilita a comunicação.

 

Faça perguntas em formatos fáceis. Dificilmente alguém que vai buscar dúvidas para responder vai se preocupar em baixar alguma coisa, ou acessar algum servidor, para ver o que está acontecendo de errado. Use imagens para descrever seu problema, poste o código diretamente no seu tópico em vez de colocar para download. Facilite nossa interpretação do problema.

 

Seja específico e objetivo. A primeira coisa que alguém vê para ir te ajudar é o título do seu tópico. Se você usa títulos como "alguém ajuda aqui" ou "por favor me respondam", está aí o seu problema. Ninguém quer ajudar esse tipo de dúvida. Ao invés disso, seja claro e descritivo: use "código causando undefined reference", "script não executa no intervalo correto". Isso sim é uma dúvida interessante de se ler. Aqui também encaixa a regra da linguagem clara.

 

Descreva os sintomas, não as suspeitas. Para fazer um bom diagnóstico da sua dúvida, precisamos saber os problemas, não as suas suspeitas de causas. Descreva o que está causando o erro, se possível nos ensine como fazer acontecer; descreva completamente seu ambiente (servidor usado, map editor usado, etc); explique como você fez para testar e causar o problema; cite quaisquer possíveis alterações que você fez que possam ter causado; se fez algo, explique também se tentou alguma solução.

 

Utilize apenas o fórum. Nos cansamos de usuários que pedem para ser respondidos por mensagem privada ou email. Não é pra isso que serve um fórum. Resolução de problemas deve ser um processo público e transparente, assim uma tentativa de resposta pode ser melhorada e todos podem acompanhar o processo de solução.

 

Não faça perguntas inúteis. Você não deve incluir no seu problema perguntas como "alguém pode me ajudar?" ou "isso tem solução?", porque a resposta para esse tipo de pergunta é "sim" e "não" e não te ajuda em nada. Se você soube descrever seu problema, esse tipo de pergunta é implícito e claro.

 

Use a formatação de posts. Temos uma série de tags (bbcodes) para adicionar formatação. Você pode usar negrito, itálico e sublinhado para dar destaque. Você pode adicionar imagens e links, pode fazer citações e colocar seu código de forma organizada (por favor, não cole seu código direto! Temos bbcodes poderosos).

 

Não abuse da formatação. Ao contrário do tópico acima, você deve usar com cuidado e moderadamente. Ninguém gosta de ler um tópico onde mais da metade do conteúdo é destacado, ou que cada parágrafo tenha uma cor diferente. Pense bem se você mesmo teria vontade de responder seu tópico e use o botão de previsualizar seu post antes de fazer.

 

Entendendo as respostas

Se você fez uma pergunta e alguém te mandou ler a documentação ou procurar o tutorial, então, você realmente deveria fazer isso. Você feriu uma das regras acima.

 

Se você não entendeu a resposta, não responda pedindo um esclarecimento. Antes disso, use as mesmas ferramentas que antes você usou para tentar resolver sua pergunta e agora, tente entender a resposta. Se você ainda assim não achou, aí deve seguir o mesmo processo de tirar uma dúvida para pedir um bom esclarecimento para a resposta. Isso é um processo recursivo.

 

Não reaja mal. Eventualmente sua dúvida não vai conseguir ser respondida, seja por ter sido mal elaborada, ou porque ninguém conseguiu responder completamente. Nem sempre temos soluções, mas sempre tentaremos. Você pode, inclusive, ter trazido uma excelente discussão para o fórum com isso.

 

Exemplos de perguntas

Citar

onde tem um guia pro RME?

A resposta que essa pergunta merece é "aqui no fórum".

 

Citar

Estou usando o RME 3.0 que baixei neste link e gostaria de saber como faço para juntar dois mapas. No tópico não tem nenhuma explicação e não achei um tutorial para esta versão.

Muito melhor! Assim, eu sei o que você está usando, o que você quer saber, e por que o que já tem no fórum não serve.

 

Novos exemplos serão adicionados conforme forem sendo criados :)

 

Este tópico foi adaptado do artigo Como fazer perguntas inteligentes, da wiki do Area31 Hackerspace, sugerido por gpedro.

×