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Blakk

# Folhetim Design # 011

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Blakk    26
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Pretendo voltar com o Folhetim semanal, espero que gostem desta edição, deixem suas criticas e sugestões.

 

lele3s.pngÍndice

 

- Artigos

- Inspirações

- Artista

- Tutoriais

 

_________________

 

 

 

lele3s.pngArtigos

 

Design usando os 5 sentidos

 

Audição, olfato, paladar, tato e visão; esses são os 5 sentidos tradicionais. No design, usamos muito a visão e o tato fica em segundo lugar (ainda mais para design de produto). Mas como podemos melhorar e utilizar os 5 sentidos em nosso design? E por que deveríamos?

 

Existem poucas experiências na sua vida que irá atiçar todos os seus cinco sentidos ao máximo – uma destas experiências é o sexo. E mesmo quando o sexo é ruim, ele é bom. Mas o que isto tem a ver com o design?

Já ouviu falar que “sexo vende”? Vemos isso aplicado a comerciais: pessoas bonitas e saudáveis, trajando pouca roupa, fazendo movimentos eróticos. E isto vende, pois sabemos que esse ato ativa nossos cinco sentidos. E o design pode se aproveitar disto (dos sentidos, não do sexo…isto seria assunto para outro artigo).

No design focamos tanto em boa aparência, em estimular nosso sentido visual – mas e se pudéssemos também ativar o senso de toque, cheiro, som e gosto? Isto elevaria a experiência do usuário no design a outro nível. Foi com isso em mente que Jinsop Lee decidiu compartilhar sua teoria de “design dos cinco sentidos”, com gráficos úteis e exemplos interessantes. Confira o vídeo abaixo (ou confira aqui):

 

Com um pouco de esperança, essa palestra de Lee tenha aumentado sua curiosidade para pensar como que os outros sentidos podem ser incorporados ao design.

Deixo abaixo o seguinte GIF, que parece bobinho mas que (em muitas pessoas) pode dar a aparência de emitir som. Ou seja, design visual e auditivo – por que não?

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Como você acha que o design pode estimular os cinco sentidos? Comente!

 

 

 

 

Oque doces e ícones tem em comum?

 

 

Doces e ícones possuem mais em comum do que você poderia imaginar. E não é só a vontade de comer alguns ícones de tão apetitosos que eles parecem ser – não, vai mais fundo do que isto

 

Quem não gosta de doces? Mesmo se o seu “eu” adulto não queira admitir, sua criança interior está com a mão levantada. Você lembra de quando você era uma criança, quanta atenção você prestava ao selecionar qual docinho comprar no mercado?

Por você não poder provar os doces antes de comprá-los, não era possível saber quão delicioso o doce era. O único jeito era comprar aquele doce com uma embalagem chamativa.

Da mesma maneira, as AppStores (como a AppStore do iOS e Google Play) se tornaram grandes doceria para pessoas interessadas em apps, serviços e soluções empresariais. Cada aplicativo é como um doce e cada aplicativo / doce tem seu próprio ícone / embalagem na loja. As cores vivas e fontes bem elaboradas chamam sua atenção na doceria, então por que o ícone do seu aplicativo deve ser diferente?

Seu ícone chama a atenção? Qual mensagem ele comunica?

 

O ícone aumenta o desejo de uma pessoa visualizando a página de apps, fazendo ela comprar e usar o aplicativo. Isto quer dizer que o ícone não é apenas mais um aspecto do programa, mas uma necessidade.

Você compraria doces sem embalagem? Eu não, pois os doces mais gostosos são embalados!

O ícone / embalagem deve motivar o usuário a testar e comprar o aplicativo / doce. Se seu software é tudo que o seu cliente precisa, então você deve apresentá-lo desta maneira! Tudo é importante quando o assunto é design de ícones e outras formas: as cores, os materiais e o mais importante: informatividade. Quais são suas mensagens principais e secundárias?

 

- O problema da maioria dos aplicativos atuais

 

O maior problema é que eles negligenciam o design do ícone.

A algum tempo os ícones super detalhados se tornaram uma tendência. De início, tudo era bonito e fresquinho – objetos do mundo real eram estilizados e colocados na proporção de ícones de iOS (quadrado com cantos arredondados). Com o passar do tempo, a AppStore ficou cada vez mais popular e as ideias foram repetidas até cansar.

Imagine um consumidor procurando por aplicativos que parecem idênticos, usando ícones quase idênticos de câmeras ou outros objetos, mas com funções completamente diferentes. Isto deu início a uma corrida armamentista ignorante por detalhes cada vez maiores nos ícones.

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A maioria dos usuários apenas vêem o ícone em tamanho de 114×114 px (no iPhone 4) e raramente visualizam numa resolução de 512×512 px quando baixam um aplicativo para o computador.

Isto não quer dizer que ícones de 512×512 px são desnecessários; eles são ativamente usados como material promocional e para outros fins, mas isto não quer dizer que são ideais para serem usados como ícones de aplicativo.

- O ícone deve ser apenas um ícone

 

Simples assim.

Os clientes sempre tem um interesse em estar a frente das tendências e isso reflete em seus logos. Em breve, quase todos os novos aplicativos terão ícones similares e será cada vez mais difícil diferenciá-los do mar de outros apps, tornando a utilidade marketeira do ícone nula.

É aqui onde os designers espertos se sobressaem, seguindo a curva de tendências e analisando seus ícones e removendo os excessos. Pensando no aplicativo com a metodologia do ícone, eles vão focar no que realmente importa – um branding único em vez de tentar inserir todas suas habilidade de design em pequenos detalhes de um ícone minuto.

iphoneicon_02-620x161.jpg

Eventualmente, tudo irá voltar a forma e cor pura. O ícone será um logo e os livros de branding terão um novo capítulo.

O desenvolvimento de logos para aplicativos será mais rápido? Não.

Mais fácil? Pouco provável.

Os clientes vão compreender isto? Depende de nós, designers.

Nosso trabalho começa onde começa a criação e promoção destas tendências.

 

 

fonte:

design.blog.br

 

 

lele3s.pngInspirações

 

 

lele3s.pngArtista

 

Josh Summana

 

 

Hoje trazemos uma série de ilustrações criadas por Josh Summana, um jovem ilustrador da inglaterra que resolveu criar um projeto de remodelação de alguns personagens conhecidos dos games.

Josh pintou personagens como Sonic, Mario, Donkey Kong, bison entre outros.

Além dos resultados finais das ilustrações, Josh Summana gravou as etapas na hora da ilustração em vídeo, passando um pouco do seu conhecimento como se fosse um tutorial de ilustração.

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Todos direito reservados a Josh Summana.

 

fonte:

www.criatives.com.br

 

 

 

 

 

 

 

lele3s.pngTutoriais

Double Exposure no Photoshop

Efeito Colorido Super Fácil no Photoshop

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tapii    0
tapii

Muito legal, seu post bom deu para inspirar um pouco mais em meus projetos! :)

 

Ilustração e tudo hoje na internet e em seu projeto, uma coisa bem chamativa que atrai seu publico alvo

 

Parabéns espero que seu post inspire muitos aqui no forum!

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Jow Leite    2
Jow Leite

Legal, obrigado por compartilhar a nós essa noticia :)

Muito interessante os trabalhos do Josh Summana, talvez um dia eu tente fazer algo semelhante hahaha.

 

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Blakk    26
Blakk

Obrigado galera, também curti muito os trabalhos do Josh Summana.

Editado por Blakk

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Bytrexx    9
Bytrexx

Muito bom, a equipe de publicidade da Johnny Walker é totalmente foda!

ótimos artigos e ótimas inspirações!

 

Como você acha que o design pode estimular os cinco sentidos? Muito difícil de responder, mas acho que toda arte em si, até o "sexo", hahaha, provoca esses sentimentos.

Lembro de uma professora de artes, que analisava uns quadros, que ela sentia até frio, medo, uma imagem vale mais que mil palavras.

Editado por Bytrexx

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Rhys    16
Rhys

Fiquei indignado ao prestar atenção na GIF das torres. Não cheguei a escutar nada, mas senti sim meu ouvido ser estimulado de alguma forma.

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Razar    0
Razar

Gostei bastante.

Aguardando ansiosamente o folhetim #012

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