Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Blakk

# Folhetim Design # 012

Recommended Posts

Blakk    26
Blakk

images?q=tbn:ANd9GcSb0K3pwzloHYwejwcGZY7VtEga-ksMpyYkUScW4tiHUAcffpwl

 

 

Apresento a vocês a décima segunda edição do nosso Folhetim Design, espero que todos gostem desta edição, deixem suas criticas e comentários, obrigado.

 

 

 

 

lele3s.pngÍndice

 

- Artigos

- Inspirações

- Artista

- Tutoriais

 

_________________

 

 

 

lele3s.pngArtigos

 

Mas afinal, porque Flat Design faz tanto sucesso?

 

Fato: Flat Design está na moda! Novos sistemas operacionais, tutoriais, dicas e até sátiras desse 'modismo'. Entenda, de uma vez por todas, porque ele faz tanto sucesso e se prepare, porque ele veio para ficar.

 

 

A resposta pode ser extensa mas simples o suficiente para caber nesse post e o mais importante: entender e passar a usá-lo com a propriedade de quem sabe o que está fazendo; para isso você tem que entender a própria história, não da internet, mas do computador!

 

O mais correto seria a história do meio digital, mas como ele encontrou o computador como o seu receptáculo de maior sucesso para a difusão dessa cultura, podemos nos concentrar nele. Assim, a história do computador nos ensina uma coisa que sempre existiu mas que muitos só notaram décadas depois: até deram um nome legalzinho para ele, e esse nome foi interface.

flat-design-620x331.jpg

Interface também é fácil de entender: é um intermédio entre a máquina que opera sobre um monte de códigos, javascript, php e mais essencialmente o binário; para uma linguagem mais humana, compreensível. Ela é a ponte que conecta esses dois mundos; o tradutor entre estrangeiros de línguas distintas entre si.

A melhor forma de transformar essa tal de interface em algo funcional, no início dos tempos da computação pessoal, foi transportar o mundo real para o mundo digital. Nos escritórios, nós organizamos os nossos arquivos de papel em pastas de cartonado amarelado e os sistemas operacionais passaram a desenhar uma pastinha parecida com a pastinha de arquivos do mundo real. Uma representação iconográfica que diz: “Aqui é uma pasta e dentro dela tem coisas… como na vida real”

O mesmo aconteceu com os botões. A grande mudança necessária para o surgimento da comunicação nos meios computacionais foi comportamental. Posso até dizer “comunicação” pois existe uma troca entre a máquina e o humano (não gosto da palavra usuário pois me parece um drogado ou viciado em alguma coisa!). E a transformação, como eu disse foi comportamental, pois tirou esse humano da passividade para a atividade. O usuário (pronto, falei!) tinha que fazer alguma coisa; apertar botões como num painel de uma espaçonave!

Reparem também que os dizeres nos botões estão no imperativo. São palavras de ordem como “Aperte aqui” ou “Publique”, senão ele não vai fazer nada. Vai ficar olhando a tela como se fosse uma televisão esperando algo acontecer. Deve haver um convite a ação, tirar ele do conforto de assistir e agir; clicando naquele botão.

Hoje ainda encontramos algumas variações mais amenas com verbos no infinitivo: “Adicionar” ou “Deletar”. Mas você nunca verá um botão no modo passivo; algo do tipo “avançarei ao ser apertado!” ou ainda “se você quiser… esse botão foi feito para avançar”. Entendam uma coisa, os termos e as palavras usadas também é design, ok?!

Quanto ao aspecto visual, o botão também representava a realidade, ou seja, eles tinham o aspecto de botões em caixas 3D. E quando apertados eles ainda ‘afundavam’ para mostrar “esse botão foi pressionado”. Isso foi importante para educar quem o utilizava, para ensinar que ele deve fazer alguma coisa senão ele não sai do lugar. É como uma conversa em que você espera que o outro fale alguma coisa. Não é raro, meus pais na terceira idade ainda me perguntarem, “mas tem que apertar aqui?” Claro que tem…

Agora, depois dessa educação exaustiva é possível criar uma interface que não imite o mundo real e passe a criar a sua própria linguagem escrita e visual. Veja a imagem logo abaixo e você será capaz de entende-la perfeitamente. Flat e 100% visual.

icons.png

O Flat design faz sucesso porque é a evolução natural do homem no que diz respeito às interfaces digitais. Não que vá nascer um terceiro olho na testa e veremos o mundo levemente de cima. Eu só fico curioso em saber como serão os sistemas operacionais daqui pra frente, com esse novo entendimento de interface. Já temos uma prévia com o Windows 8, o novo iOS… mas eles aindam mostram uma pastinha quando querem se referir ao ‘folder’. Será que isso um dia vai mudar?

 

 

 

-10 logos com mensagens escondidas

 

Marcas são criadas para refletir a identidade de uma empresa e ser memorizada o mais rápido possível. Mas por que? A principal razão é que olhamos rapidamente para uma marca e não temos tempo de curtir o trabalho do designer. Neste artigo, vamos observar alguns logos com mensagens que os designers esconderam em seus trabalhos.

 

[h=3]1. Toblerone[/h]A marca do famoso chocolate suíço mostra o Matterhorn, a montanha mais famosa do país. O que poucas pessoas sabem é que você pode ver um urso dentro do espaço em branco da montanha. O urso é o animal que representa o cantão de Berna, local onde a Toblerone foi fundada.

 

toblerone-logo.jpg

[h=3]2. Cisco[/h]Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, uma das principais responsáveis pela internet funcionar no mundo, a Cisco foi fundada em São Francisco – cidade americana que é casa da famosa ponte de Golden Gate, que é mostrada de forma minimalista em seu logo.

cisco-logo.jpg

[h=3]3. Bronx Zoo[/h]Os espaços em branco entre as pernas das girafas mostram alguns dos prédios famosos do bairro de Bronx, na cidade norte-americana de Nova Iorque.

bronx-zoo.jpg

[h=3]4. FedEx[/h]A flecha no logo da FedEx (entre o “E” e “x”) já é bem famosa, mas o motivo pelo qual foi incluído nesse artigo é a adaptação do logo em árabe. Você ainda consegue visualizar a flecha, mas indo na direção contrária já que árabe é lido da direita para a esquerda.

fedex-logo.jpg

fedex-logo2.jpg

[h=3]5. Northwestern Airlines (logo antigo)[/h]Embora seja um logo que não é mais utilizado, ainda era interessante de mencionar. Ele combina o “N” de norte, “W” de oeste (“west”) e o triângulo pequeno que aponta na direção noroeste.

northwestern-airlines-logo.jpg

[h=3]6. Amazon[/h]Outro logo famoso. A flecha debaixo vai da letra “a” a “z”, sugerindo que a empresa vende de tudo, de A a Z.

Amazon-Logo.jpg

[h=3]7. Tour de France[/h]O logo da Tour de France parece normal, com uma tipografia elaborada e um pouco de cor. Mas se você observar com cuidado, pode ver um homem andando de bicicleta na letra “r” da palavra “Tour”.

tour-de-france.jpg

[h=3]8. Baskin Robbins[/h]A sorveteria norte-americana Baskin Robbins vende 31 sabores de sorvete, e eles indicam isto no logo com o “31″ em rosa.

baskin-robbins-logo.jpg

[h=3]9. Wendy’s[/h]A rede de restaurantes Wendy’s tenta trazer memórias infantis ao usuário incluindo a palavra “mom” (mãe) no colarinho da garotinha.

wendys-logo.jpg

[h=3]10. Basecamp[/h]Essa famosa ferramenta de colaboração ajuda a seus usuários concluírem tarefas, colocando uma marca na sua lista de afazeres, por isto que o pequeno “check” está escondido no logo deles.

basecamp.jpg

fonte: design.blog.br

 

 

 

 

 

lele3s.pngInspirações - WebDesign

 

 

 

 

 

 

lele3s.pngArtista

 

José Paulo

 

José Paulo nasceu em 1978 em Espinho e Apaixonado por fotografia de moda, publicidade criativa, manipulação de imagens e arte digital, faz retoque de imagem para o fotografo de moda Frederico Martins (fredericomartins.net). Desenvolve também trabalhos de arte digital como freelancer e dá workshops e Masterclasses de photoshop criativo em diversas instituições de ensino. José desenvolveu o trabalho Goodbye Steve, que esteve presente numa exposição em homenagem a Steve Jobs em Nova York juntamente com outros trabalhos de artistas digitais mundiais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos direitos reservados a José Paulo.

 

fonte: http://www.criatives.com.br/

 

 

 

 

lele3s.pngTutoriais

 

Criando um demônio no Photoshop

Montagem: Jogo de Xadrez

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Blakk    26
Blakk

Esses "defeitos" na formatação apareceram depois que postei, e eu não consigo editar nenhum post meu, se algum moderador quiser arrumar, sinta-se a vontade, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jow Leite    2
Jow Leite

Muito interessante tudo, principalmente as inspirações e os trabalhos de José Paulo! Excelente Folhetim blakk, obrigado por compartilhar!

Aliás , não vejo nenhum erro '-'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
constantine    33
constantine

Muito bom, tinha lido algumas matérias parecidas das logos em uma das matérias que estudei em publicidade propaganda, existem várias.. Parabéns pela iniciativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alexclusive    0
Alexclusive

Não li o tópico todo.. Talvez seria interessante dividir algo desse tamanho em duas ou 3 edições.

Facilitando assim a leitura do mesmo.

 

Os layouts me lembram os do wordpress!! Todos são uma ótima inspiração.

Agora essas artes eu vou ti falar viu...são umas imagens de chamar a atenção de qualquer um!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Garp    0
Garp

Que lindo tópico e imagens cara, irei tirar um tempo pra mim ler ^^.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bytrexx    9
Bytrexx

Leiam! Valem a pena!
Quando formos os melhores em design, ainda sim seremos os piores. 
Aprendendo cada dia mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alexclusive    0
Alexclusive

Lendo agora com mais calma, achei muito interessante as coisas "por traz" das logos.

De urso até de A a Z kkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×