Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rhys

Teoria das Cores

Recommended Posts

Rhys    16
Rhys

Teoria das cores

 

Indrodução

Boa Madrugrada!

Neste artigo eu irei falar um pouco sobre cores e a sua teoria e também nele irei dar uma explicação breve sobre os Modos de Cor.

Modos de Cor ao olhar da Física

A cor é um fenômeno ótico provocado pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo ótico, impressões para o sistema nervoso.

 

A cor de um material é determinada pelas médias de freqüência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor.

 

Assim, um objeto é vermelho caso absorva preferencialmente as freqüências fora do vermelho.

 

A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica, e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferencias os objetos do espaço com maior precisão.

 

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Teoria da Cor

Quando se fala de cor, tem que se distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtrativamente (cor pigmento).

 

No primeiro caso, chamado de sistema RGB, tem os objetos que emitem luz (monitores, televisão, Sol, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco.

 

No segundo sistema (subtrativo ou cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz (também chamadas de primárias em artes plásticas); Ciano + Magenta + Amarelo.

 

Esse sistema corresponde ao ‘CMY’ das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objeto não emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matriz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto.

 

O sistema ‘CMYK’ é utilizado pela Indústria Gráfica nos diversos processos de impressões, como por exemplo: o Off-Set e o processo Flexográfico, bastante usado na impressão de etiquetas e embalagens.

 

O ‘K’ da sigla ‘CMYK’ corresponde à cor ‘Preto’ (em inglês, ‘Black), sendo que as outras são:

 

  • C = Cyan

  • M = Magenta

  • Y = Yellow

  • K = Black

Alguns estudiosos afirmam que a letra ‘K’ é usada para o preto como referência a palavra ‘Key’, que em inglês significa ‘Chave’. O ‘Preto’ é considerado como a cor chave na Indústria Gráfica, uma vez que ele é usado para definir detalhes das imagens, outros afirmam que a letra ‘K’ da palavra ‘black’ foi escolhida pois, a sigla ‘B’ é usada por ‘Blue’ = ‘ Azul’ do sistema RGB.

 

As cores primárias de luz são as mesmas secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de pigmento. As cores primárias de pigmento combinadas duas a duas, na mesma proporção, geram o seguinte resultado: magenta + amarelo = vermelho, amarelo + ciano = verde, ciano + magenta = azul cobalto. Focos de luz primária combinados dois a dois geram o seguinte resultado: azul cobalto + vermelho = magenta, vermelho + verde = amarelo, verde + azul = ciano.

 

Muitas vezes o amarelo, azul e vermelho são chamados de primários, o que é incorreto em ambos espaços de cor. Assim o que se chama azul primário corresponde ao ciano. O vermelho primário ao magenta e o amarelo primário ao próprio amarelo. O uso de cores diferentes (azul, amarelo, vermelho) neste espaço de cor se torna impossível a fabricação de todas as cores, e que no círculo das cores certo opostos estejam trocados.

 

Nota-se ainda que antes da invenção do prima e da divisão do espectro da luz branca, nada disto era conhecido, pelo que ainda hoje é ensinado nas nossas escolas que Amarelo/Azul/Vermelho são as cores primárias das quais todas as outras são passíveis de serem fabricadas, o que é falso.

 

A principal diferença entre um corpo azul (iluminado por luz branca) e uma fonte emissora azul é de que o pigmento azul está a absorver o verde e o vermelho refletindo apenas azul enquanto que a fonte emissora de luz azul emite efetivamente apenas azul. Se o objeto fosse iluminado por essa luz ele continuaria a parecer azul. Mas, se pelo contrário, ele fosse iluminado por uma luz amarela (luz Vermelha + Verde) o corpo pareceria negro.

 

 

 

Espero que vocês gostem, em breve estarei postando um outro artigo falando sobre os modos de cores.

 

Abraços!

 

Lembrando que este artigo foi desenvolvido tendo como base a minha apostila de design gráfico (Saga)

Editado por Rhys
Parágrafos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Startix    9
Startix

Você está inspirado esses dias eim Rhys, achei bem legal e tem umas curiosidades bem interessantes ai também, orbigado por compartilhar o conhecimento ;D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Raditz    0
Raditz

Muito boa a explicação, interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jow Leite    2
Jow Leite

muito boa a explicação, bem detalhado vou continuar lendo amanhã que estou morrendo de sono, rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×