Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dark

Introdução

Recommended Posts

Dark    3
Dark

aulasov2.png

 

Introdução.

 

 

 

( O que é Lua | Introdução )

Requisitos mínimos para aprender:

  • Disposição
  • Criatividade
  • HUMILDADE
  • Respeito
  • Paciência
  • "Ânimo"

PS: Se você não gosta de algum desses "requisitos" acima, ou tente se familiarizar com eles ou nem comece no ramo de scripting.

 

 

Bem-Vindo ao mágico mundo dos scripts

 

Eu e LaB OrA estaremos postando tópicos nesta seção com o intuito de ensinar os usuários iniciantes na área de scripting. Não teremos uma data pré-definida para a postagem das aulas, mas esperamos que não demore muito.

 

Nesta primeira aula nós iremos dar uma introdução no assunto scripting, para que possamos entender melhor o que estamos mexendo. Vamos lá:

 

 

¹³²²³²¹¹³²¹²³¹²³¹³²²³²¹¹³²¹²³¹²³³²¹²³¹²³

 

O que é lua

 

Acho que todos já perceberam que para criar um script, seja uma action, talkaction, movements, npc, spell, sempre usamos um arquivo com extensão .lua.

 

Exemplo

Aula.lua

 

Isso acontece pelo simples fato dos OTServs usarem a linguagem de programação LUA para a interação do script com o OTServ.

 

A linguagem LUA foi criada aqui no Brasil por uma equipe da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Lua nasceu e cresceu no Tecgraf, o Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica.

 

 

¹³²²³²¹¹³²¹²³¹²³¹³²²³²¹¹³²¹²³¹²³³²¹²³¹²³

 

Introdução

 

Lua é uma linguagem de programação de extensão projetada para dar suporte para programação em geral(no caso os OTServs usam C e C++) e que oferece facilidades para a descrição de dados. A linguagem também oferece um bom suporte para programação orientada a objetos, programação funcional e programação orientada a dados. Lua foi planejada para ser utilizada por qualquer aplicação que necessite de uma linguagem de script leve e poderosa. Porém, Lua não possui a noção de um programa principal: ela somente funciona "embarcada" em um programa cliente "anfitrião".

 

(Y)

:style:Então por enquanto é isto, nos vemos na próxima aula.:bye:

(Y)

 

Edit by Fadi: Comentários desnecessários serão deletados, não poste coisas como "Boa aula", ou "Parabéns", poste apenas se tiver uma dúvida ou crítica fundamentada.

Editado por Dark

Compartilhar este post


Link para o post
Fadi    0
Fadi

Apenas complementando que scripting é basicamente o processo de automação. Lua é uma linguagem ideal para automação, rápida criação de protótipos e configuração, logo passa a ser também a linguagem ideal para ser utilizada em OTs.

 

Lua é, na verdade, uma extensão de C e C++, como dito pelo Dark serve para dar suporte a ambos. A linguagem lua suporta apenas um pequeno número de estruturas, entre elas: valores booleanos (falso ou verdadeiro), números e strings (leia: string tutorial).

 

E, apenas ressaltando que alguém com conhecimento em linguagem Python, Ruby e Icon não terá dificuldades com Lua, todos eles possuem bastantes semelhanças.

 

~no more

Compartilhar este post


Link para o post
Jovial    2
Jovial

Como o Dark disse Lua é muito poderosa e versatil, e, dá para se fazer uma infinidade de coisas utilizando lua, não somente simples scritps para otserv, como websites, por exemplo. Diversos jogos e programas usam lua, como por exemplo famoso World of Warcraft.

Compartilhar este post


Link para o post
Browx    0
Browx

opa brigadao pela aula vo tah sempre acompanhado as q sairem aki

eu to tentandu fazer com q meu tenha itens novos e ateh agora nao tive sucesso

eu peguei um id q jah existia mais nao tinha propriedades e colokei atk xx def xx

mais nao deu certo se puder tirar minha duvida agradeço

vlw pela aula

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Sephy    0
Sephy

Muito bom Dark e LaB! Só um gênio para ter essa excelente idéia de fazer aulas, né? =]

Acho que essa introdução poderia ter mais coisas, mas está bom assim mesmo. Agora iremos aguardar anciosamente o início das aulas. ;)

 

~Sephy~

Compartilhar este post


Link para o post
Kal'Torak    0
Kal'Torak

É Dark, exelente.

Ressaltando que a Linguagem .lua é apenas uma extensão facilitada do C e C++, além de ser mais simplificada e agil de mecher do que a C++ que é complicada, a .lua consegue uma Ótima dinamização na hora de produzir algo, tendo uma infinitades de programações, basta ter imaginação!

 

Obs: Eu posso não ter muitos Posts nesse Fórum, mas eu ja fui WebMaster e Programador de uma das maiores empresas do Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
~Rastaman    0
~Rastaman

Com certeza o topico esta divinmente bem explicado e qualquer ser racional consiguiria entender facilmente e isto é obvio

porem,como todos já sabem,sempre tem os seres inferiores e ignorantes que habitam o planeta para atrazar a vida de todos..e um desses sou eu..

Pesso desculpas por postar aqui porem tenhu duvidas supostamentes inuteis porem como eu disse sou um atraso de vida e pesso para que esclareçam-a para eu..

Eu tenho mto interesse em script e esse mundo é facinante por isso peço para exclarecerem para mim o seguinte detalhe..caso já exista tutorias com esse tema realmente pesso desculpas..

como sou mto ignorante nessa area gostaria de saber se o tibia global tambem usa lua(coisa simples ao meu ignorante ver) e tambem:

O que seria estes termos:C e C++?

alguem poderia me explicar de uma forma breve e simples..só gostaria de entender para tentar melhorar minha insignificantes habilidades de scripter..

agradeço desde já

Sem mais ADM CraZy

Compartilhar este post


Link para o post
dieguim    0
dieguim

Eu tbm to com a mesma duvida do nosso amigo insignificante ai de cima ( zuera )

 

mais oque eh C e C++ ?

 

:D

 

Ty ;*

Compartilhar este post


Link para o post
Bilbo Tuk    0
Bilbo Tuk

C e C++ são linguagens de programação.

Elas foram usadas para escrever os OTs.

 

O lua é uma outra linguagem de programação ultilizada para expandir aplicações em geral, no caso, os OTs. :}

Compartilhar este post


Link para o post
Zakizin    0
Zakizin

pra começar a entender como funciona "a coisa" está bom :D

 

só não doo alguma coisa pq não tenho xD

Compartilhar este post


Link para o post
Durick    0
Durick

Obrigado pelo tuto Dark...

To começando em script, meu forte mesmo é mapper...

mais acho q td mundo precisa ter uma noção básica em scripts ^^

Vlw pelo tuto

 

~ Durick

Compartilhar este post


Link para o post
xxdkdosalamexx    0
xxdkdosalamexx

Otimo me ajudou muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Black Draguns    0
Black Draguns

Hmm

È Bom Fica Sabendo ^^

Thank You Very Much

Compartilhar este post


Link para o post
reinan16    1
reinan16

Muito bom cara... so na introdução deu pra ter logo uma base... to passando pra 1ª aula...

Compartilhar este post


Link para o post
joaogrilobis    0
joaogrilobis

rOX vLW Dark gRATZ

Compartilhar este post


Link para o post
Vítor Amaral    1
Vítor Amaral

Vamos lá então. Estou começando...

Compartilhar este post


Link para o post
zijukof    0
zijukof

Pow.. valew ae pela aula

to animadão para aprender .lua

Compartilhar este post


Link para o post
Tunock    0
Tunock

nossa, vlws

nem sabia que tinha sido criado no Brasil :P

muito bom saber.

Compartilhar este post


Link para o post
flipagenor    0
flipagenor

Eu realmente estava precisando aprender LUA

Compartilhar este post


Link para o post
Solkyz    0
Solkyz

Opa, lua pode ser usada em que casos?

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×