Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dragonheart

..:Guia para a postagem de tutoriais:..

Recommended Posts

Dragonheart    0
Dragonheart

..::Guia para a postagem de tutoriais::..

 

Olá pessoas :lol:

Tenho visto alguns tutoriais mal organizados, mas elaborados e etc; Então resolvi postar algumas dicas para vocês criarem um tutorial chamativo, organizado, limpo e principalmente bem elaborado.

No tutorial vocês verão que algumas dicas se repetirão, são as dicas que podem/devem ser usadas em mais de um tipo de tutorial.

 

Não coloquei sobre a seção Outros tutoriais, pois ela aborda todas as dicas já ditas no tópico.

 

Algumas features que o OTBR disponibiliza para você:

  • Janela de código.
  • Janela de quote.
  • Poste centralizado
  • Postar links.
  • Postar imagens.
  • Postas videos (youtube).
  • Cores.
  • Tamanhos para letras.
  • Fontes.
  • Email.
  • Ìcones.
  • Destaque em negrito.
  • Destaque em italico.
  • Destaque sublinhado.
  • Listas.
  • Palavras ocultas (Spoiler).
  • Acronym.
  • Parágrafos.

Procure usar muito bem essas opções, já que você tem acesso à elas, use e abuse.

 

ºº° | Tutoriais sobre Mapping | °ºº

 

Tutoriais sobre mapping são os tutoriais onde você usa mais opções creio eu, pois nele você pode inserir códigos para action, screen schots que é muito importante e outros tipos de organização entre as palavras.

  • Nunca deixe um assunto morrer em um tutorial sobre mapping, aliás em nenhum outro também; você vai postar um tutorial que precisam de outros ensinamentos para serem executados, exemplo: postei um tutorial ensinando a fazer áreas underwater, procure desenvolver também os meios de entrar na água pelo tutorial postando action do helmet of the deep e ensinando como fazer, assim você não estará ocultando assunto nenhum, ou então coloque um link de um tutorial já existente sobre a action (exemplo).
  • Separe o tutorial em tópicos assim o deixa mais organizado fazendo com que os parágrafos não fiquem muito embolados.
  • Procure usar muito bem as palavras, não enrole, não escreva "internetêz" assim o deixa mais claro e objetivo.
  • Destaque as pricipais palavras no tutorial usando cores, negrito, itálico sublinhado, fontes e etc.
  • Sempre se tratando de mapping, coloque SS's, isso é essencial pois o leitor poderá ver um exemplo que mostra melhor do que o tutorial/tópico se trata. Porem, evite colocar imagens em formatos bitmap ou qualquer outro formato que ocupe mais de 400 kbps da foto, recorte somente a parte utilizada.
  • Nunca peça para seu tópico ser fixado, isso fica com cara que você quer fama por ter feito um tutorial para si e não para os outros, ainda mais se for um tutorial sobre mapping.
  • Nas Imagens coloque sua "marca d'água" para evitar o roubo das mesma.

Modéstia parte mas aqui vai um link de um tutorial sobre mapping exemplar.

http://forums.otserv.com.br/f35/intermediario-piramides-egipcias-50409/

 

ºº° | Tutoriais sobre Scripting | °ºº

 

Primeiramente gostaria de explicar a diferença entre um tutorial sobre scripting e um download de scripting.

Tutoriais sobre scripting você além de colocar o script e a explicação você da exemplo de utilização para o script, fala sobre ele e mais.

Download de scripts você coloca somente o script e a explicação.

 

Em tutoriais sobre scripting é muito importante a presença de BBcodes (alguns daqueles citados no início do tópico) para destacar algum código, portanto, use e abuse dessa opção.

  • Códigos são muito fáceis de serem postados e atrai muito o leitor, exemplo:
  • Código de teste para o tutorial by Dragonheart


  • As palavras que ficam na janela de código podem ser criadas assim:
  • [.code] seu texto aqui [./code]
  • Ps: o "." não significa nada, coloquei ali somente para não ser aplicado um code na explicação.

 

  • Também é preferível você colocar cores no código, aí você usará quote e não code. Para executar um quote é o mesmo esquema só que ao invés de você usar
[/b] você vai usar [b]
[/b], aí já é permitido você usar cores nas palavras que serão explicadas.
Procure usar muito bem as palavras, não enrole, não escreva [i]"internetêz"[/i] assim o deixa mais claro e objetivo.
Destaque as principais palavras no tutorial usando cores, negrito, itálico sublinhado, fontes e etc.
Separe o tutorial em tópicos assim o deixa mais organizado fazendo com que os parágrafos não fiquem muito embolados.
Poste mais do que o tutorial pede, de dicas e é interessante você acrescentar um Faq ao tutorial com os possíveis erros ou possíveis perguntas.
Evite "Enrolar" mudando o assunto, fixe seu tópico no Tutorial.

[b]Modéstia parte mas aqui vai um link de um tutorial sobre scripting exemplar:[/b]

http://forums.otserv.com.br/f27/nv-med-criando-libs-71935/

 

[color=#2f4f4f][b][size=2]ºº° | Tutoriais sobre WebSites | °ºº[/size][/b][/color]

 

Em tutoriais sobre websites, se você quiser postar algum script é bom que você poste junto ao script uma Screen Shot desse script em funcionamento no site, aí a pessoa pode avaliar o design da pagina do script e serve também apra comparação caso o leitor faça algo errado, e claro que junto disso tudo uma boa explicação.

 

Se você for postar um tutorial com multiplas funções você deve explicar ao maximo as funções, scripts, explicar de uma forma direta.

  • Procure usar muito bem as palavras, não inrrole, não escreva [i]"internetêz"[/i] assim o deixa mais claro e objetivo.
  • Destaque as pricipais palavras no tutorial usando cores, negrito, itálico sublinhado, fontes e etc.
  • Separe o tutorial em tópicos assim o deixa mais organizado fazendo com que os parágrafos não fiquem muito embolados.
  • Evite "Enrolar" mudando o assunto, fixe seu tópico no Tutorial.
  • Como já falei, procure colocar SS's mostrando o script em execução no site.
  • Também é prefirivel você colocar cores no código, aí você usará quote e não code. Para executar um quote é o mesmo esquema só que ao invéz de você usar [code] você vai usar
    , aí já é permitido você usar cores nas palavras que serão explicadas.

    [color=#483d8b][b][size=2]ºº° | Tutoriais sobre Programação | °ºº[/size][/b][/color]

     

    Essa seção é uma seção onde você realmente tem que entender do assunto para criar tutoriais sobre o mesmo, um Ctrl C Ctrl V com os créditos não é nada aconselhável pois se alguma pessoa fizer uma pergunta, você não irá saber responder, e isso é um tanto que desagradável.

     

    Aqui a utilização de codes é essencial, se você não usar o tópico irá ficar com um design não tão agradável e o conteúdo se reprimira bastante pois poderá confundir o leitor.

    • Destaque as principais palavras no tutorial usando cores, negrito, itálico sublinhado, fontes e etc.
    • Separe o tutorial em tópicos assim o deixa mais organizado fazendo com que os parágrafos não fiquem muito embolados.
    • Evite "Enrolar" mudando o assunto, fixe seu tópico no Tutorial.
    • Como já falei, procure colocar SS's mostrando o script em execução no site.
    • Acrescente downloads ao tópico oferecendo os links, de preferência links próprios.

    [color=#4b0082][b][size=2]ºº° | Tutoriais de Internet Compartilhada | °ºº[/size][/b][/color]

     

    O que irá destacar e qualificar o tutorial são as opções que você está oferecendo, se for tutoriais sobre como resolver problemas com internet compartilhada liberando a porta do modem coloque vários tipos de modens, não somente 1, 2 ou 3, assim não lota a seção com um tutorial para cada modem e deixa seu tópico bastante informativo e interessante.

    • Se você quer colocar varias opções mas está com uma certa preguiça, pelo menos indique um outro tutorial que ensina a liberação da porta de tal modem, isso para que seu tutorial não fique "[i]pobre[/i]"
    • Evite aprimorar demais a explicação, isso faz com que ela se torne confusa.
    • Deixe todas as possibilidades de liberação para tal modem no tópico.
    • Não misture os assuntos.
    • Divida o tutorial em tópicos, já que irá se tratar de varias coisas poderá ficar confuso, então divida-o em tópicos para que fique bem organizado eliminando assim qualquer chance de dúvida.
    • Screen Shots também é muito aconselhável e não da muito trabalho para coloca-las, assim desperta o interesse do leitor a ler o tópico inteiro mesmo que esse não seja o seu problema.

    [color=#696969]

    [size=2][b]ºº° | Tutoriais sobre Criação de Servidores | °ºº[/b][/size][/color]

     

    Tutoriais sobre criação de servidores são os tutoriais de introdução do player/user no assunto OTServ, será a primeira seção que o novato irá entrar aqui no fórum, portanto faça com que ele seje bem recebido e tente explicar da melhor forma possível, pois esse usuário poderá estar um dia na "elite" dos OTServs, e parte do conhecimento dele, foi você quem ensinou!

    • Procure usar muito bem as palavras, não inrrole, não escreva [i]"internetêz"[/i] assim o deixa mais claro e objetivo.
    • Destaque as principais palavras no tutorial usando cores, negrito, itálico sublinhado, fontes e etc.
    • Separe o tutorial em tópicos assim o deixa mais organizado fazendo com que os parágrafos não fiquem muito embolados.
    • Evite "Enrolar" mudando o assunto, fixe seu tópico no Tutorial.
    • Também é preferível você colocar cores no código, aí você usará quote e não code. Para executar um quote é o mesmo esquema só que ao invés de você usar [code] você vai usar
      , aí já é permitido você usar cores nas palavras que serão explicadas.

       

      [color=#2f4f4f][size=2][b]ºº° | Fim das dicas | °ºº[/b][/size][/color]

       

      Aqui está um "tutorial" feito pelo OTNET que ensina a usar esses diversos tipos de BBcode.

       

      [center]imagem1se5.jpg

      imagem2no7.jpg

      imagem3ow9.jpg

      imagem4fa4.jpg

      imagem5ey1.jpg

      imagem6fe1.jpg

      imagem7sk8.jpg

      [/center]

      Deu um trabalhão criar este tutorial, dias fazendo, espero que não tenha sido desperdício de tempo.

      Se alguém mais tiver alguma dica, favor coloca-la no seu post que eu edito ela aqui e coloco os créditos.

Editado por SpeeD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Flare   
Flare

Bom, quem me conhece sabe que eu costumo fazer sempre tutoriais relacionados a mapping, mas eu estava dando uma volta pelo forum, e eu vi muita desorganização. Muitas vezes as pessoas tem otimas idéias de tutoriais, mas não sabem como os organizarem, como criar uma interação entre o tutorial e o usuario.

 

Oque eu quero, é ajudar aqueles que fazem tutoriais e que gostam de ajudar os outros (como eu), a fazerem seus tutoriais de forma organizada, bem formatado, sem erros de portugês (eu tbm erro algumas vezes), e por fim, que tenha uma boa estética, oque gera uma atração maior do usuario pelo tutoria.

 

Então, vamos começar!

 

Fazendo um Tutorial

 

Certo, aqui você vai aprender a fazer um tutorial da melhor forma possivel, assim, você estara ajudando a você, ao forum, e aos usuarios interessados em seu tutorial.

Mas qual a forma certa de se fazer um tutorial?

  • Primeiramente, tenha uma idéia do que você realmente quer fazer.
  • Tente sempre fazer a parte escrita do tutorial no Microsof Word, se você tiver é claro.
  • Caso não tenho o Microsoft Word, procure fazer a parte escrita do tutorial olhando se existem erros dramaticos de português.
  • Lembre-se que ao fazer um tutorial, você está agindo como um professor, logo você faz o tutorial para os outros, e não para sí mesmo.
  • Nunca usem linguagem chulas (palavrões), além de ferir a sua imagem e a do forum, você poderá tomar um alerta, e quem sabe ser suspenso/banido.
  • Dependendo do que se trata o Tutorial, não use muitas cores. Além de deichar o tutorial com uma aparecia horrivel, atrapalha a ler.

 

Estilos de Tutoriais

 

Como nós sabemos existem varias areas que compoem um OtSever.

Eu particularmente faço mais tutoriais na area de mapping. Mas estarei ajudando em outras areas como Actions/Scripts

 

1- Tutorial de Mapping

 

Ao fazer um tutorial de mapping, você deve ter em mente a dificuldade do tutorial que está fazendo. O certo seria fazer o dificil se tornar facil, mas as vezes isso não é possivel. Quando for fazer um tutorial relacionado a mapping tente ao menos seguir os seguintes passo:

  • Não use cores em tutoriais de mapping. Como é um tutorial que contem muitas imagens, pode acabar dificultando a leitura.
  • Em vez de usar cores, de preferencia ao negrito, itálico, e sublinhado.
  • Use list, para separar cada passo do tutorial. Visando organiza-lo mais.
  • Procure explicar de forma clara, descrevendo todos os ID's que deverão ser usados, para fazer o mapa que está sendo ensindo no tutorial.
  • Em um tutorial de iniciantes é interessante tirar fotos de cada passo, e não ir fazendo o mapa, e apenas descrevendo oque o usuario deverá fazer.
  • Em um tutorial de avançados, seria interessante explicar bem, não precisa se tirar muitas fotos (mesmo assim seria otimo tirar fotos de cada passo).
  • Ao tirar suas fotos, recorte apenas a parte da qual se trata em determinado passo do tutorial. Por exemplo a area do mapa (sem a aba materials).
  • Organize seu tutorial, você pode dividir ele em partes, niveis de dificuldade, tema usado, entre muitos outros.
  • Lembre-se que você está fazendo o tutorial para outros, e muitas vezes eles podem não ter a facilidade que você tem.

 

 

2- Tutorial de Actions/Scripts

 

Eu não tenho bastante conhecimento nessa parte de Actions, mas vale lembrar que a organização vem sempre em primeiro lugar.

Aqui nesse estilo de tutorial, é meio que impossivel não usar cores, para diferenciar cada função que a action irá exercer.

Quando for fazer um tutorial relacionado a actions ou scripts:

  • Seja organizado. Não misture as coisas, faça cada parte separada, de espaço entre elas.
  • Não deixe tudo colado. Facilite a visualização do usuario.
  • Procure usar sempre as tags de code qndo for colocar um código. Isso facilita o reconhecimento do código (actions/script) pelo usuario.
  • Se for usar cores, sempre observe a cor da skin do forum que está postando. No caso do Otnet, a skin é media, então use cores escuras.
  • Destaque as partes importantes usando negrito, e se tiver muita coisa importante, use itálico.
  • Se tiver alguma observação, a qual fica a escolha do usuario, use sublinhado para poder destaca-la.
  • Use list para separar os passos que o usuario deve seguir.
  • Quando for explicar alguma coisa, não use list nem cores.

 

Eu não sou a melhor pessoa para se fazer tutoriais, mas eu sempre tento fazer da melhor forma possivel. Visando facilitar que os interessados em aprender, possam obter uma maior facilidade no aprendizado, afinal ninguem nasceu sabendo, e ninguem sabe o bastante para não precisar ver um tutorial, ou outro, mesmo que seja para buscar idéias.

Aqueles que tiverem tempo, e quiserem ver mais o menos como fazer um tutorial de mapping, poderão estar visitando os tutoriais que eu fiz, para se ter uma noção, de como fazer um tutorial organizado.

 

 

Aproveito para dizer, que estou com um projeto para a restauração de todos os Tutoriais do Forum, sendo assim, aqueles que se interessarem, poderão me enviar uma PM para maiores informações. A idéia, é pegar os tutorial que estão desorganizados, e contem conteudo de qualidade, e refaze-los, mantendo a qualidade, só que organizando-os

 

Espero ter ajudado a todos, qualquer duvida poste aqui, ou envie uma PM, que eu estarei ajudando na medida do possivel.

 

Abraços.

Pain

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×