Gengo 19 #1 Posted August 29, 2020 [OTClient] Sistema de Dialogo Otpokemon Venho através desse tópico contribuir para a comunidade, um simples modulo de dialogo no estilo do Otpokemon, não é um sistema de dialogo avançado é algo simples que deixa seu servidor intuitivo. 1) Faça o download do modulo no qual se encontra no final do tópico e abrindo a pasta do seu client, extraia e coloque o modulo na pasta modules. 2) O módulo utiliza uma função chamada switch que não é comum ter no otclient, porem podemos colocar sem muito esforço, na pasta do otclient abra o arquivo util.lua que se encontra em modules/corelib/ e no final do arquivo coloque o seguinte código: Spoiler function switch(indice) return function(codetable) local case = codetable[indice] or codetable.default if ( case ) then if ( type(case) == "function" ) then return case(indice) else error("action "..tostring(indice).." not a function") end end end end Feito o passo 1 e 2, vamos para a parte do servidor. 1) Crie um arquivo na pasta data/lib/ podendo ter o nome de npcdialog_lib.lua e coloque o seguinte código: Spoiler local OpcodeDialog = 80 local Actions = { open = 1, closed = 2 } function doSendDialogNpc(cid, npc, msg, opc) if ( not opc ) then opc = '' end doSendPlayerExtendedOpcode(cid, OpcodeDialog, table.serialize({ action = Actions.open, data = { npcId = npc, message = msg, options = opc } })) end function doSendDialogNpcClose(cid) doSendPlayerExtendedOpcode(cid, OpcodeDialog, table.serialize({ action = Actions.closed })) end 2) O arquivo que acabamos de criar utiliza uma função chamada table.serialize que não é comum ter nos servidores, para que funcione sem erros vamos adicionar, abra o arquivo 012-table.lua que fica na pasta do seu servidor em data/lib/ ou você pode criar o arquivo e adicionar o seguinte código: Spoiler table.serialize = function(x, recur) local t = type(x) recur = recur or {} if t == nil then return "nil" elseif t == "string" then return string.format("%q", x) elseif t == "number" then return tostring(x) elseif t == "boolean" then return t and "true" or "false" elseif getmetatable(x) then error("Can not serialize a table that has a metatable associated with it.") elseif t == "table" then if(table.find(recur, x)) then error("Can not serialize recursive tables.") end table.insert(recur, x) local s = "{" for k, v in pairs(x) do s = s .. "[" .. table.serialize(k, recur) .. "]" s = s .. " = " .. table.serialize(v, recur) .. "," end s = s .. "}" return s else error("Can not serialize value of type '" .. t .. "'.") end end Feito todo esse procedimento, estarei disponibilizando um npc para que vocês possam ter uma noção de como utilizar esse sistema de dialogo. 1) Crie um arquivo na pasta do servidor em data/npc/ chamado Gengo.xml e adicione o seguinte código: Spoiler <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <npc name="Gengo" script="gengo.lua"> <health now="150" max="150"/> <look type="1413" head="114" body="119" legs="114" feet="114" corpse="2212"/> </npc> 2) Crie um arquivo na pasta do servidor em data/npc/lib/ com o nome gengo.lua e adicione o seguinte código: Spoiler local keywordHandler = KeywordHandler:new() local npcHandler = NpcHandler:new(keywordHandler) NpcSystem.parseParameters(npcHandler) function onThink() npcHandler:onThink() end function onCreatureAppear(cid) npcHandler:onCreatureAppear(cid) end function onCreatureDisappear(cid) npcHandler:onCreatureDisappear(cid) end function onCreatureSay(cid, type, msg) npcHandler:onCreatureSay(cid, type, msg) end function greetCallback(cid) doSendDialogNpc(cid, getNpcId(), "Olá jovem, vejo que você conseguiu chegar até aqui!\nClique em Recompensa e fique feliz pela conquista!", "Fechar&Recompensa") return true end function creatureSayCallback(cid, type, msg) if not npcHandler:isFocused(cid) then return false end if msgcontains(msg:lower(), "recompensa") then local message = "" if getPlayerStorageValue(cid, 7000) == -1 then setPlayerStorageValue(cid, 7000, 1) doPlayerAddItem(cid, 2160, 1) message = "Você acaba de ganhar uns trocado por chegar até aqui.\nVolte sempre!" else message = "Você ja pegou sua recompensa, obrigado e volte sempre!" end doSendDialogNpc(cid, getNpcId(), message, "Fechar") elseif msgcontains(msg:lower(), "fechar") then doSendDialogNpcClose(cid) npcHandler:unGreet(cid) end return true end npcHandler:setCallback(CALLBACK_MESSAGE_DEFAULT, creatureSayCallback) npcHandler:setCallback(CALLBACK_GREET, greetCallback) npcHandler:addModule(FocusModule:new()) O npc é algo simples, porem serve para que você possa ter uma noção de como utilizar as funções do npc. Demostrativo dentro do game: Arquivos para download e o scan: Spoiler Module: https://mega.nz/file/hWp1lbIT#4vqL-YN-ZlLQ8N2XeojIw-cD5VWDHJCAYp6SfRHn84o Scan: https://www.virustotal.com/gui/file/f7f5eff65c9d589faedffc0aa728b95c848669108026cb208ec872d5ad25b5b8/detection 5 Ayron5, Majesty, Viniixd and 2 others reacted to this Share this post Link to post
Majesty 1,755 #2 Posted August 29, 2020 Muito obrigado pela sua contribuição, seu tópico de conteúdo foi aprovado!Nós do OTServ Brasil agradecemos, seu conteúdo com certeza ajudará a muitos outros. Você recebeu +1 REP! Share this post Link to post