Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jojow

Aula 1 - Tamanhos e Cores

Recommended Posts

Jojow    0
Jojow

Aula 1 – Tamanhos e Cores

 

Olá pessoal, estou aqui novamente para ajudá-los a entender os tamanhos das sprites e as suas cores certas. Estarei trazendo para vocês uma tabela de cores feita por mim mesmo; creio que me ajuda na hora de selecioná-las, e muito.

 

Tamanho.

 

Quando falo em tamanho, me refiro ao tamanho daquele quadradinho nos equips de um char tibiano. Alguns iniciantes spriters, insistem em fazer as sprites de qualquer modo, assim prejudicando seu conhecimento que nessa fase é pobre.

 

Itens têm por tamanho, e somente este, 32 pixels x 32 pixels. (32x32).

No paint após entrar clique Ctrl+E, e coloque nas duas barras de preenchimento os dados 32 x 32, assim deixando um quadrado em branco pequeno. Para fazer a sprite, nesse modo visual, será quase impossível de planejar a sprite usando a prática de pixel por pixel. Vamos solucionar este caso?

Após entrar no paint faça o seguinte passo-a-passo:

• Ctrl+E, e preencha 32 x 32.

• Ctrl+G, para criar uma grade de pixels, mas só será possível usando a lupa, ampliando o quadrado em branco. Para ter maior campo de visão sobre a sprite aconselho clicar na lupa e ampliar o desenho ao máximo, para isso veja a seguinte imagem:

img1vw.jpg

Destaquei duas coisas na imagem: 1ª, após dar o Ctrl+G, veja como ficou nosso quadrado branco, bem dividido não é? 2ª a forma para ampliar o desenho ao máximo, clicando abaixo do 8x na lupa, isso fará com que amplie um campo de 10x para a criação da sprite. Após fazer isso basta ter criatividade e inovar na criação.

 

 

 

Monstros... É eles também são Sprites pessoal, mas um pouco maiores. Monstros têm o tamanho de pixels 64x64, mas alguns são de 32x32 também, isso varia de alguns para outros, como Hero, Black Knights, Spiders, Bugs entre outros. Na criação dos monstros, quando abrir o paint basta fazer o passo-a-passo citado acima, mas na hora de fazer um não esqueça: 1º Seu monstro será grande ou pequeno? Grande tem tamanho 64x64 e Pequeno 32x32.

 

 

Cores

 

Esta parte é mais do gosto pessoal, varia de uma pessoa para outra. As cores têm de ser vivas, mas não muito claras senão sua sprite terá o tom de ser Artificial.

É difícil de selecionar as cores do ouro e prata, pois são cores que obtém luz e sombra de formas diversas, dificultando na hora da pintura da sprite. (Não recomendo pintar um monstro de ouro, a menos que queira fazer um Gold Golem).

 

Abaixo estarei disponibilizando uma tabela de cores para ajudar vocês na hora de pintar:

 

tabeladecoresbyjojow.png

Esta tabela foi feita na ampliação da lupa por 10x, espero que ajude.

Bom, estou encerrando, espero vocês na próxima aula:

Click> Aula 2 – Formatos.

 

Editado por Jojow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Wolowizard    0
Wolowizard

Esta tabela foi feita na ampliação da lupa por 10x, espero que ajude.

 

como amplia 10x? (eu sei como)

mais você deveria explicar (:

mais detalhado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fantom    1
Fantom

Ta vendo,

Nunca é ruim saber mais e mais,

Eu não uso mto o paint,

E não sabia que dava pra escolher tamanho com Ctrl+E.

Vlw, boa aula.

 

Att.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Salient    0
Salient

gostei da aula apesar de ter so encinado a usar Pixel e o tamanho ;o

essa tabela que você fes poderia colocar em Orbs para poder visualizar mas o sombremaneto e etc.. como as orbs do galient e wolowitz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jojow    0
Jojow
gostei da aula apesar de ter so encinado a usar Pixel e o tamanho ;o

essa tabela que você fes poderia colocar em Orbs para poder visualizar mas o sombremaneto e etc.. como as orbs do galient e wolowitz

 

Agradeço o comentário...mas...

 

obs: Era o propósito dessa ''primeira'' aula..ensinar a usar o pixel x pixel e o tamanho.

Quanto aos orbs, isso ficará para outra vez, pois estou fazendo um tutorial passo-a-passo para os iniciantes. Porq eu iria fazer uma tabela de orbs se já existe a do galient e wolo~ ?.

 

Leia direito o tutorial antes de falar né ... aguardo vc's na próxima aula.

 

Aula 2 - Formatos... (em breve).OiaeuMae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Frozen Hearth    0
Frozen Hearth

Muito bom cara

estou iniciando em sprites

mais pode ter certeza q vo ficar vidrado nas suas aulas

Excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×