Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Medargo

Posicionando tufos

Recommended Posts

Medargo    0
Medargo

POSICIONANDO TUFOS

 

Bem galera, vou mostrar a técnica que eu uso para posicionar os tufos de grama (ID: 6216-6219) na nature do mapa.

LEMBRANDO: Isso é apenas a técnica que EU uso, não é obrigatório fazer dessa maneira.

 

Eu particularmente acho bem prático e rápido essa técnica, vamos lá!

 

Primeiro eu lhes apresento o terreno no qual o tutorial será desenvolvido, e os IDs que serão utilizados:

 

xZtU8c.png4EjqKj.png

 

Repare que o ID 6216 é o mais "volumoso", e que o ID 6219 é o menos, e que os IDs 6217;6218 são os intermediários, o método é o basicamente o seguinte: Na natureza, posicionaremos o id mais volumoso (6216) com menos frequência enquanto o ID 6219 será utilizado mais frequentemente, os outros serão utilizados moderadamente. Minha técnica é começar preenchendo o terreno com o ID 6217 que será utilizado menos vezes.

 

NOTA: Eu prefiro não utilizar o ID 6216, acho ele feio.

 

Coloque eles relativamente longe um do outro, o espaço entre eles será preenchido com os tufos menores. Dei um destaque na imagem na direita pra facilitar a visualização.

 

3m6WRf.png

 

Depois de ter feito isso, vamos colocar um ID menos volumoso próximo aos ja colocados, agora utilizaremos o ID 6218:

 

Il2tj_.png

 

 

Note que posicionei eles ao redor dos maiores, os círculos AZUIS rodeiam os circulos VERMELHOS.

Depois de ter feito isso, é hora de posicionar os menores tufos, os de ID 6219, faremos o mesmo procedimento, os tufos menores rodeiam os vermelhos e preenchem muito dos espaços entre os tufos maiores.

 

Qy5_TW.png

Repare que a ordem decrescente de frequência dos IDs é: 6219 > 6218 > 6217

Outro aspecto a ser observado é que a parecido com a lógica do espaço das cidades do mundo fisico, imagine que os tufo maior é uma metrópole que é rodeada por cidades médias (tufos médios) que são rodiadas por cidades menores (tufos menores).

 

Ficou pronto :D

DICA DO LEUN:

Lembrando que se colocar alguns IDs como o 6219 ou o 9218 isolados não tem problema nenhum, não é obrigatório seguir esse padrão de grupinhos, é só uma técnica!

 

--

 

IMPORTANTE:

 

Vou mostrar dois erros que normalmente são cometidos por iniciantes quando usam os tufos:

sEoFU8.png

1) Uso exagerado dos tufos: Não que seja errado, mas fica horrivel no mapa, e muitas pessoas insistem em fazer isso, especialmente usando o ID 6219.

2) Sobrepor tufos: Erro cometido por muitas pessoas, colocar tufos em cima de tufos, ou de certos outro objetos como arvores, é ERRADO, já há anos que mappers experientes apontavam esse comum erro, mas ainda há pessoas que insistem comete-lo.

--

 

É isso aí pessoal, acho que não esta faltando nada, então ta aí! (Y)

Qualquer duvida/sugestão/critica, poste aqui no tópico.

Editado por Medargo

Compartilhar este post


Link para o post
Leun    2
Leun

Demorou pra alguém fazer um tutorial assim.. 6216 apavora taloc rsrs

eu não gosto de seguir esse padrão, lembrando a galera que tenque ter liberdade também, da pra por um tufo 6219 ou 6218 sozinho sem nenhum problema, não precisa necessariamente ser em grupos/colonias que seguem essa ordem.

Compartilhar este post


Link para o post
Medargo    0
Medargo

Valeu pelo toque leun, você ta certo, não há problemas em colocar alguns tufos isolados e fugir desse padrão de grupinhos, já adicionei oque você mencionou!

Compartilhar este post


Link para o post
nailo    2
nailo

Não é nada pessoal,mas vou colocar o link deste tutorial em indicação no meu "Nature",para o pessoal aprender este truque maravilhoso,que até eu mesmo gostei :D!

 

Parabéns,ficou ótimo o tutorial.

 

@Tutoriais meus:

Mais estão chegando fique por dentro :l

Compartilhar este post


Link para o post
Fixthow    33
Fixthow

Caramba, não entendo nada de mapping, mas vim só elogiar o teu tutorial. Me parece muito bom, parabéns por ajudar a sessão crescer!

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×