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..:: Por dentro do OTServer ::..

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..:: Por dentro do OTServer ::..

 

 

Este tutorial serve para os iniciantes em OTServer, então se você já tem certo conhecimento , com certeza não terá necessidade de ler este tutorial.

Meu objetivo é explicar cada 'peça' do OTServer, na maioria das vezes na parte de scripts. Serve para OTServers XML, e pouco para SQL.

Postado originalmente por Skulldiggers:

1.3 - Diferença entre XML e SQL.

XML é a versão mais utilizada entre servidores de baixo porte, pois é muito facil de configurar, você não precisa de nenhum programa extra, apenas abrir com o bloco de notas e editar. Alem disso, XML é utilizado para arquivos de configuração de certos sistemas atuais, como Raid(Invasão), comandos, configuração dos items, etc.

SQL é uma versão para servidores de grande porte, e consequentimente, equipes mais experientes no ramo. Para rodar um OTServ SQL você vai precisar baixar um servidor Web, com suporte a MySQL e PHP. Eu não irei abordar muito sobre SQL por enquanto, procure no google sobre isso caso você se interesar.

 

Recomendo XML para iniciantes.

 

Para cada pacote do player, conta de jogador, há uma ligação entre os arquivos accounts > players > VIP > log. Para fatores externos, isto é, os items, NPCs... Estão: actions, movements, talkactions, creaturescripts > NPC > items > weapons > world.

1. A pasta Data

O OTServer é todo um sistema que tem um certo banco de dados, a pasta data. Tudo o que está contido nela, está ligado diretamente ou indiretamente no executável (.exe) do OTServer. Nela que se faz a maior parte das configurações para o jogo online. Outras configurações são encontradas no arquivo config.lua.

 

Todos os arquivos XML (.xml) levam informações contidas entre comandos, que são indicados entre os marcadores chamados TAG, que vem entre os símbolos < e >. A maioria dos comandos são usados em pares. Sempre que você abre uma TAG, exemplo <flags>, é necessário fechar, usando uma /, </flags>. Esse é um principio básico para que tenha um bom funcionamento. É importante não haver TAG sobrando, pois poderá causar conflitos.

 

1.1 Accounts

Cada arquivo contido nesta pasta representa uma conta. E nesta conta pode haver nenhum ou vários nomes de players. O nome do arquivo sempre é a Account Name, e o Password é encontrado na parte <account pass="password"> dentro do arquivo. O nome do player na lista é encontrado na parte <character name="player_name" />. Para cada nome é necessário adicionar este comando.

 

<?xml version="1.0"?>

<account pass="password" premDays="x" premEnd="x">

<characters>

<character name="player_name"/>

</characters>

</account>

1.2 Items

 

Para cada item há uma ID, um atributo, e uma propriedade.

O arquivo items.xml contém certas informações dos items que podem ser editados, o value (por exemplo) (<value="xxx">)..., é encontrado ao final dos atributos (<attribute key="xxx">).

É necessário compreender que os arquivos da pasta sempre são diferente, de OTServer para OTServer, e quando alterados podem gerar problemas. O Map Editor na maioria vem com os arquivos diferentes também, mas procure usá-los. Caso houver problemas, use o do OTServer.

 

<item id="1424" article="a" name="campfire">

<attribute key="field" value="fire">

<attribute key="duration" value="20"/>

<attribute key="damage" value="20"/>

<attribute key="ticks" value="4000"/>

<attribute key="count" value="2"/>

<attribute key="damage" value="10"/>

</attribute>

</item>

1.3 Monsters

 

Cada arquivo é um monstro, neste caso não é necessário que o arquivo tenha o nome da criatura, mas é importante ter para facilitar por exemplo em uma consulta.

Neste caso há um documento que lista os nomes dos monstros com o respectivo arquivo, é o monsters.xml.

Para cada monstro, deve haver um comando no arquivo... Usa-se <monster name="xxx" file="xxx.xml" />, o nome do monstro e em seguida o nome do arquivo.

 

<?xml version="1.0"?>

<monsters>

<monster name="Ratinho do Mal" file="ratinho do mal.xml" />

</monsters>

1.4 Players

É importante lembrar que a pasta accounts está relacionado com esta diretamente.

Quando o jogador acessa a lista, ele está acessando o accounts, quando entra em um player, passa a acessar a pasta players, onde está o documento com os dados do char. Sendo assim: accounts>111111.xml>player_name>players>player_name.xml. Dentro do arquivo deve-se conincidir o account name, comando <account="111111">.

 

1.5 Weapons

 

Esta parte foi dedicada para as armas que tem propriedades diferente; as rods, wands e distances. As propriedades são escritas em script e adicionadas na pasta data\weapons\scripts, no formato .lua, sendo reconhecidas posteriormentes pelo arquivo weapons.xml, onde estão determinados certos atributos. weapons.xml > snakebite rod > snakebite rod.lua

 

1.6 World

 

Antes de mecher nesta parte, é importante sempre ter um bakcup. Na verdade de todo o OTServer, mas principalmente para esta.

Pode-se encontrar o mapa (name.otbm), os cadastros das casas (name-house.xml), os items dentro da casa (name-mapstore.xml), os donos das casas e os que tem acesso (name-housestore.xml), e o spawn (name-spawn.xml).

 

~~~~~

 

É interessante sempre estar tentando resolver os problemas, bugs e erros por conta própria, isso aumenta seu conhecimento. Ler tutoriais e trocar idéias ajudam muito também.

 

~~~~~

 

Links Úteis:

Tutoriais Diversos

Frequently Asked Questions - Suporte/Dúvidas

Suporte - Dúvidas, Bugs, Erros

OTServ - Áreas de Desenvolvimento

 

Se estiver faltando algo eu irei editar.

Qualquer dúvida sobre este tutorial, poste.

Dúvidas sobre OTServer, poste em Suporte - Dúvidas, Bugs, Erros.

 

~~~~~

 

Créditos:

-Mk4

Editado por Mk4

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SpeeD    1
SpeeD

Aprovado e Movido.

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nitroxwizard    0
nitroxwizard

Otimo

Tutorial :o

parabéns ^^

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Zeephiroth    42
Zeephiroth

Perfeito, parabéns! 8D

 

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