Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Boleta

[Aula 6] Operadores

Recommended Posts

Corel    0
Corel

Private Sub Command1_Click()Dim num As Integernum = 1Dim num1 As Integernum1 = 2Dim num2 As Integernum2 = 3Dim num3 As Integernum3 = 4Dim num4 As Integernum4 = 5Dim num5 As Integernum5 = 6Dim num6 As Integernum6 = 7Dim num7 As Integernum7 = 8Dim num8 As Integernum8 = 9Dim num9 As Integernum9 = 0End SubPrivate Sub cmdMais_Click()  opcao = "+"End SubPrivate Sub cmdMenos_Click()  opcao = "-"End SubPrivate Sub cmdMultiplicar_Click()  opcao = "*"End SubPrivate Sub cmdDividir_Click()  opcao = "/"End SubEnd SelectPrivate Sub cmdResultado_Click()Select Case opcaoCase "+"Resultado = Val(txtTermo1.Text) + Val(txtTermo2.Text)Case "-"Resultado = Val(txtTermo1.Text) - Val(txtTermo2.Text)Case "*"Resultado = Val(txtTermo1.Text) * Val(txtTermo2.Text)Case "/"Resultado = Val(txtTermo1.Text) / Val(txtTermo2.Text)Case "^"Resultado = Val(txtTermo1.Text) ^ Val(txtTermo2.Text)End SelectMsgBox ResultadoEnd SubEnd Select

Cara eu nao sei como fazer isso =(

Mas ta ai.. sei que errei bastante...=(

Mas nós aprendemos com nossos erros xD~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Axe    0
Axe

Originally posted by Zero

Corel, clique com o botão direito no formulário e selecione o item "View Code".

 

Axe, está quase tudo certo, só o Command1 que eu não entendi pra que você fez tendo o cmdResultado, além disso você fez confusão na divisão.

E você esqueceu do End Select

Você não pode ter 3 valores na mesma variável dessa forma, cada atribuição joga o valor antigo fora.

Só não vi a atribuição ao termo 1 e ao termo 2, mas vamos fazer assim pra te facilitar:

 

Tire todas as TextBoxs que tem no projeto e adicione 2, uma com nome de txtTermo1 outra com nome de txtTermo2.

Agora onde está Termo1 no código altere para Val(txtTermo1.Text) e onde está Termo2 faça o mesmo, porém com a txtTermo2.

 

Agora no fim do cmdResultado faça uma MsgBox para mostrar o resultado, ficando assim:

Private Sub cmdResultado_Click()Select Case opcaoCase "+"Resultado = Val(txtTermo1.Text) + Val(txtTermo2.Text)Case "-"Resultado = Val(txtTermo1.Text) - Val(txtTermo2.Text)Case "*"Resultado = Val(txtTermo1.Text) * Val(txtTermo2.Text)Case "/"Resultado = Val(txtTermo1.Text) / Val(txtTermo2.Text)Case "^"Resultado = Val(txtTermo1.Text) ^ Val(txtTermo2.Text)End SelectMsgBox ResultadoEnd Sub
Certifique-se de que a variável Resultado já está declarada, caso contrário declare-a como Double!!

 

Atenção: A variável opcao deve ser uma variável global! Isto é, deve ser declarada no inicio do módulo do formulário, na primeira linha caso não tenha outra variável e nenhum option!

 

Abraços!

ta pelo q percebi falta delcarar o text1 e o text2 ... mais e os numeros? e o design da calculadora pq ela ta sem nenhum botao kra... me ajuda nesse resto por favor te suplico x.x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boleta    1
Boleta

Olá Axe!

 

Você não precisa "declarar" text1 e text2, e sim adiciona-los ao projeto. Se não estiver adicionado, retornará um erro, pois ele não encontrará o objeto.

 

Text1 e Text2 no caso do Corel, ele modificou a propriedade name para txtTermo1 e txtTermo2 e pegou a propriedade text para retornar o valor contido na TextBox.

 

Caso não se esclareça, poste aqui.

 

Abraços,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Axe    0
Axe

cerrto ja colokei os text1 e text2 mais tem uma coisa eu escrevo la mais n tem o botao mais - e tals.. como coloca-los?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zero    0
Zero

Adicione CommandButtons, assim como fez com a TextBoxs mas escolha CommandButtons e altere a propriedade .Name para o nome que você quiser.

 

Corel, você deve declarar todas as variáveis no inicio da rotina, não em qualquer parte dela como faria no VB .net.

Deveria ser assim:

Private Sub Command1_Click()Dim num As IntegerDim num1 As IntegerDim num2 As IntegerDim num3 As IntegerDim num4 As IntegerDim num5 As IntegerDim num6 As IntegerDim num7 As IntegerDim num8 As IntegerDim num9 As Integernum = 1num1 = 2num2 = 3num3 = 4num4 = 5num5 = 6num6 = 7num7 = 8num8 = 9num9 = 0End Sub
Apesar do que é prefirível fazer com vetores esse código.

Veja como fica melhor:

Private Sub Command1_Click()Dim num(9) As IntegerDim i As IntegerFor i = 0 To 9  num(i) = iNextEnd Sub
Boleta, coloque essa informação que eu passei pro Corel sobre onde declarar as variáveis em alguma aula(de preferência a de variáveis) se possível, muitos usuários estão errando isso. É o 4º que eu corrijo!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Axe    0
Axe

cara olha a foto de como ta... e ae kra.. oq eu faço pra funfar?

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Corel    0
Corel

Boleta.Eu não ainda não ficou muito exclarecido pra mim =(Será que não tem como voçê fazer o design da calculadora...Tambem estou com a mesma duvida do .axe.Num Sei Onde enfio o Text =(FlwsAbraços ,So vo para Aula7 , terminando essa agora..=D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zero    0
Zero

Bom, pela dúvida de vocês, vou fazer uma calculadora simples, como a do Axe para vocês conseguirem entender o código e vou comentar ele o máximo e postar aqui o código fonte para download.

 

Editado:

Pronto, aqui está: Rapidshare.de

Esse método parece ser inadequado, vocês podem achar que seria melhor quando clicar em Adição, Subtração, Divisão ou Multiplicação já aparecesse o resultado, mas esse método é o utilizado pelas calculadoras completas de hoje em dia, por isso estudem esse método e ficará muito mais fácil desenvolver uma "calculadora de verdade".

 

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Corel    0
Corel

Option ExplicitDim opçao As String'Adiçao da ContaPrivate Sub cmdAdicao_Click()opçao = "+"End Sub'Divisao da ContaPrivate Sub cmdDivisao_Click()opçao = "/"End Sub'Multiplicaçao da ContaPrivate Sub cmdMultiplicar_Click()opçao = "*"End SubPrivate Sub cmdPotencia_Click()opçao = "^"End SubPrivate Sub cmdResultado_Click()Dim conta As DoubleSelect Case opçaoCase "+"    conta = Val(txtTermo1.Text) + Val(txtTermo2.Text)    Case "-"    conta = Val(txtTermo1.Text) - Val(txtTermo2.Text)    Case "*"    conta = Val(txtTermo1.Text) * Val(txtTermo2.Text)    Case "/"    conta = Val(txtTermo1.Text) / Val(txtTermo2.Text)    Case "^"    conta = Val(txtTermo1.Text) ^ Val(txtTermo2.Text)        End SelectMsgBox contaEnd Sub'Subtraçao da contaPrivate Sub cmdSubtraçao_Click()opçao = "-"End Sub

Bem , eu percebi que quando dividi por "0" , não dá

Tambem Percebi , que por potencia , so Funciona quando voçê vai potencia o resultado por ele mesmo.

Ex:4x4 = 16 . pontecia . resultado = 256

 

Eu ainda nao sei como Colocar o resto da divisao.

Os Sinais de Comparaçao.. Mas ja avançei bastante http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado zinotserv   
Convidado zinotserv

Opa e ae pessoal =] eh o seguinte, eu tava fazendo a calculadora.. soh q dai eu quero sabe: como eu faço pra armazena uma variavel?

é que a minha calculadora tem soh 1 campo de texto.. dai qnd vc clika o botao de soma por exemplo, ele apaga o texto (mas dai precisava armazena ele q eu n sei) e dai se digita o otro valor, e qnd vc clika no botao de igual, ele apaga e aparece o resultado.. eu tentei faze um eskema aki mas nao deu.. vo posta o cod da soma q eu fiz:

 

Private Sub bsoma_Click()Dim valor1 As Integervalor1 = txtDim valor2 As Integervalor2 = txt2txt.Text = ""txt.Name = txt2If bigual_Click Thentxt.Name = txttxt.Text = valor1 + valor2End Sub

A modestia parte a minha ideia nao foi muito ruim xp soh q n deu certo =[

espero uma resposta! valew!

 

Edit:

Vale Lembrar que eu to usando botoes para os numeros.. vc clika no botao e aparece o numero dele no campo de texto.. pros caras ai emcima q nao tavam conseguindo faze isso ou sei la oq, vo posta aki como eu fiz:

 

Private Sub b1_Click()Dim b1 As Integerb1 = 1txt.Text = txt.Text & b1End Sub

=]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boleta    1
Boleta

Olá zinotserv!

 

Você pode armazenar valores em variáveis estáticas. Elas armazenam o valor até o fim da aplicação. Faça o seguinte:

 

Static Variavel As LongVariavel = Valor
Você poderá editar o valor dela a hora que quizer.

 

Qualquer duvida, poste.

 

Abraços,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado zinotserv   
Convidado zinotserv

blz valew =] vo tenta aki depois se eu nao consegui eu posto dnovo!teh mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado zinotserv   
Convidado zinotserv

ow eu fiz isso, soh q qnd eu aperto no botao "+" da debug: "Obejct Required". oq seria isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boleta    1
Boleta

Hmm...

Será que você poderia postar o código aqui?

 

Abraços,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
FireHell    0
FireHell

Eta Eta Eta, eu fiz uma calculadora o/.Oia que biuito titio boleta e titio zero =].

Dim operacao As StringPrivate Sub Mais_Click()Term.Caption = "+"operacao = "+"End SubPrivate Sub Menos_Click()Term.Caption = "-"operacao = "-"End SubPrivate Sub Multiplicar_Click()Term.Caption = "X"operacao = "*"End SubPrivate Sub Dividir_Click()Term.Caption = "/"operacao = "/"End SubPrivate Sub Chapeu_Click()Term.Caption = "^"operacao = "^"End SubPrivate Sub result2_Click()Dim Resultado As DoubleSelect Case operacaoCase "+"Resultado = CDbl(Termo1.Text) + CDbl(Termo2.Text)Case "-"Resultado = CDbl(Termo1.Text) - CDbl(Termo2.Text)Case "*"Resultado = CDbl(Termo1.Text) * CDbl(Termo2.Text)Case "/"Resultado = CDbl(Termo1.Text) / CDbl(Termo2.Text)Case "^"Resultado = CDbl(Termo1.Text) ^ CDbl(Termo2.Text)End Select[/b]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boleta    1
Boleta

o/

 

Nice try, guy!

I think you will be a excelente programmer!

 

Nice work.

 

Wishes,

//Bol~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vufusuf    1
Vufusuf

Putz, axo que pelo fato de mim nao ter lido os post desse topico, minha calculadora ficou muito diferente

certeza que ela deve ter ficado pior que essas ae, mais de qualquer forma, avaliem ae Zero ou Boleta

 

My calculator

Imagem Postada

 

 

Private Sub Command1_Click()Dim num1 As IntegerDim num2 As IntegerDim resultado As Integernum1 = Text1.Textnum2 = Text2.TextIf num1 > 0 And num2 > 0 ThenIf Option1.Value = True And Option2.Value = False And Option3.Value = False And Option4.Value = False Then    resultado = num1 + num2    ElseIf Option1.Value = False And Option2.Value = True And Option3.Value = False And Option4.Value = False Then    resultado = num1 - num2    ElseIf Option1.Value = False And Option2.Value = False And Option3.Value = True And Option4.Value = False Then    resultado = num1 * num2    ElseIf Option1.Value = False And Option2.Value = False And Option3.Value = False And Option4.Value = True Then    resultado = num1 / num2End IfElseMsgBox "Use um valor maior que 0.", vbCritical, ErroEnd IfLabel1.Caption = resultadoEnd Sub
Axo que o meu fico diferente porque use option button

 

Comentem ae super Alquimistas ^^

 

A cada tuto que leio, da mais vonmtade de aprende,

Valeu Bol !!!! ^^

//Vufusuf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado kinabr   
Convidado kinabr

O q q eu tenho q fazer pra completar esse code:

Private Sub Command1_Click()valor = "*"End SubPrivate Sub Command2_Click()valor = "/"End SubPrivate Sub Command3_Click()valor = "+"End SubPrivate Sub Command4_Click()valor = "^"End SubPrivate Sub Command5_Click()Select Case opcaoCase "+"Resultado = Termo1 + Termo2Case "-"Resultado = Termo1 - Termo2Case "*"Resultado = Termo1 * Termo2Case "/"Resultado = Termo1 / Termo2Case "^"Resultado = Termo1 ^ 2End SelectEnd SubPrivate Sub Command6_Click()valor = "-"End Sub
N sei mais o q fazer dps disso http://forum.otserv.com.br/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Firelias    0
Firelias

pow eu fiz o design da calculadora e talz + num tenho nenhuma noção de onde começar o codigo...

ta muito complicado aki tirei ateh ss pros tiozinhos ai me dizerem(zuera)

mas sério diz ai qq eu tenho q fazer com cada botao:

 

 

Imagem Postada

 

 

eu percebi que devo começar pelos numeros \o/

o sistema eh parecido com a calculadora do windows, vc aperta o numero e ele aparece la na text box

mas eu nao consigo fazer por exemplo:

imagine o numero 12

ai vc tem q apertar o 1 e o 2

ai aparece 1 e quando vc aperta o 2 tira o 1 da text box e aparece o 2...

ta complicado se algum tiozinho puder me dizer como faz isso eu agradeço ateh com donate se possivel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vufusuf    1
Vufusuf

Firelias,

É bem simples fazer esse tipo de calculadora,

Coloque apenas uma TextBox pra ficar melhor, igual a calculadora do windows, e coloque o nome dessa textBox de Display.

E em cada botão (os de numeros) coloque o code dento do evento Click do botão.

Display.Text = Display.Text + Str(x)
No lugar de x você coloca o número correspondente ao botão

 

Depois coloque uma variavel em General Declarations, para armazenar qual o sinal esta sendo usado (+, -, x...)

 

Troque esse Calculkar pelo sinal "=" e coloque o code para calcular nele.

 

Se você quiser que eu te ajude passe seu msn por MP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×