Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ryuuzaki

# Folhetim Design # 006

Recommended Posts

Ryuuzaki    0
Ryuuzaki

folhetimtopo.png

 

divizoriafelix.png

 

lele1.pngÍndice

 

- Artigos

- Blogs

- Inspirações

- Artista

- Tutoriais

__________________

 

lele3s.pngArtigos

 

- O que é tipografia?

 

Sem sombra de dúvida, a tipografia é uma das matérias mais importantes do design, seja ele gráfico, web ou de produto. Entender o que é tipografia é algo vital para o aprendizado de qualquer designer.

o-que-e-tipografia.jpg

[h=2]O que significa tipografia?[/h]Originalmente, tipografia é a impressão dos tipos. É uma forma de arte pouco utilizada hoje em dia, pois tudo é feito no computador.

Tipologia é o estudo da formação dos tipos. Isso é algo que cresce a cada dia, com a popularização de software para criação de tipos.

No final das contas, a nomenclatura utilizada é “tipografia” e pronto, do mesmo jeito que “tipo” é chamado de “fonte”.

nomenclatura-da-tipografia.jpg

O termo “tipo” é o desenho de uma determinada família de letras. Verdana, Arial, Futura e Helvetica são exemplos de tipos. As variações dessas letras (light, itálico e negrito, por exemplo) de uma determinada família são as fontes desenhadas para a elaboração de um conjunto completo de caracteres que consta do alfabeto em caixa alta (“maiúsculas”) e caixa baixa (“minúsculas”), números, símbolos e pontuação.

Os tipos constituem a principal ferramenta de comunicação. As faces alternativas de tipos permitem que você dê expressão ao documento, para transmitir instantaneamente, e não-verbalmente, atmosfera e imagem.

No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página. Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso da mídia impressa, designers gráficos costumam se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

O conhecimento adequado do uso da tipografia é essencial aos designers que trabalham com diagramação, ou seja, na relação de texto e imagem. Logo a tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design. Para o designer que se especializa nessa área, a tipografia costuma se revelar um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design gráfico.

[h=2]Classificação das fontes[/h]Na tipografia, as fontes são classificadas em 4 grupos básicos: as com serifas, as sem serifas, as cursivas e as fontes dingbats. Mas não se engane: ainda existem outras classificações como slab-serif, display, monospaced, gaélico, não-ocidental e muitos outros.

classificacao-dos-tipos.jpg

[h=2]Elementos das fontes[/h]Toda e qualquer fonte tipográfica é composto por vários elementos distintos, tais como:

  • Linha de Base (baseline)
  • Linha Central (meanline ou midline)
  • Ascendente (ascender)
  • Descendente (descender)
  • Letra Caixa Alta (upper-case)
  • Letra Caixa-baixa (lower-case)
  • Altura de x (x-height)
  • Cabeça ou Ápice (apex)
  • Serifa (serif)
  • Barriga ou Pança (bowl)
  • Haste ou Fuste (stem)
  • Montante ou Trave (diagonal stroke)
  • Base ou Pé (foot)
  • Barra (bar)
  • Bojo (counter)

anatomia-do-tipo.jpg

O arranjo de tipos é a seleção de fonte, altura da letra (point size), largura da linha, espaçamento entre-linha (leading) e espaçamento entre-letras (kerning). Tudo isto visa melhorar a legibilidade do texto a ser escrito, facilitando o entendimento dele além de providenciar um conforto aos olhos de quem lê.

Mas não confunda leiturabilidade com legibilidade: Leiturabilidade é relacionada a língua em que o texto é escrito ou entendido – diz respeito a dificuldade da língua em si, e não sua aparência (um texto Shakesperiano em inglês da época possui uma leiturabilidade diferente dos livros da saga Crepúsculo, por exemplo). Já a legibilidade é a facilidade com a qual a mensagem em si (independente da língua) é entendida.

[h=2]Alinhamento[/h]Há cinco maneiras básicas de organizar as linhas de composição em uma página:

  1. Justificada: todas as linhas têm o mesmo comprimento e são alinhadas tanto a esquerda quanto a direita.
  2. Não-justificada á direita: as linhas têm diferentes comprimentos e são todas alinhadas á esquerda e irregulares a direita.
  3. Não-justificada á esquerda: as linhas têm diferentes comprimentos e são alinhadas á direita e irregulares a esquerda.
  4. Centralizada: as linhas têm tamanho desigual, com ambos os lados irregulares.
  5. Assimétrica: um arranjo sem padrão previsível na colocação das linhas.

[h=2]Dicas importantes[/h]Alinhamento: Evite alinhamento centralizado em textos longos. O excesso de espaço branco nas laterais tende a fazer a pessoa se perder. Opte por textos alinhados a esquerda, sem justificativa (caso as palavras fiquem com espaçamento grande d e m a i s entre elas)

Contraste: Nunca utilize tipo claro em fundo claro, ou tipo escuro em fundo escuro. Opte sempre pelo contraste. Afinal de contas, texto é para ser lido! Para impressos, o melhor é sempre letra preta no papel branco. Já para os computadores, há muita divergência de opiniões: para muitos, letra branca em fundo preto é menor pois na tela o branco é uma luz emitida, enquanto o preto é ausente (o que supostamente deveria facilitar a leitura além de não consumir tanta energia elétrica). Mas isto ainda é disputado. De qualquer maneira, contraste sempre.

Use apenas uma categoria de fonte: Se você fizer um texto todo com uma fonte serifada, utilize apenas fontes serifadas no resto do texto. Não mude no meio do caminho, pois isso pode trazer uma confusão visual ao leitor. Claro que se você quiser usar uma fonte como título de um texto e prosseguir com uma fonte diferente, manda bala. Mas…

Se for mudar de fonte, deixe óbvio a mudança: Dá pra criar um texto com título em Georgia e corpo do texto em Helvetica (serifada e sem-serifa, respectivamente). Mas deixe óbvio a mudança – use uma cor diferente, um fundo diferente, ou um tamanho de letra diferente. Além de criar um impacto visual melhor, a pessoa não fica achando que o designer errou na hora de utilizar suas fontes.

[h=2]Infográfico sobre tipografia[/h]E pra facilitar a sua vida, eis um infográfico explicando tudo que falei acima.

tipografia-small2.jpg

 

fonte:http://design.blog.br

 

 

 

 

 

- Criativosfera - A primeira escola online de design!

 

A Criativosfera – uma ex-comunidade de designers – mudou de rumo. Agora, este projeto idealizado pelo Grupo Design Blog será a primeira escola online gratuita de design do Brasil.

logo-horizontal-transparente-620x176.png

Por onde começo a aprender sobre design?“. Por muito tempo, essa pergunta ficou sem uma resposta definitiva. Sempre variava entre “faça uma faculdade” e “leia esses vários livros que podem te dar mais dúvidas ainda”. Não mais. A Criativosfera chegou para iluminar o caminho daquela pessoa interessada no design, ou que já está cursando uma faculdade mas sente falta de alguns assuntos.

O primeiro curso disponibilizado será o de “Design 101″ – ou seja, uma introdução ao design básico. Este primeiro curso vai ajudar estudantes a entenderem do que se trata o design e se este é o caminho certo para eles. E mais cursos estão por vir, incluindo “Design Intermediário”, “Web Design Básico / Intermediário / Avançado”, cursos de software e mais.

Na Criativosfera, o aluno tem acesso a vídeo-aulas online que ele pode visualizar a qualquer hora e de qualquer cidade ou país, expandindo seus conhecimentos sobre design.

[h=2]Qual o diferencial entre a Criativosfera e vídeo-tutoriais no YouTube, por exemplo?[/h]A grande diferença está no fato de que, ao se cadastrar e concluir o curso, o aluno recebe um certificado de participação que poderá ser usado no seu currículo, mostrando a carga-horária e informações das notas daquele aluno. Além disto, ele tem acesso a aulas em sequência e pode tirar dúvidas com os professores.

[h=2]Quanto vai me custar isto?[/h]Nada. Zero. Nothing.

A Criativosfera é uma escola online 100% gratuita. Esse modelo promete ser uma inovação no mercado, pois dá livre e irrestrito acesso ao conhecimento, seja para designers novatos ou aqueles a mais tempo no mercado.

[h=2]Como faço para participar?[/h]É só você se cadastrar no site oficial criativosfera.com e você terá acesso as aulas.

 

 

 

 

lele3s.pngBlogs

 

Vale a pena conferir esses dois excelentes blogs o Design e o Chocola Design, ambos possuem vários artigos, inspirações e tutoriais bem inspiradores, fica a dica!design.blog.br

chocoladesign.com

 

lele3s.pngInspirações

Sun-n-Fun-Cards-l.jpg

QUEEN-OF-VAMPIRE-l.jpg

Village-Voice-Fall-Arts-Guide-l.jpg

The-Difference-l.jpg

Gonzalo-Contreras-Business-Card-l.jpg

Pixel-Mosaic-Business-Card-l.jpg

Pintura-Digital-l.jpg

Little-Freddy-l.jpg

Just-Do-It-l.jpg

Way-To-Go-Ohio-l.jpg

 

 

 

lele3s.pngArtista

 

Vaughn Pinpin

 

Escolhi esse artista porque assim como ele sou fã do Pokémon e do diretor de cinema Tim Burton, e assim como ele já pensei no que daria uma mistura dos dois. Só que ele não ficou só pensando, ele colocou em prática e criou essas "bizarras" - quando eu digo bizarras na verdade quero dizer FANTÁSTICAS! - ilustrações dos Pokémons na "versão Tim Burton".

 

1.png

2.png

3.png

6.png

9.png

12.png

18.png

 

O plano do artista é desenhar os 151 pokémons da primeira geração, mas por enquanto ele desenhou apenas 23, porém vocês podem acompanhar o resto da criação e dos outros pokémons até então criados em seu Tumblr hatboy.tumblr.com

 

 

 

lele3s.pngTutoriais

- Aprenda a usar efeitos de retoque para realçar o tom da pele

- Mescle imagens de respingos com fotos para criar uma composição Surrealista

- Transforme suas imagens em obras de arte com essa técnica de pintura

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rhyon    23
Rhyon

Muito bom. Está sendo uma grande ajuda pois está me dando

tempo para poder continuar com as vídeo-aulas ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vHp    6
vHp

Acho MUITO foda esses cartões de visita criativos.

 

Sun-n-Fun-Cards-l.jpg

 

D+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vdzz    15
vdzz

Opa. Muito bom o folhetim. Artista da semana tem um estilo bem dahora, uma pena ele fazer apenas pokemon.

 

Valeu por compartilhar o boletim. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Blakk    26
Blakk

Nossa, muito bom o folhetim, achei as inspirações bem inspiradoras, se é que me entende.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
luishtfs    1
luishtfs

Muito boa a da mulher vampiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×