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Java - Aula 1

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# Regras, Convenções de Nomenclatura e Métodos de Saída Padrão

Aula 1

 

 

# Introdução:

 

Para uma introdução a linguagem Java, aconselho que leia essas duas aulas do Piikachu:

#Regras e Convenções de Nomenclatura:

 

Antes de começar a programar em Java, deve-se saber sobre algumas Regras e sobre Convenções de Nomenclatura.

As Convenções de Nomenclatura servem para deixar o nosso código o mais legível possível, por que um dos objetivos da Programação Orientada a Objetos é o reaproveitamento dos códigos.

 

- Nomes de Classes:

 

Toda classe deve começar com uma letra minúscula e não pode conter caracteres que não sejam ASCII, caracteres acentuados, caracteres especiais (#, @, $, %, *, _) ou algum numero.

O Nome da classe deve ser o mesmo nome do arquivo .java

Caso o nome de uma classe seja composto por mais de uma palavra, a primeira letra de cada palavra deve ser em maiúscula.

Nunca colocar nomes de classes que não façam referência a seus objetos, como por exemplo: Se tivesse um atributo paginas e um método ler(), nunca chamariamos a classe de Lapis.

Exemplo: Humano, Conta, Caderno, Animal, ImpostoDeRenda...

 

- Nomes de Pacotes:

 

Todo pacote deve começar com uma letra minúscula e não pode conter caracteres que não sejam ASCII, caracteres acentuados, caracteres especiais (#, @, $, %, *, _) ou algum numero.

Caso o nome de uma pacote seja composto por mais de uma palavra, a primeira letra de cada palavra deve ser em maiúscula.

O Nome do pacote deve fazer referencia as funções exercidas pelas classes que estão dentro desse pacote, por que pacotes servem para organizar os arquivos em nosso projeto.

Exemplo: bancoDeDados, definições, usuários...

 

- Nomes de Atributos/Variáveis:

 

Os atributos/variáveis podem começar com $ ou _, mas não com números.

Caso tenha-se mais de uma palavra no atributo/variável, a primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula.

Exemplo: x, y, z, registroGeral, xMouse, yMouse...

 

- Nomes de Atributos Constantes/Finais:

 

Os atributos constantes/finais, devem ser inteiramente escritos em letra maisucula.

Use _ (UnderLine) para separar nomes compostos

Exemplo: CONECTAR, DESCONECTAR, VALOR_PADRAO...

 

 

#IDE:

 

A escolha da IDE, em minha opinião é bastante importante, eu pessoalmente uso o NetBeans, acho um excelente IDE, porém um pouco pesado, mas existem outros também, como: Eclipse, Gel, JEdit, OptimalJ. Mas em minhas aulas eu vou utilizar o NetBeans 6.8 como exemplo.

 

 

#Iniciando um Projeto:

 

Depois que você já escolheu o IDE que vai utilizar, crie um novo projeto, no NetBeans 6.8 para criar um novo projeto você vai em: Arquivo > Novo Projeto

Vai abrir uma janela com opções das linguagens (Isso se você instalou a versão com todas elas), obviamente escolha Java e depois no lado direito coloque Aplicativo Java e aperte em Próximo.

Nessa parte você escolhe o nome do seu projeto, a localização onde ele ficará e o nome da classe principal (Explicação mais pra frente), por enquanto só escolha o nome do projeto e no máximo a localização do mesmo.

Com isso será criado seu projeto, um Pacote e um arquivo de Classe Java Principal, esse arquivo será sempre o primeiro a ser executado.

 

 

#Saída:

 

Um método de saída serve para mostrar algo ao usuário, em Java existe um método padrão para criar a comunicação com o usuário, que seria o Print ou Println.

 

- Print :

Na classe principal (Padrão: Main.Java), adicione isso na função main() :

System.out.print("Olá Mundo");
System.out.print("Oi");

Nota: em Java, no final de todas as linhas, exceto fechamento de funções, classes, etc. Deve-se colocar ponto e virgula “;”.

A função main() deverá ficar mais ou menos assim:

public static void main(String[] args) {
    System.out.print("Olá Mundo");
    System.out.print("Oi"); 
}

Pronto, agora execute o projeto (Aperte F6 se você estiver usando NetBeans) e veja o que apareceu.

A função print imprime na tela uma String (cadeia de caracteres) que é passado como argumento na função, no caso seria o “Olá Mundo” ou “Oi”. Mas veja que foi impresso uma String colada com a outra, para resolver isso sem precisar usar barra invertida no argumento usa-se println.

 

- Println :

 

Remova o que estiver dentro de main() e adicione isso:

System.out.println("Olá Mundo");
System.out.println("Oi");

Ficando assim:

public static void main(String[] args) {
    System.out.println("Olá Mundo");
    System.out.println("Oi");
}

Agora execute o projeto e veja o que apareceu.

A função println insere “\n”, que serve para pular uma linha, no final do argumento. Assim como o print, o argumento println é uma String(cadeia de caracteres).

 

- Append:

 

System.out.append(String);

Usando desse modo, o Append(Anexar), tem o mesmo funcionamento do Print.

 

 

#Exercício:

 

Nessa aula não haverá exercício, até porque essa aula serve mais como introdução. Mas a partir da próxima aula terá.

 

-----------------

Aula feita por: Lwkass

Edited by Lwkass

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Piikachu    0
Piikachu

Bom, alguém ta continuando o que eu to sem tempo de fazer, e ta muito boa a aula... Vamos ver se não é fogo de palha. ;)

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