Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Melara

Planejamento

Recommended Posts

Melara    4
Melara

icon_rules.png

Planejamento

¿ Como montar um bom planejamento ?

Tenho por finalidade ensiná-los, ou ao menos tentar ensiná-los a ter um bom planejamento para mapiar, que a meu ver é uma das partes mais importantes!

Muitos praticantes do mapping desconhecem essa parte ou a dispensam, porém, lhes garanto que os resultados obtidos são de ótimo proveito. Sei que muitos enfrentam o mal da preguiça, negando-se a ler ou pesquisar, deixem essa besteira de lado e logo tomarão gosto pela prática.

 

O que entendo por este planejamento, é realizar uma pesquisa sobre os diversos assuntos envolventes no mapa, tudo isso antes por em prática a atividade de mapping. Exemplos destes assuntos poderiam ser o clima, fauna, flora ou terreno...

Além da pesquisa, deve-se encaixar todos os itens com coerência, dando a tudo isso um objetivo, uma finalidade.

A seguir irei mostrar um exemplo simplificado de um planejamento.

Primeiro Passo! - Iniciando a Pesquisa

Suponhamos que estamos pensando em fazer um local habitado por Trolls, logo, o que entendemos por troll é que são monstros marrons que nos dão pouca experiência, mas esperem aí, garanto que coisas interessantes e muito relevantes os cercam.

p1hk2.jpg

Vamos ao nosso oráculo, digo, Google. Já de cara nos deparamos com a wikipedia, as vezes uma ótima fonte de informações.

Agora sei que os trolls vem do folclore escandinavo, presentes na literatura nórdica, certamente usados no grandioso universo de Tolkien. Além disso, eu pude conhecer algumas de suas características segundo estas culturas. Novamente, esperem, não vamos nos limitar a uma única fonte de pesquisa, vamos aos criadores deles no jogo, Tibia.com

Citar

 

Trolls are a human-like race that lives in small tribes in the holes and dungeons of Tibia. There they hunt animals and seek treasures over which they keep a jealous watch. They are weak and silly fighters, but as a squad they can become quite dangerous.

Tradução: Trolls são criaturas de raça humanoide, eles vivem em pequenas tribos dentro das cavernas e masmorras de Tibia. Eles praticam a caça de animais e estão sempre a procura de tesouros e os mantém sob constante vigilância. São fracos combatentes, porém, quando em grupo podem se tornar oponentes perigosos.

 

Ainda podemos pesquisar mais, um ótimo lugar pra isso é o Livro dos Monstros, manual básico do D&D (sistema de RPG). Lá encontramos inúmeras informações.

Segundo Passo! - A Criação

icon_world.png

Com base em toda nossa pesquisa já podemos criar os nossos próprios trolls. Poderíamos escrever desde a criação deles, mas neste caso para simplificar, pularemos a criação e manteremos os trolls dentro do padrão pesquisado.

 

Citar
Os trolls são criaturas horrendas de pele marrom, quase como um couro, eles tem cabelos avermelhados e possuem membros longos e desajeitados. Medem em torno de 2m tendo uma postura curvada e ombros caídos. Seus olhos são esverdeados e brilham sob a escuridão, por causa de seus costumes de viver em cavernas e grutas subterrâneas eles possuem uma ótima visão noturna. Mas ainda existem os que se arriscam a montar acampamentos sob as luzes do sol e da lua.

Eles vivem em grupos, são conhecidos por não terem muita capacidade cognitiva, se comunicam através de grunhidos e uma escrita rudimentar. São criaturas gananciosas e invejosas, famosos por saquear vilarejos e tribos humanóides para o acúmulo de suas riquezas. Por seu enorme apetite alguns se tornam ótimos caçadores, são carnívoros e comem desde coelhos até humanóides, eles desconhecem o medo enquanto famintos.

São intimidadores e se lançam em combate sem hesitar, geralmente são acompanhados de um líder que além de curar os companheiros feridos organiza ataques e recuadas. Quando o líder é morto o bando fica desorientado e os trolls se comportam como animais selvagens.

 

Texto criado por Melara

Notaram que minha descrição é notavelmente baseada em minha pesquisa? Poderíamos ter inventado trolls totalmente diferentes do que vimos, mas já vos alerto que não é uma tarefa nada simples. Acredito que eu tenho conseguido agrupar todos as informações e expandi-las em coesão.

Terceiro Passo! Habitat

icon_screenshots.png

p3mv1.jpg

Agora devemos pensar onde iremos colocá-los e de cara sabemos que são criaturas muito versáteis que se adaptam em diversos lugares, pois eles possuem diversas sub-raças (swamp trolls, island trolls, frost trolls...).

Se forem usados os trolls comuns, podemos criar um local de clima temperado com alguns bosques, um local de fácil acomodação. Agora já podemos pesquisar sobre o clima temperado, florestas temperadas e a fauna deste local. Além disso temos de pensar que se eles não são criaturas com traços nômades, pois fixam moradia, então precisam estar perto de água potável e alguma fonte de alimentação, caso contrário não estariam vivos não é?

 

Quarto Passo! - Fazendo o Mapa

 

p4su1.jpg

Já tendo pesquisado e estruturado todas estas informações nós podemos começar a fazer o mapa, tudo isso nos servirá como uma ótima base para iniciar o mapa. Sabemos segundo o que escrevi que são criaturas gananciosas que acumulam tesouros, vivem em pequenos grupos e normalmente possuem lideres. Logo já me vêm a mente diversas idéias, como: uma caverna com algumas galerias, nelas teriam pequenos agrupamentos em volta de fogueiras e uma grande sala cheia de tesouros vigiada por vários trolls estária encravada no fundo dessa caverna. Tenho até mesmo idéias para alguns sistemas diferenciados, mas isso não é um relato de minhas idéias, não é?

 

Notem que estes passos foram apenas um mero exemplo, não significa que só nos planejamos para fazer algumas caves. Isso tudo pode e deve ser usado para criação do mapa todo em geral, isso só lhe auxiliará a tornar ainda mais coerente e envolvente todo o jogo.

 

Um resumo de tudo isso, pesquise, crie, aprenda. Feito isso você terá milhares de idéias ao seu alcance e essas idéias já estarão organizadas.

 

Leituras recomendadas

Todas as leituras citadas acima abordam de forma ainda mais aprofundanda o assunto deste tutorial, então, para um melhor entendimento do mesmo eles são de extrema ultilidade.

 

Muito obrigado e façam bom uso do tutorial,

Melara.

Compartilhar este post


Link para o post
skylight    0
skylight

interessante.. ^^

basear-se no D&D ate q pode ser legal....

gostei mesmo eh do download do livro =D

Compartilhar este post


Link para o post
FriesMur    0
FriesMur

...

Compartilhar este post


Link para o post
Sinister    0
Sinister

Ótimo tópico melara xP

Ja estou lendo o livro Criação do Mundo...

 

Dunkie//

Compartilhar este post


Link para o post
Melara    4
Melara

Ótima iniciativa Dunkie, agora sei que pelo menos alguém o fará. Eu te aconselho a ler os artigos primeiros, já da pra se aprofundar no assunto.

Qualquer dúvida em relação ao D&D pode me perguntar (manda uma MP daí).

Compartilhar este post


Link para o post
Dankoo    1
Dankoo

Realmente isso que falta para fazer de tibia um verdadeiro RPG...

 

RPG no Tibia perdeu seu sentido, isso ajudará, e bastante, a fazer quests envolventes e inteligentes.

 

Parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Henrique Lacerda    3
Henrique Lacerda

Ótimo tutorial Melara, pra mim não serviu muito assim, pois o sinhosinho já havia me dado as dicas :P.

Só me ajudou mesmo nos links dos livros aí, que ja baixei e estou lendo. Ajudou muito.

Bjokinhasdosinhorikie :*

Compartilhar este post


Link para o post
FriesMur    0
FriesMur

n posso nem dize oque eu quero que é 1 infração

Compartilhar este post


Link para o post
The Porsche    0
The Porsche


  • Nossa algo realmente diferente e interessante.
     
    Muito bom Melara, lí tudo e gostei do modo em que você fez esse tutorial.
     
    Porsche~.

Compartilhar este post


Link para o post
Dorelin    0
Dorelin

Sou fã de D&D, jogo com um grupo de amigos todos os finais de semana...

Isso amplia meus conhecimentos em algumas áreas no mapa, me dá idéias mais diretas que a maioria das vezes é boa.

E para jogar RPG, é realmente fundamental ter uma boa imaginação.

Sempre é bom pesquisar como foi citado, ler e re-ler é fundamental para o conhecimento.

 

Ótimo tuto Melara, vai ajudar muita gente, assim como já me ajudou. =]

Compartilhar este post


Link para o post
Uria    0
Uria

Nossa!

 

"Dicas" bem legais ,mas eu acho que não precisa tanto :D

Compartilhar este post


Link para o post
Bright'Sound    0
Bright'Sound

Excelente tutorial, obrigado por nos graciar com suas idéias bem úteis. Apesar de já praticar tal planejamento, muitos nem usam tais técnicas e acabam criando mapas bem menos complexos e criativos. Mas uma vez obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Howsk Seasky    0
Howsk Seasky

Incrivel!

Para um mapper ser bom em áreas de caças,

concerteza tem que ler isso! por que alguns põe em áreas de "slime fogo",

O.o :D

 

Belo tutorial...

Compartilhar este post


Link para o post
caips    0
caips

Belo Tutorial Avançado

Muito Bem Feito

deve ter dado trabalho alot

ficou bom msm

a OTNeT precisa de + tutoriais como este!

Parabens

Grato.

Caips.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×