Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cenora13

Aprendendo Spriting com Cenora13 #1

Recommended Posts

Cenora13    0
Cenora13

Olá galera da OtBR, venho aqui passar um pouco da minha experiência em spriting a vocês, será um tutorial basico, mas que ajudara bastante vc que é novo na area.

 

Primeiramente vamos a nossa ferramenta de trabalho, usarei o paint, pois acho que é o melhor para quem quer spritear, principalemente se você for um novato (minha opinião).

#Comandos Úteis do MS Paint

Ctrl + G: a grade, separa pixel por pixel da sua imagem.

Ctrl + - (Numpad) (com a borracha selecionada): Diminui o tamanho da borracha.

Ctrl + + (Numpad) (com a borracha selecionada): Aumenta o tamanho da borracha.

Ctrl + E: Abre as propriedades da sua imagem, ajuda bastante quem é spriter, pois la ficam as dimensões da imagem. Lembrando que você usara 32x32, 64x64 e 96x96.

Segurar Shift (quando estiver fazendo um circulo): Faz seu circulo sair perfeito.

 

Bom, sem mais demoras, vamos ao tutorial:

 

Que tal fazermos uma espada?

Ok... primeramente abra o MS Paint... com ele aberto, pressione Ctrl + E, abrira a seguinte tela:

97860633.png

Confira a Largura e Altura, lembre-se de que como faremos um item, as dimensões terão que estar em 32x32, pois TODOS os itens são em 32x32.

 

Agora vamos ao sprite, comece com a ponta, não tente faze-la muito afiada, pois oque definira melhor isso será o AA (falarei disso mais a frente), tenta algo parecido com uma dessas abaixo.

 

#Ponta da Lamina

 

36178123.png

Eu usarei a da esquerda, porque eu acho mais bonito, mas eh por escolha propria mesmo.

Agora termine a lamina da espada e faça uma guarda, lembrando que, você DEVE sempre procurar influencias no google, não copiar, mas procurar saber "com o que você esta trabalhando", entao se você sabe o que é uma espada (:ohnoes:), deve ter ficado algo como isto:

 

#Outline Lamina e Guarda

 

65743984.png

Bom, agora oq falta na nossa espada? Sim claro, o cabo... faça um cabo e a gente terá terminado oq chamam de Outline.

 

#Outline do Sprite

 

48202940.png
#O Outline: O outline não tem segredos, é aquela linha preta que fica em volta do sprite.

Agora vamos a pintura =D, eu costumo escolher as cores do sprite antes de começar a pinta-lo, sem sombrear, algo como isso:

 

92497481.png

Eu escolhi a terceira, mesmo porque parece mais realista.

 

agora vamos ao AA:

 

#O AA

 

O AA: o AA nada mais é do que o "Degrade" de cores escuras para cores mais claras, isso simplificando, e muito, pois o AA é essencial para sprites, ela ajuda bastante quando você precisa afinar uma superficie, ou deixa-la mais afiada, como no nosso caso.

 

Pegue uma cor escura, e va deixando a mais clara, bem, como dizem: uma imagem vale mais que mil palavras certo?

 

 

 

71545805.png

Agora vamos a pintura e sombreamento:

 

#A Pintura

 

29199378.png

Vermelho: Parte do brilho, onde há mais luz no sprite, consequentemente, a parte mais clara.

Verde: Tambem clara, porem um pouco mais escura que a parte do brilho.

Azul: A cor "normal" do sprite, ou seja, onde não tem muito nem brilho nem muita sombra.

Amarelo: a parte escura do sprite, onde não pega muita luminosidade, ou seja, mais escuro.

Terminamos, certo? errado... falta a guarda e o cabo ainda, tambem são muito importante. Vamos a guarda e ao cabo:

 

#Guarda:

 

66735285.png

Azul: Brilho, parte mais clara.

Verde: Cor "normal", sem muito brilho, não muito escura.

Roxo: Sombra, parte com menos brilho, mais escura.

 

Como vcs podem ter percibido, há uma parte mais escura na guarda, ali é a parte q no caso "segura" a jóia.

 

Jóias: Jóias não são um dragão de 7 cabeças, vejam na imagem acima, que a joia contem 4 pixels, primero um de cor extremamente clara, onde há luz atravessa a jóia, a cor escura, onde a joia pega menos luz, e uma cor intermediaria, que seria a luaz dps de atravessar a jóia.

 

#Cabo:

 

13882836.png

Azul: AA

Verde: Parte mais escura do cabo.

Amarelo: A parte brilhante do cabo; onde pega mais luz.

 

 

~Bom pessoal, espero ter ajudado com esse tutorial, muitos estão por vir, se você gostou do tutorial, ou isso te ajudou, simples, me de reputação, pois isso da trabalho, nada mais gratificante do que saber quer estão utilizando o que você ensinou.

 

Outra coisa, treinem bastante, isso é o que mais ajuda um spriter a crescer, independente de sua experiência. Esquecemos de algo? Ah! O trabalho final, não ficou tão bom, maaas :) :

 

spriteuv.png ~spritef.png (Depois de um Photoshopzinho :D)

 

~Créditos:

 

100% Cenora13

Editado por Cenora13

Compartilhar este post


Link para o post
iuniX    4
iuniX

Bom cenoura, como eu disse no msn. Fico com um ótimo conteúdo e bem explicado. Mas faltava a formatação. Agora tu formato ele, fico bem mais agradável.

REP+

Compartilhar este post


Link para o post
dav9shal    1
dav9shal

descupa a noobice(:coolface:), mas MS Paint é o paint normal? 0.0

Compartilhar este post


Link para o post
iuniX    4
iuniX

Sim, MS = MicroSoft

Compartilhar este post


Link para o post
BLACKKKK    0
BLACKKKK

Gostei, de verdade,

tutorial com um ótimo conteúdo e muito bem explicado.

Parabéns REP+

Compartilhar este post


Link para o post
Cenora13    0
Cenora13

Vlw galera, obrigado ae pelos comentarios, e não hesitem em perguntar sobre suas duvidas! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0

Tutorial ultrapassado, repetido, etc.

Sem contar que explica com praticamente a mesma metodologia que no meu tutorial

http://forums.otserv.com.br/showthread.php?154400-Tutorial-by-Victinh0

 

Você pode estar querendo ajudar a Otbr postando conteudo mas postar conteudo errado, repetido e/ou copiado não vai ajudar em nada.

Apenas olhar para um tutorial e criar um ctrl+c+v mau feito é facin...

 

Podemos encontrar otimos tutoriais, com mais conteudo que o seu \/ (grande parte)

http://forums.otserv.com.br/showthread.php?148634-Colet%E2nea-Os-melhores-Tutoriais-!

 

Obs:

Lamina e Cabo sem contraste/AA

Compartilhar este post


Link para o post
iuniX    4
iuniX

Sempre fui da politica de que tutoriais nunca são demais

 

E eu estava no msn com o cenoura enquanto ele fazia o tutorial. Ele ficou da 1:30 até as 4:00 da matina fazendo.

E outra, se são sobre o mesmo assunto, logicamente serão parecidos né?

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0

O problema é que nao tem pra que existir 2 tutoriais que abordam o mesmo tema de forma igual/muito parecida e ainda mais o tutorial dele sendo menos que os já existentes...

Enfim tutoriais nunca sao demais mesmo, porem ficar repetindo uma coisa 10mil vezes já é d+, como falei antes tem a mesma metodologia do meu oq parece + ser um ctrl+c+v+palavras dele do meu tutorial.

 

Enfim nao irei mais discutir.

Compartilhar este post


Link para o post
K r e x    42
K r e x

Concordo com o Victinh0... se é pra fazer um tutorial, aproveita a disposição pra fazer sobre algo novo né? .-.

 

E podia dar uma melhoradinha no SPR :P

 

@Edit em 12 minutos:

lalalalla.png

 

nem gostei do resultado rs

 

 

@Edit 2

 

lalalalla2.png

ainda não gostei

merda

Editado por K r e x

Compartilhar este post


Link para o post
Gogeta    0
Gogeta

O problema principal é que, tá muito ultrapassado, ele não ensinou completamente como fazer, por exemplo, há falhas no AA e em contraste, o que levaria vários iniciantes a cometerem o mesmo erro.

Imagine um iniciante que admira o Cenora aprendendo AA e olha uma sprite dele sem AA em algum lugar, ele vai achar que é o metodo certo de fazer.

Esse é o problema, o pessoal, enquanto ainda não tem nível, não tem que se importar em fazer tutoriais mas sim aprender antes, é lógico que isso é bom pra sua fama no fórum, mas isso não é tudo ;)

Compartilhar este post


Link para o post
lcsflrs    0
lcsflrs

É aquela velha frase, certo Gogeta?

Na minha época...

 

@Tutorial~

Cara, o sprite final tem vários erros como falei para o iuniX no irc, seria legal praticar e aprender antes de fazer um tutorial.

Compartilhar este post


Link para o post
Cenora13    0
Cenora13

@Victinh0

 

Cara, eu não vou nem responder sobre a acusação de cópia vlw?!

A coisa que eu mais odeio é ripping... só pra avisar... ¬¬

@topic

 

#1... sabe oq isso quer dizer? o primeiro, terao mais...

 

sobre os erros no sprite, eu queria explicar melhor, ou seja lendo se intende melhor, nos proximos vo procura caprixar mais nos sprites...

Antes de me criticarem sobre fazer o tutorial, quem te vocês se importaram em ajudar a OtBR?

Editado por Cenora13

Compartilhar este post


Link para o post
Allanmbrado    0
Allanmbrado

Muito bom cara, a parte da lamina eu ja sabia, mas a guarda, man, fantastico!

Valews mesmo xD

 

REP+

Compartilhar este post


Link para o post
K r e x    42
K r e x

/\

ahuauahuahu

:palm:

 

 

@edit

 

Sou floodah

\/

Editado por K r e x

Compartilhar este post


Link para o post
lcsflrs    0
lcsflrs

Esse tópico tinha que ser movido para a taverna com a tag de Humor.

Nada contra.

E krex, vamos para de floodar né, ex-mod :coolface:

Compartilhar este post


Link para o post
Bvkse    0
Bvkse

Lol tutoriaul parece daorinha pena q eu só vi as imagens como todos os tutoriais '-'.

Compartilhar este post


Link para o post
Jhonts    0
Jhonts

eu achei muito bom o tutorial, apesar de ser parecido com outro, consegui aprender melhor por esse O.O omg, parabens ae.

Compartilhar este post


Link para o post
Randon    0
Randon

Cara, adorei este tuto, fiz minha primeira espadinha baseada nele!

Compartilhar este post


Link para o post
Cenora13    0
Cenora13

Vamo faze o favor de nao reviver topico ae galera, só revive se for por duvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×