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[Aula #5] Construções

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Construções

Aula V

Olá. Nesta aula falaremos sobre as construções mais comuns encontradas em cidades e etc, lembre-se, mostraremos como fazer o básico, um guia, criatividade nunca é demais quando esta se fazendo um mapa. Ok, vamos ver como fazer;

 

  • Casas
  • Depots
  • Barcos
  • Templos

Noções Básicas

 

Bem, vamos falar de uma palavra muito comum nas críticas, a palavra "quadrado", a maioria de vocês discrimina essa inocente forma geométrica, mas ela é a alma de todas as construções, na verdade, a maioria das construções, são quadradas. Abaixo temos dois exemplos de Casas, uma considerada boa e outra, ridícula.

 

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divisof.png

 

Casas

 

Bem, as casas, como todas, são quadradas, na verdade as mais quadradas possíveis. Vamos usar o esquema de passo-a-passo, primeiro o texto depois as imagens explicativas, usarei uma wall comum e enfeites aleatórios nos mapas. Vamos lá.

  • Primeiro, construa a base, deixando o espaço para a porta.
  • Agora as janelas. Muita gente "erra" quando coloca as janelas, colocando janelas uma do lado da outra, janelas em grande número, e etc. Vamos fazer um esquema agradável, distribuindo bem as janelas.
  • Agora vamos fechar com a porta e construir o telhado.
  • Analisando: Uma casa simples, pequena, e agradável. O player tem um espaço geografico organizado, mesmo sendo pequeno, podendo colocar vários enfeites e frescuras para ele ser feliz!

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divisof.png

 

Depots

 

Bem, provavelmente todos nós ja sabemos oque é um depot, é o banco do jogo, aonde é jogador guarda seu dinheiro, items, utilitários inutilitários entre outros.

Vamos ter em mente, que, um depot básico tem três espaços, dois para jogadores e um espaço central. Vamos ver na imagem abaixo;

 

48289851.png

 

 

Como ja dito, vemos no mapa que temos dois espaços para os jogadores e um espaço central. Dois espaços e uso livre para os jogadores e um espaço central para a interação entre os mesmos. Esse é um modelo de depot comum, se tiver outra idéia, para melhorar, faça, crie, mude, isso não é uma regra.

 

Também temos os tiles usados em depots. Aquele tile com um quadradinho, que quando você pisa, ele afunda. Quando você pisa nesse tile, aparece a quatidade de items que o você tem no seu depot.

 

imagemcopy.png

 

Esses tiles mostrados acima, devem ser colocados em depots que combinam com a tematica da cidade (Exemplo: Desértica.), por isso, vou mostrar exemplos de depots aonde são utilizados esses tiles:

 

dp23.png

Nesses exemplos, podemos ver o uso do ID 3216 em dois exemplos de depots que seriam usados em cidades com os seguintes temas:

 

  • Cidade estilo Liberty Bay.
  • Cidade na selva (Port Hope).
     
     
    dp1.png
    Ja nesse simples exemplo, podemos ver o uso do ID 446, em um depot comum, estilo cidade "normal", como Carlin ou Thais.
     
     
    dp4.png
    Nesse exemplo, é bem claro o uso do ID 416 na frente do depot, esse conjunto de depots, ficariam melhor em uma cidade desértica, como Ankrahmun.

Um conjunto de depots, popularmente conhecidos como DP não pode ser pequeno assim, a menos que seja o objetivo do mapper, mas normalmente ele é maior, e além de conter seus depots, ele deve conter mais algumas coisas:

  • Caixas de correio
  • Loja de parcel/label/letter
  • Lixeira
  • Banco (opcional)

Adicionado esses itens, com os depots, temos um DP pronto.

 

divisof.png

Barcos

COMUM (4 andares)

 

Barco basicamente é aquele local onde os player vão quando querem se locomover de uma cidade para a outra de forma rapida.

 

Geralmente, muitas pessoas erram na hora de construir um barco, um dos erros mais comuns, é o formato do barco, ou eles fazem muito fino e cumprido, ou muito grosso e com pouco cumprimento, deve-se fazer certo a relação largura e comprimento, veja a imagem explicativa a seguir:

 

boatsexamples.png

 

Depois de aprender como é o formato de um barco, é hora de colocar esse conhecimento em pratica, a criação de um barco, eu gosto de separar em 3 passos:

 

Estrutura:

 

37318178.png

 

  • Essa etapa de criação de uma barco, envolve diretamente oque foi explicado acima, o formato. Primeiro começamos com a parte debaixo do barco, fazendo o formato com os IDs 4883~4905, e após, preencha com o ground, ID 3139 ou 405 (1na imagem)
  • Depois disso, no andar de cima, colocamos os IDs 4919~4941, para fazer uma espécie de 'mureta', que separa a parte interna do barco, de fora dele, nessa etapa, também fazemos uma cabine, que pode ser vista no sul do barco (2na imagem), nessa cabine, usamos as paredes de IDs 4906~4912, 5003~5008, depois, apenas colocar as janelas e portas
     
    DICA: Na extremidades noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste, é recomendavel usar os seguintes IDs:
    20444672.png

  • Depois da estrutura do segundo andar pronta, chaga a hora de passar pra o andar mais simples, o teceiro, nessa etapa, é basicamente colocar a mesma muretinha usado no andar 2, ao redor de cima da cabine, e acabamos colocando o ground por dentro.
     
     
    Detalhes primários
     
    Gosto de chamar de detalhes primarios, aqueles detalhes que dão caracteristicas basicas ao seu barco, como vela, ancora, leme, etc...
     
    Nessa etapa da criação, adicionaremos o quarto andar, onde será a parte superior da vela, e adicionaremos os detalhes que dão caracteristicas ao barco.

94737594.png

Detalhes secundarios

 

Essa eu considero a parte que faz um barco ficar diferente do outro, esses tais detalhes secundarios, são aqueles que não são muito grandes, mas são os que deixam o mapa mais bonito, como pedras, tufos, caixas, peixes, agua, tochas, etc..

 

Veja a imagem:

31423534.png

Seguindo esses 3 passos, temos um barco novinho em folha.

divisof.png

Templos

 

No Tibia, os templos são os lugares sagrados aonde os players voltam depois de morrerem.

 

Assim como DPs, os templos variam drasticamente de acordo com a tematica da cidade, por isso que o templo de Ankrahmun não é nem um pouco parecido com o templo de Carlin.

 

Vou ensinar como construir um simples e pequeno templo com a tematica grama, como em Thais e Carlin, mas vou dar dicas para criação em outros temas, deserto e neve.

 

Primeiro passo:

Antes de tudo, estrutura!

 

Novamente começamos com a estrutura da construção, lembre-se das Nocões Basicas, para esses tipos de templos, eu gosto de usar 3 tipos de paredes:

57958264.png

Para essa aula, irei usar a segunda, de ID 3362, após ter escolhido o tipo de wall que sera usado, vamos para o formato e grounds iniciais:

 

Como podem ver, apenas fiz um simples porém agradavel formato, e usei 3 grounds (IDs 424, 3152 e 413), no final irei variar os grounds e paredes:

28183558.png

Depois dessa etapa concluida, começamos a adicionar os alguns elementos no templo:

 

60950649.png

Como podem ver, adicionei algumas janelas alinhadas, umas bordas pra fazer a transição entre os grounds, e um teleport.

 

Agora vamos adicionar o resto dos detalhes principais:

40892955.png

 

Aqui adicionei uma estatua principal, 2 colunas, algumas fontes de iluminação, e 2 estatuas menores. E por fim, vamos terminar o templo com o telhado, variação de paredes e grounds, e detalhes menores:

89030416.png

Essa parte, adicionei uns detalhes pequenos, uns tufos e pedras, mas nunca suje muito seu templo.

 

 

...Continua...

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