Jump to content
Sign in to follow this  
Zirun

Compilando OpenTibia - Ubuntu 10.04 TLS

Recommended Posts

Zirun    11
Zirun

Compilando OpenTibia - Ubuntu 10.04 TLS

Introdução

Este tutorial foi escrito partindo do principio que o leitor tenha conhecimento minimo do sistema operacional Linux, saiba o que é o shell, entenda comandos simples do Linux, entre outras coisas essenciais.

Caso você não se enquadre acesse os links.[spoiler=Links]Introdução ao Shell Comandos Básicos GCC

Mãos a obra

Passo 1 - Instalação das dependências

Para efetuar a compilação do servidor é necessários algumas bibliotecas (libs), vamos fazer o download dessas bibliotecas preparando o sistema para compilar o OpenTibia. O simbolo # não deve ser digitado no terminal, ele está apenas indicando que tudo que esta adianta dele é um único comando, é apenas nomenclatura.

Instalando GCC e G++

# sudo apt-get update
# sudo apt-get install gcc
# sudo apt-get install g++

Instalando as dependências

# sudo apt-get install subversion autoconf build-essential pkg-config libboost-dev libgmp3-dev libxml2-dev liblua5.1-0-dev libmysqlclient-dev libcrypto++-dev ccache libboost-filesystem-dev libboost-regex-dev libboost-system-dev libboost-thread-dev screen libssl-dev libluajit-5.1-dev

[spoiler=Leia]Este comando instalara algumas libs a mais, que não são totalmente necessárias para o OpenTibia, porem com elas também será possível compilar o TFS, caso queira apenas as libs do OpenTibia:

# apt-get install autoconf libxml2-dev liblua5.1-0-dev g++ libgmp3-dev libboost1.35-dev

Passo 2 - Configurações da compilação

Neste passo iremos fazer as configurações do distro antes de compilar o mesmo, porem antes será necessário das privilegio aos arquivos, para isso faremos o seguinte.

Pelo terminal entre no diretório onde encontra-se a pasta dos com arquivos, lembre-se não é para entrar no diretório onde está os arquivos, e sim no diretório pai deles. Troque o file pelo nome da pasta que encontra-se as sources.

# chmod 777 -R file

Preparando o terreno

Os comandos abaixo devem ser executados dentro da pasta onde contem as sourcers.

# ./autogen.sh

[spoiler=Mysql]

#./configure --enable-mysql

[spoiler=SQLite]

# ./configure --enable-sqlite

[spoiler=Avançado]Acesse o arquivo configure para ver outras opções de configuração.

Compilando...

# make

[spoiler=Avançado]Execute o comando abaixo para ver outras opções de compilação

# make --help

Se o seu computador for bom pode executar mais de um processo de compilação simultaneamente para isso use o comando abaixo, onde N é o numero de processos.

# make -j N

Pronto, está compilado.

Executando

# ./otserv

Créditos

Zirun

Proibida a reprodução, parcial ou total do artigo sem previa autorização.

Edited by Zirun

Black Ice    2
Black Ice

Obrigado por sua contribuição.

Aprovado

Tópico remunerado: Tutoriais sobre C/C++ - 25 V$

dgames    0
dgames

agradeça aos vps da axhost ;]

Zirun    11
Zirun
agradeça aos vps da axhost ;]

Não entendi, Lucas.

Agradecer por que? Você quem deveria me agradecer pois eu praticamente configurei tudo para você naquele VPS e não recebi nenhum obrigado.

Att.

Zirun

Majesty    1,755
Majesty

É bom ver usuários como você contribuindo para a seção de programação, continue fazendo mais tutoriais e ajudando.

Parabéns pelo tutorial, bom trabalho. :music:

iuniX    4
iuniX

Gostei bastante do tutorial, talvez possa até substituir o tutorial que temos como fixo.

Majesty    1,755
Majesty
Gostei bastante do tutorial, talvez possa até substituir o tutorial que temos como fixo.

Boa ideia.

O tutorial foi fixado.

Chaady    0
Chaady

Se eu fosse compilar no ubunto 10.10 mudaria alguma coisa?

Zirun    11
Zirun
Se eu fosse compilar no ubunto 10.10 mudaria alguma coisa?

Não. É o mesmo processo, mas eu recomendo o Ubuntu 10.04 pelo falo dele ser TLS (Longo Tempo de Suporte), ele recebera atualizações até 2015, enquanto o 10.10 se não me engano para de atualizar este ano.

Att.

Zirun

dalvorsn    46
dalvorsn

Sem comentários, está excelente o tópico, desde conteúdo a formatação, meus parabéns, ajudará muitos que tem interesse no assunto. :D

bertotto    1
bertotto

posso usar este tutorial no Ubuntu 10.10 ?

Zirun    11
Zirun

Pode sim.

Nightz    7
Nightz

Se puder ajudar, na hora do configure sqlite, deu:

configure: error: "sqlite3 headers missing."

Grato

Rajas    0
Rajas

eh como q eu faço para coloca o site para rodar junto com o ot?

Cloud    0
Cloud

Faço tudo certinho e exatamente como ta mandando e no final quando eu do o comando ./otserv , da o seguinte erro :

Error:Unable to load /usr/local/share/otserv/data/items/items.otb!

o que eu faço? '-'

tigerx2    1
tigerx2

Como faço para configurar com war system ?

Ótimo tutorial.

EDIT

Já aprendi.

Edited by tigerx2

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
  • Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.