Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Blakk

# Folhetim Design # 014

Recommended Posts

Blakk    26
Blakk

206c0vn.jpg

 

 

 

Fala galera da OTBR, adivinha quem voltou? kkk, mais uma edição do Folhetim Design, depois de muito tempo, resolvi voltar com o Folhetim, espero que gostem, deixem seu comentários, é sempre muito importante.

 

 

 

 

 

lele3s.pngÍndice

- Artigos
- Inspirações
- Tutoriais

 

_________________

lele3s.pngArtigos

 

 

 

- 5 erros comuns no design de logos

 

 

Um designer de logotipos precisa saber que não importa quantos logotipos incríveis já criou; ele ainda é um ser humano e isso significa que pelo menos uma vez na vida, ele/ela deve ter cometido um erro. Essa lista de 5 erros comuns pode te ajudar a evitar eles no futuro.
 
A grande maioria dos erros podem ser corrigidos. Mas como é possível “corrigir” um logotipo errado? Infelizmente existem alguns campos de atividade onde os erros são impossíveis de corrigir e acredite ou não, projeto de logotipo é um deles.

 

Um logotipo é parte de uma estratégia de branding, o que significa que as pessoas vão fazer um julgamento simples: um mal logotipo representa uma entidade má! Em conclusão, um logotipo mal projetado é uma “boa solução” para ir à falência.
 
 
fodeu.jpg

“Se eu não tivesse contratado meu sobrinho, não estaria nessa”(Depressed businessman – by shutterstock)

Por outro lado, designers de logo são colocados sob pressão, o que poderia ser traduzido como “o melhor contexto para cometer erros“. É um círculo vicioso e sangue frio é necessário, no caso de você querer escapar dele. Geralmente, os menos experientes cometem a maioria dos erros, mas não é impossível para o mais experientes designer criar logotipos pobres. Nestas circunstâncias, é lógico que se perguntem se é possível evitar fazer um logo ruim. Pessoalmente, acho que existem dois tipos de logotipos ruins:
 
Logotipos irremediáveis – são aqueles logos extremamente ruins ou que contenham palavras grafadas erradas, combinações de cores impossíveis ou fontes Comic Sans.
Logos pobres – São os logos que têm um pequeno erro. Geralmente, estes são comentados por outros designers, enquanto alguns clientes talvez não notem os erros.
A verdade é que não há nenhuma maneira em que você pode ter certeza que está tudo certo com seu logotipo, mas existem muitas soluções que podem oferecer-lhe um bom feedback sobre o logotipo recém criado.
 
O mesmo que em design web, são feitos testes e desta forma os principais erros são eliminados.
Outra solução para evitar a criação de um mal logotipo é verificar isso antes de envia-lo ao cliente. Cada designer de logotipo deve ter uma lista de verificação e teste para qualquer nova peça de design.
 
A reverificação implica investir uma grande parte do tempo nela, mas como falei, ninguém é perfeito, e é altamente recomendado fazer tudo o que puder para evitar erros.
 
Se você não tem uma lista de verificação, você não deveria estar chateado. Aqui nós coletamos os erros mais comuns de um designer de logotipo que podem representar os fundamentos da sua lista de verificação.
 
 
Erro1 #1: Fazer logos ” inflexíveis “
 
O designer de logo deve respeitar seus / suas clientes. No geral, o profissional deve ter a coragem de explicar aos seus / suas clientes que um de seus requisitos não respeitar as regras de um bom design. Muitos clientes consideram que o seu logotipo é necessário apenas para o seu site e nada mais e, infelizmente, existem alguns designers de logo que acreditam nisso também.
 
Um dos erros mais comuns de um designer de logo é criar logos que não são escaláveis. É inútil mencionar que o Adobe Photoshop é um ótimo software mas tem suas limitações. O trabalho com vetores é uma de suas grandes desvantagens e, portanto Photoshop não é a melhor solução para logotipos.
 
Uma boa opção é o Adobe Illustrator que é a opção que a maioria dos designers logo preferem.
 
Um logotipo é parte de uma estratégia de marca, mais cedo ou mais tarde, ele será usado na impressão. Cartões de visita, flyers, banners são apenas alguns poucos itens que requerem uma versão impressa de um logotipo. Um logotipo não escalável não vai ficar bom o bastante, tanto em um cartão de empresa de pequeno porte ou em um enorme outdoor.
 
Em conclusão, crie logotipos que podem ser usados em todos os lugares !
 
 
Erro #2: Ignorar o contexto
 
Um logotipo não é um item a parte que deve servir perfeitamente no ambiente onde ele é colocado. Outro erro comum de um designer de logos é negligenciar os outros elementos da marca, tais como: o site, o trabalho de cultura, a identidade visual etc.
 
A pesquisa é obrigatória – desta maneira o contexto dos logotipos é bem conhecida. Um logotipo que coincide com o estilo do dono é muito melhor do que uma entidade independente!
 
 
Erro #3: Projetando para si mesmo
 
Todo designer de logo é muito subjetivo! Para ser mais preciso, cada logotipo é muito subjetivo e seu valor pode variar dependendo de cada perspectiva. Qualquer designer de logo deve estar ciente de que suas preferências devem ser ignorados caso entre em confronto com a do cliente. Ainda assim, um bom logotipo não deve ser apreciada pelo criador e nem mesmo pelo cliente: o valor de um logotipo é dada pela valorização dos telespectadores.
 
Para criar um logotipo competitivo é importante determinar o alvo principal e identificar suas preferências. Qualquer outra abordagem não é aplicável e eu considero que não se deve testar a validade deste conceito em sua atividade!
 
 
Erro #4 : Roubando formas e não idéias
 
Muitos designers de logo realmente não quero imitar um logotipo, mas às vezes pode acontecer. É um erro amador, mas ele existe e você não deve cometê-lo! Obter inspiração é um assunto muito importante e todos devem “reabastecer” o nível de criatividade. Um dos métodos mais eficientes é estudar o trabalho de outros designers. Bem, desta forma , alguns designers querendo ou não, copiam alguns logotipos. O problema é o seguinte: enquanto os designers de logo sábios roubam idéias, os medíocres roubar formas ou fontes.
 
ladrao.jpg

É assim mesmo que se vestem (“Computer hacker by shutterstock“)

Para concluir, você nunca deve tentar imitar itens digitais, apenas roubar conceitos. Quando estudando os logos, não anote formas ou letras , é só pegar a idéia e adaptá-la!
 
Erro #5: Ignorando passos obrigatórios na concepção de um logo
 
Cada designer logo tem um algoritmo de criação – isso não é uma ninharia, mas uma forte ajuda. Em primeiro lugar, por ter um algoritmo, alguns erros são evitados. Em segundo lugar, o processo de criação é mais eficaz . Em terceiro lugar, é mais fácil prever a finalização de um projeto e também é a capital no estabelecimento dos prazos.

 

 

 

 

 

 

- Cuidado com tendências

 

 

Tendências vem e vão. É assim desde sempre. O design glossy de alguns anos atrás já foi substituído pelo minimalismo e esse também já está perdendo força. Mas quando se deve seguir e quando deve se tomar cuidado com tendências?

 
 
Tendências servem para mostrar-se atualizado dentro do mercado, mas saber quando seguir é vital para que, quando uma novidade chegar sua empresa não pareça estar parada no mercado.
 
Vamos levar interfaces como exemplo; interfaces precisam estar atualizadas sempre. Se sistemas operacionais mudam a cada ano e novos aparelhos (como smartphones e tablets) surgem frequentemente, é necessário que sua interface siga o mesmo. Toda vez que muda a interface do Facebook, os usuários reclamam; mas é uma mudança necessária para que a experiência de acesso seja similar tanto no desktop quanto no aparelho móvel. E os outros aplicativos que dependem do Facebook? Eles também precisam mudar para que o usuário não fique confuso com a comunicação visual muito diferente.
 
A interface de um aplicativo não pode se manter a mesma por anos seguidos sem parecer datado e antiquado quando a tendência já está em desuso.
 
Interfaces devem seguir as tendências até certo ponto, claro. De nada adianta você querer copiar a interface do Facebook no seu blog sobre carros – a solução do problema de uma pessoa pode não ser a mesma solução do seu problema. O importante das tendências é saber seguir até certo ponto para que o usuário olhe e possa dizer “eu sei como usar isto. É similar a outros aplicativos, então deve ser que isto aqui é um botão, isso é um link, essa é uma imagem normal…”
 
 
interface-moderna.jpg

Quando isso for possível, teremos que nos atualizar, não? (via Shutterstock)

Além disto, é importante não copiar descaradamente. Você deve ter seu estilo único, ou irá perder espaço no mercado por ser “mais um do mesmo”.
 
Quando evitar as tendências?
Interface é uma coisa, mas e quando o assunto é logo?
 
Um logo precisa perdurar uma vida inteira com o mínimo de alterações possíveis para preservar o branding da marca. E, ao seguir uma tendência, você pode fazer com que o seu logo pareça “antiquado” em pouco tempo.
 
A dica aqui é não aplicar conceitos novos ou que podem ser facilmente substituídos, mas se apegar ao básico que é atemporal sempre incluindo seu próprio estilo.
 
Quando o seu projeto precisa durar mais de 10 anos sem alterações e sem parecer que foi criado a 10 anos atrás, esqueça as tendências. Para estes casos, se você procura inspiração vá a um museu; existe um motivo pelos quais estes trabalhos estão em exposição num museu.
 
 
 
 
 
 
 
lele3s.pngInspirações
 
 
e8f70bae6ddcdd721003247bf46d99a6.jpg
 
 
 
5a4c49932561b7ec003744842e54afbf.jpg
 
 
7b965b4b215857b94288bfd686d4758b.jpg
 
 
 
014724f2cd0b705e71c281ee7439860d.jpg
 
 
 
2811254882a07a0de6b1523a5e9d1938.jpg
 
 
 
d55b192e23d1a541ef93a5c05c6c6206.png
 
8b254ebb0e063b801c35b546fd7a266e.png
 
 
 
 
 
 
 
 
 
lele3s.pngTutoriais
 
 
 
 
 
 
Folhetim meio pequeno, mais aos poucos eu vou melhorando, abraço.
 
 
 
Editado por Blakk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vdzz    15
vdzz

Bom saber que voltaram com o Folhetim. Quando tive a ideia na época nem sabia que iria perdurar tanto tempo. Seria bacana juntar eles e fazerem uma revista de design, algo paralelo até mesmo a OTBR.

 

Bom trabalho. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Blakk    26
Blakk

Quando lançou o primeiro Folhetim, eu achei a ideia muito boa, e quando vi que pararam de fazer, eu pensei, vou tentar da continuidade, eu gosto de fazer o Folhetim, e é muito bom saber que o pessoal também gosta.

Gostei da ideia da revista, acho que se bem elaborada, daria muito certo, quando tiver com internet em casa, posso estudar a ideia.

 

 

 

#offtopic

 

TOp1pC8.png

 

 

que sign linda kkk, paguei pau!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rhys    16
Rhys

Muito bom cara!

Parabéns pela iniciativa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Yamaken    41
Yamaken

Conteudo de qualidade, me exclareceu algumas coisas( já que não sou da area de design ).

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Blakk    26
Blakk

Conteudo de qualidade, me exclareceu algumas coisas( já que não sou da area de design ).

:)

 

Obrigado, que bom que te ajudou, essa é a intenção, comece a ler tutoriais e fazer alguns trabalhos, vai postando aqui no fórum e eu e a galera ai, vai ajudando você, qualquer duvida, estou a disposição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×