Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Skoll

Guia do Servidor: Relação RPG com serv

Recommended Posts

Skoll    0
Skoll

Relação do RPG com seu servidor

 

•Introdução

Acho que a maioria do pessoal aqui do fórum, pelo menos em algum momento da vida, ficou vidrado em Tibia o suficiente para passar horas e horas em frente ao computador, o interessante, é que na maioria dessas vezes eles não estavam neste citado apenas para resolver os grandes mistérios do imenso continente de Tibia, e sim para simplesmente upar levels.

Isso infelizmente é a realidade do que se passa nos servidores de OTServ hoje em dia, todos os mapas praticamente iguais e baixados prontos ou aqueles feitos sem nenhum cuidado, apenas areas de caça, uma quest aqui, uma quest ali, alguem ja parou pra pensar que se o nome do jogo é MMORPG é pra acontecer essa interação personagem-jogo?

 

101153_introducao_rpg03.jpg

 

Isso é, o jogo é feito para se explorar, não apenas 'mato um demon, um behemoth, passo no portal, abro o bau e ebaa'.

Quando eu comecei a jogar eu achava Tibia tão maravilhoso graças aos mistérios, ao fato de você poder conversar com os NPC's abertamente sobre temas que você investiga, aquilo que te intriga, a exploração daquilo tudo, o genesis, a criação, a história, pra mim isso é o máximo.

Pra mim é o que falta nos servidores de hoje em dia.

 

•Objetivo

Resgatar o RPG nos servidores, fazer deles um lugar divertido para se jogar Tibia, e levantar as idéias dos administradores, mappers e scripts, fazer com que eles usem suas própria criatividade na montagem do servidor.

 

Centauro.jpg

 

•Método

Para você conseguir manter uma boa relação entre seu mapa e o RPG do seu jogo você precisa de 6 coisas:

 

Um gênesis:

A origem, de onde veio tudo do seu servidor, como tudo surgiu, em que tudo é centrado.

Caso queira tirar alguma idéia veja a gênesis do Tibia(http://www.tibia.com/library/?subtopic=genesis), que está traduzida no TibiaBR, tem esse nome devido ao primeiro livro da bíblia se chamar Gênesis, que é onde tudo foi criado em 7 dias e tal, se baseie nisso, no acordar dos Deuses, em guerras, crie sua história, seja criativo.

 

Ex:

No início, existiam 2 deusas, Prima e Sona, ela viviam em harmonia, Prima era o centro de toda energia positiva, e Sona seu oposto, algum dia, ninguem sabe como, essas 2 se chocaram, e deu assim início a um novo contnente, o continente de 'Sirma'....

 

E por ai vai!

 

O mapa baseado no tema central:

Se sua gênesis fala sobre por exemplo, como os piratas conquistaram sua ilha, então seus npc's, areas e edificações tem que ser baseadas nisso.

Isso é, tudo no seu servidor tem que ser centrado nas bases, nada pode fugir do padrão de tudo que você citou, você mesmo cria regras para sua história.

Crie caminhos diversos, casas desocupadas, shop's fechados com NPC's que vagam pois perderam suas chaves, coisas inuteis para intrigar o jogador para que ele ache que tem uma utilidade, e por ai vai!

 

Herald_of_War.jpg

NPC's próprios:

Essa fica fácil, na seção de scripts temos diversos NPC's de conversa, é funfamental você ter NPC's próprios e feitos e editados parar ficaram de acordo com o seu servidor, dê a eles informações relacionadas a quests que podem ser fundamentais ou não, sendo assim, faça com que eles deem dicas sobre a resolução das mesmas, nunca entregando de mais, façam eles trocar as informações por algum item de sua escolha, e o mais importante: faça a história de cada um.

 

Ex:

NPC Pyxis, ele era o segundo filho do rei da cidade de Nova, quando seu pai morreu, seu irmão muito ciumento por ele ser o caçula e favorito, assumiu o trono e o baniu da cidade, ele sabe o segredo das minas do rei, mas para que ele te revele isso ele quer que você destrua o reinado do seu irmão roubando a espada do rei, que da autoridade dele em Nova.

 

Porem no meio do caminho o seu irmão pode tentar persuadir você.

Sendo assim o jogador tem que ir ao castelo, roubar a espada, entragar ao NPC para assim trocar pela informação de onde fica a mina para resolver a quest.

E por ai vai, é tudo uma questão de criatividade.

Quests:

Antes de mais nada, copie Tibia inovando, isso mesmo, deixe livros espalhados em bibliotecas e em baus de quests, faça NPC's falarem coisas que não devem, faça-los mentir, deixe items com denominação pertencente a cada NPC, faça labirintos, subidas, decidas, caminhos falsos, não facilite, e jamais ajude nenhum player.

Esteja sempre mudando as quests, as atuais e fazendo novas, mude, faça updates, não libere todos os addons e items de uma vez, vá com calma.

Pode dar trabalho amigo, mas é a qualidade do seu servidor em jogo!

 

Ex:

Numa área onde há elfos tem uma pedra, você da 'use' nela e ela desaparece e no lugar dela aparece um bau, nesse bau você acha um livro escrito, 'Não existe altura para aqueles que buscam a riqueza.' e ao lado desse local há uma montanha, então o player pensa em subi-la pois logo ve a relação com o livro, chegando la em cima, tem um NPC elfico que diz que esta preso la em cima pois perdeu seu arco, e você precisa descer por um buraco la para recuperar o mesmo, você o faz, recupera o arco dele, então ele te orienta ao lugar que deve ir e lhe diz a combinação que você deve efetuar na câmara do local, você vai até la, faz as alavancas na ordem e recebe o item. :D

 

labirinto5gc.png

 

Dificulte:

De que adianta você fazer quests bem elaboradas se o player upará de level tão rápido que dinheiro será infinito?

De que adianta o drop rate de 40x com essas quests sensacionais?

NADA amigo, nada.

Isso é, você quer um servidor difícil, um servidor de desafios, RPG verdadeiros, onde o dinheiro não caia das nuvens, você quer um servidor onde você tenha que conquistar os items, onde os jogadores usem o trade, onde nada seja abundante, isso é fundamental, servidores com grande rate são sem graça, só há matança, não tem quase nenhuma diversão!

Uma equipe boa, responsavel e criativa:

Se você quer evoluir, seja paciente, espere, alguns irão detestar seu servidor no começo, mas jogadores séries gostarão, vai encher rápido, se todos trabalharem juntos seu servidor será maravilhoso e divertido, é importante interagir com os jogadores, criar um site sempre contando o que rola de novo e o que os jogadores pensam a respeito, ouvir dicas e por ultimo e não menos importante JAMAIS AJUDAR NINGUEM NO SERVIDOR, GM SÓ SERVE PARA BANIR E REVER BUGS, acho que passei minha mensagem né?

Trabalhe pois vale a pena, seu crédito vale a pena, pode demorar, mais o tempo que demorar será o tempo que seu servidor ficará no ar, e o tempo que você vai gostar dele, pois você com o tempo acaba se amarrando na história, seja um admnistrador sério, siga essas dicas!

 

minotaur.jpg

 

Estou disposto a ajudar vocês no que precisarem, qualquer script, ajuda, informação, opinião, idéia, qualquer coisa vocês podem pedir AQUI NO TÓPICO, que eu terei todo o carinho por ajudar vocês, isso tudo é em prol do RPG, deixe seu servidor profissional e bem organizado, siga essas dicas que você vai longe!

 

Um grande abraço,

Skoll!

Compartilhar este post


Link para o post
Pedroddcunha    3
Pedroddcunha

Muito bom ;)

 

 

- Aprovado -

Compartilhar este post


Link para o post
Vufusuf    1
Vufusuf

Começei a jogar tibia quando o jogo havia acabado de dar o update para a versão 7.2

Em mais de um ano de jogo não alcancei nem o level 30.

Mas posso dizer sem pensar que foi a época que mais me diverti com tibia.

 

Naquela época, o jogo não era uma "guerra fria" por leveis como é hoje.

Próximo ao nível 20 eu descobri que tinha o poder de criar pedras que lançavam magia,

uma bolsa dessas pedras tinha o valor de 1000gps, valor que eu demoraria semanas para conseguir caçando dwarfs.

Todo final de semanas eu e meus colegas ia caçar dwarf guard... caçada perigosa,

aonde quase sempre pelo menos 1 morria.

 

Depois de algums meses de jogo, através de um amigo de classe, comprei minha primeira P.A,

foi à partir daí que eu não jogava apenas por diversão. Também foi nessa época que

comessou a ganância dos players por level.

E hoje, está como está.

 

Talvez isso não tenha a ver com o tópico, mas foi essa a transição da diversão para o vício entre os jogadores de tibia.

Também pode ser dito como o momento em que acabou o RPG do jogo.

 

Novos sistemas implantado pela própria equipe do tibia também ajudara a acabar com o espírito do jogo,

como por exemplo o anti-luring e runas automaticas por atalhos do teclado.

 

E hoje temos que resgatar esse RPG do jogo com nosso OTservers.

 

Mas uma dica que tenho para dar, é não apenas implantar o RPG no seu server, mas também "forçar" o player a participar do mesmo, antes que esse se perca como no tíbia. Digo forçar da seguinte maneira: o player que "qubra a cuca" tentando resolver mistérios, tenha mais futuro do que aquele que apenas sabe matar criaturas.

O que pode ser feito, é que as quests não tenha apenas items como recompensa. Porque não uma spell? Que tal fazer um favor para um velho alquimista e ele em troca te da uma super poção que aumenta a velocidade de seu ataque? O que acha de resgatar a filha do rei, e em troca ele te dá acesso à sua ilha; a ilha do rei?

Um server com coisas desse tipo, nunca seria uma "guerra fria por leveis", como no tíbia.

 

Há algums boa servers em construção, que está resgatando o RPG do tibia.

Estou aguardando....

 

E belo topico Skoll :D

Compartilhar este post


Link para o post
Skoll    0
Skoll

Os tempos em que éramos noobs foram os melhores né Vufusuf?

Tibia era um jogo, hoje as pessoas tratam quase como um trabalho... espero que elas resgatem aquele espírito.

 

Bonita sua história, abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Linker    0
Linker

Uma equipe boa, responsavel e criativa:

Se você quer evoluir, seja paciente, espere, alguns irão detestar seu servidor no começo, mas jogadores séries gostarão, vai encher rápido, se todos trabalharem juntos seu servidor será maravilhoso e divertido, é importante interagir com os jogadores, criar um site sempre contando o que rola de novo e o que os jogadores pensam a respeito, ouvir dicas e por ultimo e não menos importante JAMAIS AJUDAR NINGUEM NO SERVIDOR, GM SÓ SERVE PARA BANIR E REVER BUGS, acho que passei minha mensagem né?

 

Eu discordo.

Não se deve ajudar ninguem? Não se deve tirar dúvidas? Não se deve fazer updates para a melhoria do servidor?

 

No mais, o tutorial está perfeito.

 

//ShiKa

Compartilhar este post


Link para o post
Vufusuf    1
Vufusuf
Eu discordo.

Não se deve ajudar ninguem? Não se deve tirar dúvidas? Não se deve fazer updates para a melhoria do servidor?

 

No mais, o tutorial está perfeito.

 

//ShiKa

Em minha humilde opinião GM não pode nem sequer falar. Deveria ter o chat bloqueado.

Se eu tivesse um server, eu colocaria Tutores para ajudar e orientar os playres.

GM que é muito de conversa não é GM bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Skoll    0
Skoll

ShiKa, no Tibia atual algum GM responde você ou te ajuda?

Ninguem joga OTServ sem nunca ter jogado Tibia, isso é, ninguem começa 100% noob, as pessoas podem descobrir com facilidade os mistérios do seu servidor sem a ajuda, e os updates não tem nada a ver com o GM ingame.

Conheço muitos OTServ que acabam devido ao número excessivo de eventos e papo do GM com os jogadores, acaba pegando intimidade e dando items, teleportando players.

Bem, vou respeitar sua opinião, isso é um forum e cada um tem a sua!

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Liqnkr    0
Liqnkr

Gostei da matéria e da sua visão sobre GMs, mas é muito difícil encontrar alguém assim, quem sabe eu chamo o Guido ^^

 

Parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
xkdull    0
xkdull

minhas palmas a Skoll,

tópico, melhor impossivel.

e que maturidade ao falar em rapaz, poucas vezes isso é visível no forum.

 

Vufusuf, sim, participei dessa historia que falou, tibia era muito divertido, horas e horas passava jogando e descobrindo sempre coisas novas.

Você fez eu relembrar o espirito tibiano (???)...

de meu primeiro character, um knight de nome bem estranho mas muito alegre.

 

:bye:

Compartilhar este post


Link para o post
MonsterSmash    0
MonsterSmash

É, quando eramos noob foi a melhor época, eu lembro que eu joguei um ano tibia e estava level 17 ainda, mas era legal, porque antes todo mundo conversava, principalmente em frente ao DP de Carlin, agora os caras só querem LV's e Grana.

Compartilhar este post


Link para o post
paulo-pita    0
paulo-pita

Eu Estou Fazendo Um Server De Rpg Bom Saber Dessas Dicas

Vamos Ekipe New-revolution !!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
roxrox    0
roxrox

Realmente, tibia já teve sua época de Rpg..

 

Hoje a gnt só pode encontrar isso em raros Ots SÉRIOS..

 

Antigamente, você entrava numa cave, tinha alguém lá? Vc conversava, caçava junto, se divertia e ia embora, com uma possivel amizade feita, e um belo dia de caça..

Atualmente, você entra numa cave, tem alguém lá? Tente conversar...

Se vc não tomar Hunted antes, ou morrer...ótimo...quer dizer..ótimo até alguém mais forte chegar ou te achar, e te tirar de lá na marra..

 

O tibia tá perdendo o senso de rpg..por mais quests e updates que eles façam, acho q não vão conseguir recuperar aquele espirito de "união" dos players...E isso acaba sobrando pra quem? Pros Ots...que nada mais são do que projetos de players que visam ter um servidor com a caracteristica que o tibia tinha antigamente....o Rpg..

 

Anyway, ótimo tuto Skoll =D

 

 

Vamos ver se algum dia vai ter um server que vai ter tudo o q vc disse ^^. (bons tempos de survival...)

 

 

 

abraço,

 

/Roxrox

Compartilhar este post


Link para o post
Chau    0
Chau

Belo tutorial, você fez uma coisa que sempre tive a vontade de fazer, porém não tinha tempo ou ânimo, Vossa Santidade.

 

O povo daqui fala que o tibia global não tem rpg porque o máximo de quest que fez foi da Desert Quest à Orc Fortress Quest. Quem diz que Tibia Global não tem rpg, é que na realidade enjoou de tibia, só gostava quando não conhecia o jogo direito (era um newbie) e então "explorava" o tibia. E por isso que estão aqui, em fórum de otserver, jogando um otserver, ou dizer que está montando o server com mais "RPG (entre aspas mesmo)" de todos.

 

Lembrando que já fui um newbie, e é realmente legal os "tempos de noob".

Compartilhar este post


Link para o post
ShaanW    0
ShaanW

\o/

Cara muito bom, tutorial muito legal pra reviver o RPG dos otservers...

Era bom mandar o Guido passar aqui pra aprender um pouco mais sobre Tibia, em certos pontos, agente (OTNet em geral) sabe mais que eles.

 

/ Shaanw

Compartilhar este post


Link para o post
guilherme.pretu    0
guilherme.pretu

Ótimo tópico Skoll, tb axo q falta rpg nos ots de hj em dia, os npcs estaum todos enfilerirados pro player lvl 1500 passar correndo, vender o loot e voltar pra cave.

Axo q no fundo todos gostam de um misterio, uma quest diferente mas ninguem, dispoe nos ots, intaum o player se lasca na hunt

Compartilhar este post


Link para o post
AlekssFOrever    0
AlekssFOrever

eu sempri criei servers com exp alta como 200x. e pa depois ki vc flow tudu isso eu descobri, na hora lotava fikava dois dias 60 players depois ia pa 20 fikava 10 e em 1 semana o server ia po sako.

 

sempri usei mapa idiota. como evolutions e yurots. eu axo ki deve ter um Mapa Proprio.

 

agora mi ajuda numa coisa!

vc conhecee algum lugar dedicado ki eu posso hospedar meu server por um preco camarada?

 

e kuanto vc axa ki eu devo colokar as rates pro server fika ekilibrado?

eu criei uma historia legal!

so naum vo fla pqe es longa.!

vlwww cara

 

OTIMO! pARABEns!

Compartilhar este post


Link para o post
Narg    0
Narg

Skoll vc pensa exatamente como eu cara, seria legal montar um otserver com mais RPG, ja tentei muito, quem ja ouviu falar do Thugs Otserver sabe do q estou flando

 

akele otserver tinha magias novas, vocaçoes novas, varias promoçoes POR QUEST, itens novos, tinha de tudo... milhares de quests, conversas com NPCs interativas... o ot acabou por problemas com meu pc, mas eu quero lhe dar os parabens pelo topico...

 

Seria legal juntar uma equipe dedicada para montar um otserver,porem GMs q peguei, so 3 eram eficientes, mas ambos tinham o problema classico de "teleport char, pega loot do xar" essas coisas, o problema com GMs e q msm qdu c confia eles sao imprevisiveis...

 

Mas voltando ao assunto... creio q um ot com Bosses relacionados a historia... herois e uma coisa q ja vi uma vez em um RPG e o PLAYER mudar a historia... isso fik legal...

 

E um grande problema q talvez vc concorde cmg e q os PLAYERS normalmente n se interessam por isso, qtas vezes ja vi players q n se importavam em ler placas, seguir istorias, ouvir npcs, ler livrinhos... e dps enxiam o saco dizendo q o ot n tinha quest

 

C vc n tiver nenhum projeto atual, podemos conversar e ver no que vai dar

 

Sou Mapper, Scripter (geral, actions, npcs, monsters)... era Hoster tbm, mas atualmente n rola...

Compartilhar este post


Link para o post
Chefim    0
Chefim

Sim quando nois era noobs andava ingual uma lesma sabia nem pra onde ia..tempo passo agora tem lvls 300 Ai me pergunto sera que 1 dia vai resetar?

Compartilhar este post


Link para o post
FriesMur    0
FriesMur

eu começei a joga no tibia 7.5.. bããhhh

eu tinha um kina (que nunca passo do lv 14) skill 30 e tantos!

ficava o dia intero descobrindo coisas.. quando dava HS em rot NOSSA, GANHAVA O DIAA!

tinha muito mais adreladina em caçar!

eu era noob mais era feliz..

 

hj sei jogar i so obsecado por level ;x

amo rpg, mas msmo assim n é akela coisa igual antigamente, que pra tira de rook demorava 1 mes, hj em dia se duvida pego lv 20 em 1 dia :x

 

Saudadeee :'(

Compartilhar este post


Link para o post
FriesMur    0
FriesMur

Éé Chefim...

Olha o Lord'Paulistinha, ta lv 370+ já..

 

antigamente Eternal era o top lv 290, daki uns meses ja vai te loco lv 400 no Tibia Global!!!!!

os cara pensam tanto em level, mais tanto.. que tibia vai acaba virando ot

são poucos os que trocam 1 dia de hunt e loot, por algumas horas explorando o imenço mapa

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×