iuniX 4 #1 Posted September 23, 2011 Bem amigos da rede globo. Estamos aqui nessa linda tarde ensolarada para explicar algumas curiosidades sobre Lua Scripting. História Você sabia que a linguagem Lua é brasileira? Sim, ela é brasileira e foi criada na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) em 1993. Em conjunto com a PetroBras. Você sabia que lua é uma das 20 linguagens mais usadas no mundo? Sim, ela é umas da 20 linguagens mais usadas no mundo. Por ser leve, portável e de fácil aprendizado. Exemplos de JOGOS que usam Lua como Linguagem de Scripting: [list] [*]Grim Fandango [*]Escape From Monkey Island [*]Psychonauts [*]FarCry [*]World of Warcraft [*]E vários outros. [/list] Sintaxe Usar if variavel == true then É o mesmo que colocar if variavel then Você sabia que Lua é Case Sensitive? Sim, em Lua é diferente "STRING" de "string". Você sabia que não existe TRUE e FALSE em Lua? Exatamente, não existe TRUE e FALSE em Lua, por isso é errado usar eles. O certo seria true e false. Isso é apenas mais um POG adaptação do OpenTibia. Sabia que uma boa indentação é a Alma de um bom código? Exemplos: function onStatsChange(cid,attacker,type,combat,value) local porcent = 10 -- Porcentagem do dano que o monstro vai tomar if (combat == STATSCHANGE_HEALTHLOSS) then local damage = ((value/100)*porcent) doSendAnimatedText(getThingPos(attacker),damage,143) doCreatureAddHealth(attacker,-damage) doPlayerSendTextMessage(cid,MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"You reflect "..damage.." by damage from a " .. getCreatureName(attacker) .. ".") end return true end Certo function onStatsChange(cid,attacker,type,combat,value) local porcent = 10 -- Porcentagem do dano que o monstro vai tomar if (combat == STATSCHANGE_HEALTHLOSS) then local damage = ((value/100)*porcent) doSendAnimatedText(getThingPos(attacker),damage,143) doCreatureAddHealth(attacker,-damage) doPlayerSendTextMessage(cid,MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"You reflect "..damage.." by damage from a " .. getCreatureName(attacker) .. ".") end return true end EXTREMAMENTE ERRADO! Finalizações Bom galera, ficou bem pequeno porque eu não sabia o que escrever, mas acho que já dá para ver algumas coisas legais e certas. Quem tiver mais ideias de coisas para colocar me avise que eu coloco. Obrigado a todos e tenham um bom dia. Share this post Link to post
vyctor17 35 #2 Posted September 23, 2011 muito legal iunix gostei bastante eu ja sabia disso tudo mais tem muita gente que n sabe neh Share this post Link to post
Allanmbrado 0 #3 Posted October 31, 2011 hmm... boa Uma pergunta: Nessa parte aqui: local damage = ((value/100)*porcent) Não poderia colocar: local damage = (value*0,10) ? Share this post Link to post
prolongue 0 #4 Posted June 27, 2012 hmm... boa Uma pergunta: Nessa parte aqui: local damage = ((value/100)*porcent) Não poderia colocar: local damage = (value*0,10) ? POG FTW haeahhiuhiuahe Tutorial simples e falta muito conteúdo para merecer fixo. Mas valeu a intenção. Share this post Link to post