Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Bytrexx

Designews #2 - Trabalho remoto, livro.

Recommended Posts

Bytrexx    9
Bytrexx

Fonte: Elisa Menezes.

95nx.png

Olá amigos, venho lhes trazer uma segunda edição do "Jornal do Design", o Designews, como denominei. São notícias realmente curtas, rápidas para não ficar chato de ler, afinal é Design. Trazendo agora um tema de total interesse para quem pensa em se tornar designer, como sei que muitos ainda não estão a beira de uma empresa e etc, achei que o tema abordado seria bastante interessante: Trabalho remoto, ou seja, o seu próprio home office, como diz o nome, em casa, pensem como a OTServ, é um home office, criado pelo vHp. Um exemplo, claro, o que falaremos a seguir envolve o Design. Não sei para vocês mas é o meu maior sonho. Let's go.

 

Mais profissionais tem optado pelo trabalho remoto.

Veja agora dicas de como ser produtivo trabalhando em casa.

 

3gev.pngIntrodução

Ahistória de Carlos Ruchaud se torna muito comum nos dias de hoje, um homem cansado dos engarrafamentos, da falta de segurança e do estresse, mudou de cidade e também de vida, quando criou seu home office em Florianópolis. O home office traz benefícios a todos e melhora a produtividade, diz o diretor médico da Genzyme do Brasil, uma farmaceutica com a sede em São Paulo, mas que conta com funcionários trabalhando remotamente em Santa Catarina e Minas Gerais. Histórias como as de Carlos estão se tornando mais comuns.

Segundo a estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho (SBTT), o número de profissionais trabalhando em casa cresce 10% ao ano. O trabalho remoto é uma alternativa cada vez mais procurada por quem não tem a obrigatoriedade de estar no escritório. Veja abaixo, como ser produtivo trabalhado em casa.

A primeira reflexão antes de começarmos será: Leve a sério, caso tente isso.

 

0vw9.pngFamília, família, negócios a parte.

Quem opta pelo home office tem de conscientizar a família de que não está disponível durante o expediente. No início, Carlos, da Genzyme, fez questão de que até a esposa usasse o telefone para falar com ele (risos), teve até um dos casos que um pai de família, usava o boné da empresa para indicar que estava trabalhando. Quando ele tirava o boné, os filhos pulavam nele.

 

0vw9.pngDelimite seu espaço de trabalho

"Se a pessoa não tem um espaço para fazer o escritório, orientamos que delimite um lugar e avise a familia que aquele é seu canto de trabalho", diz Fabio Filho, gerente de desenvolvimento de negócios para a América Latina da Canonical, distribuidora do sistema operacional Ubuntu (linux pra quem não conhece), com mais de 80% do pessoal trabalhando em casa. "Se for necessário dividir o espaço, estipule horários e evite que o escritório esteja próximo a distrações, como hometheater", diz Eliana Tameirão, diretora de relações corporativas da Genzyme, que trabalha em home office há dois anos, em Belo Horizonte.

 

0vw9.pngOrganize seus e-mails

É normal, quem trabalha por tecnologia, receber cerca de 1000 e-mails por dia, claro que as redes sociais facilitam totalmente esse não-acúmulo, whatsapp, facebook.

Mas caso seja necessário marque as mensagens com cores diferentes, se possível, ou as separes em grupo como Particulares, colegas, empresa X, empresa Y.

Desse modo é fácil de selecionar e priorizar a leitura na hora de trabalho por exemplo, parece brincadeira todas estas coisas, mas é que você precisa de um espírito empreendedor para trabalhar remotamente.

 

0vw9.pngUse a tecnologia a seu favor

O essencial pra quem trabalha em casa é dispor de serviço de internet de banda larga e de uma rede de telefonia, o que não é nada difícil pra quem mora pra mãe, mas sinta-se na pele de quem tem que se sustentar sozinho, ambos os serviços, internet e e-mail, mantém em sintonia uma equipe que não divide espaço. Impressora, scanner, celular, smartphone, tablets e até mesmo uma linha de telefone fixo exclusiva para usar durante o período de trabalho ajudam a separar a vida pessoal da profissional.

Mas há de ter cuidado, por exemplo, se irá usar o facebook a seu favor, é um ótimo lugar para distrações, leve a sério.

 

0vw9.pngNão leve o estresse do trabalho para casa

Já que você não tera de se deslocar até o escritório, aproveite as horas a mais dormindo ou acordando mais cedo para fazer exercícios, ler jornal ou conversar com a família.

As vezes o profissional leva até o seu home office, para um parque, ou restaurante de shopping, para arejar a cabeça e dar pequenas férias para as pessoas da casa.

Mas não levar o estresse do trabalho para casa, é uma dica fundamental para quem tem seu homeoffice ou não.

 

0vw9.pngCrie uma rotina diária

A flexibilida de horário é uma faca de dois gumes, diz Moacyr Queirolo Filho, gerente de relacionamento comercial da Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry: "A vantagem é que você pode conciliar sua atividade profissional com a vida pessoal. A desvantagem é o profissional começar a trabalhar ás 7h e ir até as 22h, sem fazer pausas. A solução é estipular uma rotina diária, com horário para começar e encerrar o seu expediente de trabalho. Moacyr aconselha ainda que o profissional vista algo confortável, porém nada vinculado ao descanso. Ou seja, nada de pijama.

Leve a sério.

 

 

 

Bom é isso, para incrementar um pouco mais venho lhes apresentar uma dica de livro. O livro é COMO SER UM DESIGNER GRÁFICO SEM VENDER SUA ALMA.

O autor do mesmo chama-se Adrian Shaugnessy (nada parecido com arnold scharzenegger).

A editora do livro é a SENAC.

 

Segue abaixo a sinopse do livro:

Como Ser um Designer Gráfico sem Vender sua Alma aborda pontos, que não raro, são deixados de lado em livros sobre design gráfico: a busca por estágio e a forma de se comportar em entrevistas de emprego; as vantagens e os percalços no caminho de freelancer, as informações imprescindíveis na hora de estabelecer um estúdio – da escolha do local e do nome à busca por profissionais em harmonia com a filosofia da empresa; a prospecção de clientes e a difícil arte de relacionar-se com eles. A obra traz ainda entrevistas com renomados profissionais.

Até a próxima galera!

 

Editado por Bytrexx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jow Leite    2
Jow Leite

Muito bom, é meu sonho esse trabalho e ainda mais em casa hahahaha! Parabéns e valeu por compartilhar conosco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bytrexx    9
Bytrexx

É, mas é um pouco mais complicado do que só querer, acho que pra quando é uma empresa já formada é mais fácil. Porém para criar, complicado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Razar    0
Razar

Vou tentar fazer tudo isso pra ver se eu melhoro :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×