Ir para conteúdo
vHp

Verdades e Mentiras

Recommended Posts

vHp    6
vHp

Verdades e Mentiras

Olá.

Vamos tirar aqui e agora as diversas dúvidas que muitos tem, acham uma coisa e nem sempre é o que eles acham.

Verdades e mentiras sobre o projeto Open Tibia Server, sobre o jogo, sobre a licença de uso GPL, entre outras coisas.

 

1. OTServ é ilegal?

Resposta: NÃO! O projeto Open Tibia Server (abreviadamente chamado de OTServ) é totalmente legal e protegido por leis internacionais. Ao contrário do que muitos pensam e do que a empresa CIP (criadora do Tibia) fala.

 

2. Por que então a empresa CIP considera ilegal?

Resposta: Pois o único modo de jogar OTServ (no momento) é atravéz do cliente (tibia.exe) desenvolvido pela CIP. Usa-lo sim é ilegal, portanto são duas coisas diferentes. Criar um servidor e coloca-lo online não é ilegal, usar o cliente "tibia.exe" para jogar neste servidor é.

 

3. Serei processado ou podem ameçar meu servidor, se eu vir a criar um?

Resposta: NÃO! Sendo um projeto livre, você tem o livre direito de criar um servidor. Você não estará infringindo nenhuma lei ou licença, portanto estará livre de possíveis processos e/ou intervenções federais.

 

4. Posso vender premium accounts / vips no meu servidor?

Resposta: NÃO! Qualquer venda feita na internet, o eminente (ou seja você que está vendendo) deve ter registro em nome de alguma empresa com CNPJ válido para vendas na internet. O que pode ser feito é propagar que seu servidor não está vendendo e sim recebendo doações. O ato de receber doação SEM DAR NADA EM TROCA é legal, mas como seu servidor dará beneficios em troca, continuará sendo ilegal. Raramente você irá ter complicações quanto a isso, mas se por ventura houver denuncias pode complicar para o seu lado, para a hospedagem contratada por você e para o dono do domínio que você utiliza.

 

5. Posso pegar os códigos fontes originais (do projeto Open Tibia Server), modifica-los a meu gosto e divulgar apenas o executável (.exe) ?

Resposta: NÃO! A partir do momento que você faz uso do código fonte de um projeto licenciado pela GPL, você está concordando e será obrigado a usar a mesma licença, tendo assim que divulgar os códigos fontes junto do executável.

 

6. Um projeto de servidor de otserv pode ser vendido?

Resposta: SIM! Entretanto segundo a licença GPL, junto do produto, deve ter uma garantia de que o mesmo funciona perfeitamente. Lembrando que vender apenas o executável é totalmente ilegal, sujeito a intervenção federal e internacional.

 

7. Eu sou obrigado a usar a licença GPL?

Resposta: No caso de otservs, SIM! Se você não aceitar usa-la não terá direito de alterar qualquer simples letra do código fonte original.

 

8. É verdade que ao fazer qualquer coisa ilegal relacionada acima, posso ser processado?

Resposta: SIM, entretanto não é de imediado e muitas vezes passa batido. Há uma certa burocracia quanto a isso, mas entenda que você estará quebrando uma licença internacional. Você estará correndo o risco de além de ser processado, pagar altíssimas multas e ter problemas em relação a sua residência, provedora e rede de telefonia. Tudo que for relacionado com seu ato (um site onde você venderá apenas o executável por exemplo) será retido até segunda ordem.

 

Links Relacionados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×