Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Stigal

[Tutorial] Criando Sua Propria Arma!

Recommended Posts

Stigal    31
Stigal

Eai Tibianos!

Venho Mostrar Como "CRIAR" Suas Proprias Sprites No PAINT!

 

Índice

 

 

 

  • O que você vai precisar
  • O que eu vou precisar
  • Configurando o paint
  • Criando suas próprias armas

 

 

O que você vai precisar:

 

 

  • Paintbrush
  • O mínimo de destreza com o mouse (experimente treinar no palhaçinho do painel de controle que ajusta a velocidade dos 2 cliques )
  • O mínimo de visualização espacial

O que eu vou precisar:

 

 

  • Paintbrush
  • Um senso sobrenatural de percepção pra sacar o que vc não sacou e postar antes que você pergunte

 

Configurando o paint:

Primeiro de tudo, tenha em mente que você na maioria das vezes vai fazer pixel por pixel, e raramente fará poucas retas (com a cruzinha que você puxa) para obter sprites mais detalhados do que um boneco palito ou uma espada palito também (pois é, elas existem).

Seu espaço de trabalho corresponde a 32x32 pixels = 1024 pixels (omg). Então, abra logo seu paintbrush e ajuste o tamanho da imagem para este. Em seguida, visualize o que você vai desenhar (não precisa ser exatamente aqui que você vai seguir esse passo), e pense nas cores que você irá usar. Começe alterando as cores do seu paint para uma escala de tons mais claros para tons mais escuros das cores que você usará.

Por exemplo, você pensou em fazer uma lâmina de uma espada com a cor cinza, como alterar as cores para poder usá-las como eu quero? Basta dar 2 cliques para que a seguinte janela apareça:

 

tuto01nv2.jpg

 

Mova a setinha preta à direita da escala de cores e voilà.

"Omfg, r0xz0r, eol fix um cinzah maix ixcuro q u q tava aki e maix claro q u pretuh! Deu?"

Eu creio que para um sprite mais detalhado, não... Mas em todo caso, quem define isso é você, a quantidade de tons de uma cor fica de acordo com o que você tem em mente. Mas uma boa quantidade para uma espada seriam pelo menos uns 6 tons de cinza.

 

tuto02as5.jpg

 

Faça isso com mais umas 2 ou 3 cores a depender do se sprite e aí é só preencher

Bom, claro que você não precisa fazer isso ANTES de começar a criar seu sprite, pode ser durante, mas é sempre bom que você tenha uma idéia do que vai fazer...

Eu, na maioria das vezes, uso a cruz que puxa setas, pois ela simplifica as coisas, por fazer linhas ou pontos.

Selecione também com o botão direito a cor do background, para não haver necessidade de usar a borracha (afinal você está trabalhando com pixels, então não há mal em apagar um por um quando você errar).

 

Criando suas próprias armas:

 

Bom, vamos continuar com o exemplo da espada. Primeiro, vamos criar algo simples. Uma espada simples com um eixo de simetria. Uma boa dica é definir se esse eixo é vertical ou diagonal, e traçar uma reta por cima dele.

 

tuto03tk5.jpg

 

Nesse caso, eu escolhi diagonal pra aproveitar melhor o espaço (já que a lâmina e o cabo afinam na extremidade).

Faça a divisória da lâmina e do cabo da espada, e começe a fazer os contornos da sua espada.

Dois grandes amigos seus aqui são a lupa e o ctrl + z. Use e abuse deles.

 

tuto04ia2.jpg

 

"AEOL, minha espada tah prontah, mas eu postei no ot e todo mundo achou feio E ME XINGOU! o q eu faço?"

É lógico que a espada não está pronta... Vamos fazer umas alterações no contorno e partir para as cores. JAMAIS caia na burrada de usar o balde de tinta quando terminar os contornos. Seria o mesmo que matar uma formiga com um canhão. Lembre-se de manter a simetria.

 

tuto05un7.jpg

 

Arrá! Bem melhor, hein? Começemos da lâmina e do cabo.

 

tuto06xg0.jpg

 

Repare no cabo - primeiro, é feita uma linha com o tom mais escuro; em seguida, partindo dela uma linha com os tons mais claros de forma intermitente - e a lâmina, que você simplesmente escurece gradualmente (para isso é necessário um pouco de prática para não deixar o sprite "zoado")

Pronto! Agora, vamos visualizar ela no tamanho original. Apesar da minha miopia, me parece que o cabo ficou um pouco fino, então vamos adicionar uma linha de pixels de cada lado para engrossar o cabo (lá ele!).

 

tuto07ae0.jpg

 

"Ueh, maix agora ficou mtuh grossuh! O q eu fassuh?"

Simples, lançe mão da seguinte artimanha: preencha pontos não-consecutivos desta linha de cinza.

 

tuto08vj8.jpg

 

Preenchendo com uma cor mais clara, a linha dá a impressão de estar pontilhada, o que - acredite - causa o efeito de aparentar ser mais fina, e ainda parecer também que possui aqueles espaços para os dedos nos cabos de arma. Matamos dois coelhos numa só cajadada!

Agora, vamos dar uma ajeitada nesse suporte que me parece muito fino pra uma arma desse porte. E claro, pôr algo bunitim nela, como um rubi cravejado.

 

tuto09fv4.jpg

 

"Nussa, qui spada biita sôr!"

Note que o rubi usa apenas 3 tons de vermelho, a manha toda está na sua sensibilidade para a diferença entre eles. Done!

 

spadatestept6.jpg

 

Para criar machados, leia o complemento que eu adicionei agora:

 

A diferença básica de machados pra espadas, em termos de sprite, é que os machados são bem mais dificéis. Você vai ter que trabalhar bem o contorno (pra dar o estilo) e as cores (pra dar profundidade), as espadas nem tanto :B

Vamos começar com um eixo de simetria vertical.

 

tuto10eq9.jpg

 

Repare que não há como centralizar uma única linha, afinal você está trabalhando com 32x32 pixels como eu já disse. Mas isso não é problema, porque o machado que eu escolhi fazer aí é um machado duplo, e o cabo tende a ser grosso mesmo (lá ele).

Agora, defina os limites das lâminas (sempre simetricamente).

 

tuto11ac3.jpg

 

Bom, vamos às lâminas. Faça algo bem redondinho pro começo. Se você não souber como fazer a parte de cima diferente da de baixo deixe elas simétricas, traçando você mesmo um eixo de simetria horizontal, a partir do meio do limite das lâminas, como na figura (lembre-se: como o eixo normal usa duas linhas, este também usará).

 

Quando acabar, apague o eixo horizontal. Apenas não o apague se você tem alguma coisa em mente do que fazer com ele, porque eu não tenho XD.

O cabo ficou meio fino, vamos passar uma linha de cada lado. Eu também odiei essas lâminas, elas eram só pra já ir dando forma. Vou dar uma geral nelas . Uma boa idéia aqui é ir fazendo tudo de um lado, e quando acabar ele, selecione-o com aquele quadrado pontilhado, copie, cole e ai aperte control + R com sua duplicata selecionada. Inverta horizontalmente, e encaixe direitinho no cabo (ui!). E aí, um abraço, lâmina feita.

 

tuto13ef3.jpg

 

Olhe que eu diminuí bastante a lâmina, aquela joça tava muito desproporcional. Agora melhorou até, mas ainda não está chuchu beleza. Vamos partir para o cabo então e ver no que dá.

 

tuto14dn4.jpg

 

Agora sim, já tá parecendo com alguma coisa que lembra um machado, hein?

Pense em algum enfeite pra por no machado. Eu pensei em pôr uma águia

Claro que você pode muito bem elaborar seu Wooden Double Axe (Não pôr nada na lâmina), mas ai seria melhor compensar com as cores (dando uma boa profundidade) para não ficar aquela caca.

 

tuto15di4.jpg

 

Neste caso, escolhi um enfeite relativamente simples para demonstrar como se fazem essas coisas. Me perdoe, mas eu não vou poder ajudar mais do que isso, já que eu não sei o que sua mente pornográfica pode pensar. Eu apenas recomendo que você mentalize bem como vai fazer esse detalhe.

Vamos colorir e finalizar XD.

 

 

 

Pra colorir axes, escolha cinzas muito mais escuros pra fazer a lâmina e tons muito mais claros pra colorir a parte opaca (o famoso "meio" da lâmina). A manha de dar profundidade às lâminas é a diferença entre a claridade das cores dessas duas partes. A idéia para colorir a águia seria prata pra pena, dourado pro bico e as patas (que eu adicionei depois ali) e o olho de vermelho.

 

Done!

 

tutoaxexj5.jpg

 

Expliquei bem rapidinho mais ou menos como faz este axe mais simples, e no final acabei salvando ele em jpg (não cometam essa burrada pra não perder os trabalhos, jpg deturpa tudo). Desculpem-me pelo fato da penúltima figura não estar 100% pra vocês verem ><

 

Agora, já que vocês pegaram o espírito de armas do tipo "melee", vamo passar para as armas que atuam a distância

 

Vamos fazer com um bow.

 

tuto17hw2.jpg

 

Para dar forma, primero o cantinho ali do arco. Se você não conseguir fazer simétrico, use a mesma dica do machado (copie, cole, inverta e/ou gire e encaixe).

 

tuto18qq7.jpg

 

Note que eu uso um eixo de simetria, mas este está invisível (só nessa figura eu fiz uma linha branca por cima). Vamos deixar o arco maçiço agora...

 

 

 

Bom, agora sim temos um contorno! Na maioria das vezes, quando fizer um arco, vá engrossando o cabo a medida que ele chega no meio (LÁ ELE)

Dá pra fazer algo melhor =_= Vejamos...

 

tuto20xn1.jpg

 

Hmm, agora sim! Aproveitei e fiz a corda logo, simplesmente fazendo uma reta ali no canto. Agora vamos colorir. Eu pensei nesse arco como algo representando o elemento Earth.

 

tuto21gh1.jpg

 

Repare nas cores que eu usei (ali na barra embaixo). Esse tá mais detalhado (com mais cores diferentes), inclusive algumas vezes eu até ignorei o contorno preto, o que ocorre com vários items do Tibia normal :B

Conforme você for melhorando seus sprites, mais e mais cores eles usam (dê um saque nos items do Tibia mesmo).

Bom, mas se eu me lembro bem, as armas encantadas com emerald geralmente tem vinhas saindo e esse tipo de coisa né? Vamos adicionar alguma viadagem desse tipo.

 

tuto22vi8.jpg

 

É, até que não ficou tão ruin!

 

tutobowfq7.png

 

A esta altura, vocês já devem estar familiarizados com a criação de armas. Lembre-se que o principal é ter uma boa idéia de arma e visualizá-la bastante

Idéias como uma arma de algum elemento ou relacionada a algum set ou outro tema qualquer são sempre válidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Henke Rula    4
Henke Rula

Belo post Stigal.

 

Aprovado e Movido.

Compartilhar este post


Link para o post
Stigal    31
Stigal
Belo post Stigal.

 

Aprovado e Movido.

Obrigado pelo elogio e por aprovar.

Abrço.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×