Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ravelont

"Hello World" em Assembly x86

Recommended Posts

ravelont    3
ravelont

Segue meu primeiro "Hello World" em Assembly x86!

 

Estou aprendendo o Assembly com um matemático, não iria disperdiçar essa oportunidade..

 

Segue a IMG:

asmc.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Captha    0
Captha

vo aprender semestre que vem *-*, é foda?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sequeled    0
sequeled

infelizmente ainda n aprendi assembly, vc podia postar uns tutoriais aki no otserv.com

isso incentivara os scripters e programadores :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zirun    11
Zirun
infelizmente ainda n aprendi assembly, vc podia postar uns tutoriais aki no otserv.com

isso incentivara os scripters e programadores :)

 

Ou faz eles saírem correndo.

 

Asm é horrivel!!! Graças a Deus a maioria dos microcontroladores hoje em dia aceita C, já penso programar um 18F grafico em Asm? Cruzes... prefiro pedir esmola.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kinabr    0
kinabr

Aprender assembly hoje tem muita pouca utilidade. Além de ser um saco programar em assembly.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ravelont    3
ravelont

Caro amigo;

Depende do que você entende sobre o conceito "pouco utilidade", logicamente você não vai desenvolver uma página web ou um aplicativo comercial em Assembly.

Até porque é muito dificil escrever códigos que consigam um bom nível de portabilidade, a linguagem não possui tipos primitivos. Eu trabalho com sistemas embutidos e o Assembly é a única forma de decer diretamente ao nível do hardware(ex: pegar informações da ROM(Bios), ou seja, em diversas situações ele se faz necessário a sua utilização.

Lembrando que também lhe concede uma maior liberdade de criações de instruções, sem restrição nenhuma; Se bem utilizada, você consegue uma perfomance realmente significativa à outras linguagens em rotinas de alta requisição de processamento.

Att, Utroz.

[email protected]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mock    32
Mock
Aprender assembly hoje tem muita pouca utilidade. Além de ser um saco programar em assembly.

Ahn? Se você quer dedicar sua vida a fazer programas em java pra celulares ou joguinhos nao tem nd pra vc.

Agora se vc for fazer um microcontrolar ai sim.

 

Ta tem micro controladores que são rpogramados em C (arduino é um caso), mais o arduino vem com um bootloader, este bootloader éfeito em asm

 

no fundo tudo se resume a isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Zirun    11
Zirun
Ahn? Se você quer dedicar sua vida a fazer programas em java pra celulares ou joguinhos nao tem nd pra vc.

Agora se vc for fazer um microcontrolar ai sim.

 

Ta tem micro controladores que são rpogramados em C (arduino é um caso), mais o arduino vem com um bootloader, este bootloader éfeito em asm

 

no fundo tudo se resume a isso.

 

É importante ter conhecimento de linguagem de baixo nivel porem não mais que um simples conhecimento.

 

Ja programei PIC, 18F etc... E tudo em C.

 

Att.

Zirun

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ravelont    3
ravelont

Caro amigo Ziron,

 

Vou lhe dizer a verdade sobre os seus argumentos, que de certa forma estão corretos.

 

Você citou: Ja programei PIC, 18F etc... E tudo em C.

Sim, você está dizendo a verdade. Porém você deve ter esquecido, como foi possível a utilização da Linguagem C no sistema embutido.

Lembre-se, você apenas está utilizando rotinas já implementadas, não se esqueça disso.

 

O Assembly não pode ser citado de forma genérica, espero que você saiba, ele é o conjunto de instruções do seu micro-código.

Esclarecendo de forma simplificada é o código utilizado pelo seu processador, lembrando que cada tipo de processador tem o seu próprio Assembly.

 

Agora lhe pergunto: o microcódigo, o chipset, o memory manager, o bootloader, etc... Como foram programados? Surgiram magicamente?

Existe quem faz esse trabalho e a linguagem Assembly é completamente necessária; Por exemplo quem trabalha com device drivers, kernel, etc.

 

Você citou: É importante ter conhecimento de linguagem de baixo nivel porem não mais que um simples conhecimento.

Se você vai trabalhar para a area comercial, realmente nunca será necessário, tudo depende do ponto de vista.

Recapitulando meu post anterior, Assembly se faz necessário quando quer um maior controle de máquina e rotinas de alto processamento.

Ela não tem tipos primitivos(tipos de dados) consequentemente não é portátil, ou seja, ao mudar de arquitetura teria que reescrever o código feito em Assembly.

Com base na informação acima, é errado(perda de tempo) desenvolver aplicações que não são dependentes da arquitetura(editores de texto, navegadores, etc...).

 

Para finalizar, se você soubesse o que é kernel e device drivers, saberia onde é necessário a sua aplicação.

Eu estou lhe dizendo isso, pois trabalho com Sistemas embutidos e estudo o kernel(Núcleo de Sistemas Operacionais), além de programar C e ser um adepto a utilização do Assembly.

 

Para mais esclarecimentos, [email protected]

Att, Utroz.

Editado por ravelont

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Asould Acalaylaa    5
Asould Acalaylaa

Nooossa muleque, eu ODEIO assembly. Tive semestre passa na faculdade, nem fiz questão de prestar atenção rs

Infelizmente não é a minha área :~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×