Pvdm 0 #1 Posted December 17, 2006 Olá a todos, depois de muito tempo estou vivo ainda. Hoje vou ensina-los a trabalharem com Objetos Objeto.Propriedade := Valor Vamos inserir no projeto uma Label e um Button, feito issu de um duplo-click no Button1 e ira aparecer o código padrão dele: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin end; Vamos inserir entre Begin e End; o seguinte código: Label1.Caption:=’Eu estou aprendendo a Trabalhar com Objetos’;//Altera a Propriedade Caption da Label1 Como vocês podem ver o Conteúdo esta entre aspas ‘’, toda vez que vc for escrever uma propriedade tipo String é necessário estar entre aspas para o Delphi identifica-la como um texto. *Lembrando que para usar variáveis não se usa a aspas: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); Var texto:string; Begin Texto:= ’Eu estou aprendendo a Trabalhar com Objetos’ Label1.Caption:=Texto; end; Podemos também pegar informações de um InputBox ou de um Edit: Inputbox: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); Var nome:string; Begin Texto:= ‘Seu nome é ‘ Label1.Caption:=Texto + InputBox('Olá', 'Digite seu nome:', ''); end; Edit: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); Var nome:string; Begin Texto:= ‘Seu nome é ‘ Label1.Caption:=Texto + Edit1.Text; end;Note também que no Delphi para juntar informações se usa +: Var + Edit1.Text + Label1.Caption Exercício: Crie uma aplicação que junte edits ou Seqüências de InputBox e insira em uma label informações sobre vc como Nome, Idade, e outras informações. Use Variáveis para facilitar. Espero que tenham gostado. Duvidas? Estou aqui, é só postar. Share this post Link to post Share on other sites
Pedrinhooow 0 #2 Posted December 21, 2006 Hmmm.. bela aula PVDM ;D é bom ensinar a todos xD se vc permitir eu posso colocar uma aula aqui ensinando a mexer com MessageBoxes, Inputboxes, e afins? falows! Share this post Link to post Share on other sites
Pedrinhooow 0 #3 Posted December 21, 2006 Hmmm.. bela aula PVDM ;D é bom ensinar a todos xD se vc permitir eu posso colocar uma aula aqui ensinando a mexer com MessageBoxes, Inputboxes, e afins? falows! Share this post Link to post Share on other sites