Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Blakk

# Folhetim Design # 013

Recommended Posts

Blakk    26
Blakk

images?q=tbn:ANd9GcSb0K3pwzloHYwejwcGZY7VtEga-ksMpyYkUScW4tiHUAcffpwl

 

A décima terceira edição do Folhetim Design traz uma coisa diferente, ao invés do tópico Artista teremos o tópico WebDesign, deixem suas criticas e comentários, isso é muito importante, obrigado.

 

 

 

 

 

lele3s.pngÍndice

 

- Artigos

- Inspirações

- WebDesign

- Tutoriais

 

_________________

 

 

 

lele3s.pngArtigos

 

 

- Criatividade Móvel: aplicativos de desenho

 

Muitos designers carregam consigo um caderno de ideias para desenhar quando surge a inspiração. Mas os tempos mudaram e já é possível desenhar em aparelhos móveis, como o iPad. Essa lista de aplicativos de desenho podem te ajudar a tornar sua criatividade móvel.

 

 

Os avanços recentes em tecnologia têm permitido aos ilustradores aproveitarem ao máximo a liberdade proporcionada pelos tablets e outros dispositivos móveis, por intermédio de novos aplicativos para criação de desenhos vetoriais. Tanto ilustradores quanto artistas estão descobrindo que podem criar artes vetoriais em qualquer lugar, procurando inspiração em uma cafeteria ou curtindo um belo dia no parque.

Os artistas não estão trocando de vez seus cadernos de desenho por tablets, mas estão aproveitando a capacidade de fazer rascunhos, tomar notas e gravar inspirações e ideias rapidamente em um mesmo local. Os benefícios adicionais do uso dessa tecnologia incluem a flexibilidade de desfazer e refazer um traço várias vezes, a precisão na criação de formas comuns bem definidas, a variedade de cores e gradientes multicoloridos, pincéis personalizados, opções de exportação e muito mais.

Os aplicativos de desenho em vetor variam muito em termos de preço e recursos. Descrevo alguns dos aplicativos mais populares para iPad abaixo, para ajudar na escolha de qual pode ser o mais adequado à sua necessidade.

[h=2]iDraw[/h]istock_generic_194492.jpg

iDraw é um dos aplicativos de desenho vetorial mais populares disponíveis no momento. Ele tem alta classificação e foi recentemente recomendado pela Apple como o aplicativo número 1 de gráficos e design. Pode ser usado para criar qualquer coisa, desde desenhos técnicos detalhados até belas ilustrações artísticas. Usar o iDraw é como ter uma versão ligeiramente simplificada do Adobe Illustrator ao alcance de seus dedos.

O iDraw dispõe de uma ampla gama de recursos, numerosos demais para serem listados aqui. Os ilustradores podem começar com uma escolha de vários modelos em estilo de tela, incluindo papel quadriculado, papel de caderno, projeto e muito mais. Todos os modelos são totalmente personalizáveis, proporcionando flexibilidade ainda maior. As réguas de cada modelo podem ser definidas em uma variedade de unidades padrão como pixels, polegadas, centímetros e milímetros.

O artista tem a versatilidade à sua disposição com opções para desfazer e refazer várias vezes, bem como a capacidade de adicionar várias camadas. As camadas podem ser mescladas, excluídas e organizadas. Além disso, as formas dentro das próprias camadas podem ser agrupadas e organizadas de frente para trás, bem como alinhadas em posições relativas umas às outras. É possível colocar uma foto de referência em uma camada para ajudar o artista a criar sua ilustração.

As formas padrão são pré-programadas, enquanto as formas personalizadas podem ser criadas com o uso das operações de união, subtração, intersecção, exclusão, junção e divisão. É possível salvar essas formas personalizadas em bibliotecas de formas e reutilizá-las em ilustrações futuras. Formas exclusivas também podem ser criadas com as ferramentas ‘bezier’ e com a ‘caneta’. Contornos e preenchimentos personalizados podem ser aplicados a essas formas com opacidades diferentes, e sombras podem ser adicionadas para criar um efeito tridimensional.

Para ilustrações artísticas mais tradicionais, há as ferramentas ‘pincel’ e ‘lápis’ para pintar e rascunhar. Pincéis caligráficos podem ser aplicados no contorno de um objeto e setas e linhas tracejadas também podem ser adicionadas aos contornos.

[h=2]Inkpad[/h]istock_generic_194493.jpg

Inkpad é um aplicativo de ilustração especificamente projetado para alto desempenho em um iPad. Mesmo que ele não tenha tantas ferramentas quanto os outros aplicativos de desenho, ele é rico em recursos e pode rapidamente selecionar, dimensionar e girar centenas ou milhares de formas, sem reduzir a velocidade.

Os artistas ganham flexibilidade, podendo usar várias camadas em suas ilustrações. As camadas nesse aplicativo são ilimitadas e são facilmente renomeadas, reorganizadas, excluídas, desativadas ou bloqueadas. A transparência das camadas pode ser ajustada e as camadas ativas podem ser isoladas para fazer com que as ilustrações complexas possam ser editadas mais facilmente.

Caminhos compostos são criados facilmente e formas podem ser personalizadas com as operações de união, intersecção, exclusão e subtração. Além disso, a ferramenta ‘caneta’ pode ser usada para criar formas personalizadas.

As fotos podem ser colocadas em uma camada para fácil referência e a ferramenta ‘conta-gotas’ pode escolher cores da foto e salvá-las em uma biblioteca de amostras. Nuances podem ser aplicadas a objetos, com edição interativa feita diretamente na própria forma.

[h=2]iDesign[/h]istock_generic_194494.jpg

iDesign é um aplicativo de ilustração de vetor projetado para iPad, iPhone e iPod Touch. O recurso exclusivo desse aplicativo são os controles de deslocamento que permitem desenhar ilustrações de qualidade profissional, sem que seu dedo fique no caminho ou bloqueie sua visualização. Além disso, o iDesign oferece a opção de ‘salvamento automático’.

Com o iDesign, os ilustradores podem escolher telas de tamanho padrão, incluindo A1 a A5, carta e tablóide, bem como criar tamanhos personalizados. Réguas são disponibilizadas nas telas em unidades padrão, incluindo polegadas, pontos, pés, milímetros, centímetros e metros. O desenho preciso é facilmente obtido com o recurso ‘encaixar na grade’.

Como na maioria dos aplicativos de vetor populares, é possível definir fotos como imagem de plano de fundo para fácil referência e seleção de cores. As cores podem ser salvas em uma biblioteca de amostras. Com esse aplicativo, é possível usar formas padrão, incluindo estrelas e polígonos, e formas personalizadas, que podem ser criadas.

[h=2]Adobe Ideas[/h]istock_generic_194495.jpg

O Adobe Ideas tem menos recursos que alguns dos aplicativos de desenho de vetor mais complexos já apresentados, mas é um poderoso aplicativo de desenho, que se supera como caderno de rascunho digital. Ilustradores e artistas podem criar uma bela paisagem ou esboçar ideias neste aplicativo.

O Adobe Ideas inclui dez camadas de desenho, além de uma camada de foto para fácil referência. A ferramenta ‘conta-gotas’ pode ser usada para selecionar cores de sua foto de referência ou de outras partes do desenho. Camadas podem ser duplicadas ou mescladas, bem como movidas, giradas e dimensionadas independentemente, e a opacidade também é ajustável. Há várias ferramentas de desenho disponíveis que criam diferentes efeitos, incluindo as ferramentas ‘lápis’, ‘caneta’, ‘pincel’ e ‘marcador’ e a ‘borracha’. A ferramenta ‘balde de tinta’ pode ser usada para aplicar cores rapidamente dentro das formas.

Independentemente do aplicativo escolhido pelo ilustrador, muita liberdade e muita flexibilidade são garantidas com o uso de tablets para criar vetores. Depois de criarem suas obras-primas, os usuários podem exportar seus arquivos em diversos formatos, incluindo PDF e SVG. Os arquivos podem ser abertos no Illustrator para os toques finais.

[h=2]Concluíndo[/h][h=2][/h][h=2][/h][h=2][/h][h=2][/h]Embora tenha me concentrado em vários aplicativos populares e funcionais para uso em um iPad, a variedade de dispositivos e possibilidades é muito ampla. Com aplicativos como esses, o design móvel nunca foi tão acessível e versátil. Está claro que, com a tecnologia e a liberdade criativa que eles proporcionam, as ilustrações e os vetores digitais continuarão rompendo barreiras.

- Fotos vs. Ilustrações: quando usar qual formato

 

Geralmente há uma diferença óbvia entre fotos e ilustrações. O que pode não ser tão óbvio é saber quando é melhor usar uma fotografia ou uma ilustração em um respectivo projeto. A seguir, forneceremos uma base sólida de quando e porque de cada formato visual.

 

 

Untitled-1.jpg

 

Fotografias são mais fundamentadas na realidade do que as ilustrações. Para retratar algo de forma literal, as stock fotos são uma opção clara, especialmente se você estiver vendendo um produto físico específico como comida ou roupas. Corporações de grande porte geralmente escolhem fotos para evitar parecerem surreais ou provocativas. Nos setores nos quais a competência e o profissionalismos são essenciais – como em viagens aéreas, segurança corporativa ou extração de petróleo – é mais provável ver fotos no trabalho.

Isso não implica que as fotos sejam a única boa maneira de detalhar a descrição visual. Muitos fotógrafos são deliberadamente irreais, por meio da composição criativa, ilusão ótica e manipulação digital. Mas isso tira proveito da ambiguidade da arte pura e é melhor usada para expressar um tema ou uma ideia abstrata, não um produto específico. Por exemplo, a imagem acima contém elementos de fotografia, mas seu estilo “foto-ilustração” obviamente funciona melhor do que uma metáfora (a menos que sua empresa venda poltronas navegáveis).

Isso é um atributo da fotografia no qual as ilustrações encontram poder. Ilustrações podem ignorar livremente a realidade para expressar temas e conceitos e envolver a imaginação de formas divertidas, estranhas e até mesmo impossíveis. Por exemplo, o conteúdo da ilustração abaixo é difícil, mas não impossível, de ser atingido em uma fotografia pura.

Untitled-2.jpg

As ilustrações vêm em incontáveis estilos e formas que podem ser usadas para seu proveito. Vamos supor, por exemplo, que você precise da imagem de um urso. Dê uma olhada nesta coleção de ilustrações de ursos. De angélicos a agressivos, essa variedade de estilos que beira ao infinito de ilustrações ajudam você a encontrar a imagem apropriada para suas necessidades estratégicas específicas. Esta é outra forma de navegar para a questão mais ampla de foto vs. ilustração; use sua estratégia de marketing em geral como a base da sua decisão, e não seu gosto pessoal. O que você pode gostar provavelmente pode estar errado para as metas maiores do seu projeto.

Untitled-3.jpg

Portanto, se tiver dúvida, faça a você mesmo as seguintes perguntas:

 

  • Você está vendendo um produto específico? Use uma foto para exibi-lo claramente.
  • Você está vendendo algo menos tangível? Experimente uma ilustração para capturar o tema.
  • Qual é a faixa de idade do seu público-alvo? Pessoas mais jovens podem ser mais receptivas a uma excentricidade dissimulada de uma ilustração divertida, enquanto pessoas mais velhas podem preferir uma sensação de confiança de uma foto sensível.
  • Sua empresa é menos favorecida em comparação a outros líderes de mercado que usam o mesmo tipo de fotos? Experimente um estilo ilustrado para agitar as coisas e diferenciá-lo.
  • Você é uma empresa grande que não pode se arriscar? As fotos podem ser melhores.

Obviamente, esta não é uma ciência exata e algumas vezes vale à pena se arriscar e desafiar os padrões. Apenas certifique-se de que, quer você tenha usado uma foto ou uma ilustração, você fez o melhor para entender como seu público-alvo poderá reagir. Isso pode realmente aumentar as chances de que seu projeto atinja o patamar necessário.

 

 

fonte:

design.blog.br

 

 

 

 

lele3s.pngInspirações - Ilustrações

 

 

 

 

 

4e31b4d420befb63147a5b70cb49383f.jpg

0bf04f0dead7ca2be77503d03dd7b74a.jpg

c959e9aef967e463ba5ba2ec37f23b42.jpg

08de3e52962f21613513cc3c4d28b390.jpg

012d3b1cbfa6674c55f350d83901ea37.jpg

 

 

 

 

 


  •  

 

9eb0cb27e34848af76149c01e1578e49.jpg

d8d0d43fa7833a3ede11cb5b09f979c9.jpg

05dbbdcf87c892260128780106b7bd6d.jpg

817cfc6f4b4f5873938e589931902ef0.jpg

5496b3b5b0ac94fc168b4065d26f864b.jpg

4309d45959b9c923f51219c0b3811ee2.jpg

98beb813e64d31730ce0684c5f1ea268.jpg

fc2f9488f03fdbe188a25584c67db170.jpg

source: http://www.behance.net/gallery/The-Order-of-X/11256251

 

 

fonte: www.behance.net

 

 

 

 

 

lele3s.pngWebDesign - 20 websites em HTML5

 

 

 

[h=3]viniltec[/h]html01.jpg

[h=3]Superkoderi[/h]html02.jpg

[h=3]Netlash-bSeen[/h]html03.jpg

[h=3]360langstrasse.sf.tv[/h]html04.jpg

[h=3]Art & Graft[/h]html05.jpg

[h=3]Rivers & Robots[/h]html07.jpg

[h=3]Jolena[/h]html08.jpg

[h=3]Tom, Dick & Harry[/h]html09.jpg

[h=3]Million Tree Challenge[/h]html10.jpg

[h=3]Kitchen Sink Studios[/h]html11.jpg

[h=3]CAST[/h]html12.jpg

[h=3]me & oli[/h]html13.jpg

[h=3]Joshua Sortino[/h]html14.jpg

[h=3]the art of re use[/h]html15.jpg

[h=3]Backbone[/h]html16.jpg

[h=3]Ryan Delaney[/h]html17.jpg

[h=3]Upperdog[/h]html19.jpg

[h=3]Diablo Media[/h]html20.jpg

[h=3]Team Viget[/h]

html21.jpgfonte: www.criatives.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

lele3s.pngTutoriais

 

Montagem avançada com efeito 3D.

Linhas multicoloridas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jow Leite    2
Jow Leite

Excepcional, gostei muito. As inspirações então.. Principalmente a do wolverine, muito linda!

Valeu mais uma vez blakk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×