Lwkass 1 #1 Posted April 16, 2010 (edited) # Regras, Convenções de Nomenclatura e Métodos de Saída Padrão Aula 1 # Introdução: Para uma introdução a linguagem Java, aconselho que leia essas duas aulas do Piikachu: [Aula 1] – Histórico da Linguagem [Aula 2] – Introdução a Linguagem #Regras e Convenções de Nomenclatura: Antes de começar a programar em Java, deve-se saber sobre algumas Regras e sobre Convenções de Nomenclatura. As Convenções de Nomenclatura servem para deixar o nosso código o mais legível possível, por que um dos objetivos da Programação Orientada a Objetos é o reaproveitamento dos códigos. - Nomes de Classes: Toda classe deve começar com uma letra minúscula e não pode conter caracteres que não sejam ASCII, caracteres acentuados, caracteres especiais (#, @, $, %, *, _) ou algum numero. O Nome da classe deve ser o mesmo nome do arquivo .java Caso o nome de uma classe seja composto por mais de uma palavra, a primeira letra de cada palavra deve ser em maiúscula. Nunca colocar nomes de classes que não façam referência a seus objetos, como por exemplo: Se tivesse um atributo paginas e um método ler(), nunca chamariamos a classe de Lapis. Exemplo: Humano, Conta, Caderno, Animal, ImpostoDeRenda... - Nomes de Pacotes: Todo pacote deve começar com uma letra minúscula e não pode conter caracteres que não sejam ASCII, caracteres acentuados, caracteres especiais (#, @, $, %, *, _) ou algum numero. Caso o nome de uma pacote seja composto por mais de uma palavra, a primeira letra de cada palavra deve ser em maiúscula. O Nome do pacote deve fazer referencia as funções exercidas pelas classes que estão dentro desse pacote, por que pacotes servem para organizar os arquivos em nosso projeto. Exemplo: bancoDeDados, definições, usuários... - Nomes de Atributos/Variáveis: Os atributos/variáveis podem começar com $ ou _, mas não com números. Caso tenha-se mais de uma palavra no atributo/variável, a primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula. Exemplo: x, y, z, registroGeral, xMouse, yMouse... - Nomes de Atributos Constantes/Finais: Os atributos constantes/finais, devem ser inteiramente escritos em letra maisucula. Use _ (UnderLine) para separar nomes compostos Exemplo: CONECTAR, DESCONECTAR, VALOR_PADRAO... #IDE: A escolha da IDE, em minha opinião é bastante importante, eu pessoalmente uso o NetBeans, acho um excelente IDE, porém um pouco pesado, mas existem outros também, como: Eclipse, Gel, JEdit, OptimalJ. Mas em minhas aulas eu vou utilizar o NetBeans 6.8 como exemplo. #Iniciando um Projeto: Depois que você já escolheu o IDE que vai utilizar, crie um novo projeto, no NetBeans 6.8 para criar um novo projeto você vai em: Arquivo > Novo Projeto Vai abrir uma janela com opções das linguagens (Isso se você instalou a versão com todas elas), obviamente escolha Java e depois no lado direito coloque Aplicativo Java e aperte em Próximo. Nessa parte você escolhe o nome do seu projeto, a localização onde ele ficará e o nome da classe principal (Explicação mais pra frente), por enquanto só escolha o nome do projeto e no máximo a localização do mesmo. Com isso será criado seu projeto, um Pacote e um arquivo de Classe Java Principal, esse arquivo será sempre o primeiro a ser executado. #Saída: Um método de saída serve para mostrar algo ao usuário, em Java existe um método padrão para criar a comunicação com o usuário, que seria o Print ou Println. - Print : Na classe principal (Padrão: Main.Java), adicione isso na função main() : System.out.print("Olá Mundo"); System.out.print("Oi"); Nota: em Java, no final de todas as linhas, exceto fechamento de funções, classes, etc. Deve-se colocar ponto e virgula “;”. A função main() deverá ficar mais ou menos assim: public static void main(String[] args) { System.out.print("Olá Mundo"); System.out.print("Oi"); } Pronto, agora execute o projeto (Aperte F6 se você estiver usando NetBeans) e veja o que apareceu. A função print imprime na tela uma String (cadeia de caracteres) que é passado como argumento na função, no caso seria o “Olá Mundo” ou “Oi”. Mas veja que foi impresso uma String colada com a outra, para resolver isso sem precisar usar barra invertida no argumento usa-se println. - Println : Remova o que estiver dentro de main() e adicione isso: System.out.println("Olá Mundo"); System.out.println("Oi"); Ficando assim: public static void main(String[] args) { System.out.println("Olá Mundo"); System.out.println("Oi"); } Agora execute o projeto e veja o que apareceu. A função println insere “\n”, que serve para pular uma linha, no final do argumento. Assim como o print, o argumento println é uma String(cadeia de caracteres). - Append: System.out.append(String); Usando desse modo, o Append(Anexar), tem o mesmo funcionamento do Print. #Exercício: Nessa aula não haverá exercício, até porque essa aula serve mais como introdução. Mas a partir da próxima aula terá. ----------------- Próxima Aula: Tipos de Dados e Concatenação Aula feita por: Lwkass Edited April 19, 2010 by Lwkass Share this post Link to post Share on other sites
Piikachu 0 #2 Posted April 17, 2010 Bom, alguém ta continuando o que eu to sem tempo de fazer, e ta muito boa a aula... Vamos ver se não é fogo de palha. Share this post Link to post Share on other sites