Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Boleta

Glossário - Fundamentos de PHP e OTServ

Recommended Posts

Boleta    1
Boleta

PHP e OTServ

Glossário de Fundamentos Básicos

 

 

Olá!

No intuito de expansão do conhecimento da linguagem de programação PHP, tive a idéia de montar um guia prático de iniciação e de manipulação em PHP. Inicialmente, irei abordar os vários conceitos básicos do PHP e, posteriormente, a interação entre PHP e OTServ. Para isso,
Boleta
(eu) e
Lancer
irão, ao longo dos dias, atualizar o tópico com novos assuntos, funcionalidades, tutoriais... Portanto, não é um tópico "finito", inicialmente, pois estaremos sempre trazendo novidades.

-
O Funcionamento do Tópico

 

Para uma boa organização e visualização do tópico, ao final de cada atualização iremos adicionar um "log" com todas as modificações feitas. Esse "log" ficará no fim da página. Também editaremos o título do tópico para que fiquem bem visíveis as mudanças.

 

 

Teremos, também, um índice, onde ficará muito fácil localizar os conteúdos do tópico.

-
Observações Importantes

 

Não haverá tolerância em relação aos engraçadinhos que entram no tópico para falar "não entendi nada", "nossa você é bom mesmo", "legal o tópico" ou comentários do gênero. Caso seja visto, encaminharei o caso aos moderadores.

 

 

O tópico está totalmente aberto à qualquer tipo de dúvidas relacionadas à
PHP
. Pedidos, dúvidas sobre OTServ ou coisas parecidas estão completamente dispensados.

 

 

Nós não temos a obrigação de te ajudar. Criamos esse tópico para auxílio e não somos obrigados a tolerar qualquer tipo de indolência, desrespeito e inveja. Entenda que ajudaremos quando possível.

 

Não
envie mensagens particulares com perguntas. Caso tenha dúvidas, faça um post aqui (Y).

 

 

Não faça plagio do tópico. Ele foi criado para a OTServ Networks. Caso retire qualquer conteúdo do mesmo, deixe explícito os devidos créditos. Caso a regra acima não seja respeitada, iremos tomar providências muito severas com os responsáveis.

 

 

Índice

 

 

1 -
Introdução
1.1 - O que é PHP

 

1.2 - Como usar o PHP

 

1.3 - XAMPP

 

1.4 - Banco de Dados MySql

 

2 -
Iniciando

2.1 - Página

 

2.2 - Tag PHP

 

2.3 – Rotinas

----------------------------------

 

 

1 -
Introdução

 

1.1 - O que é PHP
PHP é uma
em ambiente WEB onde se idealiza e cria websites. É uma das linguagens mais usadas para esse fim e é muito flexível. Para os programadores com experiência em outras linguagens de programação, PHP se torna uma linguagem simples e de fácil uso. Seu website oficial é o
, onde se econtra tudo sobre PHP.

 

 

A versão atual do PHP é a versão 5, e nosso curso é baseado nela.

 

1.2 - Como usar o PHP

O PHP é uma ferramenta que nescessita de um servidor para que funcione. Junto a esse servidor é nescessário, também, um Web Servidor, que faz com que eu, você e qualquer outro possamos acessar páginas na Web.

 

 

Atualmente, existem Kits práticos que integram ambas as funcionalidades em um único softwares. Nesse mini-curso, usaremos o
Xampp
, que é um dos melhores que existem no mercado atualmente.

1.3 - XAMPP

 

 

1240.jpg

 

Site Oficial:

 

Download Link (Windows):

 

Download Link (Linux):

 

 

Faça o download do XAMPP e instale-o em seu computador.

 

Após instalá-lo, inicie o Xampp Control Panel. Em frente à
Apache
e
Mysql
, veremos 2 botões, chamados "Start". Clique nos dois e assim iniciaremos ao mesmo tempo o WebServidor + Servidor PHP (Apache) e o Servidor MySQL (Banco de Dados). Ficará mais ou menos assim:

 

 

03072008161040qt1.jpg

 

 

Só isso? Sim, só isso. Agora temos um servidor web rodando e um servidor mysql rodando. Para ver a página inicial criada pelo XAMPP, acesse
.

 

1.4 - Banco de Dados MySql

Acredito, eu, que a maioria de vocês já ouviu falar em banco de dados. Pois bem, para aqueles que não sabem o que é, um banco de dados serve para guardar informações, desde pequenos números até longos textos.

 

 

Podemos usar o Banco de dados MySql em qualquer plataforma e de maneira fácil. De acesso de longa distância a acesso local. Será nele que trabalharemos nosso curso.

 

 

Só para exemplificar, os grandes OTServs (a maioria deles) usam o MySql para guardarem as informações do seu servidor. Contas, guilds, casas, etc.

 

2 -
Iniciando

2.1 - Página

 

 

Em PHP não possuímos um compilador, como na maioria das linguagens de programação para ambiente windows. Todas as páginas são criadas a partir de arquivos, onde a extensão pode variar. Normalmente, usa-se a extensão
.php
, que indica que a página exibida está sendo "nutrida" por um servidor PHP.

 

 

No Xampp, colocamos todos os arquivos dentro da pasta "htdocs" (C:\Xampp\htdocs [o diretório vai depender de onde você instalou o Xampp]) que é a pasta raiz. Aconselho a você que se quiser montar vários sites, crie pastas para cada um. Estes serão acessíveis no link
.

 

 

Quando acessamos um link sem especificar o arquivo (como no exemplo acima), o webserver procura o arquivo
index
(.php, .html, .htm, etc) e exibe seu conteúdo no navegador. Páginas específicas são acessadas assim:
. Além disso, pode-se acessar arquivos em subspastas:
pasta2/pasta3/arquivo5.php
.

 

 

Por questão de segurança, é importante que você mantenha uma página index.php em todas as subpastas do seu site, para que ninguém possa acessar seus arquivos e obtê-los.

 

Por enquanto não abordaremos HTML, mas aconselho a vocês que deem uma olhada nos tópicos referente ao assunto, ainda nessa seção do fórum.

2.2 - Tag PHP

O PHP é uma linguagem onde não se executa nenhum código no browser do usuário, ou seja, todas as informações são processadas e executadas no servidor e em seguida são enviados, ou não, dados ao navegador.

Para exemplificar bem, imagine que sua professora peça a você um trabalho sobre literatura. Você o faz e entrega para ela apenas o trabalho pronto. Em PHP, temos uma situação parecida: o navegador requisita, ao servidor, uma página (função da professora) e o aluno, após fazer as pesquisas e rascunhos (função do programador), monta o trabalho completo e entrega à professora apenas o resultado de tudo que ele pesquisou, processou, executou (função do servidor).

Nosso trabalho, como programadores, é montar os rascunhos e entregá-los de presente ao servidor. Para isso, usamos as páginas, como vimos no tópico acima.

O Servidor PHP funcionará da seguinte maneira:

Abrirá o arquivo indicado, procurará por todos os códigos PHP que possam existir dentro desse arquivo, processará e, caso haja nescessidade de retorno de informações, "escreverá" na página. É importante ressaltar que o navegador não entra em contado com os códigos feitos pelo programador em nenhum momento, pois esse já terá sido "eliminado" pelo servidor PHP.

Uma página Web, em 99,9% das vezes, não é feita só de códigos PHP. Sendo assim, devemos indicar, no arquivo, o espaço reservado à execução dos códigos PHP. Isso é feito da seguinte maneira:
<?php 

?> 

Chamada de Tag PHP, esse espaço delimitado criado por nós faz com que todo o código que esteja depois de
<?php
e antes de
?>
seja depurado pelo servidor. É importante resaltar que podemos ter quantas Tags PHP quizermos dentro de nossa página.

2.3 - Rotinas

Em PHP, como toda linguagem de programação, temos como base o uso de Rotinas. Em programação, usar uma Rotina quer dizer ordenar ao servidor que execute algo. Para exemplificar, imagine que você esteja com sede e ordena à sua mãe que busque para você um copo d'água. Esse "ordenar" exerce a mesma função da Rotina.

Para ser mais claro, vamos ao nosso primeiro exemplo prático.

Quando programamos, passamos por 3 fases: a fase onde se escolhe o que vai fazer, a fase em que se cria a ideologia do código, ou seja cria-se, mentalmente, um código falado (algorítimo), e a fase em que se monta o código que executará aquilo que você deseja. Vamos em partes:

1ª Fase: Quero que o programa escreva na tela: "Ser ou não ser, eis a questão". (É o que eu quero fazer)

2ª Fase: Escreve na tela: "Ser ou não ser, eis a questão". (Ordem: Diz que quer escrever na tela um texto, em língua portuguesa)

3ª Fase:
<?php 
echo 'Ser ou não ser, eis a questão'; 
?> 

 

(Código)

 

E pronto! Temos montada nossa primeira linha de código:

 

Usamos a rotina
Echo
, que faz com que o servidor insira, à página, certo texto. Logo em seguida, informo ao echo o que quero que ele escreva na tela. Esse complemento, que auxilia a rotina, é chamado de parâmetro (podemos ter vários em uma só rotina). Logo depois, inserimos o
ponto e virgula
( ; ) para informarmos que chegamos ao fim daquela rotina.

Para testar, cole o código acima em um arquivo qualquer (dentro da pasta htdocs, claro), salve-o e acesse o arquivo (pelo navegador da internet).

Continua...

 

----------------------------------

Log

 

** 07/03/08 às 23:27 - Adicionado Guia 2 (Iniciando) -Boleta

** 07/03/08 - Adicionado o Guia 1 (Introdução) - Boleta

** 07/03/08 - Criação do tópico – Boleta

Compartilhar este post


Link para o post
ElfKiller    36
ElfKiller

Aprovado e movido ;D

Compartilhar este post


Link para o post
mpoliveira2006    0
mpoliveira2006

Vixe sem dúvidas muito bom o post !

 

Posso dar uma sugestão ?

Poe um TUTORIAL de instalação de PHP no IIS DD=

 

Abraços cara.

Compartilhar este post


Link para o post
HenneT    2
HenneT

Perfeito ;D

Ótimo tutorial boleta ;)

 

Falto só colocar como entrar no banco de dados néh? xD

 

 

 

Abraços HENNET B)\\

Compartilhar este post


Link para o post
rjma    0
rjma

O XAMPP funciona só em Windows Service Pack 2?

Compartilhar este post


Link para o post
terecoo123    0
terecoo123

Ola estou com um probleminha .... abri o xampp control painel aki ... dai aparece runing os 2 (apache e mysql) porem o mysql vem marcado v se eu tento tirar aparece se eu quero desintalar o sql service na 1a foto do tutorial aparece desmarco o svc e se eu desmarco o farolzinho nao fica mais ver alias tb tem um roteador que tentei libera a porta nao sei se foi (linksys) ... ja tentei de varias formas levanda o site vip ... ponho o ip que fiz no no-ip http://ip que eu criei no no ip/ vai prar uma pagina da telefonica estrana "O endereço que você digitou não foi encontrado ou o servidor não respondeu:" nao nao consigo levantar o server ... nao precisa fazer nada no admin do mysql ? e do apache ? isso no xampp control painel ? sera que nao liberei as portas ? meu deus nao sei mas onde to alguem pode me dar uma luz?

 

ahh ia esquecendo windows xp aki :(

Compartilhar este post


Link para o post
Wurthma    0
Wurthma

Realmenteee ótimoooo Tutorial!

Vou acompanharr!

;)

Compartilhar este post


Link para o post
vuzanluc    0
vuzanluc

:lol:otimo tutorial estarei esperando pela continuação parabens:bye:

Compartilhar este post


Link para o post
~*Coronel_Grilo    0
~*Coronel_Grilo

Perfect.

 

Muito bom mesmo cara

Compartilhar este post


Link para o post
Shyzoul    0
Shyzoul

pra Quem Não Sabe Otimo! ;)

axo Q Ajudo Muita Gente Aew Lek ^^

aprovado!

Compartilhar este post


Link para o post
Dudu9509    0
Dudu9509

Muito bom o tuto!

Ajudou mesmo.

Parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Tinynhu    0
Tinynhu

Cara voce me ajudou muito, eu nao entendia nada de PHP e em imaginava como usar o Xampp, valeu mesmo, se possivel coloque mais exemplos de codigos php.

 

:D

Compartilhar este post


Link para o post
tguegue    0
tguegue

oloco tutorial féra !

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×