Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
K r e x

#1 Falando sobre Spriting - Referências

Recommended Posts

K r e x    42
K r e x

Falando sobre Spriting

#1 Referências

 

 

Fala galera :D

Como vocês sabem no mês de novembro Manipulação Gráfica foi escolhida como a seção do mês aqui na OTBR. Como moderador, fiquei encarregado de analisar os melhores sprites, melhores users e melhores tutoriais. Ai veio um problema: não tivemos nenhum tutorial muito bom aqui na seção. :palm:

Eu mesmo não fiz nenhum, e tive um motivo pra isso: não queria mais fazer tutoriais no estilo que costumamos ver por ai. Exemplo: um tutorial só pra armors, um tutorial só pra axes, um tutorial só pra espadas, um tutorial só pra fazer fogo, um tutorial só pra fazer espadas com fogo... etc.

Acho que o spriting devia ser visto de uma forma mais ampla. Conhecimentos deviam se aplicar a todas as áreas, ao invés de tentar separar por cada um objeto diferente. :no:

 

Então fiquei me perguntando - será que é possível? :confused:

No final não cheguei a uma resposta concreta, mas eu acho que tá mais pra "sim". Na dúvida, resolvi escrever esse artigo (que talvez não seja o único) falando sobre isso, como abordar o spriting dessa forma.

 

Pra começar, queria focar em algo que não vejo muito atualmente: o estudo!

E quando falo estudo, não é só ler tutoriais... quero dizer buscar referências.

 

Como vocês sabem (ou quem não sabe, fica sabendo agora) o Tibia foi criado num trabalho de faculdade. O jogo inicialmente foi meio 'chupado' do game Ultima VI, um jogo de PC/Super Nintendo. Dá pra imaginar como eram os gráficos né? Não? Então veja você mesmo alguns itens:

 

ultimav.png

Tem uns que são maneiros manow...

 

 

Então, esse era o nível dos sprites do Tibia quando o mesmo começou.

Na versão 7.6 os gráficos já tinham sofrido atualizações, mas ainda não eram lá essas coisas. Aqui estão algumas pérolas:

 

76spr.png

Eu amava essa Rotworm *-*

 

E ainda hoje temos sprites não tão bons (nas versões atuais):

 

spritesfeiosatuais.png

Reparou que todos parecem ter a mesma textura?

 

Entretanto, da pra notar uma grande diferença nos sprites de antigamente pra os de agora não é? Espero que sim, porque é sobre essa evolução que quero falar.

No começo não tinham muitas técnicas de spriting como se vê hoje. Anti-aliasing, que é algo que muitos iniciantes já aprendem, só começou a ser aplicado depois de anos de Tibia (e ainda temos sprites hoje sem AA).

Mas, com o tempo passando, veio novas técnicas. Os spriters evoluiram, não só na qualidade dos sprites em si como nas técnicas de perspectiva (um bom exemplo pode ser visto clicando aqui).

 

Hoje tem usuários com um mês de spriting fazendo sprites que poderiam ser aplicados no nível do Tibia Global. Sabe o porque disso? A longa caminhada que os spriters tiveram até hoje pode ser encurtada quando se usa as referências deles.

 

Sendo mais direto pra quem não entendeu: hoje, por exemplo, se alguém quiser fazer um monstro com a textura de pelo não precisa ter tanto trabalho. Basta abrir uma imagem de um monstro como o Bear, dar zoom e tentar entender como se comportam os pixels pra dar essa textura.

 

texturapelos.png

Exemplo de monstros com diferentes texturas de pelo

 

pelobearzoom2x.png

Zoom(2x) do pelo de um Bear

 

Agora, será que pra quem tava começando foi tão fácil assim? Acho que não. Mesmo com referências do Google atingir a 'perfeição' em certos sprites não é fácil. São necessárias muitas tentativas e em alguns casos nem assim chegam lá.

 

E pra quem achou que isso só se aplica a pelos, pode buscar referência pra quase tudo no Tibia:

 

cabelop.png

Cabelos

 

musculos.png

Músculos

 

cascos.png

Cascos

 

roupas1.png

Roupas

 

texturacorposmoleseduro.png

Corpos moles e corpos duros

 

E por aí vai...

 

Resumindo o que quero dizer é: se você já freqüenta a área de spriting ou tem interesse de aprender, tenha noção de que você não vai poder ter um tutorial pra cada coisa que precisar. Utilize as referências de bons spriters pra estudar e tente você mesmo atingir a perfeição.

 

 

Observação: Diga NÃO ao ripping!

Entenda que a função de observar sprites feitos por outras pessoas é apenas entender como fazer determinadas coisas, como brilho, textura e etc. Utilize os mesmos apenas como referência pra estudar.

 

É isso!

Sei que esse assunto divide opiniões, tem muita gente que costuma fazer isso e tem gente que nunca fez e não gosta de quem faz... de qualquer maneira, fica dado o recado, cada um entende do seu jeito :yes:

Editado por K r e x

Compartilhar este post


Link para o post
Wolowizard    0
Wolowizard

Muito bom, eu gostei.

Alguns monstros novos tambem são Fails

na questão de cabelos, temos o Demonhunter que é quase lizo uhauhauhahua

Você está sendo bem objetivo, eu aprecio isso

parabéns Krex você está fazendo um ótimo trabalho para a seção 8D

keep it!

Compartilhar este post


Link para o post
lilialine    0
lilialine

Mto bom o tutorial :D eu gostei...

Mas o Tibia n fazia boas sprites nas primeiras versoes, melhoraram mto msm nas atuais... Eu ainda n gosto de algumas sprites do Global... Mas quem sabe nas proximas versoes melhora as que ainda tem que melhorar...

Obg pelo tutorial... Esta mto, mas mto bom :D... Deve ter dado mto trabalho...

Compartilhar este post


Link para o post
lcsflrs    0
lcsflrs

Tirando que o Tibia ta virando um OT, ele tem sprites ruins mesmo, mas outros ótimos.

 

Gostei disso Krex, ficou bom e direto.

^^

Compartilhar este post


Link para o post
K r e x    42
K r e x

Realmente ainda tem muito sprite fail. Aqui vem falando um pouco sobre os gráficos do último update:

http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=384322

 

Nem deu tanto trabalho escrever xD

Isso tá mais pra uma conversa do que pra um tutorial... é minha opinião, é algo que acho que spriters deviam fazer, estudar. Espero que tenha passado a idéia certa :D

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Victinh0    0
Victinh0

Muito interessante o tutorial, ja sabia de quase tudo nele mas é uma otima introdução no mundo dos sprites.

Ja tinha pensado em criar um tutorial do genero, mas infelizmente a galera do forum nao ajudavam (na epoca) e eu nao tinha o minimo insentivo (ou vontade) de fazer.

Parabens, é otimo ver alguem disposto a organizar conteudos para termos otimos tutoriais, continue assim.

 

Att. Victinho

Compartilhar este post


Link para o post
Cenora13    0
Cenora13

Otimo tutorial Krex! Agradecido ja =d

Compartilhar este post


Link para o post
ShufflezOr    0
ShufflezOr

Cara ta exelente.

xD

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×