Ir para conteúdo
  • Anúncios

    • Majesty

      Regras Notícias e Discussões   04/26/17

      Regras da seção Notícias e Discussões Tópicos: Essa seção é destinada para tópicos relacionados a discussões sobre Tibia e OTServ; Tópicos com anúncios de servidores são proibidos, por isso devem ser postados na seção Divulgação de Servidores. Tópicos com pedido de ajuda serão fechados, pois existe a seção Suporte - Dúvidas, Bugs, Erros. É permitido postar teasers de OTServ desde que não tenham nenhum link de divulgação. Posts: Posts devem ser relacionados ao assunto do tópico. Os que forem irregulares terão seus autores punidos. Outros tipos de posts proibidos e passíveis de punição são os com intuito de avisar ilegalidade do tópico ou que está sendo denunciado. Para isso, existe a opção Denunciar post.

Recommended Posts

je19922    0
je19922

Iae pessoal do otserv beleza?

Estou com um problemão aqui para tentar evoluir nosso clã de tibianos, referente a um tema de artigo científico que eu abracei para discutir na universidade.

Trata-se de construir um artigo científico onde pretendo estudar fórmulas de conquistar mais jogadores online nos servidores. Por favor, se puderem me ajudar nisso, e conseguirmos fazer um trabalho decente, com toda certeza, tanto pequenos quanto grandes projetos vão se beneficiar com isto.

 

No momento, observei que a geração atual dificilmente se interessa em jogar Tibia. No máximo, eles criam contas, e talvez pela complexabilidade do jogo atualmente e/ou pelo gráfico, muitos acabam desistindo e partindo para outros jogos.

É inegável que atualmente a variabilidade de jogos online disponíveis aos internautas é grandiosa, o que torna muitas vezes este jogo (o Tibia) quase que obsoleto. Na minha humilde opinião, há pouca estratégia de marketing excepcionalmente por parte dos grandes projetos que já obtiveram sucesso.

 

A questão é que existem jogos que contém mais de 400 mil jogadores online em seus servidores, enquanto que no Tibia, se somado com o Tibia Global e ATS (Servidores de Tibia Alternativos) não ultrapassam 30 mil.

 

O problema proposto é a queda do jogo, já que no passado, se somado todos os servidores pertinentes ao Tibia, aproximaria aos 300 mil jogadores online, e meu objetivo é desenvolver uma estratégia que seja eficaz não só para crescer o nosso servidor das otservlists, mas também conquistar novos jogadores, que não jogam Tibia.

 

O que vocês acham? Será que seria melhor mudar de tema para o artigo, ou a comunidade me ajudaria e juntos nos beneficiaremos com os conhecimentos obtidos? Notem que eu, por ser hoster, penso especialmente em ao invés de buscar "roubar" os jogadores de outros hosters, buscar formas de criar novos tibianos.

 

Acredito que este servidor tem potencial de ser grande novamente, dado que ultimamente notamos a constante queda. Alguns jogadores vão abandonando por causa das obrigações do dia dia que nos são impostas com o passar do tempo, mas ainda existem muitas pessoas que possuem tempo mas sequer conhecem o jogo.

 

Pretendo definir primeiramente assuntos legais sobre como abrir o servidor, até onde podemos ir dentro da lei, o quanto a cipsoft pode cobrar de nós hosters, ou seja, é possível abrir o servidor legalmente sem custos? Claro que este 'sem custos' refere-se aos amigos que baixam mapas prontos da Open Source e colocam online em suas casas em seus computadores pessoais.

 

Aguardo ansiosamente saber a opinião de alguém que tenha experiência no assunto, mas se eu não conseguir um panorama sobre este assunto até o final desta semana, por razões óbvias vou abandonar este tema, já que significaria correr um sério risco de pegar DP.

Compartilhar este post


Link para o post
Nolis    29
Nolis

Na minha opinião, você conseguiria criar um público inédito, mantendo a essência do Tibia, através desses objetivos:

• Novas sprites bonitas.

• Mapa proficional.

• Sistemas e jogabilidade diferente de outros servidores e do Tibia Global (existe narutibia, poketibia, baiak... são algumas amostras do que foi feito e fez sucesso pela comunidade).

 

Mas isso requer conhecimento, tempo e qualidade... Em outras palavras pode requerer money.

 

É possível desenvolver algo inédito com o que temos disponível nas comunidades. Talvez a maior dificuldade seja criar um público novo a partir do que o público existente procura, você estaria correndo por um labirinto tentando mudar as paredes de lugar, mas sem conhecer a saída.

 

Com base no que você disse, eu tenho algumas ideias rabiscadas na mente, por exemplo... Vamos supor que você adapte seu client e seu mapa para ser um painel, como naqueles jogos da Nitendo que você arrasta o boneco pelo mapa até os pontos • bloqueados para iniciar uma partida e partir para a próxima fase. O OT deixaria de ser um rpg e se transformaria em uma plataforma.

Quem sabe um bomber-tibia, igual ao BMO clássico (https://www.bomber-world.com/)

 

Enfim, existem muitas possibilidades e não precisaria seguir exatamente um padrão de OT comum.

Compartilhar este post


Link para o post
je19922    0
je19922

@Nolis , obrigado por comentar.

Acredito que peguei um tema difícil, mas do que já progredi até o momento sobre os problemas que o Tibia enfrenta são:

* vários jogos multiplataformas que podem rodar inclusive em Android (Tibia convencional somente em (micro)Computadores) - como antigamente não tinha, Tibia era o TOP;

* muitos servidores que acabam antes mesmo de começar por falta de infraestrutura e conhecimentos por parte dos administradores; e

* filosofia de resets - esse com certeza é pior, onde vários servidores resetam constantemente antes mesmo de 5 meses de abertura, trazendo desânimo para os jogadores que em algum momento vai acabar jogando a toalha e jogar outro jogo.

Fiz uma pesquisa rápida e vejam uma estatística maliciosa que eu montei:

aprox 10.000 jogadores no Tibia Global, e aprox 17.000 jogadores em servidores alternativos (levantei dados às 14:00 de um dia útil);

Logo, 63% dos jogadores preferem otserver. Dos 17.000 jogadores de Otservers, aprox 11 mil jogadores são de servidores versão 8.60, ou seja, mais da metade (aprox 64%) dos jogadores que escolhem Otserver, preferem uma versão antiga.

Preciso de material para saber estudar estas coisas... Materiais aceitos como referências para artigos científicos.

 

Mas afinal das contas, quais seriam realmente os motivos da cadência do Tibia e por que não conseguimos criar novos tibianos como antigamente?

Editado por je19922

Compartilhar este post


Link para o post
Nolis    29
Nolis

Acho que essa é uma pergunta mais complexa do que parece... Eu diria que é por causa da constante evolução dos outros games e o fato do Tibia requerer tempo para jogar.

Não é como se eu pegasse um dia de folga do trabalho, chegasse em casa e fosse jogar Tibia pra me divertir. Dai loga no char, depois de 10 minutos morre, perde set caro, volta dois leveis e tudo mais. Eu não acho isso divertido, talvez por esse motivo as pessoas procuram ots fáceis ou diferentes, por que apesar de se frustrarem com o Tibia original, ainda gostam do estilo do jogo.

Na verdade é preciso conhecer o jogo, trabalhar duro pra fazer grana, upar, completar missões demoradas ( o tibia faz vc perder mt tempo em muitas coisas dentro do jogo) e ai vai...

Compartilhar este post


Link para o post
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×