Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
All_Mad_Maniac

[N:Fácil] Criando seu próprio monstro

Recommended Posts

All_Mad_Maniac    0
All_Mad_Maniac

Olá,

Gostaria de informar que este tutorial eu fiz e não copiei, e para entendimento completo aconselho que você leia TODAS as linhas.

 

Começando

 

Primeira Parte : Configurações mais simples de um monstro

 

Irei usar o script de um Demon como exemplo deste tutorial.

Os monstros devem ser um arquivo XML

Todo monstro começa com esta seguinte tag :

<?xml version="1.0"?>
Então, sempre que for começar a fazer um coloque essa tag.

 

E as configurações básicas de um monstro são :

<monster name="Demon" level="80">

<health now="8200"/>

<look type="35" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2916"/>

<combat targetdistance="1" runonhealth="0"/>

Em sublinhado temos o nome do monstro, lá você irá colocar o nome que você deseja que ele tenha, e aconselho colocar o nome do arquivo com o mesmo nome do monstro.

Em vermelho temos o level e magic level do monstro. Eles indicaram a força do monstro, especialmente por magias. Isso porque o level e magic level são multiplicados para se saber quanto irá tirar a magia.(multiplicados pelos danos de cada magia, que variam).

Em azul temos quanto de experiencia o monstro irá dar ao player quando morrer. Mas nao esqueça, ai ela não está multiplicada pelo número de vezes do servidor. Ponha uma exp XXX e quando você iniciar o seu servidor ele irá multiplicar automaticamente pelo número de vezes que é a experience.

Em verde temos o que diz se o monstro pode ser puxado/empurrado ou não. Coloque 1 para que seja possivel empurra-lo como se faz com rats, spiders, e bixos fracos em geral. Coloque 0 para que não seja possivel empurra-lo, como acontece com dragons, demons etc...

Em amarelo temos a armor e a defense do monstro, isso indica "os equipamentos do monstro", ou seja, eles indicarão quanto o monstro irá tomar de hit, terá mais influencia em hits por melee.

Em azul escuro e negrito temos o que dirá se ele empurra itens ou não. Coloque 1 para que ele consiga empurrar/puxar e 0 para que ele não possa empurrar/puxar. Caso você coloque 0 ele poderá ser "trapado" por chairs, boxes etc...

Em violeta(roxo), temos a probabilidade de ele mudar de alvo, quanto maior mais ele mudará, mas isso acontece em geral quando tem mais de 1 player próximo do monstro.

Em marrom temos a velocidade do monstro, ele pode ser rapido como uma wasp ou lerdo como um slime, mas ele por enquanto não usa magias. Quanto maior o numero da speed mais rapido ele é.

Em vermelho escuro temos a vida que o monstro irá ter quando aparecer (health now é a life dele) e a vida maxima que ele podera ter com healing spells e etc(health max). Ele pode ter mais life que o maximo ou menos que o maximo, alterando assim a cor de sua barra de life.

Em negrito e sublinhado temos o visual do monstro, para que ele tenha um certo look apenas mude o "look type" de acordo com o monstro que você deseja, infelizmente não tenho uma lista. E o corpse é qual corpo irá aparecer quando ele morrer, então apenas troque pelo ID desejado, e eu também não tenho uma lista.

 

Primeira parte terminada ^^

Segunda Parte : Ataques

Colocarei outro exemplo, dos ataques do Demon :

Sempre que você for colocar os ataques dos monstros inicie pela tag :

<attacks>
E termine com :
</attacks>
Temos alguns tipos de ataque, são eles :

Melee

Instant

Rune

Distance

~~~~~~

 

Melee :

<attack type="melee

Em vermelho temos o tipo de ataque, o que indicará se é melee, instant, rune ou distance.

Em azul é o dano maximo que irá tirar esse ataque, ele irá variar de acordo com os equipamentos do player.

Em verde temos a probabilidade de o monstro usar esse ataque, em melee aconselho deixar sempre 100(o ataque é em porcentagem, ou seja, 100 = 100%).

OBS : É póssivel repetir os ataques quantas vezes quiser, colocar mais de um melee ou distance, rune etc... assim fazendo com que o monstro fique mais forte e ataque mais rapido, como se fosse uma metralhadora.

 

Instant :

<attack type="instant

Em vermelçho temos o tipo, já explicado a cima.

Em azul temos qual magia será usada, para que ela funcione corretamente deve estar no lugar certo no arquivo spells.xml e na pasta instant (data/spells/instant).

Probabilidade já foi explicado a cima.

 

Rune :

<attack type="rune

Em vermelho temos o tipo de ataque, explicado em melee.

Em azul temos qual runa ele irá usar neste ataque, ela pode ser escolhida de acordo com sua vontade.

Em verde é a exaustão, funciona = players, mas também é afetada pela probabilidade.

Sublinhado é a probabilidade já explicada.

 

Distance :

<attack type="distance

Tipo de ataque, já foi explicado.

Qual arma de distancia sera usada. Arrow, Bolt, Power Bolt, Burst Arrow, Poison Arrow

Dano minimo e maximo, apenas escolha qual será o dano minimo e o dano maximo, mas ele irá variar de acordo com os equipamentos do player.

 

Terceira Parte : Imunidades

As imunidades começaram com a tag :

<defenses>
E terminará com a tag :
</defenses>
Vou colocar as imunidades do demon :

<defenses>

<defense immunity="energy"/>

<defense immunity="fire"/>

<defense immunity="poison"/>

<defense immunity="paralyze"/>

<defense immunity="invisible"/>

<defense immunity="drunk"/>

</defenses>

Temos em azul as imunidades, o demon parece ser imune a tudo, mas ele toma dano de melee. Imunidade a invisible significa que ele ve invisivel. Porém é possivel ter imunidade a melee, como o ghost. Essa parte é bem simples.

Quarta Parte : Vozes

 

Deverá se iniciar por :

<voices>
E terminar com
</voices>
Exemplo :
<voices>

<voice sentence="Your soul will be mine!"/>

<voice sentence="Your resistance is futile!"/>

<voice sentence="MWA HA HA HA HA!"/>

<voice sentence="I SMELLLL FEARRR!"/>

<voice sentence="CHAMEK UTHUL URAK!"/>

</voices>

Altere o que está em vermelho para o que você desejar que o monstro diga em laranja.

Aumente ou diminua a quantidade de acordo com a variedade que você deseja.

Quinta Parte : Loots

 

Agora para configurar os loots é mais complicado, porque é necessario escolher o ID dos itens que irão dropar, eu não farei uma lista porque é muito grande a variedade, mas você pode olhar através de um item editor, map editor... etc...

Exemplo do demon :

<loot>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2148" countmax="25" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2393" chance="960"/> --giantsword

<item id="2514" chance="950"/> --mastermind shield

<item id="2432" chance="2000"/> --fire axe

<item id="2472" chance="430"/> --magic plate armor

<item id="5906" countmax="1" chance1="1000" chancemax="0"/> -- demon dust

<item id="5954" countmax="1" chance1="1000" chancemax="0"/> -- demon horn

<item id="1987" chance="100000">

<inside>

<item id="2678" countmax="3" chance1="10000" chancemax="0"/>

<item id="2148" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>

<item id="2151" countmax="4" chance1="4000" chancemax="0"/>

<item id="2462" chance="555"/> --devil helmet

<item id="2149" countmax="3" chance1="1428" chancemax="0"/>

<item id="2171" chance="800"/> --platinum amulet

<item id="2387" chance="6666"/> --double axe

<item id="2470" chance="180"/> --golden legs

<item id="2520" chance="200"/> --demon shield

<item id="2418" chance="833"/> --golden sickle

<item id="2377" chance="3333"/> --two-handed sword

</inside>

</item>

</loot>

Como percebemos deverá se iniciar com <loot> e termina com </loot>

Mas nao esqueça de colocar o </item> antes do </loot>

Vou pegar como exemplo :

<item id="2470

Em vermelho temos o ID da golden legs, ele deverá ser alterado para o ID do item desejado.

Em azul temos a chance de dropar este item, quanto maior mais provavel, quanto menor menos provavel.

O que está escrito "--golden legs" não é necessario, é apenas um detalhe para informar qual item é esse.

Sexta Parte : Summons

 

Exemplo do demon :

<summons maxSummons="2">

<summon name="Fire Elemental"/>

</summons>

Deverá se iniciar por <summons maxsummons="quantidade de summons que ele fará no maximo">

Altera apenas o azul para escolher o numero maximo.

Em vermelho é qual summon ela irá fazer, pode ser qualquer monstro.

Em verde é a chance de sumonar este bixo. Quanto maior, maior a probabilidade.

Caso você deseja mais de um tipo de summon como os necromancers, faça assim :

<summons maxSummons="2">

<summon name="Fire Elemental" chance="2000"/>

<summon name="Outro bixo" chance="1234"/>

</summons>

Pronto.

Ultima Parte : Terminando

Para finalizar seu monstro coloque a tag :

</monster>
E pronto ! feito.

Ué, ele não funciona ?

Faltou um detalhe, em algumas versões agora é necessario adicionar no arquivo monsters.xml uma tag, então faça assim :

Abra o arquivo, e após "<monsters>" adicione a tag :

<monster name="Nome do seu monstro" file="Nome do arquivo do monstro.xml" />
Pronto !! AGORA SIM !! Ele funcionará 100% !!

 

Pretendo no futuro criar um tutorial de spells, assim você poderá criar um monstro com spells personalizadas e deixando-o melhor.

 

Obrigado.

Créditos : All Mad Maniac (eu)

Editado por SpeeD

Compartilhar este post


Link para o post
Magus    2
Magus

Ótimo tutorial!

Obs.: Só é necessário fechar a tag </item> se a última tag <item> não for fechada, devido ao <inside>.

Aprovado.

Compartilhar este post


Link para o post
Sufer    0
Sufer

Tuto muito bom Parabéns, mas eu queria saber se n dá pra mudar a cor do demon, tipo ele é vermlho, n dá pra deixar ele amarelo??Flws

Compartilhar este post


Link para o post
Mandinha    0
Mandinha

Tutorial perfeito kra.. tu tah de parabéns! muito legal ele, tem gente q n sabe criar bixo, ai fika cum o ot cum akeles bixos normais!Parabéns!...Mandinha...

Compartilhar este post


Link para o post
All_Mad_Maniac    0
All_Mad_Maniac

Não é possivel mudar a cor dos bixos, eles são "Sprites" que ja vem no tibia desenhados desse modo, só se vc baxasse um sprite editor e criasse seu próprio demon "azul" por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
455089    0
455089

Criar o monstro eu criei, o problema eh colocar ele no mapa... naum tah funcionando... como eu nao posso simplesmente add ele pelo editor de mapa... eu adicionei ele pelo arquivo de spawn... naum deu erro nem nada.. mas ele nao aparece... como eu faco? qualquer ajuda seria otima xDVlws

Compartilhar este post


Link para o post
lucas10    0
lucas10

hummm...mto bem explicadu..parabens...eu ja sabia mais pra quem nao sabe...continue assim...q ta otmo ^^

Compartilhar este post


Link para o post
BieL    1
BieL

pow mt bem explicadoparabens pelo tuto

Compartilhar este post


Link para o post
All_Mad_Maniac    0
All_Mad_Maniac

@455089Tente procurar em tutoriais de mapping, lá ensina você a adicionar monstros no mapa.É la pelo "creatures".xml do map editor.

Compartilhar este post


Link para o post
Convidado KuramaXll   
Convidado KuramaXll

ola, intaum, eu n to conseguindo fazer o monstro aparecer pelo "/m" e nem pondo ele no mapa, na hora de entrar naum da erro, mas n consigo fazer o monstro aparecer, meu server eh 7.6, to fazendo monstro q nem no 7.5 mas n funciona, por favor me ajuda !!

Compartilhar este post


Link para o post
CapitaoX    0
CapitaoX

Aprovado.

 

 

______________

Skymaster.

 

Certa vez um sábio árabe disse:

للأعيان وعدد أعبحت الشعببانية يتم ماعية و تعيينهمللأعياننواب

حسب الدستور المعدل عام أصبحت إسبانيا دولة قانون إجتماعية و ديمقراطية تحت نظام ملكي برلماني. الملك منصبه فخري و رن و واحدئيس الوزراء هو الحاكم الفعلي للبلاد. البرلمان الإسباني مقسم الى مجلسين واحد للأعيا وعدد أعضاء يبل عين و واحد للنواب و عدد نتائج الانتخابات نائب. نتائج الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات، بينما كل 4 سنوات، بينما يعين1 عنتخاباتضو من مجلس الأعيان و ينتخب الباقون من الشعب أيضاً. رئيس الوزراء و الوزراء يتم تعيينهم من قبل البرلمان اعتماداً على نتائج الانتخابات النيابية. أهم الأحزاب

الإس أصمقسم الى مجلسين واحد للأعيان ( وعدد الشعببانية يتم ماعية و تعيينهمللأعيان

Bonito né!?!

Não se preocupe eu também chorei!!!

 

“When I look to your eyes

There's nothing there to see

Nothing but my own mistake

Staring back at me”

 

,,,/LiNkIn PaRk 4EvEr,,,/

 

 

Play tibia just 4fun.

Compartilhar este post


Link para o post
CapitaoX    0
CapitaoX

Aprovado.

 

 

______________

Skymaster.

 

Certa vez um sábio árabe disse:

للأعيان وعدد أعبحت الشعببانية يتم ماعية و تعيينهمللأعياننواب

حسب الدستور المعدل عام أصبحت إسبانيا دولة قانون إجتماعية و ديمقراطية تحت نظام ملكي برلماني. الملك منصبه فخري و رن و واحدئيس الوزراء هو الحاكم الفعلي للبلاد. البرلمان الإسباني مقسم الى مجلسين واحد للأعيا وعدد أعضاء يبل عين و واحد للنواب و عدد نتائج الانتخابات نائب. نتائج الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات، بينما كل 4 سنوات، بينما يعين1 عنتخاباتضو من مجلس الأعيان و ينتخب الباقون من الشعب أيضاً. رئيس الوزراء و الوزراء يتم تعيينهم من قبل البرلمان اعتماداً على نتائج الانتخابات النيابية. أهم الأحزاب

الإس أصمقسم الى مجلسين واحد للأعيان ( وعدد الشعببانية يتم ماعية و تعيينهمللأعيان

Bonito né!?!

Não se preocupe eu também chorei!!!

 

“When I look to your eyes

There's nothing there to see

Nothing but my own mistake

Staring back at me”

 

,,,/LiNkIn PaRk 4EvEr,,,/

 

 

Play tibia just 4fun.

Compartilhar este post


Link para o post
Jovial    2
Jovial

Bom tuto gostei pakas, bem explicado.. deve te dado trabalho escreve tudo isso.. xD

Compartilhar este post


Link para o post
159468    0
159468

mt bom seu totu cara vai ajuda legal us noobzinho

Compartilhar este post


Link para o post
Kakaher    1
Kakaher

mt bom

vlw lek tah perfeito !!

expliko tim tim por tim tim aSHAushaUHSAushuaHSUAhsuaHSUAhsuaHSUhusushU

Aprovado

Compartilhar este post


Link para o post
DuDz    0
DuDz

Cara... tá 99% perfeito. Parabéns!

Só falto explica como se cria spells pros monstros. :P

Parabéns!

Flw....

 

//DuD

Compartilhar este post


Link para o post
Convidado EjNs   
Convidado EjNs

Muito bom o tutorial.

Mas estou com uma pequena duvida, esse tutorial serve para a versão 7.9?

Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Janus    0
Janus

aaaaaaaaaaa

vlw

vlw

vlw

vlw....

mt bom

n tava conseguindu por varus bixus mais gorah foi e desse jeito tah pa por monstru nu map editor tbm uhuuuuuu

vlw....

vlw mermu devia ganhar 250 OT$ ki nen um otro topic ai...

APROVADO COM CERTEZA

Compartilhar este post


Link para o post
Convidado Xyvawod   
Convidado Xyvawod

muitoo bom tutorial aprendi muitooo msm vlw mano ;P

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×