Eratsu 37 #1 Posted September 10, 2010 (edited) Anti-Aliasing Essa técnica é muito simples, e consiste em adicionar cores intermediárias para as dobras de linha, com o objetivo de suavizá-los. Por exemplo, se você tem uma linha preta sobre um fundo branco, então o melhor seria acrescentar Pixels cinza à borda da linha ou ponto. Geralmente, você precisa adicionar cores intermediárias das que você está usando, no lugar onde quer suavizar. Se ainda assim parecer ruim, adicione outra mais leve, formando uma espécie de gradiente. Eu acho que não posso explicar melhor do que isso sem complicar as coisas. Basta olhar para a imagem, acho que você vai entender o que eu quis dizer: Por que fazer tudo a mão? Você pode perguntar por que é que não basta aplicar um filtro de qualquer programa de edição de imagens para o sprite, se queremos fazer com que pareça mais suave? A resposta é que não existe um filtro que vai fazer o seu sprite tão bem como se você fez com a mão. Você tem controle total, não só sobre o número de cores que você usa, mas também onde os pixels se encaixam. Cores Com o Lineart pronto, passamos para a Pintura. Podemos fazer a pintura inicial com o Balde de Tinta. Já escolher as cores podem ser um pouco mais difícil. Estão aqui alguns conceitos básicos que é bom saber. HSB representa (H)ue (S)aturation, e (B)rightness. Há uma de uma série de modelos de cor. Outros exemplos são RGB e CMYK, que você provavelmente já ouviu falar. A maioria dos programas de edição usam o HSB, então vamos ver o que é isso: Hue - Essas são as cores como são dita: "Vermelho", "Verde", "Laranja"... Saturation - É a intensidade da cor. 100% de saturação dá as cores mais brilhantes, e à medida que diminui a saturação, a cor se torna mais cinza. Brightness - É a leveza de uma cor. 0% de luminosidade é a cor preta. A escolha das cores Depende de cada Pixel Artist as cores que escolhe, mas aqui estão algumas coisas para manter em mente: 1. Cores menos saturadas e menos brilhantes tendem a ser mais estáveis e mais realistas. 2. Pense sobre a roda de cores - o mais longe duas cores estão uma da outra, mais elas irão se separar. Por outro lado, as cores como vermelho e laranja, que têm proximidade na roda de cores, ficam boas juntas. Também é interessante que nos seus primeiros trabalhos use uma paleta de cores, antes de fazer a sua própria. Um exemplo: Alguns Pixel Artists usam cores muito saturadas, apesar de não ser muito agradável aos olhos. Abaixovocê pode ver uma imagem comparando a Saturação normal e a elevada: Para alguns cartoons, grande Saturação pode ser bom, ao contrário de imagens realistas. Nas imagens acima você pode comparar a qualidade do desenho normal e do saturado. xD Retirado: MundoRPGMaker Autor: Lucas Kich Edited September 10, 2010 by Peacock Share this post Link to post Share on other sites
lcsflrs 0 #2 Posted September 11, 2010 Você tem a permição do Autor? Share this post Link to post Share on other sites
lilialine 0 #3 Posted November 2, 2010 gostei do tutorial... Tava msm precisando, não sei fazer saturação, não entendia direito o AA... apesar de ter lido vários tutoriais. Share this post Link to post Share on other sites