Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mock

O por que da falta de scripters...

Recommended Posts

Mock    32
Mock

Eu tava falando com um amigo no msn, não sei o nome da conta no forum mais qlker coisa eu edito e boto aqui. Ele me perguntou:

Por que falta scripters?

Devido a muitas coisas...

Vou citar...

  • Preguiça ou desinteresse. Acontece muito quando você pega um vestibular e ve aquelka conta de 50 linhas ai vc olha e fala NEMLI!
    Pois é, um novato que tem um conhecimento sobre html ou qualquer outra linguagem besta ou até mesmo um analfabeto digital chega e ve isso:
    function Player:new(cid)
    assert(cid ,'Player not found')
    if self.cid[cid] then
    	return self.cid[cid]
    end
    self.n = self.n+1
    local player={}
    local t_ = newproxy(true)
    local _t = player
    player = {}
    getmetatable(t_).cid = cid
    getmetatable(t_).pack = {}
    getmetatable(t_).mid = self.n
    getmetatable(t_).setPack = function(...)
    	getmetatable(t_).packet = {}
    	collectgarbage()
    	getmetatable(t_).packet = table.skipOne({...})
    end
    getmetatable(t_).getPack  = function()
    	local pack = getmetatable(t_).packet
    	getmetatable(t_).packet = {}
    	return pack
    end
          ...
    


    a reação dele é: WTF-S.jpg?imageSize=Medium&generatorName=Rage-Face
    Isso desencoaraja. Mesmo sendo até um script besta (não to falando do acima) o cara não entende nada e prefere ir para algo que ele entende que digamos é extremamente facil de se começar não precisa nem pensar muito que é a seção de mapping ou designer. Ou seja o cara não se interessa por scripting por achar que é complicado master; e quem ja é scripter sabe que não é, bem no começo é 1 pouco até você entender a logica da parada depois é um pulo.

  • Facilidade Culpa do tfs, hoje em dia um tfs vem com a opção pra você habilitar o caralho a 4 ou desabilitar por mera config.lua, nisso pra que ter um scripter em algums casos ja que é so ir no config.lua e mexer. Esse dias me deparei com uma mensagem provada que o cara perguntou como fazia pra ligar o fly system e o catch system pelo config.lua:pac::pac::pac:
  • Donos de server querer coisas foda overpower bom todo dono de server (nem todo, foi so uma pequena generalização) não preza pelo simples e sim o mais foda e mais cheio de flu flu possivel melhor. Entao querem super sistemas master. Hoje os servers brigam entre si por quem tem o sistema de war ou sistema de sei la o que mais complexo e mais abrangente. Isso desencadeia a proxima:
  • Demanda A maioria dos scripters está tão envolvido em suas 12 equipes que não tem tempo pra um forum. Normalmente são equipes pequenas porem são MUITAS e constantemente tem algo pra fazer e mal podem passar no forum so passam p me dexa PM ou pra ver algum script e entender como é feito p fazer parecido usando alguma funçao dele. E normalmente os scripters BONS acabam saindo de otserv e infdo pra outras coisas que dão mais futuro por que aprenderam outras linguagens. Os poucos que ficam não participam de muitos projetos. Asveses projetos proprios ou projetos grandes. E tambem podem vender seu trabalho por preços um tanto altos :P

 

Pois é, meu caso, eu vendo scripts por preços altos como todos ja sabem, e trabaslho em 2 equipes só xD (Warlan e pokemon online)

 

Esta foi a explicação de por que ta faltando scripter digamos em tudo. Mapper hoje em dia tem aos montes. Va na seção de projetos e olhe, sempre ta faltando programador e scripter principalmente. A maioria dos projetos requer scripts um tanto complicados e 99% daqueles projetos não sai do papel.

 

 

--edit

A sim, dos scripters que ainda tem no forum parte deles são monster maker, que nem deveria ser chamado de scripter por que ele ta só editando um arquivo de banco de dados. E os outros bem, parabens pra eles :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MaXwEllDeN    13
MaXwEllDeN

@Mock

Acho isso que tudo que você digitou à cima, está 100% correto, eu ando sem tempo, mas ainda as vezes entro aqui no forum uma vez ou outra pra ver se a área de scripts está se movimentando ou aparecendo novos scripters na área...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kimos09    0
kimos09

Script é area, digamos delicada.

Você faz um action simples

function onUse(cid, item)
doPlayerAddItem(cid, 0000, 1)
end

 

Ai vem um carinha e pede para vc adicionar 500 coisas impossiveis.

Por isso acho que a falta de scripters.

 

Ps: essa action eu fiz como um exemplo muito simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
.::IGooR::.    0
.::IGooR::.

Exato

Eu por exemplo sou um que tem uma preguiça do caralho de fazer scripts e postar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LsM    2
LsM

Além do que você disse, atribuo a falta de scripters a outro motivo também:

 

- Tutoriais e aulas com falta de qualidade e pobres em conteúdo.

 

Não adianta negar, os tutoriais aqui da OTBR, não forma um scripter iniciante que quer avançar. Eu não aprendi nada do que sei aqui na OTBR.

 

Obs.: Mock, nem um pouco carudo você em?

Você veio na sessão pra falar mal da sessão agora sem você ou pra se achar o scripter da OTBR?

Acho que tudo o que você disse, para os interessados, já não é novidade.

Editado por LsM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oneshot    24
Oneshot

Pois é, Mock.

 

Concordo com tudo que você disse em seu tópico. Acho que uma das coisas que você disse que para mim é uma verdade absoluta é a parte que os usuários tem seu primeiro contato com o Scripting, percebem o quão difícil é e vão em busca de algo mais fácil e isso causa a defasagem da área e a "lei da oferta e da procura".

 

Eu, por exemplo, programo LUA como se um fosse um hobbie, pois não seguirei a área das programações avançadas, rs.

Editado por Garou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MaXwEllDeN    13
MaXwEllDeN

@Garou

Eu também, mas quando tenho um pouco de tempo tento estudar C++

@Tópic

Outra coisa, de fazer os scripts não tenho preguiça de fazer, só tenho a preguiça de postar... X:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vyctor17    35
vyctor17

eu tenhu um preguiça ate de ler scripts :/ prefiro fikar suave

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mock    32
Mock
Além do que você disse, atribuo a falta de scripters a outro motivo também:

 

- Tutoriais e aulas com falta de qualidade e pobres em conteúdo.

 

Não adianta negar, os tutoriais aqui da OTBR, não forma um scripter iniciante que quer avançar. Eu não aprendi nada do que sei aqui na OTBR.

 

Obs.: Mock, nem um pouco carudo você em?

Você veio na sessão pra falar mal da sessão agora sem você ou pra se achar o scripter da OTBR?

Acho que tudo o que você disse, para os interessados, já não é novidade.

 

Se isso ficou explicito foi mal, a minha intenção não é reclama da seção sem mim, por que se fosse por isso eu voltaria a equipe. Muito menos me achar o scripter da otbr ja que eu n sou só da otbr.

 

A intenção foi apenas exibir os fatos diante de vocês, muitos aqui ja sabiam isso porem "inconscientemente" somente quando alguem mostra tal fato você se da conta que isso existe e você ja sabia mais não percebia... (acho q vc entendeu onde quero chega).

 

E não foi so para experientes foi para novatos tambem para mostrar o que vai dar se ele for scripter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Johnnie    2
Johnnie

Que tal um esforço coletivo dos bons e velhos scripters em mudar essa situação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LsM    2
LsM

Entendo perfeitamente mock, ma so que não muda é a mente das pessoas. Se uma pessoa gosta da programação em si, ela fará um esforço para aprender, mas a grande maioria, só a repelem, dizendo ser muito doido quem faz isso. Creio que não há o que mudar, apenas não deichar a sessão morrer, mas também deichá-la à disposição de qualquer um que esteja interessado em aprender.

 

Desculpe pelo meu modo de dizer mock, mas eu entendi o que queria que entendesse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mock    32
Mock
Que tal um esforço coletivo dos bons e velhos scripters em mudar essa situação?

 

claro, no que poderia ser ajudado? Refazer tutoriais refeitos 3x para ficar somente a primeira semana na primeira pagina e depois cair no esquecimento ate chegar outra pessoa e falar a mesma coisa que eu falei e voltar o ciclo? Se tiver uma ideia melhor eu ficaria feliz em ajudar.

 

Entendo perfeitamente mock, ma so que não muda é a mente das pessoas. Se uma pessoa gosta da programação em si, ela fará um esforço para aprender, mas a grande maioria, só a repelem, dizendo ser muito doido quem faz isso. Creio que não há o que mudar, apenas não deichar a sessão morrer, mas também deichá-la à disposição de qualquer um que esteja interessado em aprender.

 

Desculpe pelo meu modo de dizer mock, mas eu entendi o que queria que entendesse.

 

Nem tanto, ja vi pessoas que amavam programação ao cubo, porem nuncz quiseram se aperfeiçoar em por exemplo c++ por que achavam complicado e quiseram ficar esagnados no PHP e no Java

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kimos09    0
kimos09

Seila, mais acho que a preguiça toma conta, e por isso nao existe muito scripts.

é bem mais facil abri o rme e fazer um jogo do bomberman ( tudo quadrado ).

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mock    32
Mock
Seila, mais acho que a preguiça toma conta, e por isso nao existe muito scripts.

é bem mais facil abri o rme e fazer um jogo do bomberman ( tudo quadrado ).

 

Abraços

 

O que você falou acabou de consumar e comprovar o que eu falei.

 

é bem mais facil abri o rme e fazer um jogo do bomberman ( tudo quadrado ).

Ainda mais com auto border...

 

Seila, mais acho que a preguiça toma conta, e por isso nao existe muito scripts.

 

Existem muitos mesmo porem são antigos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Johnnie    2
Johnnie

Eu acho que falta scripter, como falta mapper, como falta spriter por não existir um objetivo forte nisso.

Pode ser usado o argumento que através do lua tu pode aprender outras linguagens de programação, mas porque já não aprender direto.

O que incentivaria isso era se a atual conjuntura de otservs (baiaks e globais) fosse totalmente revertida, se ao menos 1 ou 2 desses projetos que não são feitos por 1 quebra-galho desse certo. Esse sempre foi o estimulo antigamente, aprender pra entrar em um projeto de otserv que acreditava que sairia. A fase da crença acabou e com ela os novos scripters.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
iuniX    4
iuniX

Eu gosto muito de scripting, porem é complicado aprender algo por conta própria, já que não tenho muito tempo para ficar pesquisando em outros forums.

Antigamente era mais interessante essa area, a 3~4 anos atraz quando comecei a ver otservers, achei algo complicado, e eu tinha preguiça.

Creio que deveria ser criado mais tutoriais avançados e medianos, pq to cansado de ver tutoriais de coisas simples como lógica de programação...

 

Bom, isso é só minha opinião. Admiro muito o Mock pelos teus trabalhos, tu foi um dos que me fizeram ter interesse nisso. E aos poucos estou aprendendo, um dia eu chego lá :]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Merciless    3
Merciless

Voces estao se referindo a falta de scripters ou a falta de scripters fodalhoes, que fazem os sistemas mais locos....

Como o mapping, ta cheio de nego que abre o rme e faz alguma coisa e chama de mapa, agora pega os mappers que fazem mapas descentes, tambem temos poucos....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
iuniX    4
iuniX
Voces estao se referindo a falta de scripters ou a falta de scripters fodalhoes, que fazem os sistemas mais locos....

Como o mapping, ta cheio de nego que abre o rme e faz alguma coisa e chama de mapa, agora pega os mappers que fazem mapas descentes, tambem temos poucos....

Isso é verdade, porem quem começa ruim e tem vontade acaba ficando bom...

Varios mappers ruins, logo alguns ficaram bons.

Agora scripters, são poucos que tem interesse em aprender :S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tigerx2    1
tigerx2

O melhor seria investir nos que ainda restam,

criando tutoriais como simulação de POO, porque nestes tempos de baiak e global, nem da nada.

 

Scripter novos em geral = QUERO APRENDER A CRIAR MONSTRO EDITED E SPELL EDITED PRO MEU BAIAK H3H3H3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mig35    0
mig35

Bom, a primeira vez que eu vi OT server, script e essas coisas foi aqui nesse forum, mais especificamente conheci a área de 'script' pelo usuário Mock (você). Isso já faz uns 2 ou 3 anos.

Desde então fiquei com muita vontade de ingressar nessa área, mas o problema é que na época eu confesso que achei muito complicado e acabei desistindo.

 

Recentemente (começo desse ano) eu voltei a me interessar nessa área de programação. Mas como eu não tinha nenhum conhecimento a que diz respeito a script/lua/ot eu agarrei a primeira linguagem que vi pela frente e segui em frente, sem desistir. Comecei com pascal e terminei com delphi. Posso dizer que aprendi bastante nessa linguagem, dai então eu resolvi partir pra essa área de script & lua.

 

Mas pro meu desconforto, não achei nenhum bom tutorial que se preze nessa área. Tutorias de lógica a linguagem Lua? Não é nem um pouco suficiente para ingressar nos OTs.

 

Falta de interesse meu? Nenhum, pelo contrário, quero muito aprender. Então esses dias resolvi baixar algum OT para entender na prática o que significa cada comando e como usá-los

 

function Player:new(cid)

assert(cid ,'Player not found')

if self.cid[cid] then

return self.cid[cid]

end

self.n = self.n+1

local player={}

local t_ = newproxy(true)

local _t = player

player = {}

getmetatable(t_).cid = cid

getmetatable(t_).pack = {}

getmetatable(t_).mid = self.n

getmetatable(t_).setPack = function(...)

getmetatable(t_).packet = {}

collectgarbage()

getmetatable(t_).packet = table.skipOne({...})

end

getmetatable(t_).getPack = function()

local pack = getmetatable(t_).packet

getmetatable(t_).packet = {}

return pack

end

 

Function? sim eu sei como é/funciona

else? if? variaveis e etc? sim eu sei como é.

O que eu ainda não sei é isso:

 

getmetatable(t_).mid = self.n

O que seria esse getmetatable? quando vou usar? vou usar com oq?

.mid?

 

não to falando especificamente desse comando, mas para todos no geral, até os mais simples como doAddItem, getPlayer....e sei la oq

admito que é complicado, mas não vou desistir. Porém vai levar muito tempo pra eu aprender tudo isso por conta própria, faltam bons tutorias intermediários como 'os comandos e suas aplicações'

 

acredito que todos já estão de saco cheio de 'lógica a programação'

 

minha inspiração pra não desistir: Mock. há quase 3 anos seu fã

 

abraços

 

 

ps: mock, sou o 'mig' la do PO, não sei se você lembra de mim xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×