lukioloko 0 #1 Posted January 1, 2011 Ola pessoal da OtBr eu estou fazendo o primeiro de muitos tutoriais sobre visual basic pois eu pretendo da mais movimento a essa area que cria programas tao bonitos e bem apresentados que podem ser uteis em apresentaçoes futuras bem entao hoje vou ensinar a fazer uma calculadora totalmente funcional em visual basic 2010 Primeiramente va no seu VB e crie um novo projeto com qualquer nome. logo após cria-lo fassa 4 botoes e 3 textbox como na imagem abaixo. em seguida renomeie os botoes e as textbox como mostrado a baixo Botao Soma : cmdsoma Botao Menos : cmdsub Botao vezes : cmdmult Botao Dividir : cmddiv text box 1 : val1text box 2: val2 text box 3 : result na ordem da esquerda pra direita sendo : 1 text 2 text 3 text agora de um duplo clique sobre o botao da soma e coloque o seguinte codigo: result.text = val(val1.text) + val(val2.text) agora de um duplo clique sobre o botao de menos e ponha o seguinte codigo: result.text = trim(val1.text) - trim(val2.text) agora no botao de multiplicaçao coloque esse codigo: result.text = trim(val1.text) * trim(val2.text) agora no botao de divisao coloque esse : result.text = trim(val1.text) / trim(val2.text) calculadora feita veja abaixo a prova da funcionalidade dela: Soma: Subtraçao: Miltiplicaçao: Divisao: Share this post Link to post Share on other sites
Mickfern 32 #2 Posted April 18, 2011 Eu achei bem interessante o tutorial, parabéns, não sou um programador, portanto não vou adentrar no comentário, é uma calculadora simples mas isso pode ser muito útil uma hora ou outra. Aprovado~ Share this post Link to post Share on other sites
xS0NYx 15 #3 Posted July 13, 2013 Acho que deveria ter explicado o que cada função faz e tal, mas acho que dá pra entender quem não tem conhecimento de VB... Share this post Link to post Share on other sites