Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
LordBelkil

..::: Saiba Como Editar Itens :::..

Recommended Posts

LordBelkil    2
LordBelkil

..:::: Saiba Como Editar Itens ::::..

By LordBelkil

Versão no qual o Tutorial foi baseado: 8.5

Autor: LordBelkil (Eu)

Se for postar em outro forúm coloque os créditos do autor, ou seja, EU ._.

 

Bom pessoal, como so vi um tutorial que explicava a editar itens 8.0 ou 8.1 do dudots, resolvi fazer esse tutorial para os iniciantes explicando

tudo direitinho já que na versão alguns attributes sairam e vieram outros. Se você não sabia editar ou criar itens novos pro seu servidor,

depois desse tutorial vai saber como tudo isso é moleza :lol:

Sim o tutorial tem que ser grande pois tem tudo e está bem explicado na minha opinião ._.

 

[Atualizações]

O que será explicando no tutorial:

- Como mudar o ataque e defesa de uma arma ou shield

- Como colocar pra um item dar ml ou skill

- Colocar pra uma arma ser de duas mãos

- Como mudar o arm de um equipamento (ex: Legs, Helmets, Armors, Necklaces, etc..)

- Como colocar pra uma arma ter dano elemental

- Como colocar proteção ou não de um elemento a um item

- Como adicionar velocidade a um item (Ex: BOH e Coconut shoes)

- Como Criar/Editar uma Wand ou Rod (Passo a Passo) [NEW]

E MUITO MAIS...

 

E agora ao tutorial:

 

 

1 - Antes de tudo vá na pasta do seu servidor e vá em data/items/items.xml e abra.

 

1.1 - Assim que abrir o itens.xml Procure (Ctrl+F) pela Focus Cape e encontrará isso:

 

<item id="8871" article="a" name="focus cape">

<attribute key="weight" value="2100"/>

<attribute key="armor" value="9"/>

<attribute key="slotType" value="body"/>

<attribute key="magiclevelpoints" value="1"/>

</item>

1.2 - Explicando os Attributes

 

<item id="8871" article="a" name="focus cape">

Essa attribute da o id e nome ao item.

Nota: No inglês temos os articles "a" e "an", usamos o "a" quando a primeira letra do substantivo é consoante e usamos "an" quando a primeira letra é vogal.

(Ex: a blue robe, a bright sword, an amazon armor, etc...)

Obs: Aconselho a nunca mexer no item id.

 

<attribute key="weight" value="2100"/>

Este atribute é o da o peso do item, ou seja, a focus cape pesa 21 oz. (Nota 100 = 1 oz)

Este atribute é obrigatorio em todos os itens.

 

<attribute key="armor" value="9"/>

Este atribute dá o armor ou a "arm" ao item.

Lembrando que esse atribute só pode ser usado apenas em equipamentos.

 

<attribute key="slotType" value="body"/>

Este atribute é o que vai selecionar onde o item vai ser equipado, em outras palavras, o tipo do item se ele vai ser uma armadura, uma arma, um colar, etc...

Ele também é obrigatorio em todos os equips.

 

Caso queira aqui vai uma pequena lista:

para armaduras = body

para botas/boots = feet

para calças/legs = legs

para capacetes/helmets = head

para aneis = ring

para escudos = shield

para colares = necklace

para backpacks ou bags = backpack

<attribute key="magiclevelpoints" value="1"/>

Esse atribute dá ML (magic level) ao item.

 

 

 

----------------------------------------------------------------

ARMAS/WEAPONS

 

2 - Para explicar os atributes das armas usarei a Bright Sword:

<item id="2407" article="a" name="bright sword">

<attribute key="description" value="The blade shimmers in light blue."/>

<attribute key="weight" value="2900"/>

<attribute key="defense" value="30"/>

<attribute key="attack" value="36"/>

<attribute key="weaponType" value="sword"/>

<attribute key="extradef" value="1"/>

</item>

2.1 - Bom, como todos sabem no tibia existe três tipos de armas que no qual são : Axes, Swords e Clubs

Então vamos começar por esse atribute:

 

<attribute key="description" value="The blade shimmers in light blue."/>

Esse atribute dá a descrição do item quando um player der look.

 

<attribute key="weaponType" value="sword"/>

Este é o atribute que faz a arma ser um axe,sword ou club. No caso a Bright sword é uma sword xD.

Se quiser mudar basta mudar o value="sword" para value="axe" ou value="club".

 

<attribute key="defense" value="30"/>

Este atribute dá a defesa/def á arma que também é usad em shields.

 

<attribute key="attack" value="36"/>

Atributo que seleciona o ataque da arma. Pelo amor de deus, não usem isso em shields ou equips... tenham bom senso o.o'

 

<attribute key="slotType" value="two-handed"/>

Este atributo não tem na Bright Sword por que ela é de uma mão, mais caso queira deixar de 2 mãos basta apenas usar esse atribute.

 

<attribute key="extradef" value="1" />

Este atribute da defesa extra ao item, como por exemplo a bright sword é (atk:36 def:30+1) e como vocês também ja viram em alguma database ou

no tibia mesmo itens com esse +1, 2, 3, etc...

 

2.2 - Adicionando Dano elemental a uma Arma:

 

<attribute key="elementFire" value="10"/>

Dano de fire

 

<attribute key="elementEarth" value="10"/>

Dano de earth

 

<attribute key="elementIce" value="10"/>

Dano de gelo

 

<attribute key="elementEnergy" value="10"/>

Dano de energy

 

<attribute key="elementHoly" value="10"/>

Dano de holy

 

<attribute key="elementDeath" value="10"/>

Dano de death

 

<attribute key="elementPhysical" value="10"/>

Dano fisico o.o'

 

Usado um desses o elemento diminuirá o ataque da arma, ou seja, a Bright sword por exemplo se eu usar o atribute:

<attribute key="elementFire" value="10"/>

Ela ficará com (atk:26 + 10 fire damage def:30)

[36-10=26]

 

 

----------------------------------------------------------------

BOWS, CROSSBOWS E SPEARS

 

3 - Agora para explicar essa categoria irei usar a Bow, a arrow e a spear.

 

3.1 - Primeira a Arrow.

<item id="2544" article="an" name="arrow" plural="arrows">

<attribute key="weight" value="70"/>

<attribute key="slotType" value="ammo"/>

<attribute key="attack" value="25"/>

<attribute key="hitChance" value="90"/>

<attribute key="weaponType" value="ammunition"/>

<attribute key="ammoType" value="arrow"/>

<attribute key="shootType" value="arrow"/>

<attribute key="ammoAction" value="removecount"/>

</item>

<attribute key="slotType" value="ammo"/>

Com este atribute a arrow deve ficar no lugarzinho da flecha para ser usada.

 

<attribute key="hitChance" value="90"/>

A chance de sucesso do player de acertar o alvo, ou seja, o player com uma arrow tem 90% de chance de acertar um Dwarf por exemplo.

 

<attribute key="ammoType" value="arrow"/>

Neste atribute ou você coloca arrow que será utilizado apenas por Bows/Arcos ou bolt que será apenas usado por Crossbow/Besta.

 

<attribute key="shootType" value="arrow"/>

Animação no qual a flecha aparecerá indo em direção ao alvo.

 

Lista das animações:

bolt = para sair a figura de um bolt

infernalbolt = para sair a figura de um infernal bolt

powerbolt = para sair a figura de um power bolt

burstarrow = para sair a figura de um burst arrow

poisonarrow = para sair a figura de um poison arrow

arrow = para sair a figura de um arrow

onyxarrow = para sair a figura de uma onyx arrow

sniperarrow = para sair a figura de uma sniper arrow

flamingarrow = para sair a figura de uma flaming arrow

flasharrow = para sair a figura de uma flash arrow

shiverarrow = para sair a figura de uma shiver arrow

eartharrow = para sair a figura de uma earth arrow

<attribute key="weaponType" value="ammunition"/>

Este Atribute faz o item virar uma munição.

Coloque ele Apenas em arrows e bolts.

 

<attribute key="ammoAction" value="removecount"/>

Ele serve para remover 1 arrow/bolt por tiro.

Aconselho não mecher ai.

 

3.2 - E agora a Bow:

 

<item id="2456" article="a" name="bow">

<attribute key="weight" value="3100"/>

<attribute key="weaponType" value="distance"/>

<attribute key="slotType" value="two-handed"/>

<attribute key="ammoType" value="arrow"/>

<attribute key="range" value="6"/>

<attribute key="weaponType" value="distance"/>

Come ste atribute a bow fica sendo uma arma de distância

 

<attribute key="ammoType" value="arrow"/>

Usando este atribute a bow precisará de algum tipo de arrow para atirar.

 

<attribute key="range" value="6"/>

Com este atribute você determina a distancia da qual ele pode atirar, ou seja, a bow pode atirar a 6 quadrados de distância.

 

3.3 - Vamos a Spear:

 

<item id="2389" article="a" name="spear" plural="spears">

<attribute key="weight" value="2000"/>

<attribute key="attack" value="25"/>

<attribute key="weaponType" value="distance"/>

<attribute key="shootType" value="spear"/>

<attribute key="range" value="5"/>

<attribute key="breakChance" value="10"/>

<attribute key="ammoAction" value="moveback"/>

</item>

<attribute key="breakChance" value="10"/>

Essa atribute dá a spear uma chance (10%) de quebrar a cada hit.

 

<attribute key="ammoAction" value="moveback"/>

Esse atribute faz com que a spear em vez de ficar no chão volte para sua mão sem ter que usar o atribute de charges.

 

o resto eu expliquei com a bow e a arrow. :)

 

 

----------------------------------------------------------------

NECKLACES E AMULETS

 

4- Vamos começar com os Necklaces e Amulets e para isso eu escolhir o Elven amulet.

 

<attribute key="weight" value="270"/>

<attribute key="slotType" value="necklace"/>

<attribute key="charges" value="50"/>

<attribute key="showcharges" value="1"/>

<attribute key="absorbPercentAll" value="5"/>

<attribute key="showattributes" value="1"/>

<attribute key="charges" value="50"/>

Esse atribute dá a quantidade de cargas/charges ao amuleto.

 

<attribute key="charges" value="1" />

<attribute key="preventDrop" value="1" />

Essa attribute é o mesmo que é usado no aol,

ou seja, ele salva seu loot mais perde o aol.

Pra funcionar corretamente ele precisa do atribbute

charges com valor "1".

 

<attribute key="showcharges" value="1"/>

Essa atribute serve para quando o player der look no amuleto mostrar a quantidade de charges ele tem.

Obs: Não mexa ai.

 

<attribute key="showattributes" value="1"/>

Esse atribute serve para mostrar tudo que ele absorve.

 

<attribute key="absorbPercentAll" value="5"/>

Esse attribute serve para o amuleto absorver todos os tipos de danos em 5%.

Caso queira que absorva um elemento em especifico aqui vai uma lista:

 

 

<attribute key="absorbPercentPhysical" value="10"/> Este atribute absorve o dano fisico recebido em 10%

<attribute key="absorbPercentDeath" value="10"/> Este atribute absorve o dano de death recebido em 10%

<attribute key="absorbPercentHoly" value="10"/> Este atribute absorve o dano de holy recebido em 10%

<attribute key="absorbPercentIce" value="10"/> Este atribute absorve o dano de ice recebido em 10%

<attribute key="absorbPercentEnergy" value="10"/> Este atribute absorve o dano de energy recebido em 10%

<attribute key="absorbPercentFire" value="10"/> Este atribute absorve o dano de fire recebido em 10%

<attribute key="absorbPercentPoison" value="10"/> Este atribute absorve o dano de poison em 10%

<attribute key="absorbPercentLifeDrain" value="10"/> Este atribute diminui o Life Drain em 10%

<attribute key="absorbPercentManaDrain" value="10"/> Este atribute diminui a Mana Drain recebida em 10%

 

Obs¹: Caso queira que ele receba mais dano em vez de absorver basta colocar o " - " na frente do número.

(exemplo: <attribute key="absorbPercentPhysical" value="-10"/> )

 

Obs²: Esses atributes também pode ser usado em shields,equips e até em rings. :D

 

 

----------------------------------------------------------------

RINGS

 

5 - Bom, o tutorial está quase no fim faltando apenas os Rings e as Backpacks.

Então vamos ao que interessa, e para isso escolhi o Power Ring :D

 

<item id="2203" article="a" name="power ring">

<attribute key="weight" value="80"/>

<attribute key="slotType" value="ring"/>

<attribute key="decayTo" value="0"/>

<attribute key="transformDeEquipTo" value="2166"/>

<attribute key="skillFist" value="5"/>

<attribute key="duration" value="300"/>

<attribute key="showduration" value="1"/>

</item>

OBS: Certfique-se que ao editar ring, ver se está editando o ring certo, ou seja, o que brilha quando é equipado...

 

5.1 - Explicando os Attributes :D

 

<attribute key="duration" value="300"/>

Essa atribute dá o tempo que o item durará equipado, ou seja, o power ring dura 30 minutos (Nota 10 = 1 min)

 

<attribute key="decayTo" value="0"/>

Essa atribute faz com quer, quando o tempo do power ring acabar ele "some"

 

<attribute key="transformDeEquipTo" value="2166"/>

Essa atribute diz em qual item ele tranformará quando desequipar o power ring.

Recomendo não mexer ai.

 

<attribute key="skillFist" value="5"/>

Essa atribute aumenta seu Fist Fighting em 5 pontos.

 

<attribute key="showduration" value="1"/>

Esse atribute serve para quando o player der look no ring mostrar quando tempo ele ainda tem.

Recomendo de novo que não mexa ai.

 

<attribute key="manashield" value="1"/>

Esse atribute faz com que o player fique em estado de "utamo vita".

Não precisa mexer no "1".

 

<attribute key="healthGain" value="1"/> -- HP ganho

<attribute key="healthTicks" value="3000"/> -- Tempo nescessario (1000 = 1 segundo)

Esses atributes tem que ser usados em conjunto.

Eles fazem com que você recupera 1 de HP a cada 3 segundos.

 

<attribute key="manaGain" value="4"/> -- MP ganho

<attribute key="manaTicks" value="3000"/> -- Tempo nescessario (1000 = 1 segundo)

Esses atributes tem que ser usados em conjunto.

Eles fazem com que você recupera 4 de MP a cada 3 segundos.

 

<attribute key="speed" value="20"/>

Esse atribute aumenta a velocidade em "20" niveis, se quiser aumentar ou diminuir você ja sabe como xD

 

<attribute key="skillSword" value="4"/>

Essa atribute aumenta seu skill de sword em +4

 

<attribute key="skillAxe" value="4"/>

Essa atribute aumenta seu skill de axe em +4

 

<attribute key="skillClub" value="4"/>

Essa atribute aumenta seu skill de club em +4

 

<attribute key="skillShield" value="4"/>

Essa atribute aumenta seu skill de shield em +4

 

<attribute key="suppressDrunk" value="1"/>

Essa atribute deixa você imune a ficar bebum/bêbado/tonto/drunk/ etc... o.o'

 

<attribute key="invisible" value="1"/>

Essa atribute deixa você invisivél como se estivesse usando "utana vid"

 

 

----------------------------------------------------------------

BACKPACKS E BAGS

 

6 - Bom galerinha, esse é o ultimo item do tutorial e também o mais simples :P

Então pra fechar com chave de ouro escolhi a Crown Backpack:

 

<item id="10522" article="a" name="crown backpack">

<attribute key="weight" value="1700"/>

<attribute key="containerSize" value="20"/>

<attribute key="slotType" value="backpack"/>

</item>

<attribute key="containerSize" value="20"/>

É esse atribute que dá slots pras backpacks e bags.

No caso a Crown backpack tem 20 slots.

 

----------------------------------------------------------------

WANDS AND RODS

 

7 - Criando uma Wand ou Rod.

Para explicar isso eu escolhi a shadow sceptre.

Abra o items.xml e procure por ela e encontrará isso:

<item id="7451" article="a" name="shadow sceptre">

<attribute key="weight" value="4100"/>

<attribute key="defense" value="17"/>

<attribute key="attack" value="39"/>

<attribute key="weaponType" value="club"/>

</item>

Obs:Como vocês podem ver a shadow sceptre é um club, mas ela pode ser facilmente tranformada em uma wand ou rod e você vai descobrir como.

 

7.1 - Para transforma-la em uma wand eu editei e adicionei isso:

<item id="7451" article="a" name="shadow sceptre">

<attribute key="description" value="New wand!"/> - Descrição (Opcional)

<attribute key="weight" value="2600"/>

<attribute key="weaponType" value="wand"/> -- Tipo de Arma

<attribute key="shootType" value="death"/> -- Tipo de Dano

<attribute key="range" value="5"/> -- Distância da qual pode atacar

Obs: Caso tenha algums dúvida os attrbutes acima foram explicados anteriomente no tutorial.

 

7.2 - Como vocês viram eu apenas retirei os attributes de ataque e defesa editei o weaponType de "club" para "wand" e adicionei alguns outros.

 

7.3 - Agora vamos para data/weapons/weapons.xml e adicione essa tag:

<wand id="7451" level="60" mana="22" min="62" max="102" type="death" event="function" value="default">

<vocation id="1"/>

</wand>

7.4 - Explicando:

wand id="7451"- ID da nova wand que no caso é a shadow sceptre

level="60" - Level nescessario para usar a wand

mana="22" - Mana gasta por hit da wand

min="62" e max="102" - Dano minimo e máximo da wand

type="death" - Tipo de dano da wand

vocation id="1" - Vocação na qual pode usar a wand. Lembrando que 1 = Sorcerer e 2 = Druid

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Esse Foi meu primeiro Tutorial e estou aberto a criticas e sugestões.

Bom acho que existe muitos outros atributes que não foram colocados mais acho que coloquei os mais importantes.

SIM eu sei o tutorial tá grande e acho que nem todos vão ler até ao fim, mas ta ai pra quem precisar de ajuda e

assim acabar com algumas duvidas frequentes no suporte.

Sempre que achar algum bug ou algo novo adicionarei ao tópico.

 

PS: Se gostou do tutorial me dá um post_thanks.gif. Não custa nada :P

Editado por LordBelkil

Compartilhar este post


Link para o post
Gpwjhlkdcf    21
Gpwjhlkdcf

Tutorial bem explicadinho, Movido.

Compartilhar este post


Link para o post
thiagokawai    0
thiagokawai

Otimo forum tks

Compartilhar este post


Link para o post
Maiia    0
Maiia

Muitoo bom!

Parabeeens, Super aprovado *-*

Compartilhar este post


Link para o post
EcL    3
EcL

Bem detalhado e formatado, parabéns ^^

Compartilhar este post


Link para o post
pejuge2    1
pejuge2

Excelent tutorial, não li ainda detalhadamente mas já está nos favoritos. Parabens.

 

Aprovado e continue postando ^^.

Compartilhar este post


Link para o post
joao1000    0
joao1000

Cara eu queria saber uma coisa e si eu querer por mais de um elemento na arma exemplo: <attribute key="elementDeath" value="100"/>

<attribute key="elementHoly" value="100"/> oq eu teria q fazer

Compartilhar este post


Link para o post
paladinpk    1
paladinpk

nossa muito bom o tutorial eu tnhu uma duvida se voce colocar la 100 porcendo de absorcao no dano ngm te hita nada???

Compartilhar este post


Link para o post
D u k e e H    0
D u k e e H

Bem simples,

porem util!

e ajuda quem não sabe...

Compartilhar este post


Link para o post
Pandá s2    0
Pandá s2

Vlw kara você postou Todas as SKill's

Compartilhar este post


Link para o post
potatoot    0
potatoot

eu queria saber se tem como mudar a cor dos itens ?

Compartilhar este post


Link para o post
Iago Felipe    5
Iago Felipe

Gostei, o tópico está bem organizado, o tutorial bem explica bastante e ajuda muita gente, tenho uma dúvida a um bom tempo só que até agora eu não tentei tirar minha dúvida, por preguiça mesmo.

Tem como eu criar outro item? exemplo, eu pego uma crown armor e copio ela e renomeio com outro nome, assim fica uma crown armor -normal e uma crown armor-vip.

 

#Potatoot

Tem sim, dê uma olhada nesta seção: http://forums.otserv.com.br/forumdisplay.php?46

Editado por Mickfern

Compartilhar este post


Link para o post
LordBelkil    2
LordBelkil

@João1000

Creio que não seja possivél isso só pelo itens.xml.

Uma vez tentei fazer isso e n funcionou.

 

@paladinpk

Creio que sim.

 

@Iago Fellipe

Dar dá sim, só que você precisaria mecher no tibia.spr/dat.

Pois seria o mesmo id pra duas e ia bugar .-.

 

OiaeuMae

Compartilhar este post


Link para o post
\Matt ~*    0
\Matt ~*

Excelente tutorial, já deve ter ajudado muitos membros, parabéns.

 

\Matt ~*

Compartilhar este post


Link para o post
potatoot    0
potatoot

bem legal esse tutorial ,mais tipo vc fala sobre tudo menos uma coisa, como eu coloco ne uma arma pra ela almenta skills speedy e ML, i tambem eu queria saber como muda a cor dos itens?

Compartilhar este post


Link para o post
vinnykrs    0
vinnykrs

cara, tutorial bem explicado.. ajuda bastante

 

mas uma pergunta.

 

como eu altero o level de um equip ?

 

tipo , uma armor só pode ser usada por players level 50+, ou apenas por knights e paladins etc. , aonde eu mudo isso ? ;s

Editado por vinnykrs
adicionar informações

Compartilhar este post


Link para o post
LordBelkil    2
LordBelkil

@potatoot

Primeiro - não tem uma atribute key que aumenta a velocidade de ataque, segundo, pra mudar a cor do item o Iago ja disse pois ai já é com manipulação grafica não no items.xml.

E sobre o ML, acho que você não leu atentamente o tutorial pois eu coloquei como adiciona ML a um item.

 

@7663555

Lugar errado colega, reportado ~*

 

@vinnykrs

ai já é no movements.xml

 

OiaeuMae

Compartilhar este post


Link para o post
vinnykrs    0
vinnykrs

vlw cara ,

 

só mais 1 pergunta .. existe algum meio de fazer o aol ficar com carga infinita ?

 

:confused:

 

ja tem um tuto ensinando , ou alguem pode me ensina ?

Compartilhar este post


Link para o post
alexcdeo    0
alexcdeo

assim qlqr uma aprnde a fazer scripts ein...

Compartilhar este post


Link para o post
ruanbaron    0
ruanbaron

Vlw, Pelo TuToh.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×