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Blakk

# Folhetim Design # 009

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Blakk    26
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Nona edição do Folhetim Design, espero que gostem, deixe seus comentários, é muito importante.

 

lele1.pngÍndice

 

- Artigos

- Inspirações

- Artista

- Tutoriais

__________________

lele3s.pngArtigos

 

Crie imagens, não cate lixo!

 

 

Imagens são um dos principais elementos visuais utilizados no Design Gráfico, mas que imagens usar? Vale a pena investir em fotos exclusivas ou a melhor solução custo/benefício é usar imagens de bancos de dados?

 

Exclusividade

 

O maior benefício de criar as próprias imagens (e consequentemente, o maior problema de usar imagens de bancos de dados) é a exclusividade.

Uma imagem de um banco de dados pode ser usada por qualquer pessoa em qualquer tipo de trabalho. O menor dos riscos é ver seu concorrente usar a mesma imagem, mas os problemas podem ser bem maiores.

Todo tipo de material que é vinculado a um logotipo acaba por fazer parte da “marca”. Preste atenção e verá que as fotos que a Coca-Cola usa, por exemplo, costumam seguir sempre o mesmo estilo.

No momento que você usa uma imagem pronta, esta correndo o risco de usar uma imagem que já foi vinculada a outros “valores”, muitas vezes diferentes daqueles que você quer que ela transmita ao usuário.

 

A imagem se adapta ao trabalho

Talvez uma das maiores vantagens de poder produzir a imagem se será utilizada é que você pode fazer exatamente aquilo que planejou. Quando se usa imagens prontas, nem sempre isso é possível. Essa adaptabilidade ajuda que fatores “externos”, digamos assim, não atrapalhem seu projeto e sua criatividade.

Além disso, poder controlar todos os elementos compositivos de uma composição dá um poder muito maior ao designer, que pode, desta forma, fazer um trabalho muito melhor (pelo menos deveria fazer isso!).

 

Conheça o sentido de “imagem”

Fazer as fotografias, ou contratar um fotógrafo nem sempre são coisas que se encaixam no seu orçamento. Mas lembre-se: fotografia não é a única fonte de imagens.

A tipografia, trabalhada da forma correta, pode agir tanto como elemento textual como quanto imagem, e essa pode ser uma das melhores e mais ágeis alternativas na hora de criar sem usar coisas prontas.

Textos escritos à mão, usando técnicas mais artesanais, etc, tudo isso ajuda a criar um trabalho diferenciado e que se destaca entre os demais. O anúncio abaixo é da empresa Batavo (publicado na fan page do Comunicadores), embora use de fotografias, o elementos principal foi feito à mão, é exclusivo e transmite exatamente aquilo que a emprese quer:

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Além da tipografia, também é possível trabalhar com elementos abstratos. Claro que nem todo projeto comporta esse tipo de abordagem, mas muitas vezes ela é uma boa saída. O caminho da abstração é arriscado, pois para se obter um bom resultado o designer tem que ter um controle total da forma, e não são todos os profissionais que possuem tal domínio. Além disso um trabalho abstrato costuma restringir mais o público que irá entender o significado da peça gráfica.

 

Tempo é dinheiro, saiba dosar suas atitudes

Tempo é dinheiro, todos conhecemos esse ditado. Criar as próprias imagens demanda de bem mais tempo que procurar uma imagem pronta. Cabe ao profissional saber quando é possível investir mais dinheiro e tempo em um projeto em prol de um resultado melhor e mais diferenciado.

 

 

 

A história por trás do cartaz "Keep Calm"

 

Se você ainda não viu uma das várias paródias do cartaz “Keep Calm and Carry On”, você provavelmente é novo aqui na internet. Caso você já tenha visto, mas nunca soube por que este cartaz é uma das obras que melhor define o século atual, está na hora de você descobrir.

 

keep-calm.jpg

 

O ano era 1939, início da Segunda Guerra Mundial. A Grã-Bretanha estava sendo ameaçada pela Alemanha de Hitler e uma invasão era iminente. O Ministério das Informações britânico então começou a produzir uma série de três cartazes com o intuito de aumentar a moral do público inglês.

 

Durante as primeiras semanas de guerra, dois cartazes foram produzidos e distribuídos por toda Grã-Bretanha: “A liberdade corre perigo. Defenda-a com todas as suas forças” (“Freedom Is In Peril. Defend It With All Your Might“) teve 400 mil cópias impressas, e “Sua coragem, sua alegria, sua resolução nos levará a vitória” (“Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory“) teve 800 mil impressões.

Os cartazes eram simples, com uma tipografia amigável e de fácil leitura, e continham o Selo Real (a coroa do então Rei George VI).

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Muitos naquela época não estavam a par do terceiro cartaz, que teria sido distribuído caso a Alemanha conseguisse furar o cerco de proteção e efetivamente invadisse a Grã-Bretanha. O cartaz, com fundo vermelho e seguindo a mesma linguagem visual dos outros cartazes, tinha uma só mensagem.A mensagem tinha como objetivo assegurar a população de que tudo iria se resolver, de que o governo estaria ainda protegendo-os e que em breve tudo voltaria ao normal.

 

Essa mensagem era: “Mantenha a calma e siga em frente” – “Keep Calm and Carry On“.

keep-calm-and-carry-on.jpg

Felizmente, o temido nunca ocorreu; a ilha sobreviveu ao blitzkrieg nazista e as várias tentativas de ocupação pela Alemanha de Hitler e o cartaz nunca viu a luz do dia. Pelo menos, até o ano de 2000.

 

Em 2000, 55 anos após o término da Guerra, uma das poucas cópias do pôster foi descoberto num sebo britânico ao norte da Inglaterra. A dona do sebo gostou tanto do cartaz que mandou emoldurá-lo. O cartaz fez sucesso na loja e logo os donos do sebo mandaram fazer re-impressões para seus clientes.

 

O cartaz tornou-se uma febre em pouco tempo e espalhou-se pela internet. Como que algo do século passado pode influenciar tanto nos dias de hoje? Talvez seja a simplicidade ou o design atemporal, mas provavelmente é devido a frase retratada, que até nos dias de hoje ela é reconfortante e inspira à confiança nas pessoas durante os tempos difíceis. “Mantenha a calma e siga em frente” representa uma necessidade atual.

 

E como não é de se espantar, logo começaram a surgir as paródias (como o cartaz “Now Panic and Freak Out“), chegando quase a obscurecer o original. O cartaz “Keep Calm” virou uma febre na época digital atual, e agora você já sabe por que.

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Até eu entrei na brincadeira e fiz o meu!

 

 

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Esse vídeo (no melhor sotaque britânico), explica um pouco mais sobre o surgimento do cartaz – além de fazer uma propaganda básica do sebo onde o primeiro exemplar foi encontrado, a Barter Books.

 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FrHkKXFRbCI

 

 

fonte: design.blog.br

 

 

 

lele3s.pngInspirações

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Source:http://www.behance.net/gallery/Come-on-Baby-Like-My-Fire/4761769

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Illustrations2012/5458677

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/MTV-SUMMER-Ident/6356467

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/MTV-SUMMER-Ident/6356467

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/A-colorful-logo-year-2012/6347321

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Big-Family-Team-Color-characters/2980815

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Big-Family-Team-Color-characters/2980815

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Bookingcom-Corporate-Identity/4370615

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Iron-MaSH/6234959

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Iron-MaSH/6234959

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Iron-MaSH/6234959

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Iron-MaSH/6234959

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Iron-MaSH/6234959

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Southern-Colour/2216780

 

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Source:http://www.behance.net/gallery/Beautiful-Faces/6230499

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Source:http://www.behance.net/gallery/3D-Character-Design/6235835

 

 

 

lele3s.pngArtista

Maxim Verehin

O russo Maxim Verehin trabalha com ilustrações digital e produz peças com grande utilização de luz e sombra, com inspiração de personagens de jogos e da mitologia.

 

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All rights to Maxim Verehin

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All rights to Maxim Verehin

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All rights to Maxim Verehin

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All rights to Maxim Verehin

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All rights to Maxim Verehin

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All rights to Maxim Verehin

 

fonte: http://www.criatives.com.br

 

lele3s.pngTutoriais

Texto "Peludo" fácil no Photoshop

Brincando com 3D no Photoshop CS6

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Convidado Valdemiro   
Convidado Valdemiro

todos ficaram bonitos parabens

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Ryuuzaki    0
Ryuuzaki

ótimo folhetim, parabéns cara.

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luishtfs    1
luishtfs

Parabéns mesmo, legal a história

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