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the Gray Fox

Tutorial Full - Action - Parte 2

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the Gray Fox    0
the Gray Fox

Muito bem olha eu aqui de volta com mais 1 tutorial. Go! Go! Go!

 

Script Tutorial - Pt. 2

 

Se você está lendo este tutorial e não leu o outro, provavelmente entenderá pouco.

veja o outro clicando <a href=\'http://forum.otserv.com.br/viewtopic.php?t=10756\' target=\'_blank\'>Aqui</a>

Lembre-se de comentar aqui e no outro ^^

 

Começando

 

Action:</span>

 

Continuando de onde paramos no outro tutorial, lá vai. Entenderemos, já que script não precisa entender, basta saber escrever e saber os valores e as funções.

 

Comandos "Get" "pegarão" algum valor. Serão usados em "ifs" e derivados e em "sets". São bem mais simples que os "do". Aqui está uma lista de comandos "get":

 

-

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-

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-

-

-

-

-

-

-

-

-

 

Agora vamos entender aos "gets":

 

getPlayerAccess = "Pegará" o acesso do player.

Ex:

acesso = getPlayerAccess(cid)

getPlayerFood = "Pegará" a "quantidade" da alimentação do player.

Ex:

comida = getPlayerFood(cid)

getPlayerGuildId = "Pegará" o ID referente a guild do player.

Ex:

guild = getPlayerGuildId(cid)

getPlayerHealth = "Pegará" a quantidade de vida do player.

Ex:

vida = getPlayerHealth(cid)

getPlayerMagLevel = "Pegará" o ML do player.

Ex:

ML = getPlayerMagLevel(cid)

getPlayerMana = "Pegará" a mana do player.

Ex:

mana = getPlayerMana(cid)

getPlayerName = "Pegará" o nome do player.

Ex:

nome = getPlayerName(cid)

getPlayerPosition = "Pegará" a posição, em x,y e z, do player.

Ex:

posição = getPlayerPosition(cid)

getPlayerSkill = "Pegará" alguma skill do player. Para poder pegar a skill de sua escolha existe uma relação skill-número. Aqui estão as prováveis skills usadas:

Skill

Club -

Sword -

Axe -

Disntace -

 

Ex:

club = getPlayerSkill(cid,1)(aqui você coloca o número referente a skill escolhida)

getPlayerStorageValue, quando o "Storage Value" tiver sido ativado, ou seja, a quest ja ter sido feita.

Ex:

valor = getPlayerStorageValue(cid)

getPlayerVocation = "Pegará" a vocação do player, mas numa relação número-vocação. Aqui está a lista:

 

Número

1 -

2 -

3 -

4 -

 

Ex:

vocaçao = getPlayerVocation(cid)

getThingfromPos" não relacionado ao player. Ele pegará o quê estiver na posição determinada.

Ex:

position = {x=1000, y=1000, z=7, stackpos=1}

coisa = getThingfromPos(position)

Com isso, finalizamos os comandos "get". Mas nem tudo está acabado. Entramos agora no coração odo comando. O quê definirá as diversas consequências do uso do objeto, as funções "if"

 

"If" traduzido do inglês para o português significa "se", e ele declarará uma condição.

Ex:

vocaçao = getPlayerVocation(cid

posição = getPlayerPosition(cid)

if vocaçao == 4(vide tabela número-skill) then

  doSendAnimatedText(posiçao, "Oi Knight.", 120)

end

Como podemos ver a cima a condição começou com "if" e finalizou-se com "end", que significa "fim".

Visto um exemplo de "if" podemos dividí-lo em 3 partes. São elas: o item a ser comparado. Quando digo item, não quero dizer como item objeto material, mas sim como sujeito da comparação.

Tomando como exemplo o seguinte "if", destacaremos as partes e as explicaremos.

vocaçao = getPlayerVocation(cid

posição = getPlayerPosition(cid)

if vocaçao then

doSendAnimatedText(posiçao, "Oi Knight.", 120)

end

 

vocaçao for verdadeiro.

==. Existem ainda mais três casos como mostra a tabela abaixo:

Simbolo

~=

>

<

4" significará nulo, que não existe. Simples agora? ^^

 

Existem ainda, como derivados do "if" mais duas funções, o "else" e o "elseif". Explicando agora.

"Else" definirá uma condição contrária a que o "if" define. Ex:

 

vocaçao = getPlayerVocation(cid

posição = getPlayerPosition(cid)

if vocaçao == 4(vide tabela número-skill) then

  doSendAnimatedText(posiçao, "Oi Knight.", 120)

else 

  doSendAnimatedText(posiçao, "Você não é Knight. ¬¬\'", 120)  

end

Já o "elseif" também define uma condição diferente da declarada pelo "if", mas especifica qual ele quer. <span style=\'color:indigo\'>Ex:

 

vocaçao = getPlayerVocation(cid

posição = getPlayerPosition(cid)

if vocaçao == 4(vide tabela número-skill) then

  doSendAnimatedText(posiçao, "Oi Knight.", 120)

elseif vocaçao == 3 then

  doSendAnimatedText(posiçao, "Você não é Knight, mas é um Paladin =D.", 120)  

end

E assim finalizamos mais um tutorial de Actio by Gr4y_FoX. Dúvidas é só postar aqui que eu respondo. Breve o próximo, onde juntaremos tudo e aprenderemos como criar uma action em si, e por todos os ingredientes(comandos) na sopa(action) e ver se fica gostosa! XD

 

Até logo pessoal! o/~

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FireHell    0
FireHell

Aprovadíssimo!

 

Movido...

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Kyn    0
Kyn

Gratz!!!!!!!!! Otimo Tutorial vo ler bastante

flw

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System    0
System

Otimo tutorial li todo =] pena que so descobri agora

 

Aprovado X

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