Bem vindo a OTServ Brasil - O seu portal para o mundo OTServ!

Atenção Visitante!

Saia do anonimato e tenha acesso total ao nosso fórum e nossos downloads. Basta se CADASTRAR. É rápido, não demora nem 5 minutos. Faça sua parte e participe de nossa comunidade !

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
K r e x

OTClient - Revolução dos OtServers

Postado (editado)

Esse artigo era pro Diário de Bordo. Como creio que ele não vai mais sair, tá ae :3

18388d1358907048-introduction-otclient-clienticon.png

Pra quem não conhece, o OTC (abreviação de OTClient) é uma versão alternativa do client do Tibia desenvolvido primeiramente pelo Eduardo Bart desde 2011. Em 2012, o Baxnie (membro aqui do fórum) também entrou no projeto. E a parte mais importante: É OPEN SOURCE! Ou seja, o client tem o código aberto e é livre pra ser editado e utilizado da forma que você quiser, inclusive pra ganhar dinheiro :money:

No geral, o client usa uma mistura de LUA e C++, e tem como principal característica a facilidade de personalização, diferente do que acontece com o client da Cipsoft. É possível adicionar mods com uma fácilidade incrível, e fazer coisas como as imagens abaixo:

hpbar.png

Personalizando as barras de hud mudando a forma e o local com que são exibidas.

spellbar.png

Barra de spells muito comum em outros MMORPGs ou em 'PokéTibias.

imagedac.png

Adicionar pequenas figuras com os monstros no minimap, bom pra mostrar onde fica cada hunt no seu server.

Um exemplo de personalização do OTClient é o projeto do Ramza, o Shinobi Online:

Você não tem permissão para ver este conteúdo oculto.

Para conhecer mais sobre o projeto que será lançado em breve,

.

Fiz uma pequena entrevista com ele pra entender mais sobre o servidor e sobre como foi usar o OTC. :)

[spoiler=Leia aqui a entrevista completa com o Ramza!]

Krex: Qual seu nome e o que faz da vida?

Ramza: Meu nome é Ricardo, sou estudante na área de games.

Krex: Você é presente na comunidade de OTServers faz tempo, e já apresentou diversos projetos nesse período - Zodiac, Shinobi, TIBS... No momento, em quê você ainda tá se dedicando e o que abandonou?

Ramza: Não abandonei nada, pelo contrário, só tenho planos futuros.

Atualmente estou focando no Shinobi (que lançou dia 31 de março, mas estamos tendo problemas de segurança), porém, o Zodiac está em desenvolvimento nesse meio tempo (parte de mapa, com nosso mapper Leun), e deve ficar online algum tempo depois que o Shinobi estabilizar. Sobre o TIBS, pretendo refazê-lo em breve, tanto na plataforma do Tibia como fora, em XNA ou Unity, e disponibilizar pra galera utilizar.

Krex: O que achou do lançamento do Shinobi? Já esperava fazer tanto sucesso?

Ramza: Não esperava assim de uma vez, tanta gente... Sabia que aos poucos iriam entrando mais pessoas, cada vez mais, só que no primeiro dia (domingo) tinham 550 pessoas online às 4 da manhã!!!! :o

Foi completamente inesperado, e acho que não só pra nós, da equipe, como para outras pessoas que se sentiram ameaçadas e começaram a atacar o servidor pra tentar nos fazer desistir (o que não vão conseguir).

Krex: E daqui pra frente, o que podemos esperar do Shinobi?

Ramza: Assim que esses problemas forem resolvidos, podem esperar um crescimento bem rápido. Por enquanto o jogo está bem 'ralo', o jogo será um eterno Open Beta, pois implementaremos as vilas e novidades aos poucos. Já temos mais duas vilas em mente, e diversos sistemas para serem implementados, além de balanceamentos tanto de programação quanto de mapa.

Krex: A quanto tempo conhece o OTClient? Conseguiu algo com ele que não seria "possível" com o client normal do Tibia? Teve algum problema em adotar ele no Shinobi?

Ramza: Conheci o OTClient através de um amigo, o Conde2.

Foi lá pra novembro/dezembro do ano passado, na época estava com tudo praticamente pronto pra lançar o Shinobi, mas resolvi tentar me virar com o otclient e utilizá-lo. Foi uma correria, tinham coisas que não funcionavam direito ainda, mas aos poucos tudo foi se acertando.

Sem ele não teria conseguido fazer tantas coisas legais no client do Shinobi xD

Krex: Em resumo, é isso. Algum comentário pra terminar? :P

Ramza: Uhum, eu queria dizer pra galera que quer aprender algo não desistir, porque quando eu comecei a programar, era PÉSSIMO, um desastre, e hoje em dia até que me viro. E pra não focarem em querer saber várias coisas complexas, foquem no simples, quem conhece as coisas que eu já fiz sabe que é tudo ULTRA simples. É isso xD

Outro exemplo de servidor que usa o OTClient é o famoso Kingdom Age. Pra ver as features desse server,

.

Também conversei com o River a respeito do servidor e do uso do OTC. O resultado você pode ver no botão abaixo :)

[spoiler=Leia aqui a entrevista completa com o River!]

Krex: Qual seu nome e o que faz da vida?

River: Meu nome é Gabriel Moraes e curso Ciência da Computação na Universidade Federal da Paraíba.

Krex: O que tirou de resultado ou de aprendizado durante o TS do Kingdom Age?

River: Para ser sincero, não esperava tanto apoio numa versão BETA. Eu tinha em mente que apenas umas 5 pessoas iam focar-se em me ajudar, mas foi muito mais que isso. Todo dia me deparava com pessoas, que eu já havia falado antes, reportando bugs novamente, isso para mim, foi crucial para a desenvoltura do projeto.

Krex: Quando será lançado o KA?

River: Em maio deste ano.

Krex: Terá algo de novo além do que já foi visto no TS?

River: Sim. Posso citar estes: update automático, changelog (contendo todas as mudanças dos updates) e ícone exclusivo no client.

Krex: Há quanto tempo conhece o OTClient?

River: Há menos de um ano.

Krex: Conseguiu algo com ele que não seria "possível" com o client normal do Tibia?

River: Posso citar exemplos que facilitarão futuros updates: spells list (com o OTClient podemos adicionar quantas magias quisermos em updates), attributes window (com o OTClient pudemos aperfeiçoar a segurança do sistema de pontos de atributos) e emoticons list (com o OTClient pudemos separar os emoticons perto do chat, organizando melhor a janela do jogo). Além disso, com esses três exemplos citados, foi possível a remoção, para quem conhece, do "special slot", que continha dentro, exatamente essas três novidades e ocupava o slot de anéis, desabilitando-a.

Krex: Porque resolveu adotar ele no Kingdom Age?

River: Essa foi uma escolha difícil, mas eu preferi optar em priorizar futuros updates, pois com o OTClient, é possível fazer praticamente qualquer coisa.

Krex: Algum comentário pra terminar?

River: Sim. É relacionado à pergunta anterior e à versão BETA. Gostaria de salientar aos jogadores que nosso objetivo com todas as novidades do Kingdom Age, até o período de encerramento da versão BETA, foi somente construir uma versão estável, ou seja, preferimos não desenvolver inúmeros sistemas para que fosse possível a construção do servidor o mais estável possível e o mais breve possível. Isso quer dizer que, em updates, faremos vários outros sistemas inovadores buscando sempre a diversão de todos. E ainda mais: muitos desses sistemas podem estar acoplado ao OTClient. Infelizmente o site permanecerá off-line até termos uma previsão de lançamento. Vou conversar com a equipe OTBR para ter uma área exclusiva do Kingdom Age neste fórum. Assim, todas as informações do projeto estarão inclusas com fácil acesso. E no lançamento, vamos sortear algumas Premium Time.

Atenciosamente, River.

Enfim, dá pra ver que o OTClient ainda tem muita estrada pela frente hein. :)

Quem sabe não seja a revolução que o cenário OTServ precisa?

Site:

Download Versão 0.6.2:

OBSERVAÇÕES:

1 - DAT E SPR NÃO VEM NO CLIENTE

Você precisa colocar o Tibia.spr e o Tibia.dat no cliente. Para isso, basta criar uma pasta com o nome da versão dentro de data/Things, e por lá dentro o spr e data. Se a versão for 8.70, cria a pasta com o nome de "870". Se for 9.70, cria a pasta com o nome de "970" e por aí vai. Isso só não vale pras versões de 9.8 pra frente. (por enquanto)

2 - VERSÕES MAIS RECENTES

Caso seja versão 9.8, deixa na pasta "971".

Caso seja versão 9.81, deixa na pasta "973".

Caso seja versão 9.82, deixa na pasta "974".

Sem 9.83 por enquanto :x

Editado por K r e x

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, ótimo artigo. Sou um fã desse cliente e creio que tem muito futuro. Espero ver ótimos artigos/tutoriais aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente artigo, Krex!

Possivelmente utilizaremos ele em breve.

Compartilhar este post

Link para o post
Faltou o link pra baixar o otclient, fera.

Adicionei...

Compartilhar este post

Link para o post

Eduardo Bart não era o cara que o vHp brigou?

@topic

Bom artigo. Parabéns. Apesar de que eu não usaria esse OTClient.

Compartilhar este post

Link para o post
Eduardo Bart não era o cara que o vHp brigou?

Não conheço essa história, mas o vHp citou ele no seu tópico de despedida...

Compartilhar este post

Link para o post

dahora esse artigo, vc faz algo na faculdade ou tem formação em algum curso relacionado a escrita?

Compartilhar este post

Link para o post
dahora esse artigo, vc faz algo na faculdade ou tem formação em algum curso relacionado a escrita?

Não, mas sempre gostei de escrever :3

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que vi!

Ficou muito bom mesmo Krex! Parabéns ! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Espetacular!

É isso que dá ânimo de ver. Um membro fazendo um tópico tão organizado, completo e útil aqui. Agradeço em nome de todos os membros do fórum, excelente trabalho.

Meus parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns, gostei

Compartilhar este post

Link para o post

po cara, eu botei no virus total o arquivo e ficou 1/45 alguem pode me explicar esse, que eu suponho, ser um falso negativo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.