Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sir DeeD

Aula I - Introdução a Linguagem C

Recommended Posts

Sir DeeD    0
Sir DeeD

11177154.png

 

 

 

objetivo.png

 

Olá galera da OTBR é um prazer imenso estar aqui com vocês. Primeiramente quero dizer que, sou iniciante na area de Programação e que como alguns estou começando nos estudos da mesma. De antemão quero justificar que, decidi criar tutoriais para ajudar os membros da seção e para meu crescimento na área, portanto não adianta me criticar por ser novato. Sem mais delongas vamos ao que interessa.

 

introducao.png

 

[+]Para que se Estudar Programação? [+]

 

A programação faz parte do dia a dia do ser humano. É atraves desta, que o homem aprimora e agiliza a transição da informação e aumenta o nivel tecnológico, proporcionando mais agilidade, conforto e seguraça para os que detém o mesmo. Com base na linguagem C, podemos encontra-la em sistemas operacionais, planilhas eletrônicas, processadores de texto, gerenciadores de banco de dados, etc, o que em sua maioria remete ao seguinte fato: a programação auxilia seu usúario na solução de problemas. E para começar a estudar a linguagem C, veremos brevemente um conceito de algoritmo.

 

 

algoritmo.png

 

[+] O Que É um Algoritmo? [+]

 

Muitas definições podem ser atribuidas á palavra algoritmo. Mais de uma forma resumida e clara :

 

ponto.pngUm procedimento passo a passo para a solução de um problema.

 

ponto.pngSequência detalhada de ações a serem executadas para realizar alguma tarefa.

 

 

 

Um exemplo clássico de algoritmo é uma receita de bolo, pois cada passo deve ser seguido, para que no final se obtenha o resultado, ou seja, o bolo propriamente dito.

 

Como podemos ver, um algoritmo nada mais é que uma sequência pré-determinada, para que um processo se finde, ou seja, tenha solução.Outra coisa muito importante de se ter conhecimento é que, a forma como os programas são traduzidos para a linguagem de máquina classifica-os em duas categorias: interpretados e compilados.

 

 

 

interpretadores.png

 

Um interpretador lê a primeira instrução do programa, faz uma consistência de sua sintaxe(disposição das palavras e seu sentido lógico) e se não houver erro converte-a para linguagem de máquina(ou seja, o objeto ao qual o computador irá compreender o que se pede em determinada função) para finalmente executá-la Segue, entao, para a próxima instrução , repetindo o processo ate findar todas as instruções ou até que a consistência aponte algum erro.

 

 

compiladores.png

 

 

Um compilador lê a primeira instrução do programa, faz uma consistência de sua sintaxe e se nao houver erro converte-a para a linguagem de máquina e, em vez de executa-la, segue para a proxima instrução repetindo o processo ate findar as instruções ou ate que a consistência aponte algum erro.Se não houver erros, o compilador gera um programa em disco com o sufixo.obj com as instruções

já traduzidas.

 

 

Porém, o programa não pode ser executado até que sejam agregadas a ele rotinas em linguagem de máquina que lhe permitirão a sua execução. Este trabalho é feito por um programa chamado "linkeditor" que , alem de juntar as rotinas, criando um produto final com o sufixo EXE.

 

 

Sendo assim, a velocidade de execução do programa compilado chega a ser de 15 a 20 vezes mais rapida do que quando é interpretado.

 

linguagemc.png

 

[+] Forma Geral das Funções C [+]

 

Vamos começar pelo menor programa possivel em C.

 

main()

{

}

 

Este programa compõe-se de uma única função chamada main. Todo e qualquer programa deve conter a função main(), pois ela determina o inicio do programa e o fim do mesmo.

main() __________________ primeira função a ser executada

{ ______________________ inicia a função

} ______________________ termina a função

 

Os parentêses após o nome indicam que esta é uma função. O nome de uma função C pode ser qualquer um com exceção de main, reservado para a função que inicia a execução do programa.Toda função C deve ser iniciada por uma chave de abertura, {, e encerrada por uma de fechamento,}.

 

introducaoamain.png

 

Esta deve existir em algum lugar do seu programa, marcando assim o ponto de inicio para a execução do mesmo.

 

Vamos adicionar uma instrução em nosso programa.

 

main()

{

printf ("Ola galera OTBR");

}

 

Observação: as instruções devem sempre ser encerradas por ; , pois este é parte da função.

 

printfu.png

 

É uma das funções de entrada e saida que podem ser usadas em C. Como citamos acima ("Ola galera OTBR"), esta informação é chamada de argumento de printf().

 

Outro exemplo:

main()

{

printf("Este é o numero %d",5);

}

 

Este programa irá mostrar na tela do seu computador a seguinte mensagem:

 

Este é o numero 5.

 

Cada argumento é separado por virgula, então podemos citar o exemplo:

main()

{

printf("%s é uma cidade que fica %d /quilometros /nde Belo Horizonte.","Manhuaçu",277);

}

 

O programa imprimirá a seguinte mensagem:

Manhuaçu é uma cidade que fica a 277 quilometros

de Belo Horizonte.

 

Portanto notamos alguns codigos de formatação, como %s que imprime uma cadeia de caracteres (ou seja, mais de um caractere estabelecido no argumento) e %d (que imprime o argumento em forma decimal), segue abaixo uma lista com alguns codigos e sua utilização em C.

 

[+] Códigos Especiais [+]

Código_____________________ Significado

 

\n_________________________ Nova Linha

\t_________________________ Tab

\b_________________________ Retrocesso

\"_________________________ Aspas

\\_________________________ Barra

\f _________________________ Salta Pagina de Formulário

\0_________________________ Nulo

 

[+] Códigos de Formatação printf() [+]

Código______________________Formatação

 

%c_________________________ Caractere Simples

%d_________________________ Decimal

%e_________________________ Notação Cientifíca

%f_________________________ Ponto Flutuante

%g_________________________% e OU %f (O mais curto)

%o_________________________ Octal

%s_________________________ Cadeia de Caracteres

%u_________________________ Decimal sem Sinal

%x_________________________ Hexadecimal

 

 

 

primeiroprograma.png

 

Vamos criar um pequeno programa, para que voces possam assimilar as ideias. Para isso iremos utilizar o compilador Dev-C++.

 

[spoiler=Download Dev-C++]http://sourceforge.net/projects/dev-cpp/files/Binaries/Dev-C%2B%2B%204.9.9.2/devcpp-4.9.9.2_setup.exe/download

 

 

 

Abra seu programa e vá em File>New>Source File ou apenas aperte Ctrl+N, como mostra a seguir:

 

imagem1c.png

 

Faremos então um programa simples de soma,que receba algum valor, calcule o mesmo e mostre o resultado.

 

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

 

//Variaveis

int meninos, meninas, soma;

 

main()

{

 

// Entrada de Dados

printf("Digite o numero de meninos na sala:");

scanf("%d", &meninos);

printf("Digite o numero de meninas na sala:");

scanf("%d", &meninas);

 

//Processamento da Informação

soma = meninos+meninas;

printf(" O numero total de alunos na sala e': %d", soma );

 

 

//Fim do Programa

fflush (stdin);

getch();

return 0;

}

Compile o programa em Execute>Compile e salve com a extensão .c. Apos feito isso basta ir em Execute>Run para rodar o programa.

 

Explicando o programa:

#include <stdio.h> Cabeçalho padrão de entrada/saida da linguagem C.

#nclude <stdlib.h> Cabeçalho padrão que possui funções envolvendo alocação de memória,controla conversões e processos.

 

//Variaveis

int meninos, meninas, soma; Aqui declaramos as variaveis, meninos, meninas e soma e dizemos ao programa que elas possuem valor inteiro. Obs: a barra dupla serve para inserir um comentário em determinado trecho do programa. Lembrando que o programa ignora o que estáescrito depois de //.

 

main()

{

} Esta é a função raiz do programa. Sua função é determinar o inicio e o termino do programa, ou seja, todos as instruções dentro desta função, constituem a rotina do programa.

 

printf("Digite o numero de meninos na sala:"); Esta função imprime o argumento que lhe é atribuido, ou seja, no caso acima "Digite o numero de meninos na sala:".

 

scanf("%d", &meninos); Esta função armazena o dado que é atribuido pelo usuário armazenando-o em uma variavel. Este armazenamento é representado acima por &meninos, ou seja, receba o valor do usuario e o armazene na variavel meninos.

 

soma = meninos+meninas; Atribui a variavel soma um valor igual a soma de meninos e meninas.

 

fflush (stdin);

getch();

return 0;

 

Nas próximas aulas, estudaremos a utilização desses comandos no final do programa.

 

 

Bom galera, intao é isso, espero que tenha ajudado alguém que está iniciando, e que gostem da aula. Caso assim for, estarei preparando mais alguma coisa para compartilhar com vocês. Aceito sugestões e criticas - desde que sejam CoNsTrUTiVaS - . Até a proxima.

Editado por Sir DeeD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark Skyllen    7
Dark Skyllen

Gostei bastante da formatação do tópico, ficou bem legível. Só achei as explicações um pouco confusas. Um iniciante em programação irá ler algumas partes do seu tópico e se confundir totalmente.

 

Eu irei aprovar, moverei a aula, mas espero que na próxima tente ser mais objetivo e claro nas suas explicações.

 

Obrigado pela contribuição,

Dark Skyllen

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sir DeeD    0
Sir DeeD
Gostei bastante da formatação do tópico, ficou bem legível. Só achei as explicações um pouco confusas. Um iniciante em programação irá ler algumas partes do seu tópico e se confundir totalmente.

 

Eu irei aprovar, moverei a aula, mas espero que na próxima tente ser mais objetivo e claro nas suas explicações.

 

Obrigado pela contribuição,

Dark Skyllen

 

Dark Skyllen, muito obrigado por aprovar meu tópico. Quanto a explicação,

tentarei deixa-la mais objetiva, com o intuito de esclarecer melhor as duvidas de quem esta começando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Notorious    1
Notorious

Pra ser sincero não gostei muito não, achei que ficou um pouco confuso, como por exemplo, você não explicou o que é a função main, qual o papel dela no seu programa, pra mim isso foi um belo ctrl+v de outro site, nao desmerecendo o tópico, a formatação ta boa, mas é isso que eu achei :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
gpedro    47
gpedro

Estou aprendendo agora, e seu tutorial não está estendível. Sem contar erros de português e erros de escrita de functions.

[+] Códigos de Formatação pintf() [+]

---

 

...mais se tem uma coisa que voce nao pode dizer é que eu simplesmente copiei e colei o topico,fiquei de 11 da noite as 3 da manha construindo-no e acertando os erros de portugues...

Só nessa citação acima foram 4 erros básicos de acentuação.

---

Não deixe que nenhuma critica te afete, mesmo sendo de alguém que entenda bem o assunto, independentemente de você gostar de pessoas que se acham.

Sir DeeD diz:

*detesto mlk que se axa

*kara

*eu perco 4 horas pra fazer akilo

*tentar ajudar em alguma coisa

*ai vai nego criticando

*se fosse algo construtivo

*ai ia

*mais xega e fala

*foi um belo dum control c e control v

*nunca mais

*por mim fica as moscas

*e tem mais

Editado por gpedro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sir DeeD    0
Sir DeeD

Me desculpem Mods, pela confusão, mais procurarei cumprir com meu objetivo que é o de ajudar a comunidade a crescer.

 

@ Notorious

Posso não ser um excelente Programador como voce é, mas tenho honra e honestidade. E não vai ser seu comentário negativo que vai me fazer parar. Muito pelo contrario, isso me serve como incentivo para continuar.

 

@ Estarei reformulando o tópico e sugiro a voces que sao conhecedores da linguagem, que ao invés de criticar, façam igual a mim, procurem ajudar, pois o pouco que sei eu compartilho e o muito que voces sabem, ficam para voces. Obrigado pelos comentários.

Editado por Sir DeeD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Johnnie    2
Johnnie

@Notorious

Sugiro que apresente de onde foi copiado o tutorial. Lançar acusações ao vento é feio.

 

@Sir Deed

Não deixe de continuar por uma acusação mal colocada, com sua boa intenção e vontade de se aprimorar, os tutoriais irão ficando melhores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dark Skyllen    7
Dark Skyllen

@Sir DeeD

 

Bom, como disse na resposta minha acima, seu tópico ficou confuso em algumas partes e pouco explicativo quanto ao C, veja um exemplo:

 

//Variaveis

int meninos, meninas, soma; Aqui declaramos as variaveis, meninos, meninas e soma e dizemos ao programa que elas possuem valor inteiro. Obs: a barra dupla serve para inserir um comentário em determinado trecho do programa. Lembrando que o programa ignora o que estáescrito depois de //.

 

Antes de entrar na declaração, você ao menos deveria dar uma breve explicação do que são variáveis e quais suas funções em C. Com isso seu tópico só tem a melhorar.

 

Quanto aos comentários acima, espero que os próximos, apresentem alguma crítica construtiva e não acusações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Majesty    1755
Majesty

Obrigado pela sua contribuição, o tópico está bem formatado só faltando explicações de alguns itens como Dark Skyllen já falou. Quem quer aprender essa linguagem deverá ler e entender com calma e paciência, pois o tópico é extenso.

 

Para deixar o tópico menor e mais bonito esteticamente, pode usar o spoiler para algumas informações, imagens, etc.

 

 

OiaeuMae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sir DeeD    0
Sir DeeD

@Dark Skyllen

Obrigado pela observação, estarei reformulando e simplificando o tópico para melhor entendimento.

 

@Majesty

Vou dar uma reformulada geral no tópico, vou faze-lo em uma seqüência mais fácil de se compreender. Obrigado pelos comentários, estamos aqui para melhorar a cada dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Notorious    1
Notorious

Cara, ninguém ta falando que você plagiou, que você infringiu regras, eu não acusei ninguém, não apontei pra ninguém

Eu só to falando que dá pra perceber que esse texto ta bem extenso sim, e tem muita coisa que concerteza você deve ter pego de outras fontes, posso ter sido rude no meu post, se fui, me desculpe, mas não foi essa a intenção, a minha intenção foi dizer que você enrolou muito no seu post, pegou de muitas fontes coisas teóricas, é um bom tópico, mas acho que pro entendimento você poderia usar trechos próprios, como você está aprendendo, você poderia repassar da maneira que voce entendeu pra ficar mais fácil das outras pessoas entenderem

 

É serio, se fui rude desculpa, em nenhum momento tive essa intenção, porque como você pode ver pelos meus outros posts, não é do meu feitio :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kaatraka    0
kaatraka

esqueceu do

#include <conio.h>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
UnvicteD    0
UnvicteD

Faltou explicar coisas simples do PORTUGOL, como o que é caractere, printf e scanf, para que ele saiba que significa escrever e ler, mas de resto ficou mto bom, explica logo as funções finais do programa. :*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×