Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
crockz-gfx

Tipografia ou Tipologia?

Recommended Posts

crockz-gfx    0
crockz-gfx

Pois é, muitos ainda usam o termo errado.

Diversas pessoas se engana ao usar o termo tipologia para se referir ao desenho de letras usados para formar palavras.

É o que afirma Sergio D. Stefano:

"Uma grande bobagem que tenho ouvido ao longo dos anos é a insistência no uso do termo tipologia a para classificação de tipos. Tipologia na verdade é um termo pertencente à taxionomia, a ciência das classificações, o estudo das características das diferenças entre objetos e seres vivos de toda espécie.

 

Nós temos a tipografia que, aí sim, é a arte e processo de criação de caracteres. A tipografia tem origem etimológica na implantação da impressão por tipos móveis na Europa, a partir do século XV. Portanto é a forma certa.

 

Muitos acadêmicos, profissionais e universitários não usam o termo correto, talvez por falta de interesse sobre o tema ou vivência no assunto. Sei disso por experiência própria, pois meu trabalho de conclusão de curso na faculdade foi sobre tipografia. Parecia um assunto simples… mas não era.

 

Na prática a discussão sobre qual seria o termo correto – tipografia, e não tipologia – acabou trazendo problemas do começo ao fim do projeto. Mas felizmente algo importante ficou estabelecido.

 

O termo tipografia foi usado em todo o trabalho, em detrimento de tipologia, apesar da insistência de muitos. Mesmo na apresentação do projeto, um célebre arquiteto que fazia parte da banca examinadora bateu o pé quanto ao termo utilizado."

 

Em contrapartida, a GWA fala sobre o termo:

Tipografia / Tipologia

 

A Tipografia é conhecida como a impressão dos TIPOS e está desaparecendo com o desenvolvimento do computador. Tipologia é o estudo da formação dos tipos, essa por sua vez cresce a cada dia. Mas no final, a nomenclatura utilizada é tipografia, assim como fonte virou tipo, atualmente.

 

O termo tipo é o desenho de uma determinada família de letras como por exemplo: verdana, futura, arial, etc.

 

· As variações dessas letras (ligth, itálico e negrito, por exemplo) de uma determinada família são as fontes desenhadas para a elaboração de um conjunto completo de caracteres que consta do alfabeto em caixa alta e caixa baixa, números, símbolos e pontuação.

 

Os tipos constituem a principal ferramenta de comunicação. As faces alternativas de tipos permitem que você dê expressão ao documento, para transmitir instantaneamente, e não-verbalmente, atmosfera e imagem

“Tipografia é transformar um espaço vazio, num espaço que não seja mais vazio. Isto é, se você tem uma determinada informação ou texto manuscrito e precisa dar-lhe um formato impresso com uma mensagem clara que possa ser lida sem problema, isso é tipografia.”

– Wolfgang Weingart

 

Bom design é aquele que utiliza bem as potencialidades da tipografia.

Aliás, não é por acaso, que o conhecedor do design de qualidade, consegue ver pelos tipos de letra utilizados se, quem fez determinado projecto é ou não profissional.

 

Na era da Revolução Digital, também não é de admirar, que a tipografia seja uma área bastante complexa, recorrendo a tecnologias específicas e bastante avançadas, para obter o melhor resultado em ecrã, impressoras postscript, plotters, etc.

 

Falar em tipografia digital é falar em criação de famílias de tipos (para serem utilizados nos computadores pessoais em diversas aplicações, por exemplo), mas também na criação de logotipos, letterings, títulos, enfim, todo um universo tipográfico que recorra ao design de tipos para fins específicos e por vezes únicos (ex: logotipo).

 

TIPOLOGIA E DESIGN

 

O maior de todos os objetivos do designer gráfico é o bom senso e a criatividade bem aplicada. Ele precisa comunicar algo a alguém, e tem que chamar a atenção. A parte escrita é muito importante num projeto gráfico e saber utilizar de forma correta os tipos ou fontes é fundamental. Alguns passos São abordados na construção de uma página:

1. Contraste - É importante lembrar de algumas regras quando usar as fontes na composição: tamanho, peso, estrutura, forma, direção, cor.

 

E algumas regras valem como dicas permanentes na diagramação com tipos: fontes com serifa facilitam a leitura, mas cuidado, na tela do computador as serifas podem atrapalhar pois ficam serrilhadas nos pixels. Fonte sem serifa é ideal para títulos, frases de cartaz, outdoor e textos de leitura rápida.

 

O alinhamento à esquerda também facilita a leitura. Cuidado com o contraste que forma a cor com o fundo: amarelo sobre branco tem uma leitura difícil, vermelho sobre verde vibra muito, branco sobre preto em texto longo cansa a leitura.

2. Repetição - é o que cria uma identidade visual com o leitor, estabelecendo uma hierarquia, utilize determinadas fontes em determinados pontos da sua página, como títulos, sub-títulos e em pontos estratégicos.

3. Alinhamento – centralize ou justifique quando o tema do seu site e o texto for formal, caso contrário procure utilizar o texto de forma mais livre e disponha conforme a sua criatividade e o bom senso permitirem. Há cinco maneiras básicas de organizar as linhas de composição em uma página:

 

* Justificada: todas as linhas têm o mesmo comprimento e são alinhadas tanto à esquerda quanto à direita.

* Não-justificada à direita: as linhas têm diferentes comprimentos e são todas alinhadas à esquerda e irregulares à direita.

* Não-justificada à esquerda: as linhas têm diferentes comprimentos e são alinhadas à direita e irregulares à esquerda.

* Centralizada: as linhas têm tamanho desigual, com ambos os lados irregulares.

* Assimétrica: um arranjo sem padrão previsível na colocação das linhas.

4. Legibilidade - Talvez seja o ponto fundamental, é muito importante saber utilizar estilos de fontes em determinados casos, fontes desconstruídas e modernas se encaixam bem em sites modernos e jovens, fontes clássicas e manuscritas muitas vezes se encaixam bem em sites clássicos e sérios, fontes normais e sérias se encaixam perfeitamente em sites institucionais e moderados.

 

Já Lucy Niemeyer, no livro ‘Tipografia: uma apresentação’, diz claramente que tipologia NÃO é sinônimo para tipografia, reforçando o que nosso Sergio relata.

 

Segundo ela, “nos dicionários dignos de credibilidade, tipologia é o processo de classificação ou o estudo de um conjunto, qualquer que seja a natureza dos elementos que o compõem, para determinação das categorias em que se distribuem, segundo critérios definidos.”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
.Furious    0
.Furious

entao tipografia continua sendo o termo correto, nao?

 

eu achava que tipografia era a escrita vista como forma de arte e a tipologia seria o conteúdo da escrita..

mas pelo jeito n é isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Reibnitz    0
Reibnitz

Logia significa estudo, então se formos pensar assim esse termo não faz sentido algum ao aplicá-lo em signs.

Grafia segnifica escrita, portanto seria escrever, ou seja, teu tópico ta confuso e eu não entendi nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
GekO    0
GekO

é, eu sempre achei que era tipografia :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
UrsO    0
UrsO
Logia significa estudo, então se formos pensar assim esse termo não faz sentido algum ao aplicá-lo em signs.

Grafia segnifica escrita, portanto seria escrever, ou seja, teu tópico ta confuso e eu não entendi nada.

 

 

 

² ~

 

Logia = Estudo =S

 

seilaá, vou continuar usando meu termo "errado" :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
plomentes    0
plomentes

Eu ainda uso a forma errada, e não vejo problema nisso, a correta parece nome de remédio!

 

Bem legal essa informação vlw ai! =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BADCaVeIrA    0
BADCaVeIrA

Eu so mais chegado em Tipografia mesmo!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SpeeD    1
SpeeD

→ BADCaVeIrA

 

11 - Reviver tópicos

A ação de reviver tópicos, ou seja, postar mensagens em tópicos antigos (com mais de 1 mês de inatividade) é considerada infração leve, sujeita a alerta temporário, seja qual for a mensagem postada.

Leia as regras da próxima vez.

 

Fechado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×