Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Elvandro

[Novato] - Dicas de interação Phs E CDW.

Recommended Posts

Elvandro    0
Elvandro

;)- Olá, Seija Bem Vindo A Mais Uma Aula De Phs + CDW.

 

Hoje Falarei Um Pouco E Darei Algumas Dicas Sobre: "interação entre Photoshop e CorelDraw"

-> Apos Ler Todo O Tutorial, Você Percebera, Como Tudo E Muito Simples!

-> Não Há Segredo Nenhum Em Phs E Cdw! :P

 

Aprenda a interagir recursos e arquivos entre os dois programas.

 

O Corel Draw é uma ótima ferramenta para vetores e o Photoshop é uma excelente ferramenta para imagens - mas como interagir um com o outro? É isso que vamos ver agora ...

 

Lembro que no começo de meus trabalhos eu não sabia direito interagir um com o outro (a não ser importar arquivos .tif ou .jpg): eu utilizo o Corel para redesenhar logotipos, fontes, desenhar figuras e montar alguns layouts. Costumo desenhar no Corel e exportar o que desenhei para o Photoshop para aí sim aplicar os efeitos.

 

-> Exportando arquivos do Corel para o Photoshop.

 

Quem já não passou pelo problema de exportar um desenho ou um fonte para o Photoshop e quando abriu o arquivo, ele estava com o fundo - aí tinha que duplicar o layer, recortar com a varinha e aí sim se tinha um fundo transparente ? Para alguns isso é ridículo - mas para a maioria isso realmente é um problema (como era para mim quando comecei a trabalhar com o Corel na versão 4.0) ... Uma dica é exportar seu desenho, sua figura, ou seu texto em EPS. Simples não? ;) ...

 

Importante: a resolução de exportação de um arquivo EPS não irá influenciar na exportação, pois quando você for abri-lo no Photoshop ele lhe dará a opção de o quanto de resolução você quer abrir este arquivo. Esta é uma das vantagens de se ter um arquivo EPS.

 

Caso o objeto a ser exportado seja texto, no Corel você tem a opção de exportá-lo em curva ou como fonte: isto serve para você não ter problemas caso seu arquivo seja aberto em uma outra máquina que não possua a fonte utilizada e esta tenha de ser substituída. Por outro lado, você pode exportar um arquivo EPS e ainda alterar este texto no Photoshop (caso você tenha exportado como fonte).

 

Perfil de cores ICC: padrão com separação de cores e Etapas de gradiente, caso sua figura possua gradiente e ainda a opção de se exportar o arquivo em RGB, CMYK ou grayscale.

 

-> Passo 1. Pois bem, vamos fazer um teste: abra seu CorelDRAW (neste tutorial eu estou utilizando a versão 10). Faça uma figura qualquer ...

 

4631-figura%2001.jpg

 

-> Passo 2: Selecione a figura e exporte a figura através do ícone de exportação 4631-figura%2002.jpg : esta ferramenta abrirá uma janela que lhe dará as opções para extensões.

 

-> Passo 3: Selecione a extensão "EPS- Encapsulated PostScript" e "somente o selecionado".

 

4631-figura%2003.jpg

 

-> Passo 4: Ao mandar exportar, outra janela irá abrir: esta janela é a de configuração de exportação do arquivo, ou seja, como você deseja exportar este arquivo EPS. Na aba "Geral" você encontrará opções de qualidade e formas de exportação do seu arquivo EPS. Eu costumo utilizar a configuração como na figura abaixo: deixo o arquivo tif, pois se trata de uma imagem no Photoshop, 8 bits de cor, 72 dpi de resolução.

 

Importante: a resolução de exportação de um arquivo EPS não irá influenciar na exportação, pois quando você for abri-lo no Photoshop ele lhe dará a opção de o quanto de resolução você quer abrir este arquivo. Esta é uma das vantagens de se ter um arquivo EPS.

 

Caso o objeto a ser exportado seja texto, no Corel você tem a opção de exportá-lo em curva ou como fonte: isto serve para você não ter problemas caso seu arquivo seja aberto em uma outra máquina que não possua a fonte utilizada e esta tenha de ser substituída. Por outro lado, você pode exportar um arquivo EPS e ainda alterar este texto no Photoshop (caso você tenha exportado como fonte).

 

Perfil de cores ICC: padrão com separação de cores e Etapas de gradiente, caso sua figura possua gradiente e ainda a opção de se exportar o arquivo em RGB, CMYK ou grayscale.

 

4631-figura%2004.jpg

 

-> Passo 5: Exporte a figura em uma pasta e abra-a no Photoshop: perceba que ao abrir esta figura, o Photoshop lhe pedirá a configuração do arquivo. Escolha a resolução que deseja utilizar o arquivo ...

 

4631-figura%2005.jpg

 

O resultado é este: a figura como imagem e com fundo transparente :) ...

 

4631-figura%2006.jpg

 

Importante: No Corel Draw não se pode abrir arquivos do Photoshop, mas podemos importá-los.

 

No caso de uma página inteira criada no Corel ser exportada para o Photoshop, não é necessário exportar em EPS (pois se você não tiver uma máquina com um bom processador este arquivo EPS irá demorar uma eternidade para ser rasterizado). Neste caso a melhor escolha é exportar este arquivo em tif - aí sim a resolução será definida no momento da exportação deste arquivo no Corel Draw.

 

É um costume meu imprimir os arquivos desenvolvidos no Photoshop no Corel Draw: esta escolha se deve pelo fato de no Corel você ter uma escolha maior para dar a saída e a facilidade de se fechar um arquivo com separação de cores (dependendo do tipo de saída que este arquivo terá). Neste caso, procuro fechar estes arquivos em .tif ou em .jpg de alta qualidade e em CMYK.

 

Espero que este tutorial facilite sua vida e se você ainda não sabia exportar arquivos em EPS, agora não tem mais desculpas ;) ....

 

Espero Ter Ajudado.

 

Corrigido: Creditos Forum Do Baboo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SpeeD    1
SpeeD

Movido para a seção correta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
UrsO    0
UrsO

Esqueceu de colocar os créditos, para o fórum Baboo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Elvandro    0
Elvandro

Corrigido: Creditos Forum Do Baboo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
_RIBEIRO_    0
_RIBEIRO_

Meio estranho mais da pra entender...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Iago Felipe    5
Iago Felipe

otimo tutorial

 

eu uso o corew draw X4 e o PhotoShop aki mais n sei aversao

 

me ajudou muito a exportar... esta bem r0x o tutorial XD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×