kalykun 0 #1 Posted December 14, 2010 (edited) Texturizando! Olá pessoal , Tudo Bem?! Meu nome é Lucas (Mais me chamem de kaly) e vim passar um breve conhecimento sobre texturas pra vocês! Prossigamos! 1. Conceito Básico sobre textura! As texturas no sprite são basicamente características para distinguir melhor o sprite , entendendo sua origem , composição e etc... 2. Como aplicar texturas no sprite ?! Seguinte , para aplicar as texturas nos sprites você deve usa a técnica chamada "dithering" que consiste na variação de pixel (da mesma cor ou relacionado) para criar um ilusão de que existe uma Terceira ou algo parecido! Ex: Bem simples néh?! Então essa técnica deve ser usada associando a sombra , cor natural (cor origem do sprite) e a luz do sprite. Usando com essa técnica com formato certo você poderá criar boas texturas! DICA: Sempre busque referências antes de fazer suas texturas! ACABO?! Não ! Basicamente e só isso , mais irei lhes mostrar alguns exemplos que eu preparei! Vejam esse sprite: Parece um troféu neh?! Vamos fazer de conta que seja um! O formato esta bem legalzinho e talz , mais precisa de sombra e AA ... Mais pera um momento ... De que e feito esse sprite?! PRECISAMOS DE TEXTURA ! Olhem ,ja definimos o ponto de luz . Agora iremos fazer de conta que o material escolhido para o troféu foi "pedra" , isso mesmo pedra (Bizzaro não?!) , precisamos arrumar mais algumas coisas agora Olhem ,ja definimos o ponto de luz , e ajeitamos o formato para preparamos a textura! OBS : Reparem que existem algumas falhas no formato do troféu , fiz isso para simular alguns defeitos no troféu (óbvio) , fortalecendo a textura de pedra que iremos colocar! Olha , ficou até bunitinho (considerando que gastei 4 minutos pra fazer o_________o) , agora ficou mais parecido com pedra não?! Então agora vamos dar uma mudada no outline e aplicar o AA! XDDDD Até que gostei do resultado , e também espero que vocês gostem ! Também fiz uma textura de pelos ,observem : Parece um círculo comum néh?! Vamos transformar numa bola de Pelo?! Não fico perfeito , mais foi o melhor que consegui! Nesse sprite apenas apliquei a sombra e a luz , e fiz aguns tracejados de acordo com a area (area da sombra , e a area da luz) Considerações Finais! Então e isso pessoal , não e nada de muito dificil ... Eu sinceramente não poderia fazer um tuto do tipo "Como fazer textura de pelos" ou "Como fazer texturas de Metais" , acho que se alguém tenta fazer um tuto desse automaticamente ele passa o seu modo de fazer as texturas , ao meu ver vocês devem aprender sozinhos essa parte... Lembrando pra spritear tem que estudar pixel art ... Pronto , Cabei! Espero que gostem! Frist Tutorial! PS: Sempre busquem referências para auxilio xD! PorFavor Opinem! Edited December 14, 2010 by kalykun Share this post Link to post Share on other sites
lilialine 0 #2 Posted December 14, 2010 o tutorial ficou bom, mas eu n gostei mto da textura de pelo, fora isso ficou bom, ta simples mas pode ajudar os iniciantes Share this post Link to post Share on other sites
lcsflrs 0 #3 Posted December 14, 2010 Na minha época era preciso saber o assunto para fazer um tutorial. ______________ Polar Bear Pawn O Ser Humano criou efeitos que não podem controlar... Depois que a última árvore for cortada; Depois que a última gota secar; Depois que o último animal cair; Vocês vão descobrir que não se come dinheiro! Conscientize-se!Isso vale para Todos! HP ATS FOREVER Brinks UAHUAHUAHAUH Bem, o tutorial não ficou muito bom. no troféu vc Colocou um AA externo. E, hã, isso não existe. Além disso, não parece pedra, e o sombreamento está errado. Ovo, esse ai até que não ficou tão ruim, mas está mais para pixel art. Enfim, tem muito o que melhorar no tutorial ._. Share this post Link to post Share on other sites
kalykun 0 #4 Posted December 14, 2010 XD , Valeu pelos comments , como você disse eu realmente passei basicamente os conceitos de pixel art (Já comecei errado) , e também foi meu primeiro tuto , acho que não conseguir passar bem meus conhecimentos , de qualquer forma isso não e desculpa , estarei sempre melhorando xD! Share this post Link to post Share on other sites
lokizzdk 0 #5 Posted December 15, 2010 Perfeito para quem quer aprender a mexer com sprites ! Share this post Link to post Share on other sites