Rhys 16 #1 Postado 17 Outubro, 2011 Desenvolvimento de um Trabalho Para dar início à um projeto/trabalho -para um cliente ou não- é recomendável que se siga alguns passos. Briefing O briefing é um conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções. O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente. Pesquisa A pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimento e/ou relembrar os pré-existente. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento. Atualmente, também se entende pesquisa como qualquer busca realizada por meio da internet. Brainstorming O Brainstorming (ou "tempestade cerebral"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetos. Raf Palavra vinda do inglês. Pronuncia-se rafe. O Raf são os primeiros rascunhos feitos pelo designer ou diretor de arte na criação de uma peça gráfica. Ele é a primeira fase dos estudos antes do layout e da arte-final. Esboço inicial no planejamento gráfico de qualquer trabalho a ser impresso. Edição Utilizando um aplicativo vetorial, bitmapiado ou de diagramação o profissional da área gráfica, tendo em mãos o resultado do briefing, da pesquisa e da investigação, pode começar a produzir e aplicar conhecimentos técnicos para criação da peça encomendada. Diagramação Terminado o trabalho de edição com material inicia-se a atividade, caso seja necessário, do diagramador. A tarefa do diagramador consistia em desenhar previamente a disposição dos elementos que integravam cada página, ordenar conforme uma orientação pré-determinada, como ficaria, depois de montados e impressos, os títulos, os textos, as fotografias, os anúncios etc. Composição Terminada a diagramação da publicação que tinham a sua arte final prontas são encaminhadas para o fotolito, onde através de processos fotográficos sofrem redução ou ampliação de acordo com o tamanho indicado pelo diagramador. Revisão O texto da edição vai à revisão que tem como tarefa detectar erros gráficos e ortográficos. Numa primeira etapa o revisor tem que verificar se o texto foi composto de acordo com as instruções dadas pelo diagramador (corpo, largura, tipo etc.). Sim, este artigo contém passos que muitas vezes são desnecessários ao produzir um trabalho simples, como a Revisão e a Diagramação. Mas é bom ter para que caso seja necessário, você terá uma breve explicação. Abraços! Lembrando que este artigo foi desenvolvido tendo como base a minha apostila de design gráfico (Saga) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Zeephiroth 42 #2 Postado 18 Outubro, 2011 ótimo artigo! apesar de que realmente tem um ou dois passos às vezes dispensáveis, como você mesmo falou. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Startix 9 #3 Postado 18 Outubro, 2011 Brainstorming pode se descartar, mas as vezes é bem útil! Para um trabalho publicitário diagramação e revisão são muito importantes, para fazer uma sign são quase inuteis. Estou gostando muito da sua participação por aqui rhys! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites