Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rhys

Css 3

Recommended Posts

Rhys    16
Rhys

Desde que CSS começou passaram muitos anos e já vamos pela especificação de CSS3, que incorpora uma série de novidades que vamos tratar de resumir neste artigo.

O que é CSS

 

Se você não sabe o que é CSS provavelmente lhe interessaria começar lendo nosso manual de CSS ou a seção de CSS a fundo. Não obstante, caberia dizer que CSS é uma linguagem para definir o estilo ou a aparência das páginas web, escritas com HTML ou dos documentos XML. CSS se criou para separar o conteúdo da forma, ao mesmo tempo que permite aos designers manter um controle muito mais preciso sobre a aparência das páginas.

 

Com CSS3, mais controle sobre a forma

 

O objetivo inicial de CSS, separar o conteúdo da forma, se cumpriu já com as primeiras especificações da linguagem. Entretanto, o objetivo de oferecer um controle total aos designers sobre os elementos da página foi mais difícil de cobrir. As especificações anteriores da linguagens tinham muitas utilidades para aplicar estilos às webs, porém os desenvolvedores ainda continuam usando truques diversos para conseguir efeitos tão comuns ou tão desejados como as bordas arredondadas ou a sombra de elementos na página.

 

CSS 1 já significou um avance considerável na hora de desenhar páginas web, trazendo muito maior controle dos elementos da página. Porém, como ainda ficaram muitas coisas que os designers desejavam fazer, mas que CSS não permitia especificar, estes deviam fazer uso de truques para o design. O pior destes truques é que muitas vezes implica alterar o conteúdo da página para incorporar novas etiquetas HTML que permitam aplicar estilos de uma maneira mais elaborada. Dada à necessidade de mudar o conteúdo, para alterar o desenho e fazer coisas que CSS não permitia, estava-se acabando com algum dos objetivos para os que CSS foi criado, que era o de separar por completo o conteúdo da forma.

 

CSS 2 incorporou algumas novidades interessantes, que hoje já utilizamos habitualmente, porém CSS 3 ainda avança um pouco mais na direção, de dar mais controle sobre os elementos da página.

 

Sendo assim, a novidade mais importante que traz CSS 3, para os desenvolvedores de webs, consiste na incorporação de novos mecanismos para manter um maior controle sobre o estilo com o qual se mostram os elementos das páginas, sem ter que recorrer a truques ou hacks, que a muitas vezes complicavam o código das webs.

 

Propriedades novas em CSS3

 

Segue aqui uma lista das principais propriedades que são novidade em CSS3.

 

Bordas

 

border-color

border-image

border-radius

box-shadow

 

Fundos

 

background-origin

background-clip

background-size

fazer camadas com múltiplas imagens de fundo

 

Cor

 

cores HSL

cores HSLA

cores RGBA

Opacidade

 

Texto

 

text-shadow

text-overflow

Ruptura de palavras longas

Interface

box-sizing

resize

outline

nav-top, nav-right, nav-bottom, nav-left

 

Seletores

 

Seletores por atributos

Modelo de caixa básico

overflow-x, overflow-y

 

Outros

 

media queries

criação de múltiplas colunas de texto

propriedades orientadas a discurso ou leitura automática de páginas web

Web Fonts

 

--

 

Esta lista de novas propriedades de CSS3 foi tirado de: http://www.css3.info/preview/. É um site em inglês, mas pode ser bom visitar para ir conhecendo mais detalhes sobre CSS3.

Em futuros artigos daremos algumas chaves e explicações sobre várias destas propriedades, pelo menos as mais interessantes, com especificações detalhadas, assim como exemplos que sirvam para ir conhecendo esta nova especificação de CSS.

 

 

Att,

.Rhys

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rhys    16
Rhys

O Majesty falou para postar aqui Oo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×