Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Avohai

Dividindo Sprites com Photoshop.

Recommended Posts

Avohai    0
Avohai

Bom, hoje vou dar umas dicas de como "agilizar" o processo de divisão de sprites.

Eu particularmente achava um saco ficar dividindo as Sprites em 32x32 para colocar no Cliente, então descobri essa ferramenta que me ajudou bastante.

 

Para isso vamos usar a ferramenta Slice do Photoshop.

 

tutorial1i.pngtutorial2r.png

 

Eu uso a versão CS2, mas acredito que qualquer versão tenha essa ferramenta.

 

 

Para começar abra a Sprite desejada no Photoshop.

 

tutorial1i.png

 

Com a ferramenta Slice selecionada, clique com o botão direito sobre a imagem, e vá até a opção "Divide Slice".

 

tutorial3h.png

 

Selecione as opções como mostrado na imagem abaixo, e coloque a quantidade de pixels que ficara em cada "divisão", no caso 32 que é o tamanho das sprites do Tibia.

 

tutorial4z.png

 

Feito isso, a sprite ficara como na imagem abaixo.

 

tutorial5.png

 

Pronto, sua imagem ja foi dividida em 4 partes iguais de 32 pixels cada. No entando agora temos que salvar cada "quadradinho" separadamente.

 

Para isso aperte as teclas "Ctrl + Alt + Shift + S" ou vá em Arquivo>Save for Web.

 

Agora clique em Save, ou simplesmente aperte Enter, e escolha o local onde as imagens serão salvas.

 

Sucesso! Você ja tem sua Sprite pronta para ser inserida no cliente.

 

O Photoshop cria dois arquivos no local onde você escolheu para salvar as imagens, sendo eles um arquivo Web (Untitled-1) e uma pasta (images). Dentro dessa pasta é onde se encontra as imagens divididas.

 

tutorial6t.png

 

:mindfuck:

 

Então era isso que eu tinha para passar pra vocês, qualquer dúvida é só postar aqui no tópico que na medida do possível eu respondo.

 

Só um lembrete, essa ferramenta serve pra você criar Banners e etc para sites ou páginas da internet, por isso que é criado aquele arquivo Web quando você salva. Mas isso não nos serve de nada nesse caso.

 

Grande abraço a todos!

tutorial1i.png

Compartilhar este post


Link para o post
Malerow    0
Malerow

Cara valeu mesmo mano, eu tava procurando um tutorial como esse há muito tempo e não achei, será que você poderia postar mais tuorias do nivel inicante e intermediario do Photoshop, tipo como clarear e escurer para facilitar fazer as sprites porque não sei meche no photoshop e queria muito, tipo como fazer camadas e talz, eu sei que é uma vergonha mais não sei de nada e estou começando a fazer sprites então todo tuorial com photoshop e ajud maxima é bem vinda.

 

Obrigado pela contribuição.

Compartilhar este post


Link para o post
Avohai    0
Avohai
Cara valeu mesmo mano, eu tava procurando um tutorial como esse há muito tempo e não achei, será que você poderia postar mais tuorias do nivel inicante e intermediario do Photoshop, tipo como clarear e escurer para facilitar fazer as sprites porque não sei meche no photoshop e queria muito, tipo como fazer camadas e talz, eu sei que é uma vergonha mais não sei de nada e estou começando a fazer sprites então todo tuorial com photoshop e ajud maxima é bem vinda.

 

Opa que bom que te ajudei.

Posso fazer uns tutoriais básicos quando tiver tempo, sem problemas. Só que não estou com muito tempo livre, eu ja tinha prometido esse tutorial acho que faz uns 2 meses ou mais em um outro tópico aqui no fórum rsrs.

Mas quando sobrar um tempinho faço sim, mas olha se você der uma googlada você acha MUITOS tutoriais desde nivel basiquissimo até o mais avançado, Photoshop é um tema bastante discutido na internet.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
lcsflrs    0
lcsflrs

Ótimo tutorial, simples e fácil!

Se for fazer outros tutoriais, poderia implementar no mesmo tópico para fazer um Mega-Tutorial, o que acha?^^

Compartilhar este post


Link para o post
Avohai    0
Avohai

Ótima idéia, mas por enquanto não vou me comprometer com nada, pois como disse anterormente estou sem tempo.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Malerow    0
Malerow

Nossa eu estou baixando Photoshop CS5.1 Extended, eu queria saber a diferença, é como se fosse versões, os cara atualiza deixando melhor e aumenta os números, pois não estou achando o CS2 no site do Adobe nem os anteriores ao CS5, dai eu estou baixando eles xD.

 

Cara, sinceramente eu estava procurando esse tutorial porque não gosto de me limitar a 32x32 e ter que continuar certinho depois e etc. Agora posso me ilimitar a vários espaços que fica bem mais confortavel. xD

 

Obrigado de novo, Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Avohai    0
Avohai
Nossa eu estou baixando Photoshop CS5.1 Extended, eu queria saber a diferença, é como se fosse versões

 

Exatamente, é como um update de qualquer outro produto/game, novas funções, correção de erros, layout etc etc etc. Ja tive a oportunidade de usar o CS5 e é ótimo como qualquer outra versão do Photoshop :)

Compartilhar este post


Link para o post
Jhonts    0
Jhonts

está bom, mas existe um meio muuuuito mais facil cara! mas vlw a intenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Malerow    0
Malerow

E qual seria esse meio?

Compartilhar este post


Link para o post
Avohai    0
Avohai

está bom, mas existe um meio muuuuito mais facil cara! mas vlw a intenção!

pois então compartilhe!

Compartilhar este post


Link para o post
vyctor17    35
vyctor17

eu tenhu um programa que corta tudo altomatico so aperta 1 botao '-' depois posto down

Compartilhar este post


Link para o post
Malerow    0
Malerow

Primeiramente desculpem eu reviver este tópico, maisessa é uma duvida que muitos podem ter. É o seguinte:

 

No Photshop CS5.1 não aparece inicialmente essa ferramenta Slice (Fatia), eu estava com essa dúvida, porem depois de mecher no Photshop CS5.1 eu descobri que é muito simples.

 

Você clica com o botão direito em varias opções, esta é a imagem do Photshop CS2 que talvez não esteja visivel certas opções:

 

tutorial2r.png

 

É só você clicar com o botão direito nessas opções que vão sair varias outras como a ferramenta Slice que não aparece. Assim você pode fazer uso dela.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Avohai    0
Avohai

Ótimo, que bom que conseguiu resolver.

 

Ainda estou no aguardo do pessoal postar as maneiras "muito" mais fáceis de fazer isso, fiquei curioso.

Compartilhar este post


Link para o post
Renanuilian    0
Renanuilian

Ótimo Tutorial, ficou muito bom mesmo e deu certinho aqui! : D

Compartilhar este post


Link para o post
Willbhor    18
Willbhor

Valeu me ajudou muito :) rep+

Compartilhar este post


Link para o post
luishtfs    1
luishtfs

Muito bom mesmo, bem explicado, parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×