Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
izaiasousa

Funções dos scripts de Lua #4

Recommended Posts

izaiasousa    0
izaiasousa

Funções dos scripts de Lua #4

 

Olá Pessoal! :style:

 

Hoje iremos começar outra aula. Agora ainda continuando nas sintaxes de "funções", digamos que essa de hoje não é uma function (Uma ação) mas é uma constante, se é que posso dizer assim, que serve pra ler a variavel cid ou item.

 

O que iremos aprender hoje é o Is. :w00t:

 

O Is usado do mesmo jeito que o Get, só que ele não retorna o valor (Ela não checa qual o level do jogador, por exemplo, e retorna ao script). Ela apenas tem a função de dizer se aquela condição if é verdadeira ou falsa.

 

Entenderam o que o Is faz ? :no:

 

Ele irá ler a condição. Ele irá dizer ao script se ela é TRUE ou FALSE, VERDADEIRA ou FALSA, SIM ou NÃO. Não vai outra coisa! Só esses.

 

Se ela for Verdadeira o script irá ser executado (lógico).

 

Agora vamos as sintaxes que eu achei importantes e que eu achei. :

 

isPlayer(cid)

 

É jogador? A coisa que tiver na Dp é jogador? Se for Verdadeiro o script será executado e o jogador poderar entrar na protection zone.

 

 

 

isCreature(cid)

 

É um bicho? Esse aqui checa se é uma criatura.

 

if isCreature(cid) == TRUE then -- Se cid for uma criatura então o script será executado.

 

isPlayerGhost(cid)

 

Esta checa se o jogador está invisível.

 

if isPlayerGhost (cid) == TRUE -- Se cid estiver invisível então o script será executado.

 

isItemRune(itemid)

 

Irá checar se o item (itemid) é uma runa ou não. Se ela for, então o script será executado.

 

if isItemRune (item.id) == TRUE then -- Se for uma runa, então o script será executado.

 

 

isItemDoor(itemid)

 

Verifica se o Item é uma porta. Se for, o script será executado então.

 

if isItemDoor (item.id) == TRUE then -- Se for uma porta, então o script será executado.

 

isItemContainer(itemid)

 

Verifica se o item é um contêiner (uma backpack, uma sacola, uma bag, uma coisa que possa guardar outros itens.. uma caixa).

isItemMovable(itemid)

 

Verifica se o Item pode ser movido. Uma cadeira pode ser movida etc.

 

isCorpse(uid)

 

Verifica se é um corpo. Se for, o script será executado. :said:

isMovable(uid)

 

Verifica se a "coisa" pode ser empurrada. Aí já generaliza tudo, não é só item agora. Pode ser player e etc.

 

isPlayerPzLocked(cid)

 

Verifica se o jogador ou criatura cid está numa protection zone. Se ele estiver o script será executado.

 

 

Att,

 

Sir Laka Tariel. :style:

Editado por izaiasousa

Compartilhar este post


Link para o post
Flatronez    1
Flatronez

Movido.

Compartilhar este post


Link para o post
Socket    0
Socket

As explicações das funções estão certas, porém há alguns erros nessas partes:

 

If IsPlayer (cid ) == true then
DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"Você é jogador!")
else
DoPlayerSendTextMessage (cid,22,"O que ser você?")
end

 

A única coisa errada, é o if maiúsculo, e as funções, não é DoPlayer.. e sim doPlayer.

Outra coisa, não existe otserv que não aceita isPlayer(cid) == true, isso é LUA, e não otserv, ele apenas verifica se a função retorno true. Então TODOS os otservers aceitam isso, é a mesma coisa que dizer que if true == true, tá errado, e que if true, tá certo.

 

Att. Socket

Compartilhar este post


Link para o post
Mickfern    32
Mickfern

Eu gostei deste tutorial, tinha coisa ai que eu não sabia ( algumas funções do is ), mas se você souber um pouquinho de inglês já da para saber mais ou menos o que ele faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Biozard    0
Biozard

o que seria isso??

 

isCreature(target) == TRUE then

 

Se a o alvo é criatura??

Compartilhar este post


Link para o post
Antharaz    4
Antharaz

@LUCASF

 

Se o unique id do alvo estiver na variável target sim...

 

@topic

 

Não precisa por o == TRUE, se por if isPlayer(cid) then irá ter o mesmo efeito.

 

Se ela for Verdadeira o script irá ser executado (lógico).

 

Na verdade depende de como você colocar nos ifs...

 

isPlayerPzLocked(cid)

 

Verifica se o jogador ou criatura cid está numa protection zone. Se ele estiver o script será executado.

 

Na verdade olha se ele pode entrar ou não em pz, por isso chama pz locked. =x Se ele estiver ou não em área pz não altera o resultado.

 

 

Pela 10000ª vez, arruma seus tutoriais kra...

Compartilhar este post


Link para o post
infernatil    0
infernatil

Muito bom seus tutoriais estão min ajudando a conhecer melhor as funções.

Compartilhar este post


Link para o post
Super Heros    0
Super Heros

excelente!

Compartilhar este post


Link para o post
z2986936z    0
z2986936z
Movido.

aew vlw manow mais preciso de uma aula detalhada disso

Compartilhar este post


Link para o post
GOD TY    0
GOD TY

Muito bem cara, tais de parabens

 

if isPlayer(cid) == TRUE then

doCreatureSay(cid, "Olá humano", 2)

doCreatureAddHealth(cid, 10000)

else

doCreatureSay(cid, "Vai-te animal fedorento")

doCreatureAddHealth(cid, -100000)

end

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×