Zirun 11 #1 Posted July 14, 2011 (edited) Compilando OpenTibia - Ubuntu 10.04 TLS Introdução Este tutorial foi escrito partindo do principio que o leitor tenha conhecimento minimo do sistema operacional Linux, saiba o que é o shell, entenda comandos simples do Linux, entre outras coisas essenciais. Caso você não se enquadre acesse os links.[spoiler=Links]Introdução ao Shell Comandos Básicos GCC Mãos a obra Passo 1 - Instalação das dependências Para efetuar a compilação do servidor é necessários algumas bibliotecas (libs), vamos fazer o download dessas bibliotecas preparando o sistema para compilar o OpenTibia. O simbolo # não deve ser digitado no terminal, ele está apenas indicando que tudo que esta adianta dele é um único comando, é apenas nomenclatura. Instalando GCC e G++ # sudo apt-get update # sudo apt-get install gcc # sudo apt-get install g++ Instalando as dependências # sudo apt-get install subversion autoconf build-essential pkg-config libboost-dev libgmp3-dev libxml2-dev liblua5.1-0-dev libmysqlclient-dev libcrypto++-dev ccache libboost-filesystem-dev libboost-regex-dev libboost-system-dev libboost-thread-dev screen libssl-dev libluajit-5.1-dev [spoiler=Leia]Este comando instalara algumas libs a mais, que não são totalmente necessárias para o OpenTibia, porem com elas também será possível compilar o TFS, caso queira apenas as libs do OpenTibia: # apt-get install autoconf libxml2-dev liblua5.1-0-dev g++ libgmp3-dev libboost1.35-dev Passo 2 - Configurações da compilação Neste passo iremos fazer as configurações do distro antes de compilar o mesmo, porem antes será necessário das privilegio aos arquivos, para isso faremos o seguinte. Pelo terminal entre no diretório onde encontra-se a pasta dos com arquivos, lembre-se não é para entrar no diretório onde está os arquivos, e sim no diretório pai deles. Troque o file pelo nome da pasta que encontra-se as sources. # chmod 777 -R file Preparando o terreno Os comandos abaixo devem ser executados dentro da pasta onde contem as sourcers. # ./autogen.sh [spoiler=Mysql] #./configure --enable-mysql [spoiler=SQLite] # ./configure --enable-sqlite [spoiler=Avançado]Acesse o arquivo configure para ver outras opções de configuração. Compilando... # make [spoiler=Avançado]Execute o comando abaixo para ver outras opções de compilação # make --help Se o seu computador for bom pode executar mais de um processo de compilação simultaneamente para isso use o comando abaixo, onde N é o numero de processos. # make -j N Pronto, está compilado. Executando # ./otserv Créditos Zirun Proibida a reprodução, parcial ou total do artigo sem previa autorização. Edited July 14, 2011 by Zirun Share this post Link to post
Black Ice 2 #2 Posted July 15, 2011 Obrigado por sua contribuição. Aprovado Tópico remunerado: Tutoriais sobre C/C++ - 25 V$ Share this post Link to post
Zirun 11 #4 Posted July 16, 2011 agradeça aos vps da axhost ;] Não entendi, Lucas. Agradecer por que? Você quem deveria me agradecer pois eu praticamente configurei tudo para você naquele VPS e não recebi nenhum obrigado. Att. Zirun Share this post Link to post
Majesty 1,755 #5 Posted July 17, 2011 É bom ver usuários como você contribuindo para a seção de programação, continue fazendo mais tutoriais e ajudando. Parabéns pelo tutorial, bom trabalho. :music: Share this post Link to post
iuniX 4 #6 Posted July 17, 2011 Gostei bastante do tutorial, talvez possa até substituir o tutorial que temos como fixo. Share this post Link to post
Majesty 1,755 #7 Posted July 17, 2011 Gostei bastante do tutorial, talvez possa até substituir o tutorial que temos como fixo. Boa ideia. O tutorial foi fixado. Share this post Link to post
Chaady 0 #8 Posted July 18, 2011 Se eu fosse compilar no ubunto 10.10 mudaria alguma coisa? Share this post Link to post
Zirun 11 #9 Posted July 18, 2011 Se eu fosse compilar no ubunto 10.10 mudaria alguma coisa? Não. É o mesmo processo, mas eu recomendo o Ubuntu 10.04 pelo falo dele ser TLS (Longo Tempo de Suporte), ele recebera atualizações até 2015, enquanto o 10.10 se não me engano para de atualizar este ano. Att. Zirun Share this post Link to post
dalvorsn 46 #10 Posted July 19, 2011 Sem comentários, está excelente o tópico, desde conteúdo a formatação, meus parabéns, ajudará muitos que tem interesse no assunto. Share this post Link to post
bertotto 1 #11 Posted July 29, 2011 posso usar este tutorial no Ubuntu 10.10 ? Share this post Link to post
Nightz 7 #13 Posted August 22, 2011 Se puder ajudar, na hora do configure sqlite, deu: configure: error: "sqlite3 headers missing." Grato Share this post Link to post
Rajas 0 #14 Posted September 13, 2011 eh como q eu faço para coloca o site para rodar junto com o ot? Share this post Link to post
Cloud 0 #15 Posted September 20, 2011 Faço tudo certinho e exatamente como ta mandando e no final quando eu do o comando ./otserv , da o seguinte erro : Error:Unable to load /usr/local/share/otserv/data/items/items.otb! o que eu faço? '-' Share this post Link to post
tigerx2 1 #16 Posted November 11, 2011 (edited) Como faço para configurar com war system ? Ótimo tutorial. EDIT Já aprendi. Edited November 11, 2011 by tigerx2 Share this post Link to post