Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
[ B a l i l l o ]

Como preparar seu "fisico" para mapear!

Recommended Posts

[ B a l i l l o ]    0
[ B a l i l l o ]

Sim, vc não leu asneira \o/

Atenção: a explicação/texto e etc é grande!

 

¤ Introdução Básica ¤

 

Nenhuma pessoa é um robo/cyborg, pelo menos que eu saiba... todos possuem caracteristicas que as diferenciam uma das outras.

Uma pessoa pode ser boa em mappear mas ser preguiçosa... outra pessoa pode ser um mapper consideravelmente ruim, porem, tem orgulho de mappear e sempre está a disposição para criar um map.

 

Esse tópico tem a finalidade de ajudar os mappers mais experientes e os mais novatos a melhorar seu "físico" para o mapping, ou seja, ajudar a pessoa que está atras do PC em algumas condições para ter melhor desempenho no seu map.

 

¤ Condições a serem abordadas ¤

 

Teremos as seguintes condições abordadas nesse topic:

- Melhorar a memória: isso ajudara a vc não esquecer daquele detalhe inovador que vc fez e que poderia ajudar em outros mappings, decorar aqueles IDs que vc tem costume de usar frequentemente sem ter que ficar procurando na lista com mais de 10.000 itens e etc.

- Expandir a imaginação: algumas técnicas para melhorar sua imaginação em relação ao mapping.

- Relaxamento: vc não pretende ficar o dia todo mapeando, certo?

Outras coisas serão discutidas nesse tópic, mas nada que seja algo principal.

 

 

¤ 1º - Melhor desempenho da memória ¤

 

Para vc ter melhor desempenho de sua memória, vc precisa exercita-la.

Para tal coisa acontecer, vou dar algumas sugestões minhas e algumas técnicas de profissionais, como psicólogos e etc.

Minhas sugestões:

Ao construir um map, primeiramente, busque fontes de informações relacionadas ao que vc vai mappear. Exemplo:

Se vc for mappear uma floresta tropical, procure na internet ou em livros caracteristicas relacionadas a floresta tropical, sempre fique mais atento as informações que contem MAIS LEITURA do que imagens.

Ao ler as informações, imagine na sua cabeça aquilo acontecendo, por exemplo:

Um texto inventado por mim mesmo \o/:

"As florestas tropicais estão mais próximas dos trópicos do que o equador, tal descoberta tende-se a intender o seu nome."

Esse trechinho que eu fiz é super básico \o/

Vamos tentar imagina-lo:

Ao ler isso, eu imagino na minha cabeça um mapa mundi, com as 3 linhas:

1º Trópico de câncer;

2º Equador;

1º Trópico de capricórnio.

 

E em cada linha, imagino os países próximos (respectivamente):

1º EUA/Canadá/Etc;

2º Colombia/México/Etc;

3º Sul do Brasil/Argentina/Etc.

 

Agora, tento imaginar as caracteristicas desses lugares:

1º Frio mais ao norte, mais arido no centro/sul.

2º Ambiente quente, arido, desertico, etc.

3º Paisagens bunitas, bastantes rios, florestas cheias, etc.

 

Bom, de um trecho de 2 linhas, eu absorvi mt coisa, certo?

Isso é exercer a memória, imaginar o que se acontece diante do que se faz/se ler/observa e etc.

 

Agora vamos intender isso do ponto profissional:

Usar sua imaginação quando você enfrenta algo que você quer memorizar. Ao ler um livro, imaginar as coisas que você está lendo aproximadamente. Imaginar objetos, povos, situações, sons, movimento e mais.

 

A imaginação mantem-no interessado em um tópico, faz-lhe mais divertimento, e começa-o envolvido. Esta maneira que sua mente concentra em o que você é leitura ou escutar e você é muito mais provável a recordar mais tarde

 

É muito mais fácil memorizar algo que você está aprendendo com interesse e motivação. É também importante ter uma finalidade porque você quer aprender algo.

 

Conclusão: ao ler algo, tente absorver aquilo de diversas maneiras possiveis, porque assim, vc está vendo aquela coisa de varios angulos e diversas veses, isso faz aquilo prender a sua memória, pelo fato de ela estar se repetindo.

 

¤ 2º - Expandir sua imaginação ¤

 

 

A imaginação é uma fantastica ferramenta do ser humano, vamos tentar expandi-la?!

Bom, para expandir sua imaginação, antes de tudo, vc não pode ter preguiça, algo que qualquer mapper tbm não pode ter.

Por que não posso ter preguiça?

Simples! Para vc expandir sua imaginação vc tem que fazer as coisas mais chatas que se possa imaginar :P

Uma delas é ler mais.

Por que se eu ler eu vou expandir minha imaginação, tio Balillo?

Que pergunta idiota colega! Quando vc lê, vc está elaborando o cenario da história em sua cabeça, isso é exercer sua imaginação, ao exercer vc expandi ela, como ir a academia e ficar mais fortinhu :P

Lêr é uma grande maneira de expandir sua imaginação, porque lendo vc está SEMPRE imaginando o ambiente, a situação e etc.

Uma maneira menos chata de expandir sua imaginação: ver filmes!

Sim, assistir filmes expande sua imaginação :P

Exemplo: se eu estou vendo o filme "Senhor dos Anéis", imagine quantas possibilidades para mappear eu consigo obter? Mesmo porque, o filme Senhor dos Anéis se passa no mesmo ambiente/tempo/estilo de vida que Tibia se passa :)

Expandir a imaginação é chato/legal ao mesmo tempo :P mas também é cansativo, não fique lendo um livro ou assistindo um filme 24hrs por dia.

Saia, vá da uma volta em seu bairro, observe as casas, a natureza local, isso tbm faz vc adquirir mais imaginação em relação ao mapping, aleais, isso é um cenario e o cargo mapping é criar cenarios :).

 

Conclusão: ler livros/assistir filmes, mas ao mesmo tempo: sair e se divertir expande sua imaginação, porque está exercendo-a.

 

Um exemplo de um membro que seguiu os conselhos:

http://forums.otserv.com.br/showpost.php?p=375836&postcount=8

 

¤ 3º - Relaxamento ¤

 

Esse vai ser o mais facil de explicar \o/

Bom, para relaxar é simples, vou dar limitações para vcs.

Nunca fique grudado num mapping por mais de 2~3hrs!

Passou esse tempo? Simples, levante da cadeira, va até a cozinha, coma algo, se alongue um pouco (pois vc ficou sentado por mt tempo e duvido que vc estava sentado numa posição correta), saia de casa (se prefirir), ande! O importante no relaxamento é vc exercitar seu corpo, porque apenas mecher os dedos no PC não vai adiantar nada :S

Ao mesmo tempo que vc saiu do PC para se relaxar, vc ja começa a exercitar sua imaginação, pelo fato de estar vendo o cenario alheio, ao fazer atividades que vc ja faz com frequencia, vc está exercitando sua memória, porque vc não está esquecendo de suas atividades básicas!

Atenção: relaxar é bom, mas relaxar demais é doença! E tem nome: fadiga.

Fadiga é cansaço, cansaço é o sintomas de diversas doenças, se vc notar que vc ficou mais que a metade do seu tempo apenas descançando, a algo errado, porque ninguem fica 1/2 do dia deitado descançando, claro se for uma pessoa saudavel.

 

Conclusão: nunca fique horas mappeando, sempre saia, alongue-se, divirta-se, exerça sua parte social e etc. Mas atenção! Nunca descançe demais

:P

 

 

 

Bom, concluímos nossa pequena discussão para manter seu corpo saudavel para o mapping, não apenas para ele, mas creio que exercer sua memoria e imaginação e ao mesmo tempo estar relaxado vai te ajudar para diversas coisas, como uma boa idéia em sua empresa ou boas notas na escola!

FIM!

 

Créditos: [ B a l i l l o ] e sobre a parte do profissional na parte da memória foi o grande dominador do mundo, sim, estou falando do GOOGLE!

Editado por [ B a l i l l o ]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Melara    4
Melara

Em alguns aspectos eu gostei do tutorial, já outro nem tanto. Sou o único anormal aqui que gosta de ler? Acho que não é nenhum sacrifício não hein.

Da próxima vez tente evitar o uso de abreviações, um conselho, use um editor de texto para digitar o tutorial, assim evita-se vários erros de português.

 

Chega de enrolação,

Movido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BlueAvenger    0
BlueAvenger

Massa isso ai cara, eu nunktinha parado pra pensar pq as vezes meus trabalhos saiam bons e outras saiam horriveis talvez seja por falta do relaxamento adequado :D

 

Gratz, Aprovadissimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pedro Teixeira    0
Pedro Teixeira

boa,gostei,simples mais util

APROVADO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Henrique Lacerda    3
Henrique Lacerda

ótimo tutorial [ B a l l i l o ], me ajudou muito...

Eu particularmente ficava horas e horas editando mapas. :~

Minha cachola não funfava, :[

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oliveira    0
Oliveira

Muito Bom O tutorial para quem esta começando agora a mappear

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[ B a l i l l o ]    0
[ B a l i l l o ]
Em alguns aspectos eu gostei do tutorial, já outro nem tanto. Sou o único anormal aqui que gosta de ler? Acho que não é nenhum sacrifício não hein.

Da próxima vez tente evitar o uso de abreviações, um conselho, use um editor de texto para digitar o tutorial, assim evita-se vários erros de português.

 

Chega de enrolação,

Movido.

 

To ligado q editores de texto faz isso, mas eu quis fazer assim mesmo, para ficar mais "sarcastico", se é que vc me intende?! :X

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bomba    0
bomba

Ótimo tutorial, agora eu sei como acabar com minha preguiça e mappear mais.

Garanto que isto irá mim ajudar muito!

Estou começando agora mesmo a pesquisar em livros e até mesmo no Wikipédia :)

 

Aprovado!

 

Edit:

Vocês estão a caminho da Vila de Santo Antônio, escoltando um senhor de engenho com um carregamento de mercadorias: carne seca, pólvora, tecidos... À noite vocês acampam em uma clareira na selva. Dois de vocês ficam de guarda durante a noite, para alertar o grupo em caso de um ataque dos índios. De madrugada, um clarão de fogo surge à distância... Um grupo de viajantes, talvez?

Quando se aproxima, vocês percebem que é um Boitatá. A cobra de fogo gigante olha para o vigia mais próximo (que és tu), solta um rugido e ataca!

 

Deste pequeno texto eu tirei muitas idéias para o mapping, tais como:

2 NPCs Guardas com uma fogueira no meio.

Algumas camas perto deles que é no acampamento.

Alguns 'Poacher' que ficam nas redondezas.

Algumas 'Snake' que ficam nas redondezas.

Uma estátua de cobra com umas tochas do lado.

 

Img1: 41ace77a076aa512137baa49417376be.jpg

Img2: c8f0f4fc117b6f95c3b13f769c96eef3.jpg

Editado por bomba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Potter Maniac    0
Potter Maniac

Cara Muuuito Bom Mesmo esse Tutorial explica bem oq é ser um Mapper e suas condições.

 

Com Esse Tutorial espero que muitas pessoas pare de pensar que é um mapper só de edita uma area só e sim uma mapper mesmo é editar o mapa todo.

Tutorial para está.

 

Aprovado.

(Y)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[ B a l i l l o ]    0
[ B a l i l l o ]

#bomba

 

Viu? Ler é uma das melhores fontes para extrair imaginação, vou até deixar seu post como um exemplo no tutorial :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Magian    0
Magian

Show kra vlw para as docas me deu mais animo pra continuar meu mapa uhhuuuuuu

vo posta ele aki no otnet depois q tive pronto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SrK    3
SrK

Realmente, mapping precisa de preparação mental mesmo.

Já passei semanas sem mappear por falta de criatividade, não iria forçar minha mente a fazer algo que não estava disposto.

Lembrem-se:

 

"Mapping é um Hobby, não uma obrigação."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
marcoantoni    0
marcoantoni

mt bom msm

 

continua assim q vc vai long

 

ate podia ser um prof de como mapear melhor LOL!!!!!

 

agora q li isto vc me deu mais animo para criar o meu grande mapa de 25 megas

 

thx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
_Gorpo_    0
_Gorpo_

fALTO UMAS SS MAS FORA ISSO TA OTIMO...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[ B a l i l l o ]    0
[ B a l i l l o ]

#twister

 

Screenshot? o.0

Eu iria postar uma foto do Buda em momento de meditação ?! x.x'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dorelin    0
Dorelin

Ótimo tutorial principalmente para iniciantes, mas tem coisas aí que nem eu sabia x]

É fundamental para um mapper ter calma, criatividade e relaxamento...

Eu por exemplo, estou fazendo o mapa para o Concurso de mapper, tenho que entregar amanhã, mas tem horas que não aguento mais faze-lo.

Então eu dou uma pausa de 10~30 minutinhos, para relaxar e refrescar minha mente para vir novas idéias. =]]

Parabéns pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bright'Sound    0
Bright'Sound

Bom tutorial, acho que você quis dizer com isso que devemos estudar o mapa e as nossas habilidades juntos para um melhor desempenho exercitando a mente. Suas dicas vêm acalhar, apesar de que muitas pessoas simplismente ignoram o fato de usar usar o conhecimento para fazer qualquer coisa, bem, sendo sincero acho que nem tudo o que você disse pode-se ultilizar diáriamente na construção de mapa, mas foi um excelente tutorial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kakaher    1
Kakaher

Apesar de ser muito grande

eu gostei, li tudo.

so que tipo, é meio qe sem a ver neh ?

"preparar seu físico para mapear"

soa meio estranho

mas ficou bom o tutorial, tah de parabéns

eu so nao fui muito com a cara do título

mas ficou bom :D

+/-

+/- é por que eu nao achei tao útil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zupar Razor    0
Zupar Razor

poo tuto mtu bomm

assim a otnet so vai ter mapper =D

continua assim cara, mtu boa as dicas, se bem que a maioria delas eu ja sabia. mas ta nota 10

 

xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Musicman    0
Musicman

Muito bom o tutorial, tem muito mapper ae

que não faz os mapas legais por preguiça e relaxamento ...

 

quanto mais se dedicar melhor será o resultado

muito bom o tutorial

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×