Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zirun

Java - Aula 01

Recommended Posts

Zirun    11
Zirun

Bem vindo ao pequeno curso de Java que eu ministrarei no fórum do Otserv Network.

 

Imagino o que você está pensando, então, resolvi fazer um pequeno FAQ.

 

1 – Mais já tem varias aulas de Java aqui no fórum, para que mais uma?

Primeiramente gostaria de dizer que deu uma olhada em todas as aulas atuais do fórum, exatamente para não fazer uma coisa repetida, constei que existem ótimas aulas, como as do Lwkass, porem, achei elas um pouco teóricas de mais, muito técnicas, não há dialogo com o aluno, é como se fosse uma palestra, mas repito, achei elas ótimas , o que não me agradou foi a forma de “ensinar”.

 

2 – O que vai ganhar com isso?

Vou falar a verdade, num futuro próximo vai abrir uma escola de informática aqui na cidade, e estou afim de entrar lá como professor de programação (Java e PHP), e qual a melhor forma de treinar se não ministrando aulas.

 

3 – Não vai abandonar vai?

Não, pois, também pretendo criar um material didático para iniciantes em Java e vou me basear neste curso que irei ministrar no otserv, por esse motivo, sugestões e criticas sobre minhas aulas serão muito bem vindas.

 

4 – E se eu tiver alguma duvida? Me passa seu MSN?

Não! Mas por favor, não me interpreta mal, não é que não quero passar meu MSN, porem, não quero passar meu MSN para esses fins, pois, que tipo de professor eu seria se não conseguisse explicar o conteúdo da aula em sala de aula (no nosso caso, os tópicos).

 

Mais uma coisinha:

Historia do Java por Piikachu (http://forums.otserv.com.br/f76/aula-1-java-historico-da-linguagem-139858/) – Opcional

Introdução ao Java por Piikachu (http://forums.otserv.com.br/f76/aula-2-java-introducao-a-linguagem-141002/) – Opcional

 

Então, mãos a massa.

 

Até hoje, todas as aulas e cursos de Java que eu vi se iniciam com o bom e velho Bloco de Notas, porem, nós iremos pular está etapa e ir direto para o IDE Eclipse, posteriormente vocês aprenderam a compilar e criar classpath na mão, o que diga-se de passagem eu acho muito chato, porem é essencial saber.

 

Vamos ao programas necessário:

 

JDK Java 6 (http://java.sun.com/javase/downloads/widget/jdk6.jsp) (Instale)

 

IDE Eclipse (http://www.eclipse.org/downloads/packages/eclipse-ide-java-developers/heliosr) (Basta extrair)

 

Agora sim podemos dar inicio ao curso.

 

 

Como funciona o Java?

 

comofuncionaimagem.gif

 

A imagem fala por si própria, mas, vou explicar:

Você escreve o código fonte, após fazer isso ira compilar ele.

 

O compilador do Java transforma seu código-fonte em um código Java Bytecode, que é uma linguagem de baixo nível, outra função do compilador é procurar erros no código. Infelizmente não entrarei neste assunto pois para isso precisaria explicar sobre os níveis do computador, L1, L2... e etc.. Mas quem tiver interesse me mande PM, quem sabe eu não faço uma aula extra sobre isso, pois é um conteúdo extremamente interessante. Mas não se preocupe se você não entendeu, já já ira entender melhor na pratica.

 

Após criado o código Bytecode que possui extensão .class, o programa em Java já esta pronto, agora a JVM (Maquina Virtual do Java) poderá fazer a leitura desse arquivo.

 

A aula já está ficando extensa e muito chata, não é?

 

Que tão irmos para um típico “Hello world?”?

 

Inicie o Eclipse, crie uma basta para ser seu local de trabalhos do Java, será pedido essa pasta assim que iniciar o Eclipse.

Pronto?

Então vamos criar um novo projeto (Fiel > New > Java Project), escolha um nome para o projeto, no nosso caso que tal criarmos como “Aula 01”?

Criado o projeto, ele ira aparecer no Package Explorer uma pasta chamada Aula 01, clique no sinal de mais, você visualizara uma pasta chamada src e uma chamada JRE, por enquanto o que nos interessa é apenas a src.

Clique com o botão direito nela e crie uma nova classe (New > Class) em Name vamos colocar hello, após isso de finish.

 

Vamos ao nosso primeiro código em Java, não se preocupe em entende-lo agora.

 

import javax.swing.JOptionPane;
public class hello {
public static void main(String[] args){

	JOptionPane.showMessageDialog(null, "Hello World!", "Estou vivo :D", 2);

}
}

 

Deve ficar como na imagem abaixo:

aula01final.gif

As flechas e o traço eu fiz para ajudar vocês a se localizarem.

 

Agora para execute ele (Run > Run).

 

Bem legal não é?

 

Mais podem tirar o cavalinho da chuva, pois não iremos ver ambiente gráfico, ao menos por enquanto. Sim eu sou mal! Sou um garoto mal.

 

Mais uma coisinha, antes que me xinguem por não tem explicado nada nesta aula referente ao código do Hello, não o fiz para que a aula não ficasse muito extensa, mas, podem ficar sossegados, na aula 02 vamos desossar esse código e entender cada vírgula, ou não. Esse Hello World foi só para deixar vocês com agua na boca.

 

Espero que tenham gostado. Nos próximos dias (talvez amanhã) terá a segunda aula.

Obrigado.

Zirun

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark Skyllen    7
Dark Skyllen

Bom, apesar de terem algumas aulas de Java já, vou aprovar a sua, pois como você mesmo citou, cada um tem um jeito diferente de explicar, o que ajudará os iniciantes.

 

Obrigado pela contribuição,

Movido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×